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[BrewUNO] Controlador de Brassagem para BIAB, Single Vessel e Tribloco

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Alexandre Soldá

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9/9/20
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São Paulo
Alexrande,
Muito interessante sua placa.
Parabéns.

Fiquei com 3 dúvidas.
1º Você usa um suporte de fusível para soldar na placa?

2° Os leds para a bomba e SSR precisam de resistor para funcionar? Acredito que não, mas fiquei na dúvida.

3° Não sei qual seria o componente escrito "VAR 220V" que está ao lado do fusível. Qual componente seria? Ver anexo 127042

Agradeço muito ajuda
Abraços
Fabio,

Esse circuito serve como proteção ao Hi-link, desenhei tal qual estava recomendado no datasheet do componente. tem a função de protegê-lo de uma eventual sobrecarga. esse componente "VAR 220" é um varistor, serve para direcionar a carga para o fusível e queimá-lo em caso de sobrecarga, protegendo assim o circuito. Se optar por fazê-lo, deve soldar um suporte para o fusível.
Apesar de ter previsto no desenho da placa, sempre liguei direto sem esses componentes e nunca tive problemas.
Com relação aos leds, a ideia inicial era obter o sinal diretamente do wemos, com o gnd e acionar os leds diretamente sem resistores. Acabei abortando essa ideia, hoje pego a partir da fase de saída do ssr e do relé da bomba, como a tensão de saída é 220V protejo com um resistor de 47k e diodos e envio aos leds. Acho essa ideia mais interessante pois consigo monitorar tanto a atividade dos relés quanto observar a atividade do pwm que vai para as resistências.
 
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19/5/18
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ribeirao preto
Fabio,

Esse circuito serve como proteção ao Hi-link, desenhei tal qual estava recomendado no datasheet do componente. tem a função de protegê-lo de uma eventual sobrecarga. esse componente "VAR 220" é um varistor, serve para direcionar a carga para o fusível e queimá-lo em caso de sobrecarga, protegendo assim o circuito. Se optar por fazê-lo, deve soldar um suporte para o fusível.
Apesar de ter previsto no desenho da placa, sempre liguei direto sem esses componentes e nunca tive problemas.
Com relação aos leds, a ideia inicial era obter o sinal diretamente do wemos, com o gnd e acionar os leds diretamente sem resistores. Acabei abortando essa ideia, hoje pego a partir da fase de saída do ssr e do relé da bomba, como a tensão de saída é 220V protejo com um resistor de 47k e diodos e envio aos leds. Acho essa ideia mais interessante pois consigo monitorar tanto a atividade dos relés quanto observar a atividade do pwm que vai para as resistências.
Obrigado pela ajuda.

Então os leds que estão previstos nesse esquema não são usados?

Você teria o esquema dessa nova plaquinha?
 

Pepe.Denis

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30/7/20
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Salto, SP
Ola galera como faço para reseta a placa Esp8266 pois meu Brewuno deu problema não consigo restaurar?
Érica, apertando 2 vezes o botão físico de reset, vc terá acesso a rede do ESP8266 para refazer as configurações.
Caso queira limpar a memória EPROM, pode subir o arquivo 'blank.bin'. Após, a firmware correta da sua placa.
 

Leandro Oliveira

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27/7/18
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@Alexandre Soldá, amigo no caso esse varistor eu tenho que trocar por um de 130v, já que aqui no Rio de Janeiro usamos 127v? Indicaria algum?

Essa placa que tu tem, como faço pra conseguir uma? Qual valor consegue fazer?

Mas uma coisa, essas fonte Hi-Link pequenas, elas só fornecem cerca de 0,6a. Não pouca energia para todo o sistema?
 
Última edição:

Alexandre Soldá

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9/9/20
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Obrigado pela ajuda.

Então os leds que estão previstos nesse esquema não são usados?

