Câmara fria e de fermentação com ar-condicionado

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Guenther

Administrador
Joined
Apr 23, 2013
Messages
3,826
Reaction score
3,382
Com o tempo vou começar a postar fotos de alguns projetos que já fiz. Esse projeto foi de uma câmara fria e câmara de fermentação feito com compensado naval, isopor, e muito trabalho de vedação.

O ar-condicionado utilizado tinha 7500 BTUs, e utilizei um controlador FullGauge TC-900Ri.

É interessante utilizar um ar-condicionado que tenha função quente e frio. O bom disso é que dessa forma você consegue fazer degelos de forma bem eficiente.

Esse controlador da FullGauge sem saídas separadas para os ventiladores, para o compressor, e para ativar o degelo.

Dessa forma, quando a câmara está em função de resfriamento, o compressor e os ventiladores ficam ativados soprando ar frio. Quando é preciso fazer o degelo, então os ventiladores são desligados e a função de ar-quente do aparelho é ligada, ou seja, o evaporador que antes estava gelando, agora esquenta, mas sem os ventiladores ligados, então todo o gelo que se forma é derretido e saí por trás do ar-condicionado, o que constantemente fica tirando umidade de dentro da câmara, tornando-a frost-free. :ban:

O isolamento térmico foi feito com 100mm de isopor, e digo, quem pensa em fazer algo que baixe mesmo a temperatura e não gaste muito não pode economizar em isolamento, nem em cuidados com vedação.

A grande sacada dessa câmara é que a parte de baixo era para maturação e estoque, e se mantinha sempre fria, entre 0 e 2 graus. A parte de cima eu utilizava para fermentação, o controle de temperatura era feito por um TIC que acionava um ventilador de PC soprando ar-frio da parte de baixo para a parte de cima.

Posso estar enganado, mas na época que estava pesquisando sobre o assunto não consegui achar ninguém no Brasil que tinha feito algo parecido. Hoje eu dia eu conheço várias câmaras assim feitas com sucesso.

Bom, seguem as fotos, e qualquer dúvida, perguntem.

Abraço!

Guenther


01222011015.jpg


01272011016.jpg



01272011017.jpg



01272011018.jpg



01272011020.jpg



01312011022.jpg


02042011042.jpg


02042011043.jpg


02042011044.jpg


02052011046.jpg


02052011047.jpg


02052011048.jpg


02052011049.jpg


02052011050.jpg


02052011051.jpg


02052011055.jpg


02062011057.jpg


02062011058.jpg


02062011059.jpg


02232011204.jpg



02232011213.jpg


02232011214.jpg


08022011315.jpg


08242011332.jpg
 
Olá Guenther, parabéns pelo novo forum, tenho certeza que será um sucesso e será muito útil para os cervejeiros caseiros como nós, especialmente os iniciantes que precisam desesperadamente de informações. Comecei por esse tópico por que sou muito interessado nas soluções que inventamos, copiamos ou adaptamos para facilitar a vida. Conheço o seu projeto de câmara fria desde que você o publicou no grupo da acerva no google. Eu também tenho uns brinquedinhos para postar e farei isso em breve. Um abraço.

Clovis
 
Guenther

Muito bom seu projeto, estou começando a montar meu equipamento e já estava pensando em fazer minha câmera fria, a sua ficou show, a minha estava pensando em fazer estrutura com cantoneira de alumínio e o revestimento externo e interno com chapas de aluminio também, o que você acha?

Como você fez a isolação interna das portas, não da para ver nas fotos.

Abraço
 
Cara... que show...

Tem que "vender" esse projeto para os outros!!! hehehehe

Só por curiosidade, qual o custo dessa obra de arte?

Abraços...

Idevar
 
Guenther

Muito bom seu projeto, estou começando a montar meu equipamento e já estava pensando em fazer minha câmera fria, a sua ficou show, a minha estava pensando em fazer estrutura com cantoneira de alumínio e o revestimento externo e interno com chapas de aluminio também, o que você acha?

Como você fez a isolação interna das portas, não da para ver nas fotos.

Abraço

Cara, se puder fazer de alumínio, melhor ainda! Inicialmente eu revesti toda a parte interna com uma manta aluminizada, mas não funcionou pois qualquer coisa que raspava nela acabava descascando o alumínio, então tirei tudo fora.

O isolamento das portas também foi feito com o mesmo isopor/eps.

