[BrewUNO] Controlador de Brassagem para BIAB, Single Vessel e Tribloco

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Scarabrew

Well-Known Member
Joined
May 8, 2017
Messages
460
Reaction score
207
Location
Birmingham, AL
1 - O QUE É

É um controlador de brassagem com interface 100% WEB extremamente intuitivo, abriga múltiplos sensores, controle de água para sparge, pronto para operar com sistemas BIAB e Single Vessel, e em breve será lançado para sistemas tribloco.

A interface é 100% compatível com smartphone, PC e tablet, com controle configurável e individual do PWM para cada processo/resistência: Mostura, Lavagem e Fervura.

O código do projeto é completamente novo, com inovações não disponíveis em outros projetos como ArdBir e BrewManiacEx, que foram identificados por diversos cervejeiros ao longo de várias brassagens Brasil afora, sendo incorporados no código do projeto.

O projeto foi desenvolvido pelo Bruno @Leitao, membro cervejeiro do fórum.

home-desk-brewuno.png


2 - ITENS NECESSÁRIOS


- 1 sensor de temperatura DS18B20 (2 se utilizar sparge);
- 1 resistência dimensionada adequadamente para o sistema (2 se utilizar sparge);
- 1 SSR para controle da resistência (2 se utilizar sparge)
- 1 buzzer;
- 1 resistor de 4.7 kiloohms;
- 1 Wemos D1 Mini;
- 1 relé de 1 canal 5V para a bomba;
- 1 bomba para recirculação;
- 1 LCD I2C 20x4 (é opcional já que todo o controle é feito via interface Web)


3 - DIAGRAMA

O diagrama é muito parecido com o do BMEx, sendo mantidas as mesmas portas para facilitar a vida do usuário. Quem tem o BMEx funcionando basta fazer o upload do arquivo BIN e sai usando um software bem mais evoluído, moderno e com interface intuitiva.

687474703a2f2f62726577756e6f2e636f6d2f696d616765732f73696d706c69666965642d73657475702d42726577554e4f2e706e67
4 - A PLACA

A placa de interface pode ser produzida de forma artesanal por qualquer pessoa com conhecimento em produção de placas de circuito impresso, ou de forma mais industrial/profissional, em grupos de cervejeiros que se organizarem para produção de pequenos lotes, ou até mesmo com os membros do HBT que já possuem estas placas, como o @dumpa

RrIppFB.png

7zOTKjF.png


5 - INSTALAÇÃO DO SISTEMA

Para a instalação do arquivo BIN no Wemos D1 Mini é necessário conectá-lo via cabo USB de dados. Se o Wemos não for reconhecido é necessário instalar o driver CH340G do link: https://www.arduined.eu/files/CH341SER.zip

Em seguida basta seguir o tutorial:




6 - BrewUNO EM AÇÃO



7 - LINKS


Site oficial: www.brewuno.com
Github: https://github.com/uncodead/BrewUNO


8 - OBSERVAÇÕES

Tenham cuidado no desenvolvimento de qualquer dispositivo que utilize energia elétrica, principalmente no dimensionamento adequado de resistências, condutores e disjuntores quanto às tensões utilizadas e correntes de consumo.

Na dúvida, contrate um eletricista para uma rápida visita em sua casa para que ele verifique o dimensionamento da rede elétrica em função das resistências que você escolheu para seu sistema. É algo barato e que elimina possíveis dores de cabeça no futuro.
 
Last edited:
Eu tenho usado o BrewUNO nas últimas brassagens, com uma single-vessel. Brassagens ficaram mais tranquilas e mais curtas, recomendo muito. Tenho uma resistência um pouco superdimensionada pro tanto de cerveja que faço, e até agora nunca tive problemas com caramelização do mosto na resistência. Sem contar que o desenvolvedor @Leitao é muito acessível pras sugestões de melhorias.

O meu está montado com a placa do @dumpa. Não reparem no equipamento em cima do fogão, mas ficou um equipamento bem versátil e que dá para ser usado num espaço pequeno (apartamento).

 
Meu nome é Luciano Rampanelli e tive o privilégio de participar desde muito cedo dos testes com BrewUNO desenvolvido pelo Bruno @Leitao utilizando as placas produzidas pelo amigo @dumpa, ambos usuários aqui do fórum.

