Brewstand inline ou árvore

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

kadupenido

Active Member
Joined
Mar 5, 2016
Messages
40
Reaction score
2
Fala galera tudo beleza?

Hoje uso para produzir 2 panelas de numero 34 e 38 com fogareiro. (Sofro pra chegar nos 23l por ai).

Pretendo agora passar a usar 3 panelas com fundo falso e recirculação continua. De tamanhos 36 pra HLT 38 pra MLT e 40 pra BK com resistências de 2,5k e 4,5k, vamos ver se sai ai uns 30l finais.

Vou mandar fazer um brewstand e a duvida fica entre o inline ou em arvore.

A vantagem do em arvore seria a economia em alguns registros e uma bomba a menos por aproveitar a gravidade pra isso, alem do espaço horizontal menor. Fiz uns modelos pra ter uma ideia.

Alguém que tenha experiencia nos dois tipos poderia dar umas dicas e falar uns pros e contras ai?

Valeu
:mug:
 

Attachments

  • brewstand-arvore.png
    brewstand-arvore.png
    363 KB · Views: 63
  • brewstand-inline.png
    brewstand-inline.png
    598 KB · Views: 54
Tinha essa mesma dúvida. Acabei fazendo um híbrido. Panela da mostura e da água de lavagem na mesma altura. Bomba de recirculação e para sparge é a mesma. A panela de fervura fica num plano mais baixo, daí não precisa bomba. Só abro a válvula da panela de mostura para escorrer para fervura. Prático, simples e funcional.
 
Tinha essa mesma dúvida. Acabei fazendo um híbrido. Panela da mostura e da água de lavagem na mesma altura. Bomba de recirculação e para sparge é a mesma. A panela de fervura fica num plano mais baixo, daí não precisa bomba. Só abro a válvula da panela de mostura para escorrer para fervura. Prático, simples e funcional.



Valeu pela dica Alex não tinha pensado nessa possibilidade
Vou ver como fica nesse modelo aqui.

Tem fotos dele ?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Tambem tenho interesse em montar um. Tenho preferencia pelo de 3 niveis (mais compacto). Ja sabe qual material vai usar? Pensei em usar perfil estrutural de aluminio. Será que funciona?
Abraço.
 
Tambem tenho interesse em montar um. Tenho preferencia pelo de 3 niveis (mais compacto). Ja sabe qual material vai usar? Pensei em usar perfil estrutural de aluminio. Será que funciona?
Abraço.
vi estes aqui de um cara que queria vender aqui no homebrewtalk (desculpe mas não lembro o post - estou usando suas imagens, espero que você não se importe... é que eu gostei do teu projeto).

pensei em usar ferro e ser modular, no sentido de ser separado, vá que seja necessário

alturas: 143cm, 93cm, 40cm de cada 'peça' - na parte superior uns ferros para colocar a panela e umas 'gavetas' para colocar o fogareiro (pretendo usar apenas um, sem ligações, etc)

ainda não fiz as contas de quanto iria custar, mas um na cervejadacasa está uns R$ 600,00 - vai ter que sair por menos...

até!
 

Attachments

  • beer tree2.jpg
    beer tree2.jpg
    26 KB · Views: 71
  • beer tree-143-93-40.jpg
    beer tree-143-93-40.jpg
    67.1 KB · Views: 74
Tambem tenho interesse em montar um. Tenho preferencia pelo de 3 niveis (mais compacto). Ja sabe qual material vai usar? Pensei em usar perfil estrutural de aluminio. Será que funciona?
Abraço.



Estou pensando em usar metalon 30x30 acho que deve aguentar o peso, mas vou pesquisar mais ainda sobre, e usar um pintura anti ferrugem algo do tipo



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Opa, eu também tinha essa dúvida e resolvi fazer um teste com umas madeiras (resistentes e boas), que eu tinha sobrando, antes de comprar/fazer um "definitivo" em metal.
Se vc tiver umas madeiras sobrando, aconselho a fazer o mesmo, pois é difícil antecipar o projeto ideal com um desenho (eu tinha feito vários...)

Acabei montando um de 3 níveis, inclusive deixando a panela de fervura acima da boca da bombona (para usar gravidade também nessa etapa).
Gostei muito dessa solução, só uso a bomba para recirculação na etapa de clarificação.

Claro que sempre existem ajustes a se fazer, que pretendo aplicar quando fizer um definitivo de metal. Como por exemplo, alguns centímetros a mais ou menos nos níveis. E um espaço maior na base da panela de mostura, para apoiar a bomba ou outras coisas durante a brassagem.
Por enquanto vou usando esse de teste de madeira, sempre anotando os "problemas" a serem corrigidos no definitivo, fiz apenas 2 brassagens com ele.

(Segue foto, panelas de 45L, 60L e 92L, bombona de 50L)

:mug:
 

Attachments

  • IMG_20170304_150826.jpg
    IMG_20170304_150826.jpg
    166.8 KB · Views: 79
Opa, eu também tinha essa dúvida e resolvi fazer um teste com umas madeiras (resistentes e boas), que eu tinha sobrando, antes de comprar/fazer um "definitivo" em metal.
Se vc tiver umas madeiras sobrando, aconselho a fazer o mesmo, pois é difícil antecipar o projeto ideal com um desenho (eu tinha feito vários...)

Acabei montando um de 3 níveis, inclusive deixando a panela de fervura acima da boca da bombona (para usar gravidade também nessa etapa).
Gostei muito dessa solução, só uso a bomba para recirculação na etapa de clarificação.

Claro que sempre existem ajustes a se fazer, que pretendo aplicar quando fizer um definitivo de metal. Como por exemplo, alguns centímetros a mais ou menos nos níveis. E um espaço maior na base da panela de mostura, para apoiar a bomba ou outras coisas durante a brassagem.
Por enquanto vou usando esse de teste de madeira, sempre anotando os "problemas" a serem corrigidos no definitivo, fiz apenas 2 brassagens com ele.

(Segue foto, panelas de 45L, 60L e 92L, bombona de 50L)

:mug:
Pergunta: não esquentam muito estas madeiras logo abaixo dos fogareiros? será que colocar alumínio não amenizaria este problema?
 
Pergunta: não esquentam muito estas madeiras logo abaixo dos fogareiros? será que colocar alumínio não amenizaria este problema?

Esquenta sim... mas a madeira continua inteira. A que mais sofre é a da fervura, que fica muito tempo com o fogareiro acesso ali.

Alumínio eu acredito que não resolveria, pois ele é um bom condutor de calor.
O que eu pensei em colocar, que eu também tenho sobrando, seria azulejo ou talvez um isopor entre o azulejo e o fogareiro... mas como disse, esse ai é só para teste e por enquanto não deu problemas.

:mug:
 
Esquenta sim... mas a madeira continua inteira. A que mais sofre é a da fervura, que fica muito tempo com o fogareiro acesso ali.

Alumínio eu acredito que não resolveria, pois ele é um bom condutor de calor.
O que eu pensei em colocar, que eu também tenho sobrando, seria azulejo ou talvez um isopor entre o azulejo e o fogareiro... mas como disse, esse ai é só para teste e por enquanto não deu problemas.

:mug:

Já utilizei azulejos, eles quebram com o calor da fervura
 
Back
Top