• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Brewstand de MDF

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

leandrocosta

Well-Known Member
Afiliado
14/1/15
Vou fazer um armário de MDF 15mm, e vai sobrar material. Pensei em fazer um brewstand tipo esse, mas não sei se o MDF de 15mm vai aguentar o peso.
Meu equipamento é de 40L, elétrico, com panelas 38, 40 e 45.

Alguém aqui tem brewstand de MDF?

Danielsantos

Well-Known Member
Afiliado
4/8/15
Vou fazer um armário de MDF 15mm, e vai sobrar material. Pensei em fazer um brewstand tipo esse, mas não sei se o MDF de 15mm vai aguentar o peso.
Meu equipamento é de 40L, elétrico, com panelas 38, 40 e 45.

Alguém aqui tem brewstand de MDF?
Eu abandonaria a ideia... Vai ter calor e humidade que pode ter problemas... Vai quebrar... Vai criar mofo...

Tiago

Well-Known Member
Moderador
Moderator
Afiliado
11/6/13
Sendo elétrico não me preocuparia tanto com o calor. O material deve aguentar as temperaturas do processo. Talvez a fervura fosse bom elevar do suporte.

O problema mesmo é a umidade, se derramar muitas vezes pode começar a inchar o MDF, daí ele se torna frágil e sujo... Teria que colar a lâmina em todos os cantos, não deixar MDF nu aparecendo em lugar nenhum e ter bastante cuidado.

O MDF do rodapé da minha cozinha inchou um pouco em alguns pontos da vez que eu esqueci a alimentação de água enchendo a panela aberta...

thiagob

Active Member
Afiliado
15/6/13
Além de inchar, tem a questão do MDF não ter boa resistência ao peso. Para fazer prateleiras longas e que aguentem peso as vezes colocam umas barras de ferro dentro da chapa para não empenar...

Acho que precisaria ser madeira natural ou compensado.

rafaelrick

Well-Known Member
Afiliado
10/6/13
Além de inchar, tem a questão do MDF não ter boa resistência ao peso. Para fazer prateleiras longas e que aguentem peso as vezes colocam umas barras de ferro dentro da chapa para não empenar...

Acho que precisaria ser madeira natural ou compensado.
Quanto a esse problema, ele poderia colocar "vigas" (réguas "em pé") de MDF por baixa das prateleiras.. Enrijecendo bem a estrutura..