Curiosidade:
No mês de junho/2019 rodei a receita da Munich Helles 4A para o concurso Boot Boller de cerveja caseira utilizando BrewUNO ainda no estágio primário de desenvolvimento, em uma brincadeira enquanto conversava com o "Bruno" que desenvolve o 'BrewUNO' (paahhh) quando me perguntou se tinha feito cerveja com o novo sistema eu respondi que sim e que estaria enviando ao concurso.

WhatsApp Image 2019-07-14 at 23.43.12.jpeg
WhatsApp Image 2019-07-15 at 00.38.34.jpeg



Enviei para o concurso 3 amostras distintas todas feitas utilizando BrewUNO Beta, foram elas em ordem da execução de cada receita:

13C - English Porter (26/04) - Não pontuou (deve ter sido culpa de algum bug, rsss)
10A - WeissBier - Medalha de Prata e Segundo Lugar Geral no Concurso (18/05/2019)
4A - Munich Helles - Medalha de Ouro no Estilo 4A (12/06/2019)

Resultado da Apuração do Concurso:
WhatsApp Image 2019-07-14 at 23.43.44.jpeg


De lá pra cá o sistema já recebeu incontáveis modificações em seu layout e implementações importantes visando melhorar o controle de processo para o cervejeiro artesanal, seja ele caseiro ou micro cervejaria.

Dentre os recursos disponíveis atualmente estão:
-Interface moderna e super amigável
-Acessível e monitorável via web browser de qualquer dispositivo conectado a rede.
-Controle de mosturação com suporte para sistemas com circulação ascendente entre outros.
-Controle PWM sobre a entrega de potência permitindo melhor controle bem como maior eficiência energética.
-Controle manual/automático da bomba de circulação.
-Múltiplos controles de temperatura utilizando PWM, brassagem/lavagem/fervura.
-Múltiplos passos de Mash totalmente programáveis incluindo avanço manual/automático e pausa para execução de processos manuais quando necessário.
-Múltiplos passos de fervura totalmente customizáveis.
-Avisos na tela do celular/computador/tablet/smartTV e no display LCD além do aviso sonoro.
-Acesso WIFI em modo AP ou Station conectado pela rede local.
-Suporte a resume em caso de falha no fornecimento de energia.
-Baseado em hardware WeMos compatível ESP8266 de ultra baixo custo.
-Controle de intervalo de parada da bomba permitindo o descanso da cama de grãos.
-Síncrono durante a mostura na atuação da circulação/aquecimento evitando queima do mosto.
-Compatível com equipamentos que utilizem BrewManiacEx. (você pode migrar seu hardware que utilize SSRs para BrewUNO).
-Informações importantes disponíveis o tempo todo no display LCD.

Novas implementações em andamento:
- Múltiplos sensores (5 sensores de temperatura).
- Fervura em separado (permitindo dual mash and boil simultâneamente).
- Acionamento manual via botões físicos.


Pra quem ainda não conhece o BU (BrewUNO), ele é um software gratuito para brassagem que tem como principais características o suporte PWM que permite alterar a entrega de potência na resistência de forma controlada de acordo com a necessidade e perfil de cada equipamento e com o passo a ser executado, permite ainda o aquecimento da água de lavagem através de resistência auxiliar fazendo o controle de temperatura ou ainda um double mash no mesmo equipamento, tudo isso utilizando SSR comum no mesmo hardware do BMex.

Vídeos auto explicativos:

1. - Como era no início -

2. - Demonstração da Beta 0.6 -

3. - Instalação ou Update -

Imagens do meu setup em constante mudança:
i7.jpeg
i8.jpeg
i6.jpeg
i5.jpeg
i4.jpeg
i2.jpeg
i3.jpeg


Maiores informações sobre o projeto você encontra em http://www.brewuno.com

Agradecimentos aos amigos de fórum: Bruno Leitão, Eduardo 'Dumpa' Sanches, Abel Ribeiro, Cristiano Paiakan, Daniel Santos, Guilherme Wood e demais colegas deste fórum que colaboram das mais variadas formas.

