Côco na cerveja

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Seuguarda

Member
Joined
Oct 1, 2015
Messages
21
Reaction score
2
Pessoal, estou com uma dúvida e, como não achei nada parecido, resolvi postar por aqui.

Gostaria de fazer uma cerveja com côco, mas não sei se coloco ele na fervura, ou na maturação. Estou com medo de colocar na maturação e ficar com muito óleo, e prejudicar a formação de espuma.

Qual a melhor forma, qual a forma do côco? ralado, em pedaços? Só a água? levemente tostado?
Qual a quantidade g/l?
Quanto tempo (se for na maturação)?

Valeu pessoal.
 
Em qual estilo de cerveja vc pretende utilizar o coco?

ps: é sem o acento circunflexo.
 
Muito legal!!!! Obrigado mesmo!!!

Deu uma boa ideia do que fazer.

E ai cara, blz?
Vc chegou a fazer a sua cerveja com coco? Qual estilo? Como vc fez a adição e qual foi o resultado?

Eu estou querendo fazer uma RIS, e queria fazer uma adição de Coco e Cacau, mas ainda não sei se faço tipo um Dry "hop" desses ingredientes ou se adiciono na fervura. Tenho medo de extrair muita gordura e isso atrapalhar a cerva.

Valeu!
 
Pessoal, estou com uma dúvida e, como não achei nada parecido, resolvi postar por aqui.

Gostaria de fazer uma cerveja com côco, mas não sei se coloco ele na fervura, ou na maturação. Estou com medo de colocar na maturação e ficar com muito óleo, e prejudicar a formação de espuma.

Qual a melhor forma, qual a forma do côco? ralado, em pedaços? Só a água? levemente tostado?
Qual a quantidade g/l?
Quanto tempo (se for na maturação)?

Valeu pessoal.

duas que eu já vi:

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=GneLIy0dl1w[/ame]

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=8lQ9MRJwmzk[/ame]
 
Tô com uma Coconut Stout maturando.

Botei essência de coco mesmo. Dessas que vendem em lojas pra confeiteiros.
Botei 14ml pra uma leva de 27.
5 minutos no final da fervura.

Segui uma receita do Modern Recipes, do Gordon Strong. Ele usa coconut extract. Eu ACHO que é a mesma coisa do que chamam de essência de coco aqui no Brasil.

Ficou uma delícia. Azar que é artificial.
 

Attachments

  • essencia-coco.jpg
    essencia-coco.jpg
    29.9 KB · Views: 88
Tô com uma Coconut Stout maturando.

Botei essência de coco mesmo. Dessas que vendem em lojas pra confeiteiros.
Botei 14ml pra uma leva de 27.
5 minutos no final da fervura.

Segui uma receita do Modern Recipes, do Gordon Strong. Ele usa coconut extract. Eu ACHO que é a mesma coisa do que chamam de essência de coco aqui no Brasil.

Ficou uma delícia. Azar que é artificial.

Oh... É uma boa opção também eim!! O sabor e aroma de coco ficou muito acentuado? Pq eu não quero que minha RIS fique puro coco, apenas que tenha um toque
 
Oh... É uma boa opção também eim!! O sabor e aroma de coco ficou muito acentuado? Pq eu não quero que minha RIS fique puro coco, apenas que tenha um toque

sim, ficou bem aparente. Sai aquele coco-aí-na geladeira quando abro a porta. Se tu quiser só um toque, aconselho tu reduzir pela metade ou até mesmo pra 1/3 do que eu botei.... essa essência é bem forte e gruda bem, fervura e fermentação não eliminam os aromas.

Tu pode até testar colocando na cerveja na hora de beber.
 
sim, ficou bem aparente. Sai aquele coco-aí-na geladeira quando abro a porta. Se tu quiser só um toque, aconselho tu reduzir pela metade ou até mesmo pra 1/3 do que eu botei.... essa essência é bem forte e gruda bem, fervura e fermentação não eliminam os aromas.

Tu pode até testar colocando na cerveja na hora de beber.

Ainda nao decidi se vou usar a essencia ou as lascas de coco queimado. Mas se usar essência vou colocar bem pouco mesmo, tipo 5ml. Depois, quando estiver maturando, se eu quiser mais sabor de coco eu adiciono mais uns ml!
Valeu pela dica ai!
 
Eu fiz minha receita: Coconut Vanilla Porter.
Comprei 400 gramas de lascas de coco em loja de produtos naturais, dei uma tostada de uns 15 minutos no forno a 200° C. Dividi em em 200 gramas cada. Usei primeira parte na mosturação, segunda parte usei em infusão 10 minutos finais fervura. A cerveja é bem complexa adicionado o chips de carvalho frances grande tosta. O coco ficou bem sutil, a baunilha também. O que mais aparece é o carvalho.
 
