Cálculo DME

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

pedroj

Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
19
Reaction score
8
Alguém sabe quanto rende o DME por litro. Por exemplo, quantas gramas preciso adicionar para obter em 1 litro de água uma densidade de 1,035, caso do starter?
 
Cara, usualmente eu uso 100g por litro e fico com a densidade entre 1035 e 1040...
Agora eu não se todo DME vai te dar o mesmo resultado, eu uso um que comprei na Seasons próprio para cerveja (tem muitos que usam os de padaria)...
Abraço
 
Comprei o da Seasons também! Então é isso dai. Valeu!

Abraço
 
Cada um que eu testei até hoje deu um resultado diferente. Então é melhor testar com o refratômetro e ir anotando o resultado. Não duvido que mude também de lote para lote!

O melhor de todos é esse que a Seasons está vendendo, sem dúvida!
 
Fiz o starter aqui, e para 2 litros, usando 200g, ficou em 1,035. Perfeito! Barbadinha de usar também, pensei que ia grudar tudo e formar plastas como ja escutei, mas foi tudo de boa. Coloquei o pó no erlen bem seco primeiro, para não grudar muito nas paredes, e depois fui despejando água fervendo, escorrendo pelas beiras do erlen e girando para dissolver qualquer pó que tivesse ficado.
 
Fiz o starter aqui, e para 2 litros, usando 200g, ficou em 1,035. Perfeito! Barbadinha de usar também, pensei que ia grudar tudo e formar plastas como ja escutei, mas foi tudo de boa. Coloquei o pó no erlen bem seco primeiro, para não grudar muito nas paredes, e depois fui despejando água fervendo, escorrendo pelas beiras do erlen e girando para dissolver qualquer pó que tivesse ficado.

DME é tranquilo de usar, a merda vem quando começamos a isolar leveduras e mexer com ágar... ê trem para embolotar!
 
Poisé, já fiz placas também, mas com gelatina normal, não durou muito... hehehehe. E ágar deve embolara pra caramba mesmo! Minhas leveduras mantenho em meio líquido que é mais fácil de trabalhar, porém mais limitado, mas ai vai da necessidade de cada um também.
 
Back
Top