• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

[BrewUNO] Controlador de Brassagem para BIAB, Single Vessel e Tribloco

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

dumpa

Well-Known Member
Afiliado
28/8/14
Ola, Estou com o mesmo problema no modulo simplificado conforme diagrama acima. alimentação 5v, o rele da bomba fica ligada direto.
Já troquei de modulo ESP8266, e continua a mesma coisa, e muito estranho, e tão simples que não tem como dar errado, rsrsrs.

Como você resolveu o seu problema?
Você pode modificar o arquivo platformio, linha 37

-D INVERT_PUMP=false
trocar por
-D INVERT_PUMP=true

ou usar um módulo rele de 3V

Marbio

Member
Afiliado
7/11/20
Você pode modificar o arquivo platformio, linha 37

-D INVERT_PUMP=false
trocar por
-D INVERT_PUMP=true

ou usar um módulo rele de 3V

Parabéns!, Pela iniciativa e compartilhar informações, todos com com essa iniciativa, e quanto mais integrantes tiver maior fica o projeto.

Marbio

Member
Afiliado
7/11/20
Existe outro diagrama de montagem sem ser o simples?
Boa noite;

Tem as placas no inicio da postagem para compra. Só entrar em contato, em essas informações nos post.

As placas já estão completas, só colocar o ESP8266 e os acessórios.

Sou novato também, estou pesquisando gradativamente também e apreendendo.

Leonardo Lima

Active Member
Afiliado
21/6/20
Boa noite;

Tem as placas no inicio da postagem para compra. Só entrar em contato, em essas informações nos post.

As placas já estão completas, só colocar o ESP8266 e os acessórios.

Sou novato também, estou pesquisando gradativamente também e apreendendo.
Boa noite.
Eu vi no post mas eu gostaria de fabricar eu mesmo a placa. 😀

Afiliado
18/4/19
Bom dia.
Gostaria de saber a respeito dos parametros PID, para que serve cada um.
Motivo:
Tenho notado que ao iniciar a fervura ele fica bem intensa com o PWM a 100% e ao se passar uns 5 a 8 minutos ela diminui, e o PWM continua a 100%.
Não medi a potencia ainda , (pois não tenho como fazer), receio que o BrewUno esta diminuindo o PID do SSR e assim alterando a intensidade da fervura.
Se algum ou o DUMP puder me ajudar...

Eutenio neto

Well-Known Member
Afiliado
14/11/19
Bom Dia!
Segue o diagrama,
Dependendo do modelo de placa que vão utilizar, será necessário modificar as saídas de acordo com as respectivas GPIOS
Abaixo tem o diagrama de como montei o meu, funciona perfeitamente!
6D342A6C-509C-436A-9C01-920EB92A3443.jpeg

Última edição:

poseidonata

Well-Known Member
Afiliado
23/4/14
Existe outro diagrama de montagem sem ser o simples?
Bom dia Leonardo, eu montei uma placa ficou funcional, não é de minha autoria, mas caso tenha interesse em dar uma estudada, segue o post original e os arquivos.

Leonardo Lima

Active Member
Afiliado
21/6/20
Bom dia Leonardo, eu montei uma placa ficou funcional, não é de minha autoria, mas caso tenha interesse em dar uma estudada, segue o post original e os arquivos.
poseidonata, obrigado por compartilhar.
voce tem a foto da placa montada?

Gu_MAZZA

Well-Known Member
Afiliado
12/3/17
Bom dia.
Gostaria de saber a respeito dos parametros PID, para que serve cada um.
Motivo:
Tenho notado que ao iniciar a fervura ele fica bem intensa com o PWM a 100% e ao se passar uns 5 a 8 minutos ela diminui, e o PWM continua a 100%.
Não medi a potencia ainda , (pois não tenho como fazer), receio que o BrewUno esta diminuindo o PID do SSR e assim alterando a intensidade da fervura.
Se algum ou o DUMP puder me ajudar...
PID não trabalha com PWM, oq ocorre no PID é que ele calcula o quando acionar e por quanto tempo manter ativo a resistência para alcançar o setpoint.
Na fervura sim há um PWM que provavelmente não está trabalhando junto com a lógica PID, por isso verifique se as configurações do PWM na fervura estão a seu agrado, no caso nos 100%.

No PWM oq vc tem é um ON/OFF numa determinada frequência, quando vc seleciona 50% do PWM (Duty-Cicle) então isso quer dizer que está 50% em ON e 50% em OFF, se for PWM 70% então é 70% em ON e 30% em OFF, mas já chaveando numa determinada frequência.
No PID temos um calculo de tempo, ele determina que fique acionado um longo tempo até quando que vai chegando próximo ao Setpoint e então ele vai desligando e acionando repetidas vezes e com tempos de acionamento menores. Aqui temos basicamente P= Potencial, D= Diferencia, I= Integral (o erro da diferença).

Guima

Member
Afiliado
15/11/20
Ola Cervejeiros,

Lendo alguns comentarios aqui e estudando um pouco melhor o sistema me surgiu uma duvida a respeito do PWM.
Pelo que entendi a frequencia padrao do PMW no ESP8266 é de 1KHz, nesta frequencia quando a PMW esta em 10% isso significa 1 pulso de 0.1ms e 0.9 segundos desligado.
Nossa rede AC tem frequencia de 60hz, ou seja cada ciclo dura uns 16ms.
Normalmente estamos utilizando um SSR com Zero crossing. Isso quer dizer que ele so LIGA/DESLIGA quanto a tensao passa pelo zero, o que acontece a cada 8ms.

Como a frequencia do PMW é muito mais rapida que a da rede, nao consegui entender como esse PMW consegue controlar a potencia das resitencias. Para mim a frequencia do PMW teria que ser muito mais baixa, tipo uns 0.6hz ou 1hz para conseguir controlar realmente a quantidade de ciclos ON/OFF.
Ate pesquisei na biblioteca do ESP e existe um comando para mudar a frequencia da saida; "analogWriteFreq(new_frequency)"

Alguem ja mediu na pratica a corrente nas resistencias com o PWM ativo? por exemplo em 50%? Realmente controla a potencia?

MUUUITO Obrigado a todos pelo projeto maravilhoso, sou novato mas vou tentar contribuir o maximo que eu puder!!!!

Afiliado
18/4/19
PID não trabalha com PWM, oq ocorre no PID é que ele calcula o quando acionar e por quanto tempo manter ativo a resistência para alcançar o setpoint.
Na fervura sim há um PWM que provavelmente não está trabalhando junto com a lógica PID, por isso verifique se as configurações do PWM na fervura estão a seu agrado, no caso nos 100%.

No PWM oq vc tem é um ON/OFF numa determinada frequência, quando vc seleciona 50% do PWM (Duty-Cicle) então isso quer dizer que está 50% em ON e 50% em OFF, se for PWM 70% então é 70% em ON e 30% em OFF, mas já chaveando numa determinada frequência.
No PID temos um calculo de tempo, ele determina que fique acionado um longo tempo até quando que vai chegando próximo ao Setpoint e então ele vai desligando e acionando repetidas vezes e com tempos de acionamento menores. Aqui temos basicamente P= Potencial, D= Diferencia, I= Integral (o erro da diferença).
Obrigado pela sua explicação.