Quantcast
  • We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

[BrewUNO] Controlador de Brassagem para BIAB, Single Vessel e Tribloco

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

fabiano.bovo

New Member
Afiliado
11/1/21
Olá à todos! Sou membro novo aqui (já postei minha apresentação no tópico correspondente) e gostaria de mostrar o painel que estou montando para minhas brassagens:

As próximas etapas serão montar os SSR (finalizar o painel) e as resistências nas panelas. Também vou instalar o BrewUno num outro Wemos para ver qual sistema eu me adapto melhor.

Fico à disposição para contribuir nesses assuntos.

Fabiano Bovo

Guima

Member
Afiliado
15/11/20
Olá à todos! Sou membro novo aqui (já postei minha apresentação no tópico correspondente) e gostaria de mostrar o painel que estou montando para minhas brassagens:

As próximas etapas serão montar os SSR (finalizar o painel) e as resistências nas panelas. Também vou instalar o BrewUno num outro Wemos para ver qual sistema eu me adapto melhor.

Fico à disposição para contribuir nesses assuntos.

Fabiano Bovo
Parabéns pela montagem está ficando top.. muito bem organizado, bem melhor do que a que eu acabei fazendo.
Uma sugestão, para a ligação manual das resistências eu acabei fazendo um intertravamento entre as chaves pra evitar ligar duas resistências ao mesmo tempo ( caso isso seja um problema, no meu caso era pois o dimensionamento dos cabos não estava previsto pra isso).
Quando o projeto estiver concluído monstra pra gente como ficou. Abraço

Leitao

Well-Known Member
Afiliado
18/2/18
Meu BrewUno está com um comportamento semelhante ao seu. Fiz ao todo cinco brassagens utilizando o controlador. Nas três primeiras tudo funcionou perfeitamente. Nas duas últimas brassagens tive problemas com o equipamento. Na penúltima brassagem, após configurar a receita e tentar iniciar a brassagem o BrewUno reiniciava. Tentei diversas iniciar a brassagem e sempre o BrewUno reiniciava. Para tentar descobrir o motivo do problema chequei os parâmetros da receita e percebi que havia configurado duas adições de lupulo no mesmo minuto. Alterei o minuto de uma das adições e bingo, problema solucionado! Durante a brassagem ainda tive algum problemas que repetiram-se hoje no último uso do controlador. Durante o uso, o BrewUno parou de funcionar pelo menos umas duas vezes. Solucionei o problema reiniciando o equipamento.
o esp tem limite de memória, se sua receita fica muito grande e vc fica atualizando a página repetidamente pode faltar memoria no esp e reiniciar o sistema

Leitao

Well-Known Member
Afiliado
18/2/18
Boa tarde galera,

Estou com um problema no meu BrewUno. Já fiz duas brassagens e tudo funcionou ok. Hoje quando fui ligar deu pau. Parece que a interface web não está carregando. Alguém já passou por isso? Sabem o que posso fazer pra tentar resolver?

Ver anexo 125481
pode ser o mesmo problema de memória do amigo... refaça o upload do fs

Clelia Fornari

New Member
Afiliado
15/2/21
Boa tarde, estou entrando no mundo cervejeiro e tentando montar o meu sistema. Um leigo em todas as áreas. Tenho uma série de dúvidas que estão sendo sanadas a medida que eu vou lendo as informações que estão sendo geradas pelo grupo. Uma das minhas dúvidas diz respeito ao número de portas associadas a medição de temperatura. Por exemplo, na placa do Dumpa: Tem uma porta de conexão, porém apresenta dois sensores (Sparge e Mostura), associado a duas resistências. Como que o controlador identifica o sensor A ou o Sensor B. Segundo eles trabalham ao mesmo tempo?

perlporter

Well-Known Member
Afiliado
4/4/16
Boa tarde, estou entrando no mundo cervejeiro e tentando montar o meu sistema. Um leigo em todas as áreas. Tenho uma série de dúvidas que estão sendo sanadas a medida que eu vou lendo as informações que estão sendo geradas pelo grupo. Uma das minhas dúvidas diz respeito ao número de portas associadas a medição de temperatura. Por exemplo, na placa do Dumpa: Tem uma porta de conexão, porém apresenta dois sensores (Sparge e Mostura), associado a duas resistências. Como que o controlador identifica o sensor A ou o Sensor B. Segundo eles trabalham ao mesmo tempo?
Vou tentar responder...

Normalmente o sensor utilizado é o DS18B20, um componente com características únicas que proporciona a verificação de temperatura de diversos sensores com apenas um fio de comunicação, o famosos sistema de comunicação OneWire (1-Wire).

RodrigoDettmann

Active Member
Afiliado
6/5/18
Eu tenho a placa dele, é tudo na mesma entrada mesmo, pois cada sensor tem um endereço. Uso dois sensores, mas ele me informou que consegue ligar até 5 na mesma entrada.

