1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

[BrewUNO] Controlador de Brassagem para BIAB, Single Vessel e Tribloco

Discussão em 'DIY - Projetos "faça você mesmo"' iniciado por Paiakan, 8/9/19.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 8/9/19 #1

Paiakan

Paiakan

Paiakan

Well-Known Member

Afiliado:
    8/5/17
    Curtidas Recebidas:
    132
    1 - O QUE É

É um controlador de brassagem com interface 100% WEB extremamente intuitivo, abriga múltiplos sensores, controle de água para sparge, pronto para operar com sistemas BIAB e Single Vessel, e em breve será lançado para sistemas tribloco.

A interface é 100% compatível com smartphone, PC e tablet, com controle configurável e individual do PWM para cada processo/resistência: Mostura, Lavagem e Fervura.

O código do projeto é completamente novo, com inovações não disponíveis em outros projetos como ArdBir e BrewManiacEx, que foram identificados por diversos cervejeiros ao longo de várias brassagens Brasil afora, sendo incorporados no código do projeto.

O projeto foi desenvolvido pelo Bruno @Leitao, membro cervejeiro do fórum.

2 - ITENS NECESSÁRIOS

- 1 sensor de temperatura DS18B20 (2 se utilizar sparge);
    - 1 resistência dimensionada adequadamente para o sistema (2 se utilizar sparge);
    - 1 SSR para controle da resistência (2 se utilizar sparge)
    - 1 buzzer;
    - 1 resistor de 4.7 kiloohms;
    - 1 Wemos D1 Mini;
    - 1 relé de 1 canal 5V para a bomba;
    - 1 bomba para recirculação;
    - 1 LCD I2C 20x4 (é opcional já que todo o controle é feito via interface Web)

3 - DIAGRAMA

O diagrama é muito parecido com o do BMEx, sendo mantidas as mesmas portas para facilitar a vida do usuário. Quem tem o BMEx funcionando basta fazer o upload do arquivo BIN e sai usando um software bem mais evoluído, moderno e com interface intuitiva.

4 - A PLACA

A placa de interface pode ser produzida de forma artesanal por qualquer pessoa com conhecimento em produção de placas de circuito impresso, ou de forma mais industrial/profissional, em grupos de cervejeiros que se organizarem para produção de pequenos lotes, ou até mesmo com os membros do HBT que já possuem estas placas, como o @dumpa

5 - INSTALAÇÃO DO SISTEMA

Para a instalação do arquivo BIN no Wemos D1 Mini é necessário conectá-lo via cabo USB de dados. Se o Wemos não for reconhecido é necessário instalar o driver CH340G do link: https://www.arduined.eu/files/CH341SER.zip

Em seguida basta seguir o tutorial:

6 - BrewUNO EM AÇÃO

7 - LINKS

Site oficial: www.brewuno.com
    Github: https://github.com/uncodead/BrewUNO

8 - OBSERVAÇÕES

Tenham cuidado no desenvolvimento de qualquer dispositivo que utilize energia elétrica, principalmente no dimensionamento adequado de resistências, condutores e disjuntores quanto às tensões utilizadas e correntes de consumo.

Na dúvida, contrate um eletricista para uma rápida visita em sua casa para que ele verifique o dimensionamento da rede elétrica em função das resistências que você escolheu para seu sistema. É algo barato e que elimina possíveis dores de cabeça no futuro.

Última edição: 8/9/19
  2. 8/9/19 #2

Paiakan

Paiakan

Paiakan

Well-Known Member

Afiliado:
    8/5/17
    Curtidas Recebidas:
    132
    Reservado.

3. 8/9/19 #3

guilhermewood

guilhermewood

guilhermewood

New Member

Afiliado:
    18/1/18
    Curtidas Recebidas:
    3
    Eu tenho usado o BrewUNO nas últimas brassagens, com uma single-vessel. Brassagens ficaram mais tranquilas e mais curtas, recomendo muito. Tenho uma resistência um pouco superdimensionada pro tanto de cerveja que faço, e até agora nunca tive problemas com caramelização do mosto na resistência. Sem contar que o desenvolvedor @Leitao é muito acessível pras sugestões de melhorias.

O meu está montado com a placa do @dumpa. Não reparem no equipamento em cima do fogão, mas ficou um equipamento bem versátil e que dá para ser usado num espaço pequeno (apartamento).

4. 9/9/19 #4

m4d3

m4d3

m4d3

Active Member

Afiliado:
    22/7/16
    Curtidas Recebidas:
    10
    Meu nome é Luciano Rampanelli e tive o privilégio de participar desde muito cedo dos testes com BrewUNO desenvolvido pelo Bruno @Leitao utilizando as placas produzidas pelo amigo @dumpa, ambos usuários aqui do fórum.