Você teria o esquema dessa nova plaquinha?
Fábio,

Atualizei o meu setup, procurei centralizar na nova placa as ligações dos leds que vem direto dos relés da bomba e dos 2 SSR (uso um para a mostura e fervura e outro para a lavagem). Também deixei a placa para receber opcionalmente o expansor de portas (PCF 8574P) tanto por CI diretamente na placa quanto por ligação ao módulo, que é o que utilizo. A primeira opção nem cheguei a testar nessa placa.
Já está prevista furação para adaptar ao LCD e otimizar o espaço, tudo isso projetado para o meu setup. Segue a placa e algumas fotos do projeto e do controlador, impresso em 3D.
controlador e tampa (1).pngcontrolador e tampa (2).pngcontrolador e tampa (4).pngcontrolador e tampa.png20210727_161712.jpg20210727_161830.jpg20210810_213541.jpg20210728_184938.jpg20210810_213552.jpg
 

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Alexandre Soldá

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9/9/20
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São Paulo
@Alexandre Soldá, amigo no caso esse varistor eu tenho que trocar por um de 130v, já que aqui no Rio de Janeiro usamos 127v? Indicaria algum?

Essa placa que tu tem, como faço pra conseguir uma? Qual valor consegue fazer?

Mas uma coisa, essas fonte Hi-Link pequenas, elas só fornecem cerca de 0,6a. Não pouca energia para todo o sistema?
Leandro,
Não sou especialista em eletrônica, mas creio que o valor do varistor serve para a proteção do H-link. Como ele trabalha com tensões até 220V, creio não ser necessário modificar o circuito caso opte por essa proteção. Como disse em outro post, acabei abrindo mão dela por possuir uma rede estável, tanto que no meu novo setup optei por não incluí-lo.
Quanto a corrente fornecida pelo Hi-link, ela é suficiente para alimentar o circuito, já que a corrente necessária para acionar as resistências e bomba não virão do circuito, mas da própria rede. O circuito apenas irá acionar os relés correspondentes.
A placa é homemade, fiz especificamente para meu uso, já que sou amador e não trabalho com isso.
Existem vários tutoriais no youtube sobre confecção de placas de circuito impresso, mas recomendo que caso não tenha prática ou material necessário para isso, que adquira a placa já pronta que alguns colegas disponibilizam por aqui, sai mais barato e com mais qualidade do que partir do zero.
 

Fabio Koji

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25/2/19
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Olá Pessoal!

A maioria das vezes que ligo meu BU a temperatura não aparece no display e ele não conecta no wi-fi, preciso resetar o sistemas (as vezes mais de uma vezes) para que a temperatura seja exibida, quando a temperatura é exibida ele sempre conecta no wi-fi, já troquei o sensor de temperatura e até mesmo o D1 mini, mas o problema continua, estou utilizando a versão 1.0.16, alguém sabe como resolver esse problema?

Obrigado!
 

Leandro Oliveira

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27/7/18
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Rio de Janeiro
Acontece comigo também as vezes. As vezes acontece isso comigo quando estou brassando.
Ele sai da rede e deixa de amostrar a temperaturar.
Só volta a aparecer quando tiro ou o cabo de energia dele ou tiro o sensor de temperatura e coloco novamente.
 

Gu_MAZZA

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12/3/17
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vc ligou o fio de 3.3v do esp no sensor e o certo e vc mandar uma corrente de 5v vc pode usar o pino vin do esp eu tive este problema fui ver o erro era este espero ajuda-lo e aos outros menbros do forum

O Sensor DS18B20 funciona com tensão de 3.0V a 5.5V.
Corrente é medida em Ampere (A) não Volt (V).

1631182736137.png

A maioria das minhas interfaces alimenta o sensor com 3v3 e nunca teve problemas.
 