CMFernandes

Member
Afiliado
21/2/21
@abellote
Veja se assim fica mais fácil para vc:
Boa tarde. Sou iniciante no processo de produção de cerveja, e estou montando meu sistema. Neste momento o Dumpa não tem placas disponíveis. Então estou estudando para elaborar o meu sistema a partir do Wemos D1 Ri, usando o esquema simplificado. Uma das portas para o SSR é a D1 e no esquema ela se conecta com o positivo do SSR, e não o 5V, e o negativo do SSR se conecta com o GND. No seu esquema essas ligações são diferentes. Gostaria de um entendimento melhor, os dois esquemas são corretos?

CMFernandes

Member
Afiliado
21/2/21
Boa tarde. Sou iniciante no processo de produção de cerveja, e estou montando meu sistema. Neste momento o Dumpa não tem placas disponíveis. Então estou estudando para elaborar o meu sistema a partir do Wemos D1 Ri, usando o esquema simplificado. Uma das portas para o SSR é a D1 e no esquema ela se conecta com o positivo do SSR, e não o 5V, e o negativo do SSR se conecta com o GND. No seu esquema essas ligações são diferentes. Gostaria de um entendimento melhor, os dois esquemas são corretos?
Desculpe a porta é a D4.

Eutenio neto

Well-Known Member
Afiliado
14/11/19
Bom dia a todos!
@CMFernandes , no WEMOS D1 MINI, o SSR de fervura vai na porta D4, sim...
Você liga a porta D4 no terminal + do SSR, o terminal - do SSR você liga no GND

CMFernandes

Member
Afiliado
21/2/21
Boa noite
Muito obrigado, Dumpa!
Acabei de alterar a porta do buzzer e funcionou corretamente. Vou partir para a montagem definitiva, louco para brassar com o Brewuno, parabéns ao envolvidos e mais uma vez, obrigado pela atenção!
Boa noite, estou montando o meu sistema nesta placa (Wemos D1 R1) tem como mandar seu esquema de ligação.

Sueiro

New Member
Afiliado
15/3/17
Boa noite a todos! Alguém sabe dizer se o Brew Uno alterna os relés de estado sólido, pra que eles não atuem ao mesmo tempo, pra não sobrecarregar a rede?

Eutenio neto

Well-Known Member
Afiliado
14/11/19
Ele faz exatamente isso, nunca fica com o SSR de mostura e sparge funcionando com 100% de PWM ao mesmo tempo. Depois que atinge a temperatura de mash in, ele desliga o SSR de mostura e liga o SSR de Sparge, quando a temperatura da mostura baixa um pouco do alvo, ele desliga o SSR de sparge e liga o SSR de mostura... Eu inclusive coloquei uma chave para ligar o SSR de sparge de forma manual pois estava tendo problema para atingir a temperatura alvo, quando terminava a mostura minha agua de sparge ainda nao havia chegado na temperatura alvo...

Sueiro

New Member
Afiliado
15/3/17
Ele faz exatamente isso, nunca fica com o SSR de mostura e sparge funcionando com 100% de PWM ao mesmo tempo. Depois que atinge a temperatura de mash in, ele desliga o SSR de mostura e liga o SSR de Sparge, quando a temperatura da mostura baixa um pouco do alvo, ele desliga o SSR de sparge e liga o SSR de mostura... Eu inclusive coloquei uma chave para ligar o SSR de sparge de forma manual pois estava tendo problema para atingir a temperatura alvo, quando terminava a mostura minha agua de sparge ainda nao havia chegado na temperatura alvo...
Obrigado Mestre! Esse controlador me parece fantástico

CMFernandes

Member
Afiliado
21/2/21
Boa noite.
Neste caso ao instalar um disjuntor eu calcular a amperagem pela soma de potencial das duas resistências ou eu devo calcular a amperagem do disjuntor pela resistência de maior potencia

CMFernandes

Member
Afiliado
21/2/21
Qualquer dúvida, chama aí!!!
Boa noite, novamente obrigado por sua disposição em nos auxiliar. Tenho uma dúvida em relação ao acionamento dos SSRs. Ao visualizar a estrutura de montagem de varias placas para acionamento do SSR, observa-se o uso de um resistor (1K), de um transistor (2N2222), como é sugerido por vce, no entanto, observa-se o uso de um diodo (1N4007) entre as cargas para acionamento do SSR. Lhe pergunto este diodo se faz necessário?

CMFernandes

Member
Afiliado
21/2/21
Boa noite, novamente obrigado por sua disposição em nos auxiliar. Tenho uma dúvida em relação ao acionamento dos SSRs. Ao visualizar a estrutura de montagem de varias placas para acionamento do SSR, observa-se o uso de um resistor (1K), de um transistor (2N2222), como é sugerido por vce, no entanto, observa-se o uso de um diodo (1N4007) entre as cargas para acionamento do SSR. Lhe pergunto este diodo se faz necessário?
Boa noite.
Neste caso ao instalar um disjuntor eu calcular a amperagem pela soma de potencial das duas resistências ou eu devo calcular a amperagem do disjuntor pela resistência de maior potencia
Corrigindo, eu devo calcular,kkk