Butiá

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Barni

Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
10
Reaction score
4
Sei que muita gente já usou butiá na receita. Pretendo fazer uma com polpa de butiá e queria saber se alguém tem alguma sugestão; tinha pensado em uma pale ale, adicionando a polpa ainda na fervura, mas bem perto do final. Não pensei em lúpulo ainda, normalmente usaria Fuggles mas acho que pra combinar com o butiá seria interessante algo um pouco mais cítrico...

Idéias?
 
Já fiz alguns experimentos com butiá e a que ficou melhor foi uma weiss adicionando o butiá na fermentação. Ainda quero fazer colocando na maturação para ver a diferença, mas a da fermentação foi a que ficou mais evidente o aroma e o sabor.

Usei o lúpulo mittelfrueh
 
Hm, não estava muito a fim de uma weiss. E tu colocou como na fermentação? Polpa, fruta, suco? E ferveu antes? Valeu!
 
Hm, não estava muito a fim de uma weiss. E tu colocou como na fermentação? Polpa, fruta, suco? E ferveu antes? Valeu!

Eu já testei de algumas maneiras:

  • Pedaços da fruta durante a fervura, nos 5 minutos finais: Resultou num acidez inesperada na cerveja. Ainda vou tentar repetir para um resultado mais acertivo.
  • Polpa (esmagada com pilão): Adicionadas no balde fermentador, foi onde o sabor e o aroma ficou mais intenso.


A próxima leva vou colocar a polpa durante a maturação para ver os resultados, temos congelado uns 10 kg de butiá :)
 
Tu só esmagaste a polpa e largou no fermentador, sem ferver antes? Eu tenho a polpa separada por máquina, está congelada, mas não sei se não levaria a alguma contaminação.
 
Tu só esmagaste a polpa e largou no fermentador, sem ferver antes? Eu tenho a polpa separada por máquina, está congelada, mas não sei se não levaria a alguma contaminação.

Como eu queria testar, coloquei sem ferver, mas estava congelada antes de ser triturada.

Inclusive vi alguns post falando sobre pasteurizar a fruta antes de adiciona-la a receita, mas não evolui muito nesse ponto.
 
Butiá numa Weiss deve ficar muito interessante. Qual foi a quantidade, proporção/litro que a galera usou?
:mug:
 
Valeu, kidh0. A Weiss foi citada, mas também imaginei o butiá numa IPA.
:mug:
 
Valeu, kidh0. A Weiss foi citada, mas também imaginei o butiá numa IPA.
:mug:

Talvez seja uma opção, a MaracujIPA da 2 cabeças é bem boa e foi feita com "dry hopping" de maracujá, pelo menos é a propaganda. Deu uma caracteristica bem citrica para a cerveja.
 
Minha opinião sobre o estilo de cerveja pra jogar Butiá: Belgian Blonde. Se dá essa acidez que falam, deve ficar foda com um fermento belga, uns lúpulos mais florais e um pouquinho de trigo no malte.
 
Buenas, to afim de fazer uma ceva com butiá, ainda não pensei muito no estilo, mas não deve ser de trigo hehe

Quanto a adicionar a polpa no fermentador, qual seria o melhor método para não haver contaminação? ferver a polpa? fazer uma cachaça de butia? rsrs
 
Buenas, to afim de fazer uma ceva com butiá, ainda não pensei muito no estilo, mas não deve ser de trigo hehe

Quanto a adicionar a polpa no fermentador, qual seria o melhor método para não haver contaminação? ferver a polpa? fazer uma cachaça de butia? rsrs

dá uma lida aqui:
http://www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseiras/cerveja-com-frutas/

Não vai ferver a fruta, vai pasteurizar...

" Para isso basta deixá-la em infusão durante uns 30 minutos em água quente (em torno de 80 – 82°C)."

"ferver frutas pode liberar pectina que da um amargor ruim na cerveja e uma turbidez indesejada"

ali ele também fala as características de adicionar a fruta em cada etapa...
 
Nesse link apresentado, o http://www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseiras/cerveja-com-frutas/ , alguém comenta perguntando se poderia utilizar aqueles chás de fruta como o de morango. Repito aqui a pergunta, será que ficaria bom usar esses chás?
Respondendo à minha própria pergunta resolvi usar o chá de frutas vermelhas numa weiss que acabei de embarrilhar (tô embarrilhando pela primeira vez!) e posso dizer que valeu a pena ter arriscado, ficou uma beleza!
 
Aproveitando que o tópico atualizado, vou também deixar minha opinião sobre um teste que fiz com o butiá (eu e minha confraria que fizemos).

Fiz uma witbier (50% pilsen, 50% trigo, s33, coentro e cascas de laranja) e resolvemos testar em 5 Litros colocar 800g de polpa de butiá congelado na fermentação.

O resultado foi absurdamente bom, aroma BEM evidente de butiá e o gosto também. A cerveja não ficou ácida, ficou bem equilibrada.
 
Colocou direto a polpa congelada no fermentador?

E a quantidade? algum motivo para aumentar de 50g para 800g na bombona de 5 litros? ou apenas pelo teste? hehe
 
Colocou direto a polpa congelada no fermentador?

E a quantidade? algum motivo para aumentar de 50g para 800g na bombona de 5 litros? ou apenas pelo teste? hehe

@brunoanziliero já tinhamos feito testes antes com uma quantidade menor (200g para 5L) e ficou imperceptível tanto em aroma quanto em sabor. Dessa vez resolvemos extrapolar um pouco a quantidade para ver se surtia uma resultado mais próximo do esperado.

Já tinha lido na lista de discussão da Bodebrown o Samuel falando em uma proporção de 1kg para 10L para ficar bem evidente. Como eu não queria ficar com 300g sobrando, acabou indo tudo :)
 
Ressuscitando o tópico. O butiá foi adicionado na fermentação primária, mesmo?
 
Aproveitando que o tópico atualizado, vou também deixar minha opinião sobre um teste que fiz com o butiá (eu e minha confraria que fizemos).

Fiz uma witbier (50% pilsen, 50% trigo, s33, coentro e cascas de laranja) e resolvemos testar em 5 Litros colocar 800g de polpa de butiá congelado na fermentação.

O resultado foi absurdamente bom, aroma BEM evidente de butiá e o gosto também. A cerveja não ficou ácida, ficou bem equilibrada.
Qual fermento vc usou?
 
Back
Top