Quantcast
  • We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

[BrewUNO] Controlador de Brassagem para BIAB, Single Vessel e Tribloco

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Bution

Member
Afiliado
14/6/20
Boa noite, acompanhando o tópico, meio leigo mas provavelmente vou montar uma single com o BrewUno, se alguém estiver montando e quiser me chamar!

Estou com algumas dúvidas....
Por exemplo, uma single Vessel preciso de 2 sensores de temperatura? Mesmo fazendo a Lavagem com água corrente(Enquanto só tenho 1 panela)?
Outra dúvida seria onde comprar os componentes e etc, as vezes tentar pegar só 1 frete..

Grato.

Eutenio neto

Well-Known Member
Afiliado
14/11/19
Estou utilizando um D1 Wemos sem ser mini, precisa passar o buzzer para porta D2
Estou tendo problema para controlar a potencia da resistência utilizando um circuito com MOC3020 e Triac
Assim que descobrir o motivo posto aqui para ajudar à todos

Rodrigo Otávio

New Member
Afiliado
28/7/19
Estou utilizando um D1 Wemos sem ser mini, precisa passar o buzzer para porta D2
Estou tendo problema para controlar a potencia da resistência utilizando um circuito com MOC3020 e Triac
Assim que descobrir o motivo posto aqui para ajudar à todos
Acredito que seja a corrente que o MOC3020 necessita para o disparo (parâmetro IFT do datasheet). Ele precisa de 15mA para disparar e as placas ESP fornecem até 12mA nas saídas. O MOC3023 deve funcionar, ele só precisa de 5mA para disparar.

KleecioSS

Member
Afiliado
24/3/17
Rodrigo,

São 3 Leds esses abaixo do teclado? Se sim, quais as especificações deles? Eu queria colocar umas sinalizações na minha caixa, mas os sinaleiros que eu tinha são muito grandes pra caixa que eu estou usando agora. Mas não sei como eu poderia adaptar os Leds ou achar uma sinalização menor que funcione em 110v.

Vlw!
[]'s

Afiliado
6/5/18
Rodrigo,

São 3 Leds esses abaixo do teclado? Se sim, quais as especificações deles? Eu queria colocar umas sinalizações na minha caixa, mas os sinaleiros que eu tinha são muito grandes pra caixa que eu estou usando agora. Mas não sei como eu poderia adaptar os Leds ou achar uma sinalização menor que funcione em 110v.

Vlw!
[]'s
Opa. Sim, são leds que indicam o funcionamento da panela de lavagem, de mostura e da bomba. Eu uso a placa de interface do @dumpa e comprei os leds e suportes com ele também. Já vem tudo no esquema, só conectar.

Eliseu

Well-Known Member
Afiliado
14/5/14
Também fiz sem interface, comprei os componentes no aliexpress.
Valmir, que placa foi essa que vc usou? É o nodemcu V3? Os pinos são iguais ao wemos d1 mini ou vc precisou fazer alguma alteração no código do brewuno?

Valmir.Santos

Active Member
Afiliado
20/8/18
Valmir, que placa foi essa que vc usou? É o nodemcu V3? Os pinos são iguais ao wemos d1 mini ou vc precisou fazer alguma alteração no código do brewuno?
É Sim, comprei uma base tbm pra não soldar diretamente na v3 caso precise trocar fica fácil. Não precisei mudar pino nenhum, mas como quis usar teclado e display precisei do expansor e tive q mudar o endereço do display o q deu um pouco de trabalho pq não sei nada de programação, mas com as dicas do pessoal q já tem aqui ficou bom.

Última edição:

emersonpfs

Member
Afiliado
3/8/20
Fala Galera.. como estão?
Estou com um problema meio estranho...
O meu sistema foi montado no modo simples... liguei uma fonte 5v no wemos... ele aciona a bomba... porem o SSR.. ele aciona mas não fecha o contato completamente... a luz fica acesa... mas ele não funciona...
Se pego 5v de outra fonte.. .e conecto no SSR.. ai a resistencia liga.. .e esquenta... mas se deixo só pelo Wemos... a resistencia não esquenta.
Alguem ja passou por algo assim?
Valeu
Abraços.