A vedação das mesmas eu fiz com uma espuma emborrachada que se compra em casas de refrigeração.

Abraço!

Guenther
 
Cara... que show...

Tem que "vender" esse projeto para os outros!!! hehehehe

Só por curiosidade, qual o custo dessa obra de arte?

Abraços...

Idevar

Cara, gastei uns 800 em madeira, 420 em isopor, mais uns 300 do ar-condicionado usado, e mais os TICs (uns 250), mais uns 300 em outras coisas (silicone, parafusos, etc etc etc).

Ou seja, por volta dos 2000.

Guenther
 
Cara, gastei uns 800 em madeira, 420 em isopor, mais uns 300 do ar-condicionado usado, e mais os TICs (uns 250), mais uns 300 em outras coisas (silicone, parafusos, etc etc etc).

Ou seja, por volta dos 2000.

Guenther

Guenther,

tu chega a 0 grau só com o ar frio do ar condicionado?

abs
 
Sim, o funcionamento em nada difere de uma câmara fria.
 
Sobre manda aluminizada térmica, existe uma manta com 7 camadas de tratamento com grossura de uma cartolina, ela é muitooooo boa para controle de temperaturas, e para vedar tem uma fita, onde você pode aplicar nas emendas.

O frio de dentro não vai sair de lá nunca mais, ehehehehehe usei este produto em minha casa.

Deve custar na faixa de R$ 3,50 o metro, na Acital de Blumenau tem a venda.

Grande abraço.
 
É de dar inveja mesmo (do tipo de querer fazer igual) :)

Dúvidas:

O ar quente é usado somente para o degelo?

Com a temperatura que está por esses dias, como vocês fermentariam uma ale? Aquece com lâmpada incandescente ou o quê?

Abs,
Renato.
 
Estou ampliando as minhas produções para 3 fermentadores de 100 litros. O que seria mais vantajoso?

- Fazer uma câmara fria como a sua Guenther, tenho uma sala pequena desocupada de 3x3.

- Comprar os fermentadores polipropileno de parede dupla e fazer um sistema de resfriamento - valor de +- R$ 1550,00 dos fermentadores).

Abraço.

Giovani
 
Olá Guenther,

Parabens pelo projeto, eu tambem pensei em fazer uma câmera fria com um ar condicionado padrão por alum tempo, mas desisti porque os ar condicionados só refria até uns 15 graus, em geral, e não sabia como fazer o negócio resfriar até 0 graus. Como você consegiu?
 
Sim, resfria até zero.

A grande questão é que o evaporador do ar-condicionado tem as aletas muito juntas, coisa de 1mm de distância, o que não é recomendável para baixas temperaturas pois qualquer gelo que se forme já entope tudo.

Pra superar isso, tem que caprichar na vedação da câmara, e fazer ciclos de degelo mais frequentes, pois dessa forma o gelo que se forma é derretido e retirado da câmara (pois o líquido condensado sai por trás do ar-condicionado), fazendo com que a câmara funcione como num sistema frost-free.

Se tiver tudo certo, com algumas horas de funcionamento toda a umidade de dentro da câmara é retirada e então os problemas de congelamento acabam.

Usei durante muito tempo a câmara a zero grau, e sem dúvida vai até temperaturas negativas. Hoje na outra câmara que tenho (uma câmara normal) eu deixo em 2.. 3 graus.

Abraço!
 
Olá Guenther,

Parabens pelo projeto, eu tambem pensei em fazer uma câmera fria com um ar condicionado padrão por alum tempo, mas desisti porque os ar condicionados só refria até uns 15 graus, em geral, e não sabia como fazer o negócio resfriar até 0 graus. Como você consegiu?

O sistema de ar condicionado normalmente tem uma temperatura em torno de -2 ºC no evaporador, o que limita a temperatura que eles alcançam é o termostato (normalmente limitado em 15 16 ºC) então se vc retirar o termostato original e utilizar um controlador de temperatura como o Guenther fez pode chegar a temperaturas bem menores.

Chegar no negativo do evaporador dentro de toda a câmara é difícil pois a isolação térmica deve ser praticamente perfeita e sem vazamentos, mas é possível! Talvez não seja viável economicamente, mas para usar como fermentador / maturador a temperatura de 2 ou 3 ºC é ótima.
 
Cara, gastei uns 800 em madeira, 420 em isopor, mais uns 300 do ar-condicionado usado, e mais os TICs (uns 250), mais uns 300 em outras coisas (silicone, parafusos, etc etc etc).

