• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

[BrewUNO] Controlador de Brassagem para BIAB, Single Vessel e Tribloco

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Rivaille

Active Member
Afiliado
6/1/16
PCF8574AP será necessário alterar no arquivo pins.h a linha 27 #define PCF8574_ADDRESS 0x20 para #define PCF8574_ADDRESS 0x38, e no
arquivo config.h, em teoria não é preciso mais alterar pois ele auto detecta, mas caso não funcione aí preciso alterar a linha 11 retirando as barras duplas //#define LCD_I2C_ADDR 0x3F e alterar para #define LCD_I2C_ADDR 0x27
Valeu Dumpa e demais colegas! À noite vou fazer os testes e retorno aqui!

Rivaille

Active Member
Afiliado
6/1/16
PCF8574AP será necessário alterar no arquivo pins.h a linha 27 #define PCF8574_ADDRESS 0x20 para #define PCF8574_ADDRESS 0x38, e no
arquivo config.h, em teoria não é preciso mais alterar pois ele auto detecta, mas caso não funcione aí preciso alterar a linha 11 retirando as barras duplas //#define LCD_I2C_ADDR 0x3F e alterar para #define LCD_I2C_ADDR 0x27
Estranho. não achei esses 2 arquivos nas pastas do brewUNO

fabriciogalli

New Member
Afiliado
10/1/20
Alguém sabe se o BrewUNO funciona no Esp8266 Nodemcu ?
Funciona sim, usava o BrewmaniacEX e coloquei o BrewUNO e está top! como uso o not touch screen os botões fisicos inoperantes não fazem falta. Não tentei mudar o código fonte pois não sei como injetar o software pelo platifomio, uso os arquivos .bin.
Uso o Node Mcu esp-12N.

dumpa

Well-Known Member
Afiliado
28/8/14
Estranho. não achei esses 2 arquivos nas pastas do brewUNO
Falha minha, pensei que tinha perguntado para o BrewManiac. Eu tenho essa placa do Abel exatamente com o PCF AP, não é preciso mudar nada para funcionar LCD e teclado.

Rivaille

Active Member
Afiliado
6/1/16
Falha minha, pensei que tinha perguntado para o BrewManiac. Eu tenho essa placa do Abel exatamente com o PCF AP, não é preciso mudar nada para funcionar LCD e teclado.

Valeu Dumpa, tentei aqui mas o teclado ainda não funciona, estou usando a Placa do Abel Versão 1.0.2, já refiz todas as soldas e não resolveu. Também tentei utilizar a base de dados que o colega Carlos do Homebrew Up! me forneceu, que modifica o endereçamento do PCF8574AP para 0x38 e o I2C para 0x27 mas também não funcionou.
Vou adquirir um c.i PCF novo e fazer mais um teste.

Abçs!

Glayton Ushijima

Active Member
Afiliado
25/2/20
Olá! Onde consigo adquirir uma pcb para montar o brew uno? Vi uma pcb em um vídeo que foi desenvolvida pelo Dumpa. Ele ainda está produzindo?

dumpa

Well-Known Member
Afiliado
28/8/14
Valeu Dumpa, tentei aqui mas o teclado ainda não funciona, estou usando a Placa do Abel Versão 1.0.2, já refiz todas as soldas e não resolveu. Também tentei utilizar a base de dados que o colega Carlos do Homebrew Up! me forneceu, que modifica o endereçamento do PCF8574AP para 0x38 e o I2C para 0x27 mas também não funcionou.
Vou adquirir um c.i PCF novo e fazer mais um teste.

Abçs!
Não, a que possuo é a 1.0.1, mas perguntei para o Abel e é só o layout/formato que muda e como ele disse que funciona normal também.

dumpa

Well-Known Member
Afiliado
28/8/14
Olá! Onde consigo adquirir uma pcb para montar o brew uno? Vi uma pcb em um vídeo que foi desenvolvida pelo Dumpa. Ele ainda está produzindo?
Entre em contato comigo no privado ou pelo whats 19 98272-7889
Abs

Rivaille

Active Member
Afiliado
6/1/16
Não, a que possuo é a 1.0.1, mas perguntei para o Abel e é só o layout/formato que muda e como ele disse que funciona normal também.
Olá pessoal,

Passando pra falar que a troca do C. I resolveu o problema dos botões! No caso troquei pelo PCF8574P, e estou utilizando a programação original do github. Agradeço a todos os colegas pelo apoio, e fica minha experiência para quem tiver o mesmo problema!

