Quantcast
  • We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

[BrewUNO] Controlador de Brassagem para BIAB, Single Vessel e Tribloco

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Paiakan

Well-Known Member
Afiliado
8/5/17
Mensagens
384
1 - O QUE É

É um controlador de brassagem com interface 100% WEB extremamente intuitivo, abriga múltiplos sensores, controle de água para sparge, pronto para operar com sistemas BIAB e Single Vessel, e em breve será lançado para sistemas tribloco.

A interface é 100% compatível com smartphone, PC e tablet, com controle configurável e individual do PWM para cada processo/resistência: Mostura, Lavagem e Fervura.

O código do projeto é completamente novo, com inovações não disponíveis em outros projetos como ArdBir e BrewManiacEx, que foram identificados por diversos cervejeiros ao longo de várias brassagens Brasil afora, sendo incorporados no código do projeto.

O projeto foi desenvolvido pelo Bruno @Leitao, membro cervejeiro do fórum.



2 - ITENS NECESSÁRIOS


- 1 sensor de temperatura DS18B20 (2 se utilizar sparge);
- 1 resistência dimensionada adequadamente para o sistema (2 se utilizar sparge);
- 1 SSR para controle da resistência (2 se utilizar sparge)
- 1 buzzer;
- 1 resistor de 4.7 kiloohms;
- 1 Wemos D1 Mini;
- 1 relé de 1 canal 5V para a bomba;
- 1 bomba para recirculação;
- 1 LCD I2C 20x4 (é opcional já que todo o controle é feito via interface Web)


3 - DIAGRAMA

O diagrama é muito parecido com o do BMEx, sendo mantidas as mesmas portas para facilitar a vida do usuário. Quem tem o BMEx funcionando basta fazer o upload do arquivo BIN e sai usando um software bem mais evoluído, moderno e com interface intuitiva.

4 - A PLACA

A placa de interface pode ser produzida de forma artesanal por qualquer pessoa com conhecimento em produção de placas de circuito impresso, ou de forma mais industrial/profissional, em grupos de cervejeiros que se organizarem para produção de pequenos lotes, ou até mesmo com os membros do HBT que já possuem estas placas, como o @dumpa




5 - INSTALAÇÃO DO SISTEMA

Para a instalação do arquivo BIN no Wemos D1 Mini é necessário conectá-lo via cabo USB de dados. Se o Wemos não for reconhecido é necessário instalar o driver CH340G do link: https://www.arduined.eu/files/CH341SER.zip

Em seguida basta seguir o tutorial:



6 - BrewUNO EM AÇÃO


7 - LINKS


Site oficial: www.brewuno.com
Github: https://github.com/uncodead/BrewUNO


8 - OBSERVAÇÕES

Tenham cuidado no desenvolvimento de qualquer dispositivo que utilize energia elétrica, principalmente no dimensionamento adequado de resistências, condutores e disjuntores quanto às tensões utilizadas e correntes de consumo.

Na dúvida, contrate um eletricista para uma rápida visita em sua casa para que ele verifique o dimensionamento da rede elétrica em função das resistências que você escolheu para seu sistema. É algo barato e que elimina possíveis dores de cabeça no futuro.
 
Última edição:

guilhermewood

Member
Afiliado
18/1/18
Mensagens
13
Eu tenho usado o BrewUNO nas últimas brassagens, com uma single-vessel. Brassagens ficaram mais tranquilas e mais curtas, recomendo muito. Tenho uma resistência um pouco superdimensionada pro tanto de cerveja que faço, e até agora nunca tive problemas com caramelização do mosto na resistência. Sem contar que o desenvolvedor @Leitao é muito acessível pras sugestões de melhorias.

O meu está montado com a placa do @dumpa. Não reparem no equipamento em cima do fogão, mas ficou um equipamento bem versátil e que dá para ser usado num espaço pequeno (apartamento).

 

m4d3

Active Member
Afiliado
22/7/16
Mensagens
28
Meu nome é Luciano Rampanelli e tive o privilégio de participar desde muito cedo dos testes com BrewUNO desenvolvido pelo Bruno @Leitao utilizando as placas produzidas pelo amigo @dumpa, ambos usuários aqui do fórum.

