Quantcast
  • We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

[BrewUNO] Controlador de Brassagem para BIAB, Single Vessel e Tribloco

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Spengler88

Member
Afiliado
6/9/20
[QUOTE = "André Renato, postagem: 5178738, membro: 165848"]
Consegui arrumar o rele, como o wemos trabalha com sinal a 3.3V o modulo rele tambem tem que ser alimentado em 3.3V, alimentando com 5V como no esquema nao funcionou para mim.
Realizei ontem minha primeira brassagem com o BrewUNO, e so tenho uma palavra para descrever, FANTASTICO!!! Pura bruxaria, nunca uma brassagem foi tao facil de realizar.
Obrigado por disponibilizar esse software para todos nos.
[/CITAR]
Consegui arrumar o rele, como o wemos trabalha com sinal a 3.3V o modulo rele tambem tem que ser alimentado em 3.3V, alimentando com 5V como no esquema nao funcionou para mim.
Realizei ontem minha primeira brassagem com o BrewUNO, e so tenho uma palavra para descrever, FANTASTICO!!! Pura bruxaria, nunca uma brassagem foi tao facil de realizar.
Obrigado por disponibilizar esse software para todos nos.
André, estou enfrentando o mesmo problema, para funcionar meu relé posso ligar o VCC no 3.3V da placa do D1mini, mesmo meu relé sendo 5V? Foi isso que fez o seu funcionar?

mezzarivinicius

New Member
Afiliado
1/10/17
Fala galera, beleza?

Queria inicialmente deixar meus agradecimentos ao desenvolvedor e aos apoiadores pelo ótimo trabalho executado.

Fiz a montagem sem placa, seguindo o esquema básico atualizado no GitHub e tudo funcionou logo de cara.

Ao rodar uma brassagem teste, percebi 2 coisas que gostaria de corrigir, se alguém souber o que pode ser fico grato.

1) O LCD entra funcionando perfeitamente, mas após iniciar os aquecimentos começam a aparecer alguns caracteres estranhos na tela, semelhante ao que foi postado aqui já. Engraçado que isso vai e volta ao longo do uso. Se reiniciar, ele começa funcionando bem, mas depois vai ficando com esses caracteres estranhos.

2) Em um momento da fervura sem querer eu toquei na barra do pwm reduzindo a potência para 40%. Logo em seguida tudo desarmou e percebi que o wemos havia reiniciado. Será que foi alguma interferência que pode ter derrubado a alimentação? existe algum filtro que deveria ser usado no SSR talvez?

Abraços!

Afiliado
21/11/19
Pessoal, quero deixar minha contribuição aqui novamente. Não entrando no mérito do problema do amigo com a placa de interface, mas deixando aqui uma opinião. Comprei os componentes do brewuno com o amigo @dumpa , na epoca ele vendia tanto montado, quanto os componentes separados, no meu caso comprei os componentes todos. Chegou tudo certinho, ele deu muita atenção em tirar minhas dúvidas no pré venda, e depois precisei ajuda pra montar os componentes e ele também me ajudou prontamente pelo zap. Consegui montar meu sistema, ficou liso, já fiz 4 brassagens nele sem nenhum problema. Gosto de Indicar e contar a experiência quando sou bem atendido por um profissional. Resumindo, Súper indico comprarem com ele, o cara realmente quer que agente consiga montar e fazer funcionar o negócio. Deixo aqui também meu agradecimento ao @Leitao , pelo seu excelente sistema e pela ajuda prestada tirando dúvidas.

Valmir.Santos

Well-Known Member
Afiliado
20/8/18
Fala galera, beleza?

Queria inicialmente deixar meus agradecimentos ao desenvolvedor e aos apoiadores pelo ótimo trabalho executado.

Fiz a montagem sem placa, seguindo o esquema básico atualizado no GitHub e tudo funcionou logo de cara.

Ao rodar uma brassagem teste, percebi 2 coisas que gostaria de corrigir, se alguém souber o que pode ser fico grato.

1) O LCD entra funcionando perfeitamente, mas após iniciar os aquecimentos começam a aparecer alguns caracteres estranhos na tela, semelhante ao que foi postado aqui já. Engraçado que isso vai e volta ao longo do uso. Se reiniciar, ele começa funcionando bem, mas depois vai ficando com esses caracteres estranhos.

2) Em um momento da fervura sem querer eu toquei na barra do pwm reduzindo a potência para 40%. Logo em seguida tudo desarmou e percebi que o wemos havia reiniciado. Será que foi alguma interferência que pode ter derrubado a alimentação? existe algum filtro que deveria ser usado no SSR talvez?

Abraços!
Vc tá usando bomba? Parece ser algum pico provocado por transiente. Eu tive esse problema no brewpiless, mas só com o ventilador, nem com rele optoacoplado resolveu ainda

mezzarivinicius

New Member
Afiliado
1/10/17
Olá!

Sim, uso bomba. Mas a falha da tela ocorre mesmo sem a bomba conectada.