Afiliado
11/6/18
Fala pessoal.

Possuo a placa de BrewManiacEX do Dumpa, semana passada fiz a instalação do brewUNO nela, tudo ocorreu bem, única coisa é que poderiam tirar aquele apito infernal do controlador enquanto é realizado o download e instalação do software para a placa, hahahaha, não sei se aconteceu apenas comigo.
Outro ponto é que vcs podiam informar na parte de instalação, que não é necessário ligar o controlador na tomada, apenas no computador pelo cabo USB, que ele ja fica com energia para atualização do software.

Minha dúvida é a respeito do novo brewUNO. Fiz uma brassagem neste final de semana, e queria saber se os botões físicos deixam de funcionar, pois pelo que vi os botões que antigamente era usados para ligar/desligar a bomba e também a resistência não fazem mais isso. e pelo que vi o da bomba pausa/para todo processo. É isso mesmo? agora eu só consigo ajustar o controlador via interface Web?

Outra coisa, na interface Web, não tem nenhuma função para desligamento da bomba ou da resistência enquanto a brassagem está sendo executada? caso precise? Eu vi que tem como configurar em quais etapas a bomba e a resistência irão funcionar e tal, e também o tempo que a bomba fica ligada continuamente e o tempo de pausa da mesma. Porem caso queira dar uma desligada na bomba durante a brassagem, por algum tempo não especificado e depois voltar a liga-la, eu não consigo?
Outra coisa, se eu ajusto os dados de brassagem durante o andamento da mesma, eu devo reiniciar todo processo no sistema para que os novos dados configurados passem a funcionar?

Fico no aguardo. Abraços

ovidio

Active Member
Afiliado
2/11/18
Boa tarde,

o SSR liga diretamente a resistência, ou utiliza uma contatora?

para uma resistência de 1.5kw a 220v qual seria o SSR ideal caso ligue direto?
tudo bem, o SSR não precisa de contatora, mas e bom voce colocar um fusivel no SSR....
segue exemplo de ligação pode comprar um de 40A

dumpa

Well-Known Member
Afiliado
28/8/14
Fala pessoal.

Possuo a placa de BrewManiacEX do Dumpa, semana passada fiz a instalação do brewUNO nela, tudo ocorreu bem, única coisa é que poderiam tirar aquele apito infernal do controlador enquanto é realizado o download e instalação do software para a placa, hahahaha, não sei se aconteceu apenas comigo.
Outro ponto é que vcs podiam informar na parte de instalação, que não é necessário ligar o controlador na tomada, apenas no computador pelo cabo USB, que ele ja fica com energia para atualização do software.

Minha dúvida é a respeito do novo brewUNO. Fiz uma brassagem neste final de semana, e queria saber se os botões físicos deixam de funcionar, pois pelo que vi os botões que antigamente era usados para ligar/desligar a bomba e também a resistência não fazem mais isso. e pelo que vi o da bomba pausa/para todo processo. É isso mesmo? agora eu só consigo ajustar o controlador via interface Web?

Outra coisa, na interface Web, não tem nenhuma função para desligamento da bomba ou da resistência enquanto a brassagem está sendo executada? caso precise? Eu vi que tem como configurar em quais etapas a bomba e a resistência irão funcionar e tal, e também o tempo que a bomba fica ligada continuamente e o tempo de pausa da mesma. Porem caso queira dar uma desligada na bomba durante a brassagem, por algum tempo não especificado e depois voltar a liga-la, eu não consigo?
Outra coisa, se eu ajusto os dados de brassagem durante o andamento da mesma, eu devo reiniciar todo processo no sistema para que os novos dados configurados passem a funcionar?

Fico no aguardo. Abraços
O buzzer ativo não tem jeito, você pode retirar o wemos da placa e gravar nele sem estar espetado na placa. Isso resolve também de não precisar estar ligando a tomada.

Os botões funcionam sim, veja na página anterior como são as funções deles, é diferente do BrewManiacEX, aqui: [BrewUNO] Controlador de Brassagem para BIAB, Single Vessel e Tribloco

Pode ser que eles estejam invertidos, tem que alterar no platformio, as linhas de 32 em diante ficam assim

-D BUTTONUP_BUS=1
-D BUTTONDOWN_BUS=0
-D BUTTONSTART_BUS=3
-D BUTTONENTER_BUS=2

Na interface web tem como desligar bomba, pausar ou dar stop geral, avançar passo, desbloquear passo. Os botões iniciais antes de iniciar a brassagem são: Iniciar | Fervura | Bomba (ícone de gota) e na pequena seta tem a opção de retirar o ar da bomba e tubulação, a bomba ligará e desligará algumas vezes para que isso ocorra.