Heitor

Active Member
Afiliado
23/1/15
Fala Galera.. como estão?
Estou com um problema meio estranho...
O meu sistema foi montado no modo simples... liguei uma fonte 5v no wemos... ele aciona a bomba... porem o SSR.. ele aciona mas não fecha o contato completamente... a luz fica acesa... mas ele não funciona...
Se pego 5v de outra fonte.. .e conecto no SSR.. ai a resistencia liga.. .e esquenta... mas se deixo só pelo Wemos... a resistencia não esquenta.
Alguem ja passou por algo assim?
Valeu
Abraços.
Emerson,

Dê uma olhada na tensão mínima de acionamento do SSR que você está utilizando. Alguns SSR´S trabalham com tensão mínima de 5v enquanto as gpio´s do Wemos trabalham com tensão máxima de 3,3V.

emersonpfs

Member
Afiliado
3/8/20
Opa...fala Heitor,
O SSR que eu uso é o SSR-40 DA da FOTEk.
Ele fala que o acionamento dele vai de 3 a 32 VDC.
Porem ja notei que ele só aciona com 5v. com 3v a luz dele acende, mas ele não fecha o circuito... ao colocar 5v... ele fecha o circuito e a resistencia esquenta.
Eu usava o node mcu... comprei o wemos justamente porque achei que ele iria acionar o rele em 5v.

Heitor

Active Member
Afiliado
23/1/15
Opa...fala Heitor,
O SSR que eu uso é o SSR-40 DA da FOTEk.
Ele fala que o acionamento dele vai de 3 a 32 VDC.
Porem ja notei que ele só aciona com 5v. com 3v a luz dele acende, mas ele não fecha o circuito... ao colocar 5v... ele fecha o circuito e a resistencia esquenta.
Eu usava o node mcu... comprei o wemos justamente porque achei que ele iria acionar o rele em 5v.
Estranho Emerson. Já utilizei SSR da Fotek com NodeMCU e funcionou normalmente. Quais portas do wemos você está utilizando para ligar o SSR?

emersonpfs

Member
Afiliado
3/8/20
Estou usando a D7, como esta na imagem no inicio do tópico.
Ao acionar a resistência no Brewuno... o SSR acende a luz... mas não liga a resistência.
Porem se eu desligo tudo, e ligo diretamente 5v no SSR... a resistência liga e esquenta.
Uma duvida... caso o sensor de temperatura esteja desligado... ele poderia estar influenciando neste acionamento?
mesmo eu selecionando para aquecer a água levando a resistência a 100%?
O sensor esta desligado pois não consegui comprar o resistor ainda. vou compra-lo amanha.
Valeu

emersonpfs

Member
Afiliado
3/8/20
Faça isso entre o wemos e SSR.
Vb+ = D7 do Wemos
Carga = SSR
V+ = 5V
R = 10k 1/4W
Transistor = BC546, BC547, BC548, BC549... (os mais fáceis de encontrar.)
Fala Gu, beleza?
Cara.. .veja se fiz correto:

1596567959956.png

Ele acionou o SSR... mas ainda não fechou o circuito. Notei que o led do SSR acendeu bem fraco.

dumpa

Well-Known Member
Afiliado
28/8/14
Fala Gu, beleza?
Cara.. .veja se fiz correto:

Ver anexo 124268

Ele acionou o SSR... mas ainda não fechou o circuito. Notei que o led do SSR acendeu bem fraco.
Os +5V não vai no transistor. Vai direto no SSR, aonde você colocou Fonte 5V (emissor) deve ligar o GND, o do meio (base) está certo, e no outro onde escreveu Positivo SSR (coletor) é no negativo do SSR.