Ou seja, por volta dos 2000.

Guenther

Guenther,

Onde tu comprou o isopor? Preciso urgente de uma câmara fria pra fermentar / maturar nesse calor do cão!

Abraço,
Arthur
 
O sistema de ar condicionado normalmente tem uma temperatura em torno de -2 ºC no evaporador, o que limita a temperatura que eles alcançam é o termostato (normalmente limitado em 15 16 ºC) então se vc retirar o termostato original e utilizar um controlador de temperatura como o Guenther fez pode chegar a temperaturas bem menores.

Chegar no negativo do evaporador dentro de toda a câmara é difícil pois a isolação térmica deve ser praticamente perfeita e sem vazamentos, mas é possível! Talvez não seja viável economicamente, mas para usar como fermentador / maturador a temperatura de 2 ou 3 ºC é ótima.
Já testei uns 4 ar-condicionados até hoje, e a temperatura do evaporador vai bem mais baixo que isso... chega a até uns -15 na superfície do metal.

Abraço!
 
Guenther,
Lembro de um material que você postou sobre o projeto, porém não estou encontrando.
Por um acaso você tem o link a mão por aí para me passar?
Abraço!
 
Parabéns pelo projeto!! Ficou sensacional!
Qual o consumo kwh desse seu equipamento?
Não sei, mas teria que fazer a conta do consumo nominal do ar-condicionado e quanto tempo ele fica ligado, mas sinceramente, nunca me preocupei com isso. O importante é o sistema funcionar de forma eficiente, sem congelamentos, isolamento adequado, etc. Fazendo isso, vai gastar a mesma coisa que qualquer câmara fria. Não existe isso de "ar-condicionado gasta pra caramba", pois ele é um sistema de refrigeração cujo funcionamento básico é EXATAMENTE igual a qualquer geladeira, câmara fria, etc. Todos os sistemas de refrigeração baseados em gás são iguais, a questão é fazer o sistema funcionar de forma eficiente.

Abraço,
 
Ok. Concordo com o que disse. Mas vamos supor em um determinado intervalo de tempo (Ex. 4 horas). A uma temperatura externa de 25ºC. Sua câmara fica ligada e desligada por quanto tempo? E a que temperatura tem deixado ela nesse intervalo... Assim.. pode ser valores aproximados... só pra ter uma noção.

Abraço

Rafael Disposti
 
Ok. Concordo com o que disse. Mas vamos supor em um determinado intervalo de tempo (Ex. 4 horas). A uma temperatura externa de 25ºC. Sua câmara fica ligada e desligada por quanto tempo? E a que temperatura tem deixado ela nesse intervalo... Assim.. pode ser valores aproximados... só pra ter uma noção.

Abraço

Rafael Disposti
Cara, depende de diversos fatores... sinceramente não me lembro mais, não tenho mais a câmara. De qualquer forma, me lembro que no inverno, gastava menos que R$ 100 por mês, e no verão uns R$ 150,00.

Abraço,
 
Guenther,

Que sistema você usa hj para fermentar e maturar suas cervejas?
 
Guenther, post foto para sabermos o que é uma câmara normal.
 
Fico imaginando a quantidade de geladeiras que voce deve ter para fermentar tanta cerveja hehe
 
O projeto ficou excelente. Seria possível fazer o detalhamento das ligações e da montagem dos coolers, dos dutos e dos termostatos?
 
É que não tem muito detalhamento nem mistério, precisa de um tudo pro ar ir da parte fria pra quente, e outro pra retorno. Onde tu vais colocar o cooler, ou em qual deles, não faz diferença.

Abraço,
 
Guenther, estou em vias de montar minha camara fria nesse esquema, ae me surgiu uma dúvida, o meu freezer horizontal é de isopor revestido chapa galvanizada.

Você sabe se teria alguma diferença entre usar alumínio e a chapa galvanizada?

Obrigado.
 
Tu provavelmente vais ter que fazer cortes e trabalhar com o metal, então te recomendaria o alumínio pois vai ser MUITO mais fácil trabalhar com ele, o preço é menor e melhor isolante térmico. Então não vejo nenhum beneficio em usar a chapa de aço galvanizada a não ser pela elevada dureza, que não deixaria amassar ou dobrar tão fácil quanto o alumínio.
 
Back
Top