Após o início você tem
1 - Pausa, vai desligar momentaneamente tudo, bomba e resistência e ao apertar novamente reinicia de onde parou
2 - Stop geral
3 - Avançar passo
4 - Liga/desliga bomba

Quando um passo tem bloqueio o ícone 3 de Avançar é substituído por um cadeado, clicando nele desbloqueia essa etapa e avança para o passo seguinte.

Para desligar/ligar a bomba é só clicar no botão do teclado ou no ícone da interface referente a bomba em qualquer momento.
Se alterar os dados durante a brassagem pode ser que não funcione corretamente, caso necessite fazer isso dê um stop geral, delete a etapa que já foi concluída ou refaça os parâmetros e reinicie a brassagem.

Abs

Alexandre Roldao

New Member
Afiliado
18/4/19
Bom dia, pessoal. montei um sistema com o BrewUno, usando o ESp8622 Lolin, porem qdo ligo o sistema e me conecto nele pela rede, ele ininica com a bomba ativa, e qdo inicio o teste de brassagem a resistencia liga e a bomba desliga, então ela esta trabalhando invertida, se alguem puder me ajudar como posso resolver esse problema, ja verifiquei o rele e ele esta normal.
Nos anexos foi iniciado uma brassagem , mostrando a inversao da bomba. (na interface ela esta ligada, porem na caixa esta desligada (led lado direiro apagado)

Attachments

Última edição:

dumpa

Well-Known Member
Afiliado
28/8/14
Bom dia, pessoal. montei um sistema com o BrewUno, usando o ESp8622 Lolin, porem qdo ligo o sistema e me conecto nele pela rede, ele ininica com a bomba ativa, e qdo inicio o teste de brassagem a resistencia liga e a bomba desliga, então ela esta trabalhando invertida, se alguem puder me ajudar como posso resolver esse problema, ja verifiquei o rele e ele esta normal.
Nos anexos foi iniciado uma brassagem , mostrando a inversao da bomba. (na interface ela esta ligada, porem na caixa esta desligada (led lado direiro apagado)
Apesar de respondido pelo whats, foi deixar aqui a solução.

Caso a montagem seja pelo esquema simples, direto pelo Wemos D1 ou outro ESPS8266, a saída da bomba pelo D5 é HIGH level, nesse caso o recomendado adquirir módulo rele HIGH level para não precisar alterar nada no código. Mas caso precise alterar é no arquivo platformio.ini, deve alterar a linha 37, deixando assim:

-D INVERT_PUMP=true

Aí tem que compilar o código novamente (VSCode).

Abs

Alexandre Roldao

New Member
Afiliado
18/4/19
Apesar de respondido pelo whats, foi deixar aqui a solução.

Caso a montagem seja pelo esquema simples, direto pelo Wemos D1 ou outro ESPS8266, a saída da bomba pelo D5 é HIGH level, nesse caso o recomendado adquirir módulo rele HIGH level para não precisar alterar nada no código. Mas caso precise alterar é no arquivo platformio.ini, deve alterar a linha 37, deixando assim:

-D INVERT_PUMP=true

Aí tem que compilar o código novamente (VSCode).

Abs
Obrigado ao DUMPA que prontamente resolveu o meu problema com essa solução.
Abs

M11-bip

New Member
Afiliado
11/5/20
Bom dia!
Comprei uma placa da Mazza para controlar minhas brassagens,estou usando o sistema da brewuno,tive uma ideia de controlar a entrada de água para panela através de uma valvula\sonenoide,eu iria usar um timer em paralelo,mas notei que tem alguns pinos que não são usados dentro do controlador,logo pensei sera que é possível ativar eles para funcionar como o sistema da bomba de recirculação..
ex... eu Usaria uma valvula\solenoide 110\220 ativada através de uma relé.
fiz o teste na relé da bomba de recirculação a principio deu certo!
minha duvida é ..seria possível usar algum código para ativar outra relé alem da que aciona a bomba?
Se sim como daria para fazer?
Não manjo muito de programação.
att,
Marcelo

M11-bip

New Member
Afiliado
11/5/20
Boa tarde!
Comprei uma placa da Mazza está com o brewmanicaEx queria utilizar o brewuno,
minha duvida oque preciso fazer para rodar de boa o brewuno nela?

2