Curiosidade:
No mês de junho/2019 rodei a receita da Munich Helles 4A para o concurso Boot Boller de cerveja caseira utilizando BrewUNO ainda no estágio primário de desenvolvimento, em uma brincadeira enquanto conversava com o "Bruno" que desenvolve o 'BrewUNO' (paahhh) quando me perguntou se tinha feito cerveja com o novo sistema eu respondi que sim e que estaria enviando ao concurso.

WhatsApp Image 2019-07-14 at 23.43.12.jpeg WhatsApp Image 2019-07-15 at 00.38.34.jpeg


Enviei para o concurso 3 amostras distintas todas feitas utilizando BrewUNO Beta, foram elas em ordem da execução de cada receita:

13C - English Porter (26/04) - Não pontuou (deve ter sido culpa de algum bug, rsss)
10A - WeissBier - Medalha de Prata e Segundo Lugar Geral no Concurso (18/05/2019)
4A - Munich Helles - Medalha de Ouro no Estilo 4A (12/06/2019)

Resultado da Apuração do Concurso:
WhatsApp Image 2019-07-14 at 23.43.44.jpeg

De lá pra cá o sistema já recebeu incontáveis modificações em seu layout e implementações importantes visando melhorar o controle de processo para o cervejeiro artesanal, seja ele caseiro ou micro cervejaria.

Dentre os recursos disponíveis atualmente estão:
-Interface moderna e super amigável
-Acessível e monitorável via web browser de qualquer dispositivo conectado a rede.
-Controle de mosturação com suporte para sistemas com circulação ascendente entre outros.
-Controle PWM sobre a entrega de potência permitindo melhor controle bem como maior eficiência energética.
-Controle manual/automático da bomba de circulação.
-Múltiplos controles de temperatura utilizando PWM, brassagem/lavagem/fervura.
-Múltiplos passos de Mash totalmente programáveis incluindo avanço manual/automático e pausa para execução de processos manuais quando necessário.
-Múltiplos passos de fervura totalmente customizáveis.
-Avisos na tela do celular/computador/tablet/smartTV e no display LCD além do aviso sonoro.
-Acesso WIFI em modo AP ou Station conectado pela rede local.
-Suporte a resume em caso de falha no fornecimento de energia.
-Baseado em hardware WeMos compatível ESP8266 de ultra baixo custo.
-Controle de intervalo de parada da bomba permitindo o descanso da cama de grãos.
-Síncrono durante a mostura na atuação da circulação/aquecimento evitando queima do mosto.
-Compatível com equipamentos que utilizem BrewManiacEx. (você pode migrar seu hardware que utilize SSRs para BrewUNO).
-Informações importantes disponíveis o tempo todo no display LCD.

Novas implementações em andamento:
- Múltiplos sensores (5 sensores de temperatura).
- Fervura em separado (permitindo dual mash and boil simultâneamente).
- Acionamento manual via botões físicos.


Pra quem ainda não conhece o BU (BrewUNO), ele é um software gratuito para brassagem que tem como principais características o suporte PWM que permite alterar a entrega de potência na resistência de forma controlada de acordo com a necessidade e perfil de cada equipamento e com o passo a ser executado, permite ainda o aquecimento da água de lavagem através de resistência auxiliar fazendo o controle de temperatura ou ainda um double mash no mesmo equipamento, tudo isso utilizando SSR comum no mesmo hardware do BMex.

Vídeos auto explicativos:

1. - Como era no início -

2. - Demonstração da Beta 0.6 -

3. - Instalação ou Update -

Imagens do meu setup em constante mudança:
i7.jpeg i8.jpeg i6.jpeg i5.jpeg i4.jpeg i2.jpeg i3.jpeg


Maiores informações sobre o projeto você encontra em http://www.brewuno.com

Agradecimentos aos amigos de fórum: Bruno Leitão, Eduardo 'Dumpa' Sanches, Abel Ribeiro, Cristiano Paiakan, Daniel Santos, Guilherme Wood e demais colegas deste fórum que colaboram das mais variadas formas.