Curiosidade:
    No mês de junho/2019 rodei a receita da Munich Helles 4A para o concurso Boot Boller de cerveja caseira utilizando BrewUNO ainda no estágio primário de desenvolvimento, em uma brincadeira enquanto conversava com o "Bruno" que desenvolve o 'BrewUNO' (paahhh) quando me perguntou se tinha feito cerveja com o novo sistema eu respondi que sim e que estaria enviando ao concurso.

WhatsApp Image 2019-07-14 at 23.43.12.jpeg WhatsApp Image 2019-07-15 at 00.38.34.jpeg

Enviei para o concurso 3 amostras distintas todas feitas utilizando BrewUNO Beta, foram elas em ordem da execução de cada receita:

13C - English Porter (26/04) - Não pontuou (deve ter sido culpa de algum bug, rsss)
    10A - WeissBier - Medalha de Prata e Segundo Lugar Geral no Concurso (18/05/2019)
    4A - Munich Helles - Medalha de Ouro no Estilo 4A (12/06/2019)

Resultado da Apuração do Concurso:
    WhatsApp Image 2019-07-14 at 23.43.44.jpeg

De lá pra cá o sistema já recebeu incontáveis modificações em seu layout e implementações importantes visando melhorar o controle de processo para o cervejeiro artesanal, seja ele caseiro ou micro cervejaria.

Dentre os recursos disponíveis atualmente estão:
    -Interface moderna e super amigável
    -Acessível e monitorável via web browser de qualquer dispositivo conectado a rede.
    -Controle de mosturação com suporte para sistemas com circulação ascendente entre outros.
    -Controle PWM sobre a entrega de potência permitindo melhor controle bem como maior eficiência energética.
    -Controle manual/automático da bomba de circulação.
    -Múltiplos controles de temperatura utilizando PWM, brassagem/lavagem/fervura.
    -Múltiplos passos de Mash totalmente programáveis incluindo avanço manual/automático e pausa para execução de processos manuais quando necessário.
    -Múltiplos passos de fervura totalmente customizáveis.
    -Avisos na tela do celular/computador/tablet/smartTV e no display LCD além do aviso sonoro.
    -Acesso WIFI em modo AP ou Station conectado pela rede local.
    -Suporte a resume em caso de falha no fornecimento de energia.
    -Baseado em hardware WeMos compatível ESP8266 de ultra baixo custo.
    -Controle de intervalo de parada da bomba permitindo o descanso da cama de grãos.
    -Síncrono durante a mostura na atuação da circulação/aquecimento evitando queima do mosto.
    -Compatível com equipamentos que utilizem BrewManiacEx. (você pode migrar seu hardware que utilize SSRs para BrewUNO).
    -Informações importantes disponíveis o tempo todo no display LCD.

Novas implementações em andamento:
    - Múltiplos sensores (5 sensores de temperatura).
    - Fervura em separado (permitindo dual mash and boil simultâneamente).
    - Acionamento manual via botões físicos.

Pra quem ainda não conhece o BU (BrewUNO), ele é um software gratuito para brassagem que tem como principais características o suporte PWM que permite alterar a entrega de potência na resistência de forma controlada de acordo com a necessidade e perfil de cada equipamento e com o passo a ser executado, permite ainda o aquecimento da água de lavagem através de resistência auxiliar fazendo o controle de temperatura ou ainda um double mash no mesmo equipamento, tudo isso utilizando SSR comum no mesmo hardware do BMex.

Vídeos auto explicativos:

1. - Como era no início -

2. - Demonstração da Beta 0.6 -

3. - Instalação ou Update -

Imagens do meu setup em constante mudança:
    i7.jpeg i8.jpeg i6.jpeg i5.jpeg i4.jpeg i2.jpeg i3.jpeg

Maiores informações sobre o projeto você encontra em http://www.brewuno.com

Agradecimentos aos amigos de fórum: Bruno Leitão, Eduardo 'Dumpa' Sanches, Abel Ribeiro, Cristiano Paiakan, Daniel Santos, Guilherme Wood e demais colegas deste fórum que colaboram das mais variadas formas.

Primeiros testes com o PWM BrewUNO em Abril e Maio de 2019

Última edição: 9/9/19
    1 pessoa curtiu isso.
  5. 9/9/19 #5

m4d3

m4d3

m4d3

Active Member

Afiliado:
    22/7/16
    Curtidas Recebidas:
    10
    Lindo e Maravilhoso

6. 9/9/19 #6

PauloPRO

PauloPRO

PauloPRO

Well-Known Member

Afiliado:
    17/1/18
    Curtidas Recebidas:
    29
    Muito bacana, dei meus pitacos la no Git, e sempre conversando com o @dumpa tentando de alguma forma colaborar, e pelo que vi ate agora tem tudo pra ser o mais simples e eficaz controle de brassagens ou como o dumpa sempre frisa um controlador universal que pode ser usadno pra várias finalidades, só aguardando os ultimos updates pra instalar no meu antigo BrewManiac.
    acho que o principal ganho é a questão de ajuste do pwm na mostura, assim independente do tamanho da resistência voce consegue fazer levas de volume variados, muito bacana, veio na hora certa

7. 3/10/19 #7

guilosch

guilosch

guilosch

Well-Known Member

Afiliado:
    3/12/15
    Curtidas Recebidas:
    3
    Olá. Esse firmware funciona com qualquer placa do Brewmaniac?
    Independentemente da pinagem?