Quanto à falha do PWM e o reinício, neste momento a bomba estava desligada fisicamente.

poseidonata

Well-Known Member
Afiliado
23/4/14
Boa tarde pessoal, ontem fiz uma brassagem e por conta de um entupimento minha bomba rodou a seco por um tempo, problema da bomba resolvido mas o Brewuno, que funcionava perfeitamente, começou a dar uns panes, a tela apagou e os botoes tbm não estão funcionando. Agora as vezes quando eu ligo o sensor de temperatura tbm não lê. Percebi tbm em testes hoje que ele esta começando uma rampa sem atingir a temperatura setada.
Alguém teve problema parecido, princialmente do visor sumir e os botões pararem de funcionar?
Ja aproveito pra perguntar tbm, tem como atualizar ele pela rede?

dfcandiani

Member
Afiliado
18/4/17
Boa tarde pessoal, ontem fiz uma brassagem e por conta de um entupimento minha bomba rodou a seco por um tempo, problema da bomba resolvido mas o Brewuno, que funcionava perfeitamente, começou a dar uns panes, a tela apagou e os botoes tbm não estão funcionando. Agora as vezes quando eu ligo o sensor de temperatura tbm não lê. Percebi tbm em testes hoje que ele esta começando uma rampa sem atingir a temperatura setada.
Alguém teve problema parecido, princialmente do visor sumir e os botões pararem de funcionar?
Ja aproveito pra perguntar tbm, tem como atualizar ele pela rede?
Eu tive problema parecido quando tive um "curto" nos fios do sensor de temperatura (quando aumentei o tamanho do fio do meu sensor, por acaso um dos fios estava descascado e não percebi, e assim que corrigi o problema o BU voltou a funcionar, para você saber se seu caso é igual ao meu basta iniciar o BU sem o sensor de temperatura, se funcionar, o problema está aí)

poseidonata

Well-Known Member
Afiliado
23/4/14
Dfcandiani, muito obrigado pela ajuda, realmente pode ser algo parecido já que quando a bomba entupiu dei uma desesperada e posso ter puxado o fio da bomba e de sensor! Retirei agora funcionou mesmo, mas coloquei e continua funcionando, deve estar dando curto em algum lugar! Já estava querendo dar uma revisada nele vai ser hoje! Muito obrigado!

Guima

Member
Afiliado
15/11/20
Uma outra pergunta, vi que o pessoal ta usando um transistor para acionar a Bomba ou o SSR. Seria possivel alterar o codigo e usar os I/Os da placa do PCF8574? Seria melhor assim para isolar possivel surto de tensao do rele ou da Bomba?

Guima

Member
Afiliado
15/11/20
Por exemplo de alteracao de codigo, no arquivo Pump.cpp

void Pump::TurnPump(bool on)
{
on = INVERT_PUMP ? !on : on;
pcf8574.digitalWrite(PUMP_BUS, on ? HIGH : LOW);
_activeStatus->PumpOn = INVERT_PUMP ? !on : on;
}

E no arquivo Platformio.ini
-D PUMP_BUS=4

Gu_MAZZA

Well-Known Member
Afiliado
12/3/17
Uma outra pergunta, vi que o pessoal ta usando um transistor para acionar a Bomba ou o SSR. Seria possivel alterar o codigo e usar os I/Os da placa do PCF8574? Seria melhor assim para isolar possivel surto de tensao do rele ou da Bomba?
Transistor é pra apenas amplificar o sinal da I/o e ter força suficiente pra acionar oq se deseja.
Se for utiliza uma I/O do PCF, tem que ter transistor tbm senão vc vai forçar a saída e vai queimar.

Para os relés utiliza-se um diodo de rodagem que é o suficiente pra proteger contra tensão reversa oriundas da indução elétrica dentro do relé, pois os contatos de potência são isolados da bobina.
Os SSR já tem em sua construção um opto isolador separando a parte de acionamento da parte de potência e nesse caso não há qualquer tipo de indução elétrica ou magnética.

Guima

Member
Afiliado
15/11/20
Transistor é pra apenas amplificar o sinal da I/o e ter força suficiente pra acionar oq se deseja.
Se for utiliza uma I/O do PCF, tem que ter transistor tbm senão vc vai forçar a saída e vai queimar.

Para os relés utiliza-se um diodo de rodagem que é o suficiente pra proteger contra tensão reversa oriundas da indução elétrica dentro do relé, pois os contatos de potência são isolados da bobina.
Os SSR já tem em sua construção um opto isolador separando a parte de acionamento da parte de potência e nesse caso não há qualquer tipo de indução elétrica ou magnética.
Obrigado, nesse caso entao nem tem necessidade de mudar pois vou usar as placas de rele ja com opto acoplador, entao nao deve ser problema acionar direto do Wemos.

Estou montando o esquema das ligacoes, pensei em colocar umas chaves para acionamento manual da bomba e dos SSRs em caso do controlador dar problema ou algo parecido. Alguem ja vez isso? Segue abaixo um esboço, o que acham?
detalhe: intertravamanento para acionar somente 1 SSR por vez, sendo que SSR vai ficar ON direto (equivalente a um PMW 100%)

Attachments

Última edição:

Marbio

Member
Afiliado
7/11/20
Dumpa, eu utilizei esse mesmo modulo rele como demonstrado no modo simplicado, alimentando VCC com 5V, GND, e IN no pino D5, porem meu modulo rele fica ligado o tempo todo, seria um problema no meu modulo rele ou realmente devo partir para uma soluçao 3V?
Ola, Estou com o mesmo problema no modulo simplificado conforme diagrama acima. alimentação 5v, o rele da bomba fica ligada direto.
Já troquei de modulo ESP8266, e continua a mesma coisa, e muito estranho, e tão simples que não tem como dar errado, rsrsrs.

Como você resolveu o seu problema?

Latest posts