Primeiros testes com o PWM BrewUNO em Abril e Maio de 2019
 
Última edição:

PauloPRO

Well-Known Member
Afiliado
17/1/18
Mensagens
145
Muito bacana, dei meus pitacos la no Git, e sempre conversando com o @dumpa tentando de alguma forma colaborar, e pelo que vi ate agora tem tudo pra ser o mais simples e eficaz controle de brassagens ou como o dumpa sempre frisa um controlador universal que pode ser usadno pra várias finalidades, só aguardando os ultimos updates pra instalar no meu antigo BrewManiac.
acho que o principal ganho é a questão de ajuste do pwm na mostura, assim independente do tamanho da resistência voce consegue fazer levas de volume variados, muito bacana, veio na hora certa
 

guilosch

Well-Known Member
Afiliado
3/12/15
Mensagens
59
Olá. Esse firmware funciona com qualquer placa do Brewmaniac?
Independentemente da pinagem?

Obrigado!
 

André Renato

New Member
Afiliado
28/9/18
Mensagens
3
Localização
florianopolis
Primeiramente, parabens pelo projeto! Estou tentando construir um controlar para mim mas estou encontrando algumas dificuldades. Uma delas é que meu rele 5V simplesmente nao aciona, medi a tensao da placa wemos e ela envia um sinal de 3.4V, seria esse o motivo? Devo tentar um rele de 3V para acionar a bomba? Obrigado!
 

dumpa

Well-Known Member
Afiliado
28/8/14
Mensagens
232
Primeiramente, parabens pelo projeto! Estou tentando construir um controlar para mim mas estou encontrando algumas dificuldades. Uma delas é que meu rele 5V simplesmente nao aciona, medi a tensao da placa wemos e ela envia um sinal de 3.4V, seria esse o motivo? Devo tentar um rele de 3V para acionar a bomba? Obrigado!
Isso,teste com um relé de 3V se for a montagem no modo simplificado
 
Última edição:

André Renato

New Member
Afiliado
28/9/18
Mensagens
3
Localização
florianopolis
Dumpa, eu utilizei esse mesmo modulo rele como demonstrado no modo simplicado, alimentando VCC com 5V, GND, e IN no pino D5, porem meu modulo rele fica ligado o tempo todo, seria um problema no meu modulo rele ou realmente devo partir para uma soluçao 3V?
 

Leitao

Active Member
Afiliado
18/2/18
Mensagens
41
Dumpa, eu utilizei esse mesmo modulo rele como demonstrado no modo simplicado, alimentando VCC com 5V, GND, e IN no pino D5, porem meu modulo rele fica ligado o tempo todo, seria um problema no meu modulo rele ou realmente devo partir para uma soluçao 3V?
Faz um teste: inicia a brassagem e liga e desliga a bomba. Parece que seu relé está invertido
 

André Renato

New Member
Afiliado
28/9/18
Mensagens
3
Localização
florianopolis
Faz um teste: inicia a brassagem e liga e desliga a bomba. Parece que seu relé está invertido
Consegui arrumar o rele, como o wemos trabalha com sinal a 3.3V o modulo rele tambem tem que ser alimentado em 3.3V, alimentando com 5V como no esquema nao funcionou para mim.
Realizei ontem minha primeira brassagem com o BrewUNO, e so tenho uma palavra para descrever, FANTASTICO!!! Pura bruxaria, nunca uma brassagem foi tao facil de realizar.
Obrigado por disponibilizar esse software para todos nos.
 

Attachments

guilosch

Well-Known Member
Afiliado
3/12/15
Mensagens
59
Qual a vantagem em usar o BrewUNO ao invés do BrewmaniacEX?
Obrigado e abs

Consegui arrumar o rele, como o wemos trabalha com sinal a 3.3V o modulo rele tambem tem que ser alimentado em 3.3V, alimentando com 5V como no esquema nao funcionou para mim.
Realizei ontem minha primeira brassagem com o BrewUNO, e so tenho uma palavra para descrever, FANTASTICO!!! Pura bruxaria, nunca uma brassagem foi tao facil de realizar.
Obrigado por disponibilizar esse software para todos nos.
 
Topo