[BrewPiLess] Controlador para fermentação via Wi-Fi e interface WEB

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Scarabrew

Well-Known Member
Joined
May 8, 2017
Messages
460
Reaction score
207
Location
Birmingham, AL
1 - O QUE É
É um controlador para monitorar e controlar a temperatura durante a fermentação atuando (ligando ou desligando) o freezer/geladeira. Os dados poder ser monitorados wia Wi-Fi utilizando interface WEB.

O projeto foi desenvolvido pelo Vito, o mesmo autor do BrewManiacEx e baseia numa ideia low cost do já conhecido Brewpi que utiliza um Arduino + Raspberry PI. Ele substituiu os dois por uma única placa, a Wemos D1 mini com ESP8266.

2 - COMO FUNCIONA
O funcionamento é bem simples. Utilizando uma placa Wemos D1 Mini com ESP8266 ou NodeMCU com ESP8266 ou similar, utiliza-se os dados da temperatura da cerveja para (utilizando um relé) ligar ou desligar a geladeira e assim garantir que a temperatura de fermentação permaneça dentro dos valores estipulados na receita. A utilização de um aquecedor, dentro da geladeira, para acelerar o processo e manter a temperatura dentro dos valores especificados é opcional.

E com integração com o iSpindel ele fica bem atrativo.


3 - COMPONENTES
1 Placa NodeMcu v.1.0, ESP-12E ou D1 mini [Link]
1 Relé de duas vias [Link]
2 sensores de temperatura DS18B20 (se quiser pode adicionar um terceiro sensor para monitorar a temperatura ambiente) [Link]
1 Resistor de 4.7 kohms [Link]
1 Display LCD de 20×4 com I2C [Link]
1 Fonte de alimentação de 5V [Link]

Todos os itens são do mesmo vendedor para facilitar a logística

Estes são os itens básicos para instalar e ver o dispositivo funcionando. Além deles eu recomendo:

2 conectores mike ou mini-XLR para os sensores de temperatura (ou 3 se você instalar um sensor para monitorar a temperatura ambiente). [Link]
1 Tomada dupla para ligação da geladeira e aquecedor. [Link]
1 Caixa plástica para instalar tudo dentro [Link] *Eu pretendo imprimir em 3D mas ainda não fiz o projeto porque não tenho todas as peças em mãos para dimensionar adequadamente.
1 Aquecedor [Link]
1 Chave liga-desliga com fusível. [Link]
1 Cabo de alimentação. [Link]

4 - DIAGRAMA
BrewPiLess-1.png



5 - GRÁFICO (COM INTEGRAÇÃO COM O iSpindel)
brewpiless20.jpg


6 - LINKS
GitHub: https://github.com/vitotai/BrewPiLess
HBT americano: http://www.homebrewtalk.com/showthread.php?t=587425
Página do criador detalhando a instalação: http://vito.tw/?p=460
 
Tb mede a densidade/atenuação? Se for isso que entendi, por causa dessa linha roxa no gráfico, é muito interessante. Vou tentar montar,mesmo não entendendo nada disso.

Edit: respondendo minha própria pergunta, pra medir a densidade acho que precisa estar em conjunto com outro equipamento.
 
Montamos um grupo para compra do circuito BrewmaniacEX, é o mesmo do BrewpiLess, se alguém tiver interesse tenho componentes e placa sobrando. O valor ficou R$42,50. É somente o valor da PCI, componentes e montagem. Quando mandamos fazer as PCIs eu mandei fazer algumas a mais para o valor não ficar tão alo. Assim ainda sobraram algumas.
 
Montamos um grupo para compra do circuito BrewmaniacEX, é o mesmo do BrewpiLess, se alguém tiver interesse tenho componentes e placa sobrando. O valor ficou R$42,50. É somente o valor da PCI, componentes e montagem. Quando mandamos fazer as PCIs eu mandei fazer algumas a mais para o valor não ficar tão alo. Assim ainda sobraram algumas.

Eu tenho interesse.

Além desse "kit" de componentes que vocês compraram, o que mais precisaria ter? O módulo do ESP8622? Ou o Wemos D1 também funciona?
 
@abelcarmo, só pra confirmar: A rigor a placa do Vito e a que você fez seriam específicas/necessárias apenas para o BrewManiacEx e não para o BrewPiLess, confirma?
 
@abelcarmo, só pra confirmar: A rigor a placa do Vito e a que você fez seriam específicas/necessárias apenas para o BrewManiacEx e não para o BrewPiLess, confirma?

Não Paiakan, ambos os projetos funcionam com o mesmo circuito de interface para D1 Mini.
 
Eu tenho interesse.

Além desse "kit" de componentes que vocês compraram, o que mais precisaria ter? O módulo do ESP8622? Ou o Wemos D1 também funciona?

Precisa do D1 Mini, teclado de 4 botões, display LCD 4x20 com i2c. Além dos relés e um buzzer.
 
Sim.. já li, já instalei, to mexendo mas não vi nenhuma configuração desse tipo.

