Quantcast
  • We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

[BrewUNO] Controlador de Brassagem para BIAB, Single Vessel e Tribloco

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

abellote

Member
Afiliado
25/10/14
Pessoal, funcionou muito bem. Obrigado pela ajuda. Outra pergunta de quem está iniciando em eletrônica.
Mesmo com o PWM em 100% é normal a tensão entre os conectores da resistência ficar oscilando em não fixo em 220V? Ou pode ter alguma coisa errado.
Fiz um teste com água e, na minha percepção, a água demorou mais para esquentar do que quando liguei a resistência direto no 220V, mas pode ser só minha percepção. Vou ter que cronometrar e calcular a potência.

Gu_MAZZA

Well-Known Member
Afiliado
12/3/17
Quando vc utiliza um SSR, um pouco da energia que ia pra resistência é dissipada pelo TRIAC (componente eletrônico do SSR), por isso ele esquenta e é ai que está uma porcentagem baixa da energia que iria pra resistência.
Oscilações estão relacionadas com outros fatores, provavelmente vc não está utilizando um isolador ótico com zero-crossing, ou pode ser sua própria rede, até mesmo o multímetro, ponteiras de prova......

abellote

Member
Afiliado
25/10/14
Valeu,
Quando vc utiliza um SSR, um pouco da energia que ia pra resistência é dissipada pelo TRIAC (componente eletrônico do SSR), por isso ele esquenta e é ai que está uma porcentagem baixa da energia que iria pra resistência.
Oscilações estão relacionadas com outros fatores, provavelmente vc não está utilizando um isolador ótico com zero-crossing, ou pode ser sua própria rede, até mesmo o multímetro, ponteiras de prova......
Obrigado!
O multímetro ou a rede acho que não são pois marcam bem e constante quando meço direto na tomada.
Mas a oscilação é bem grande, tipo marca 180V logo em seguida 100, depois 80 depois 140 e vai marcando bem “randomico”. Algum esquema para instalar esse isolador ótico? É complicado?

Eutenio neto

Well-Known Member
Afiliado
14/11/19
@abellote ,
No meu sistema ela demora 10 minutos a mais para chegar na temperatura de mashin (71 graus)
Essa oscilação deve ser por causa do PWM que controla a potência da resistência

abellote

Member
Afiliado
25/10/14
@abellote ,
No meu sistema ela demora 10 minutos a mais para chegar na temperatura de mashin (71 graus)
Essa oscilação deve ser por causa do PWM que controla a potência da resistência
Não deve ser. Fiz o teste colocando em fervura e o PWM em 100%.
Com relação ao opto-isolador estou usando um SSR supostamente da Fotek de 25A. Digo supostamente pq comprei faz uns bons 5 anos no AliExpress.
Mas o meu entendimento está certo não? PWM em 100% significa 220V (ou perto disso) nos terminais da resistência, certo?
Mas não estou vendo problema, só quero aprender um pouco mais já que estou gostando de montar os controladores e da eletrônica.

Última edição:

perlporter

Well-Known Member
Afiliado
4/4/16
Gostaria de ajuda no problema de implementação aqui do BrewUNO, aparece estes caracteres estranhos no LCD, ao utilizar o BrewManiacEx não acontece isso, será que preciso ajustar em algum lugar ?
IMG_5696.jpg

abellote

Member
Afiliado
25/10/14
Pessoal, preciso novamente da ajuda de vocês.
Essa semana fiz minha primeira brassagem utilizando o BrewUno.
No início do aquecimento a tensão na entrada da resistência estava oscilando muito, conforme ja havia relatado. Cada leitura do multímetro marcava um valor diferente entre 80 - 180V. Tensão da rede medida bem estável em 224V. Durante o controle da temperatura da brassagem no início parecia um controle on-off e quando o PWM marcava abaixo de 70% não conseguia medir tensão nenhuma na resistência. Mais ou menos da metade em diante da brassagem parecia um PID mesmo, acertando na mosca a temperatura e passei a medir tensão na resistência com qq valor de PWM. No aquecimento para a fervura o PWM marcou 100% só que a tensão na resistência, apesar de agora estar estável, marcava valores entre 160-180V. Resolvi medir a tensão de entrada no SSR e estava em 4,87V, abaixo de 5V.