Afiliado
19/5/18
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ribeirao preto
Fábio,

Atualizei o meu setup, procurei centralizar na nova placa as ligações dos leds que vem direto dos relés da bomba e dos 2 SSR (uso um para a mostura e fervura e outro para a lavagem). Também deixei a placa para receber opcionalmente o expansor de portas (PCF 8574P) tanto por CI diretamente na placa quanto por ligação ao módulo, que é o que utilizo. A primeira opção nem cheguei a testar nessa placa.
Já está prevista furação para adaptar ao LCD e otimizar o espaço, tudo isso projetado para o meu setup. Segue a placa e algumas fotos do projeto e do controlador, impresso em 3D.
Ver anexo 127072Ver anexo 127073Ver anexo 127074Ver anexo 127075Ver anexo 127076Ver anexo 127077Ver anexo 127078Ver anexo 127079Ver anexo 127080
Alexandre,
Muito obrigado pela ajuda.
Seu projeto está muito massa.
parabéns e obrigado pela ajuda
 
Afiliado
23/10/19
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Sorocaba
Fábio,

Atualizei o meu setup, procurei centralizar na nova placa as ligações dos leds que vem direto dos relés da bomba e dos 2 SSR (uso um para a mostura e fervura e outro para a lavagem). Também deixei a placa para receber opcionalmente o expansor de portas (PCF 8574P) tanto por CI diretamente na placa quanto por ligação ao módulo, que é o que utilizo. A primeira opção nem cheguei a testar nessa placa.
Já está prevista furação para adaptar ao LCD e otimizar o espaço, tudo isso projetado para o meu setup. Segue a placa e algumas fotos do projeto e do controlador, impresso em 3D.
Ver anexo 127072Ver anexo 127073Ver anexo 127074Ver anexo 127075Ver anexo 127076Ver anexo 127077Ver anexo 127078Ver anexo 127079Ver anexo 127080
Fala ai Alexandre blz.
Então amigo gostei bastante da placa, mas fiquei com uma duvida.
A parte que circulei não entendi muito bem, ela está sendo alimentada direto da rede 110/220vScreenshot_20211011-130406.png, e só é uma fase. Não manjo muito de eletrônico, parece q essa parte é o acionamento dos leds, mas como é a comunicação dos leds com os reles.
E a parte de baixo ac from relay oq seria rss
 

Alexandre Soldá

Well-Known Member
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9/9/20
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São Paulo
Fala ai Alexandre blz.
Então amigo gostei bastante da placa, mas fiquei com uma duvida.
A parte que circulei não entendi muito bem, ela está sendo alimentada direto da rede 110/220vVer anexo 127272, e só é uma fase. Não manjo muito de eletrônico, parece q essa parte é o acionamento dos leds, mas como é a comunicação dos leds com os reles.
E a parte de baixo ac from relay oq seria rss
Fala, Cláudio!
Vamos lá: Sim, essa parte faz o acionamento dos leds das resistências e da bomba. Optei por captar o sinal diretamente dos relés, assim qualquer problema de acionamento deles pode ser detectado. A alimentação é em AC diretamente pela rede. Uma das fases, que liga ao negativo do led vem direto da alimentação do controlador, a outra vem dos relés através do terminal que vai energizar as resistências/ bomba, só derivar um ramal para esse circuito direto para os bornes "AC FROM RELAY". Essas fases possuem resistores de 4K7 ohms que vão limitar a corrente nos leds, que irão ligar quando as cargas forem acionadas sem queimá-los.
 
Afiliado
23/10/19
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Sorocaba
Fala, Cláudio!
Vamos lá: Sim, essa parte faz o acionamento dos leds das resistências e da bomba. Optei por captar o sinal diretamente dos relés, assim qualquer problema de acionamento deles pode ser detectado. A alimentação é em AC diretamente pela rede. Uma das fases, que liga ao negativo do led vem direto da alimentação do controlador, a outra vem dos relés através do terminal que vai energizar as resistências/ bomba, só derivar um ramal para esse circuito direto para os bornes "AC FROM RELAY". Essas fases possuem resistores de 4K7 ohms que vão limitar a corrente nos leds, que irão ligar quando as cargas forem acionadas sem queimá-los.
Entendi, vlw pela atenção parça.
Eu sempre quis mudar o setup do controlador, com aquele horror de jumprs e maus contatos kkk, vou fazer essa pcb e deixar mais clean.
Mano seu gabinete ficou show parabens.
 

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