Eu fiz minha receita: Coconut Vanilla Porter.
Comprei 400 gramas de lascas de coco em loja de produtos naturais, dei uma tostada de uns 15 minutos no forno a 200° C. Dividi em em 200 gramas cada. Usei primeira parte na mosturação, segunda parte usei em infusão 10 minutos finais fervura. A cerveja é bem complexa adicionado o chips de carvalho frances grande tosta. O coco ficou bem sutil, a baunilha também. O que mais aparece é o carvalho.

Teve problema com a gordura do coco?
 
Não deu pra notar gordura na cerveja pronta. Tem uma ótima formação de espuma, apenas a retenção que não está tão legal comparado a Irish Stout que fiz no mesmo final de semana. A retenção não sei se tem a ver com o coco essa questão.

Teve problema com a gordura do coco?
 
Eu fiz minha receita: Coconut Vanilla Porter.
Comprei 400 gramas de lascas de coco em loja de produtos naturais, dei uma tostada de uns 15 minutos no forno a 200° C. Dividi em em 200 gramas cada. Usei primeira parte na mosturação, segunda parte usei em infusão 10 minutos finais fervura. A cerveja é bem complexa adicionado o chips de carvalho frances grande tosta. O coco ficou bem sutil, a baunilha também. O que mais aparece é o carvalho.


Opa, Thiago. Meu experimento depois de amanha serà nessa pegada com chips de carvalho e coco. Tentar uma american strong ale com aveia e aquele aroma de frutas amarelas: manga, pessego, melao, com baixo amargor 2/5 e doble dry hopping

Primeira brassagem, hehe
Toda sugestao é bem vinda
 
Pessoal, estou com uma dúvida e, como não achei nada parecido, resolvi postar por aqui.

Gostaria de fazer uma cerveja com côco, mas não sei se coloco ele na fervura, ou na maturação. Estou com medo de colocar na maturação e ficar com muito óleo, e prejudicar a formação de espuma.

Qual a melhor forma, qual a forma do côco? ralado, em pedaços? Só a água? levemente tostado?
Qual a quantidade g/l?
Quanto tempo (se for na maturação)?

Valeu pessoal.

Vi um vídeo do Bronco, Roberto Alves, no YouTube. Ele usou
 
Não deu pra notar gordura na cerveja pronta. Tem uma ótima formação de espuma, apenas a retenção que não está tão legal comparado a Irish Stout que fiz no mesmo final de semana. A retenção não sei se tem a ver com o coco essa questão.

Essa eu provei e também notei a questão da retenção de espuma.
Porém p mim o que vale mais é o sabor. Esse sim.... nota 10.
Já eu tentei fazer uma stout com coco e nibs de cacau recentemente. Tostei o coco ralado fresco e fiz infusão em vodka por 30 dias. Nibs por uma semana na secundária e blend no engarrafamento.
Sabor ficou show (álcool tb). Porém, achei que era contaminação de tanto óleo que deu.
Quando gela e o óleo fica branco então....
 
Pessoal, ainda nesse assunto do coco...

Alguem já tentou utilizar açucar de coco como "adição de sabor"? Ele tem um leve gosto de coco que aparece até mesmo quando adoçando café.

Outra pergunta é em relação à fermentação do açucar de coco. Alguem sabe se ele é fermentável? Não achei nenhuma informação confiável na internet.
 
Pessoal, ainda nesse assunto do coco...

Alguem já tentou utilizar açucar de coco como "adição de sabor"? Ele tem um leve gosto de coco que aparece até mesmo quando adoçando café.

Outra pergunta é em relação à fermentação do açucar de coco. Alguem sabe se ele é fermentável? Não achei nenhuma informação confiável na internet.

Pela descrição do açúcar de cocô ele contém glicose igual a açúcar comum, só que em quantidades reduzidas... Acredito que seja fermentável portanto...
 
Boa noite, pessoal. Me desculpem por ressuscitar o tópico.

Hoje fui comprar uns nibs de cacau pra jogar numa stout e acabei comprando também o tal açúcar de coco, pensando em usar pra carbonatar. Não encontrei muita coisa sobre o uso dele aqui no fórum. Vocês já usaram no priming? É a mesma quantidade de açúcar branco, ou é preciso um pouco mais? Como a composição do açúcar de coco é mais complexa, fiquei pensando que seria necessário usar um pouco mais, talvez uns 7 ou 7,5 g por litro.

Alguma sugestão?

Obrigado!



Pessoal, ainda nesse assunto do coco...

Alguem já tentou utilizar açucar de coco como "adição de sabor"? Ele tem um leve gosto de coco que aparece até mesmo quando adoçando café.

Outra pergunta é em relação à fermentação do açucar de coco. Alguem sabe se ele é fermentável? Não achei nenhuma informação confiável na internet.
 
Back
Top