Depois de brassar resolvi medir a tensão entregue pelo meu transformador (uso um de celular da Samsung que tinha por aqui) e mediu 5.22V estável, porém sem carga, desconectado da placa. Ai fiquei com algumas dúvidas que queria compartilhar e ver se estou certo:
1. O fato da tensão na entrada do SSR abaixo de 5V pode estar relacionado com a corrente máxima do transformador? Ou seja, o sistema está pedindo mais e ele não consegue entregar então diminui a tensão?
2. Estou usando um cabo USB bem vagabundo entre o transformador e o Nodemcu. Será que o cabo pode segurar a corrente? Pergunto pois no Raspberry Pi eu usava um transformador de celular de 3A e o diabo do "raio" (indicando corrente baixa) só sumiu quando usava o cabo que veio com o transformador. Quando usava outro cabo aparecia o "raio" na tela.
3. Pode ser algum problema no resistor ou transistor instalado cfe recomendado alguns posts atrás? Estou usando um transistor que está escrito C548BA e um resistore 10k.

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

abellote

Member
Afiliado
25/10/14
Pessoal, preciso novamente da ajuda de vocês.
Essa semana fiz minha primeira brassagem utilizando o BrewUno.
No início do aquecimento a tensão na entrada da resistência estava oscilando muito, conforme ja havia relatado. Cada leitura do multímetro marcava um valor diferente entre 80 - 180V. Tensão da rede medida bem estável em 224V. Durante o controle da temperatura da brassagem no início parecia um controle on-off e quando o PWM marcava abaixo de 70% não conseguia medir tensão nenhuma na resistência. Mais ou menos da metade em diante da brassagem parecia um PID mesmo, acertando na mosca a temperatura e passei a medir tensão na resistência com qq valor de PWM. No aquecimento para a fervura o PWM marcou 100% só que a tensão na resistência, apesar de agora estar estável, marcava valores entre 160-180V. Resolvi medir a tensão de entrada no SSR e estava em 4,87V, abaixo de 5V.

Depois de brassar resolvi medir a tensão entregue pelo meu transformador (uso um de celular da Samsung que tinha por aqui) e mediu 5.22V estável, porém sem carga, desconectado da placa. Ai fiquei com algumas dúvidas que queria compartilhar e ver se estou certo:
1. O fato da tensão na entrada do SSR abaixo de 5V pode estar relacionado com a corrente máxima do transformador? Ou seja, o sistema está pedindo mais e ele não consegue entregar então diminui a tensão?
2. Estou usando um cabo USB bem vagabundo entre o transformador e o Nodemcu. Será que o cabo pode segurar a corrente? Pergunto pois no Raspberry Pi eu usava um transformador de celular de 3A e o diabo do "raio" (indicando corrente baixa) só sumiu quando usava o cabo que veio com o transformador. Quando usava outro cabo aparecia o "raio" na tela.
3. Pode ser algum problema no resistor ou transistor instalado cfe recomendado alguns posts atrás? Estou usando um transistor que está escrito C548BA e um resistore 10k.

Mais uma vez obrigado pela ajuda.
Pessoal,

Troquei a fonte e o cabo de alimentação mas o problema de oscilação na tensão da resistência continua.
Fiz um video com o PWM em 100% mostrando a oscilação

Tensão de alimentação do NodemCu em 5,01V e na entrada do SSR em 4,94V. Seria problema da resistência e/ou transistor entre o Nodemcu e o SSR?

Com o outro transformador e cabo na alimentação as tensões lidas eram menores (4,90V na alimentação do Nodemcu e 4,84 no SSR) a tensão na resistência oscila bem mais e com valores menores, conforme outro video...

Alguém com alguma ideia do que poderia ser?

Obrigado