Primeiros testes com o PWM BrewUNO em Abril e Maio de 2019
 
Last edited:
Muito bacana, dei meus pitacos la no Git, e sempre conversando com o @dumpa tentando de alguma forma colaborar, e pelo que vi ate agora tem tudo pra ser o mais simples e eficaz controle de brassagens ou como o dumpa sempre frisa um controlador universal que pode ser usadno pra várias finalidades, só aguardando os ultimos updates pra instalar no meu antigo BrewManiac.
acho que o principal ganho é a questão de ajuste do pwm na mostura, assim independente do tamanho da resistência voce consegue fazer levas de volume variados, muito bacana, veio na hora certa
 
Olá. Esse firmware funciona com qualquer placa do Brewmaniac?
Independentemente da pinagem?

Obrigado!
 
Primeiramente, parabens pelo projeto! Estou tentando construir um controlar para mim mas estou encontrando algumas dificuldades. Uma delas é que meu rele 5V simplesmente nao aciona, medi a tensao da placa wemos e ela envia um sinal de 3.4V, seria esse o motivo? Devo tentar um rele de 3V para acionar a bomba? Obrigado!
 
Primeiramente, parabens pelo projeto! Estou tentando construir um controlar para mim mas estou encontrando algumas dificuldades. Uma delas é que meu rele 5V simplesmente nao aciona, medi a tensao da placa wemos e ela envia um sinal de 3.4V, seria esse o motivo? Devo tentar um rele de 3V para acionar a bomba? Obrigado!

Isso,teste com um relé de 3V se for a montagem no modo simplificado
 
Last edited:
Dumpa, eu utilizei esse mesmo modulo rele como demonstrado no modo simplicado, alimentando VCC com 5V, GND, e IN no pino D5, porem meu modulo rele fica ligado o tempo todo, seria um problema no meu modulo rele ou realmente devo partir para uma soluçao 3V?
 
Dumpa, eu utilizei esse mesmo modulo rele como demonstrado no modo simplicado, alimentando VCC com 5V, GND, e IN no pino D5, porem meu modulo rele fica ligado o tempo todo, seria um problema no meu modulo rele ou realmente devo partir para uma soluçao 3V?

Faz um teste: inicia a brassagem e liga e desliga a bomba. Parece que seu relé está invertido
 
Faz um teste: inicia a brassagem e liga e desliga a bomba. Parece que seu relé está invertido
Consegui arrumar o rele, como o wemos trabalha com sinal a 3.3V o modulo rele tambem tem que ser alimentado em 3.3V, alimentando com 5V como no esquema nao funcionou para mim.
Realizei ontem minha primeira brassagem com o BrewUNO, e so tenho uma palavra para descrever, FANTASTICO!!! Pura bruxaria, nunca uma brassagem foi tao facil de realizar.
Obrigado por disponibilizar esse software para todos nos.
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2019-10-16 at 11.06.55 AM.jpeg
    WhatsApp Image 2019-10-16 at 11.06.55 AM.jpeg
    18.6 KB · Views: 183
  • WhatsApp Image 2019-10-16 at 8.12.32 AM.jpeg
    WhatsApp Image 2019-10-16 at 8.12.32 AM.jpeg
    49.3 KB · Views: 237
  • WhatsApp Image 2019-10-15 at 4.57.29 PM.jpeg
    WhatsApp Image 2019-10-15 at 4.57.29 PM.jpeg
    70.8 KB · Views: 260
Qual a vantagem em usar o BrewUNO ao invés do BrewmaniacEX?
Obrigado e abs

Consegui arrumar o rele, como o wemos trabalha com sinal a 3.3V o modulo rele tambem tem que ser alimentado em 3.3V, alimentando com 5V como no esquema nao funcionou para mim.
Realizei ontem minha primeira brassagem com o BrewUNO, e so tenho uma palavra para descrever, FANTASTICO!!! Pura bruxaria, nunca uma brassagem foi tao facil de realizar.
Obrigado por disponibilizar esse software para todos nos.
 
