• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

[BrewUNO] Controlador de Brassagem para BIAB, Single Vessel e Tribloco

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

guilhermewood

Member
Afiliado
18/1/18
Ola Cervejeiros,

Lendo alguns comentarios aqui e estudando um pouco melhor o sistema me surgiu uma duvida a respeito do PWM.
Pelo que entendi a frequencia padrao do PMW no ESP8266 é de 1KHz, nesta frequencia quando a PMW esta em 10% isso significa 1 pulso de 0.1ms e 0.9 segundos desligado.
Nossa rede AC tem frequencia de 60hz, ou seja cada ciclo dura uns 16ms.
Normalmente estamos utilizando um SSR com Zero crossing. Isso quer dizer que ele so LIGA/DESLIGA quanto a tensao passa pelo zero, o que acontece a cada 8ms.

Como a frequencia do PMW é muito mais rapida que a da rede, nao consegui entender como esse PMW consegue controlar a potencia das resitencias. Para mim a frequencia do PMW teria que ser muito mais baixa, tipo uns 0.6hz ou 1hz para conseguir controlar realmente a quantidade de ciclos ON/OFF.
Ate pesquisei na biblioteca do ESP e existe um comando para mudar a frequencia da saida; "analogWriteFreq(new_frequency)"

Alguem ja mediu na pratica a corrente nas resistencias com o PWM ativo? por exemplo em 50%? Realmente controla a potencia?

MUUUITO Obrigado a todos pelo projeto maravilhoso, sou novato mas vou tentar contribuir o maximo que eu puder!!!!
Guima, não entendo nada da parte técnica que você comentou, mas posso falar na prática. O PWM do BrewUNO controla sim a potência da resistência, e a mudança é bem rápida. É bem nítido na fervura (por exemplo, se está perto de um boil off, basta diminuir o PWM que a fervura diminui de potência bem rápido). Funciona muito bem.

Abs

Guima

Member
Afiliado
15/11/20
Obrigado Chará, foi o que eu imaginei, que funciona bem já que tem tantos feedbacks positivos. Comprei os materiais pra montar o meu, quando tiver em mãos faço uns testes. Se eu achar algo interessante eu posto por aqui. Obrigado

Leonardo Lima

Active Member
Afiliado
21/6/20
Alguém sabe dizer se é possivel usar um dissipador térmico de silicone no lugar do de aluminio?

Marbio

Member
Afiliado
7/11/20
Boa Noite Cervejeiros;

Tira uma duvida, estou usando a versão free, BrewUno e a eletronica simples, sem que não precisa do LCD, mas fica mais elegante.
Minha duvida e a seguinte quando poe para fazer o processo, o LCD, fica aparecendo alguns carácteres, sai do alinhamento etc..

O que posso fazer para melhorar?

Desde ja agradeço aos amigos.

Efandaruff

Member
Afiliado
16/4/20
Boa tarde galera,

Estou com um problema no meu BrewUno. Já fiz duas brassagens e tudo funcionou ok. Hoje quando fui ligar deu pau. Parece que a interface web não está carregando. Alguém já passou por isso? Sabem o que posso fazer pra tentar resolver?

0FFD8442-8E2F-4CE2-AAED-2D4B91B2F52F.jpeg

Heitor

Well-Known Member
Afiliado
23/1/15
Boa tarde galera,

Estou com um problema no meu BrewUno. Já fiz duas brassagens e tudo funcionou ok. Hoje quando fui ligar deu pau. Parece que a interface web não está carregando. Alguém já passou por isso? Sabem o que posso fazer pra tentar resolver?

Ver anexo 125481
Meu BrewUno está com um comportamento semelhante ao seu. Fiz ao todo cinco brassagens utilizando o controlador. Nas três primeiras tudo funcionou perfeitamente. Nas duas últimas brassagens tive problemas com o equipamento. Na penúltima brassagem, após configurar a receita e tentar iniciar a brassagem o BrewUno reiniciava. Tentei diversas iniciar a brassagem e sempre o BrewUno reiniciava. Para tentar descobrir o motivo do problema chequei os parâmetros da receita e percebi que havia configurado duas adições de lupulo no mesmo minuto. Alterei o minuto de uma das adições e bingo, problema solucionado! Durante a brassagem ainda tive algum problemas que repetiram-se hoje no último uso do controlador. Durante o uso, o BrewUno parou de funcionar pelo menos umas duas vezes. Solucionei o problema reiniciando o equipamento.

jcbandoli

Active Member
Afiliado
27/10/19
Fiz a montagem simples em um nodemcu, tem um sensor de temperatura, um SSR, um relé para a bomba, um buzzer e o visor de LCD, funcionando de boa, mas queria saber como faço a ligação para adicionar os leds de sinalização de bomba ligada e resistência ligada?

caju

Well-Known Member
Afiliado
3/10/17
qual a medida da caixa que usou? É da marca Steck?