Obrigado!

8. 3/10/19 #8

André Renato

André Renato

André Renato

New Member

Afiliado:
    29/9/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Primeiramente, parabens pelo projeto! Estou tentando construir um controlar para mim mas estou encontrando algumas dificuldades. Uma delas é que meu rele 5V simplesmente nao aciona, medi a tensao da placa wemos e ela envia um sinal de 3.4V, seria esse o motivo? Devo tentar um rele de 3V para acionar a bomba? Obrigado!

9. 4/10/19 #9

dumpa

dumpa

dumpa

Well-Known Member

Afiliado:
    28/8/14
    Curtidas Recebidas:
    51
    Sim se for baseado no projeto original como a minha ou a do @abelCarmo

10. 4/10/19 #10

dumpa

dumpa

dumpa

Well-Known Member

Afiliado:
    28/8/14
    Curtidas Recebidas:
    51
    Isso,teste com um relé de 3V se for a montagem no modo simplificado

Última edição: 4/10/19
  11. 4/10/19 #11

André Renato

André Renato

André Renato

New Member

Afiliado:
    29/9/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Dumpa, eu utilizei esse mesmo modulo rele como demonstrado no modo simplicado, alimentando VCC com 5V, GND, e IN no pino D5, porem meu modulo rele fica ligado o tempo todo, seria um problema no meu modulo rele ou realmente devo partir para uma soluçao 3V?

12. 5/10/19 #12

guilosch

guilosch

guilosch

Well-Known Member

Afiliado:
    3/12/15
    Curtidas Recebidas:
    3
    A minha placa foi adquirida com o Mazza. Será que funciona?
    Obrigado

13. 5/10/19 #13

Leitao

Leitao

Leitao

Active Member

Afiliado:
    18/2/18
    Curtidas Recebidas:
    4
    Faz um teste: inicia a brassagem e liga e desliga a bomba. Parece que seu relé está invertido

14. 5/10/19 #14

Leitao

Leitao

Leitao

Active Member

Afiliado:
    18/2/18
    Curtidas Recebidas:
    4
    Se nao tiver nenhuma modificacao de pinagem funciona de primeira. Caso contrario precisa trocar as configuracoes no fonte.

15. 17/10/19 #15

guilosch

guilosch

guilosch

Well-Known Member

Afiliado:
    3/12/15
    Curtidas Recebidas:
    3
    Poderia indicar onde ficam essas configurações? Obrigado!

16. 17/10/19 #16

André Renato

André Renato

André Renato

New Member

Afiliado:
    29/9/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Consegui arrumar o rele, como o wemos trabalha com sinal a 3.3V o modulo rele tambem tem que ser alimentado em 3.3V, alimentando com 5V como no esquema nao funcionou para mim.
    Realizei ontem minha primeira brassagem com o BrewUNO, e so tenho uma palavra para descrever, FANTASTICO!!! Pura bruxaria, nunca uma brassagem foi tao facil de realizar.
    Obrigado por disponibilizar esse software para todos nos.

Arquivos Anexados:

1 pessoa curtiu isso.
  17. 18/10/19 #17

guilosch

guilosch

guilosch

Well-Known Member

Afiliado:
    3/12/15
    Curtidas Recebidas:
    3
    Qual a vantagem em usar o BrewUNO ao invés do BrewmaniacEX?
    Obrigado e abs

18. 18/10/19 #18

Leitao

Leitao

Leitao

Active Member

Afiliado:
    18/2/18
    Curtidas Recebidas:
    4
    Meu suporte, PWM em todo o processo, 100% web, alem disso fatia salame.

Valmir.Santos curtiu isso.
  19. 18/10/19 #19

Leitao

Leitao

Leitao

Active Member

Afiliado:
    18/2/18
    Curtidas Recebidas:
    4
    Platformio.ini tem la os pinos e a opcao de inverter a bomba.

1 pessoa curtiu isso.
  20. 19/10/19 #20

guilosch

guilosch

guilosch

Well-Known Member

Afiliado:
    3/12/15
    Curtidas Recebidas:
    3
    Ele não faz uso do display LCD?

Compartilhe esta Página