Olá, bom dia!
A quem puder me ajudar...
Estou seguindo o esquema de montagem pela imagem simplificada lá do GitHub, mas tive problemas com relação a alimentação 5V e também com o Buzzer. Primeiro tentei com um NodeMCU que já tinha aqui e estava com problemas também, então achando que era isso, acabei adquirindo um Wemos D1 mini, mas continuo com problemas! Primeiro, qual seria a fonte indicada? Ou posso alimentar display, relés, etc.. com o 5V do Wemos? Outro, meu buzzer tem três pinos, -, + e S, já tentei ligar somente - e + ou - e S ou os três e nada! Seria interessante se mostrassem o esquema de montagem completo, em uma caixa com os cabos de alimentação, bornes, etc! Eu estava montando o CraftbeerPI, mas abandonei o projeto por enquanto por estar utilizando uma single vessel agora e queria saber se no futuro pretendem adicionar display 7" touch ao projeto BrewUno? Sou de TI, e estou acompanhando o desenvolvimento e também estudando um pouco o ReactJS para ver se consigo colaborar de alguma forma. Qual seria o procedimento? Já estou apoiando também no Apoia.se. Abraços e parabéns a todos os envolvidos!
 
Last edited:
Olá, bom dia!
A quem puder me ajudar...
Estou seguindo o esquema de montagem pela imagem simplificada lá do GitHub, mas tive problemas com relação a alimentação 5V e também com o Buzzer. Primeiro tentei com um NodeMCU que já tinha aqui e estava com problemas também, então achando que era isso, acabei adquirindo um Wemos D1 mini, mas continuo com problemas! Primeiro, qual seria a fonte indicada? Ou posso alimentar display, relés, etc.. com o 5V do Wemos? Outro, meu buzzer tem três pinos, -, + e S, já tentei ligar somente - e + ou - e S ou os três e nada! Seria interessante se mostrassem o esquema de montagem completo, em uma caixa com os cabos de alimentação, bornes, etc! Eu estava montando o CraftbeerPI, mas abandonei o projeto por enquanto por estar utilizando uma single vessel agora e queria saber se no futuro pretendem adicionar display 7" touch ao projeto BrewUno? Sou de TI, e estou acompanhando o desenvolvimento e também estudando um pouco o ReactJS para ver se consigo colaborar de alguma forma. Qual seria o procedimento? Já estou apoiando também no Apoia.se. Abraços e parabéns a todos os envolvidos!

A fonte deve ser 5V, não deve ter grande oscilação, uma que solte 5.3V já começa a ter risco de danificar o Wemos já que o range dele é pequeno. Essa fonte tendo 1A já é suficiente para alimentar tudo, wemos, lcd, buzzer, reles... Aqui uso uma de 0.5A e dá conta. Esquema existe mas é com a placa, na forma simples é esse esquema.

Compre um buzzer de 5V de 2 pinos.

Sobre o LCD touch neste momento ainda não.
 
Boa noite,
Pelo que entendi a versão simplificada não precisa da placa de interface? É isso mesmo?

Com essas peças já é possível montar o brewuno?
- 1 sensor de temperatura DS18B20
- 1 SSR para controle da resistência
- 1 buzzer;
- 1 resistor de 4.7 kiloohms;
- 1 Wemos D1 Mini;
- 1 relé de 1 canal 5V para a bomba
 
Boa noite,
Pelo que entendi a versão simplificada não precisa da placa de interface? É isso mesmo?

Com essas peças já é possível montar o brewuno?
- 1 sensor de temperatura DS18B20
- 1 SSR para controle da resistência
- 1 buzzer;
- 1 resistor de 4.7 kiloohms;
- 1 Wemos D1 Mini;
- 1 relé de 1 canal 5V para a bomba
Opa, boa noite, comprei as peças com @dumpa e montei o meu a poucos dias, mas ainda não usei, mas tá funcionando belezinha. Acho q vai faltar aí pra vc um dissipador uma caixa steck, uma fonte 5v,prensa cabos plugues e conectores e fios. O meu comprei a placa já com o relé 5v e fonte integrada. No meu aproveitei um cooler q já tinha em casa e uma fonte 12v pra ligar o cooler. Coloquei visor lcd, interruptor leds indicativos. Com a placa de interface dumpa ficou bem mais fácil montar, usei 1 broca escalonada pra furar as panelas, fermentador e a caixa steck. O sistema é Brewuno Bruno leitão, que estava me auxiliando nesse momento com dúvidas sobre como operar o sistema. Agradeço aí dumpa e Bruno leitão que me tiraram dúvidas. Não sei praticamente nada de cerveja ainda, nem fiz minha primeira brassagem ainda, por isso se eu estiver equivocado alguém dos mais experientes aí me corrijam pra que eu não te induza ao erro kkkkkk. Boas brejas.
 
Boa tarde,

o SSR liga diretamente a resistência, ou utiliza uma contatora?

para uma resistência de 1.5kw a 220v qual seria o SSR ideal caso ligue direto?
 
Boa tarde,

o SSR liga diretamente a resistência, ou utiliza uma contatora?

para uma resistência de 1.5kw a 220v qual seria o SSR ideal caso ligue direto?

Liga direto, ele é um relê que pulsa muito rápido, e com isso ele consegue dosar a potência da resistência. Contatora e relê comum não conseguem fazer isso!
Pode utilizar um SSR de 25A que vai dar com sobra. (1500W/220V=6,8A)

Ligação simplificada sem a interface do Dumpa.
687474703a2f2f62726577756e6f2e636f6d2f696d616765732f73696d706c69666965642d73657475702d42726577554e4f2e706e67
 
Last edited:
Comprei a placa com o Dumpa hoje, seguindo as dicas daqui e dos vídeos do BullBrewing no YouTube.

Alguém sabe me dizer se eu tenho como programar o início da brassagem? Por exemplo, faço minhas cervas cedo, assim que levanto e já deixo água na panela e tal, me seria de muita ajuda se quando eu chegasse na panela a água já estivesse na temperatura pra arriar o malte. Não sei se é sonho demais. Haha
 
Comprei a placa com o Dumpa hoje, seguindo as dicas daqui e dos vídeos do BullBrewing no YouTube.

Alguém sabe me dizer se eu tenho como programar o início da brassagem? Por exemplo, faço minhas cervas cedo, assim que levanto e já deixo água na panela e tal, me seria de muita ajuda se quando eu chegasse na panela a água já estivesse na temperatura pra arriar o malte. Não sei se é sonho demais. Haha

É uma possibilidade interessante, mas hoje o BrewUNO não faz isso!
Veja este vídeo do Luciano Rampanelli que talvez seja possível desta forma, utilizando a Alexa da Amazon como acionador você poderá determinar um horário para ela iniciar a brassagem.
Aí você programa no BrewUNO o PreMash com a temperatura inicial e marque o "bloqueio" da etapa. Assim ele irá aquecer a água e depois ficará aguardando até você seguir para a próxima etapa manualmente.

 
Comprei a placa com o Dumpa hoje, seguindo as dicas daqui e dos vídeos do BullBrewing no YouTube.

Alguém sabe me dizer se eu tenho como programar o início da brassagem? Por exemplo, faço minhas cervas cedo, assim que levanto e já deixo água na panela e tal, me seria de muita ajuda se quando eu chegasse na panela a água já estivesse na temperatura pra arriar o malte. Não sei se é sonho demais. Haha

Não entendi muito, a ideia seria um "atrasar início" para deixar a água na noite anterior e iniciar o aquecimento daqui 6 horas por exemplo?

Pode fazer esse pedido no issues no github https://github.com/uncodead/BrewUNO/issues
 
Não entendi muito, a ideia seria um "atrasar início" para deixar a água na noite anterior e iniciar o aquecimento daqui 6 horas por exemplo?

Pode fazer esse pedido no issues no github https://github.com/uncodead/BrewUNO/issues

Agora pensando bem aqui, é possível incluir uma primeira etapa, antes do Mash In com uma temperatura abaixo da temperatura da água e o tempo de retardo, 10 horas por exemplo e não marcar "Bloqueio", assim, terminando este tempo ele passa para o Mash In e começa aquecer a água! Não resolveria?
 

687474703a2f2f62726577756e6f2e636f6d2f696d616765732f73696d706c69666965642d73657475702d42726577554e4f2e706e67

Boa tarde, surgiu uma duvida aqui, se eu for montar o sistema usando essa logica apenas com a interface Wemos é possível ligar o teclado de Membranas? Se souberem agradeço.
 
687474703a2f2f62726577756e6f2e636f6d2f696d616765732f73696d706c69666965642d73657475702d42726577554e4f2e706e67

Boa tarde, surgiu uma duvida aqui, se eu for montar o sistema usando essa logica apenas com a interface Wemos é possível ligar o teclado de Membranas? Se souberem agradeço.
Mais pra cima, o Dumpa respondeu "Faz sim, e agora possui teclado físico também, mas o teclado não é pelo método simples de montagem.", acho que tem relação com a tua dúvida.
 
Back
Top