Histerese acredito que seja apenas se você tem um sistema liga/desliga, ele utiliza PID para controle de temperatura. Não vou dizer com certeza, preciso confirmar, mas ele controla a resistência por PID e chaveia o compressor da parte de refrigeração, assim com estes dois atuando controla a temperatura com precisão, não funciona como um simples termostato. Temos um sistema desses funcionando em uma câmara climática aqui que é exatamente assim.
Vou confirmar se é isto mesmo.
 
Não Paiakan, ambos os projetos funcionam com o mesmo circuito de interface para D1 Mini.
Minha pergunta foi noutro sentido: Qual a necessidade de utilizar tal placa para o BrewPiLess? A única utilidade dela seria para encaixar o Wemos D1 e o sujeito economizar com um resistor de 4.7 kohm.

É neste sentido que me refiro: Pode usar a placa no BrewPiLess mas ela não serve para nada. É só conferir o diagrama da página anterior.

Já para o BrewManiacEx é outra história.
 
Minha pergunta foi noutro sentido: Qual a necessidade de utilizar tal placa para o BrewPiLess? A única utilidade dela seria para encaixar o Wemos D1 e o sujeito economizar com um resistor de 4.7 kohm.

É neste sentido que me refiro: Pode usar a placa no BrewPiLess mas ela não serve para nada. É só conferir o diagrama da página anterior.

Já para o BrewManiacEx é outra história.
I2C LCD support - precisa da palca
Rotary Encoder support (* not supported by default) - precisa da placa
conversor de nivel lógico de 5V para 3v da D1 - precisa da placa

O diagrama apresentado é o não é para a D1 Mini, claro, se quiser fazer apenas controle via wifi, sem acesso direto no hardware com a D1 Mini a placa não é necessária.
Isso tudo é para usar com a D1 Mini, que funciona em 3.3V (em hipótese alguma pode trabalhar com 5V).
 
Não sei se o display pode funcionar em 3.3V, pode? Se sim a única utilidade da placa é o controle do encoder rotativo, e você pode ligar os relés diretamente nele, sem módulo, apenas relé.
 
I2C LCD support - precisa da palca
Rotary Encoder support (* not supported by default) - precisa da placa
conversor de nivel lógico de 5V para 3v da D1 - precisa da placa

O diagrama apresentado é o não é para a D1 Mini, claro, se quiser fazer apenas controle via wifi, sem acesso direto no hardware com a D1 Mini a placa não é necessária.
Isso tudo é para usar com a D1 Mini, que funciona em 3.3V (em hipótese alguma pode trabalhar com 5V).
Tudo bem, o diagrama é para a placa NodeMCU com ESP8266 mas o raciocínio, acredito, é o mesmo.

Eu realmente entendo muito pouco de eletrônico e o que falei não foi em tom de crítica e sim no sentido de tentar entender mesmo, porque na minha cabeça estava claro que eu poderia realizar todas as conexões somente com a placa NodeMCU sem qualquer outra placa. E quando você sugeriu a utilização da placa para o BrewManiacEx eu fiquei sem entender nada.

Pelo que já pesquisei há displays LCD de 3.3V ou dá para ligar o LCD de 5V na entrada de alimentação do NodeMCU, ali no primeiro pino à esquerda:

NodeMCU_v0.9_Pinout.png
 
Tudo bem, o diagrama é para a placa NodeMCU com ESP8266 mas o raciocínio, acredito, é o mesmo.

Eu realmente entendo muito pouco de eletrônico e o que falei não foi em tom de crítica e sim no sentido de tentar entender mesmo, porque na minha cabeça estava claro que eu poderia realizar todas as conexões somente com a placa NodeMCU sem qualquer outra placa. E quando você sugeriu a utilização da placa para o BrewManiacEx eu fiquei sem entender nada.

Pelo que já pesquisei há displays LCD de 3.3V ou dá para ligar o LCD de 5V na entrada de alimentação do NodeMCU, ali no primeiro pino à esquerda:

NodeMCU_v0.9_Pinout.png

Não levei seu comentário como uma crítica "destrutiva" hehehehe.
Sei pela D1 Mini, assim você pode usar os mesmos shields do Arduino em 5V se usar o hardware do Vito, e tem a parte do controle do encoder, aí você vais precisar de um PCF8574A
 
Galera, to olhando como usar o D1 mini para o BrewPiLess, mas to meio perdido na compilação. Parece que o Vito compila o BrewPiLess usando o PlatformIO e o foco do desenvolvimento é o NodeMCU.

No caso do D1 mini, eu posso fazer a "instalação" dando um flash no último binário disponível? O pinout do NodeMCU e do D1 mini parecem ser iguais.
 
Galera, to olhando como usar o D1 mini para o BrewPiLess, mas to meio perdido na compilação. Parece que o Vito compila o BrewPiLess usando o PlatformIO e o foco do desenvolvimento é o NodeMCU.

No caso do D1 mini, eu posso fazer a "instalação" dando um flash no último binário disponível? O pinout do NodeMCU e do D1 mini parecem ser iguais.



Eu gravei usando o .bin e funcionou blz


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Chegaram as peças que faltavam. Montei o BrewPiLess utilizando a placa do Vito para facilitar a minha vida, conforme sugerido pelo Abel.

XHFMPvw.jpg

mE8avTn.jpg


Connectei 3 sensores de temperatura e pela interface web tudo funciona às mil maravilhas. O problema está no display de LCD: Ele funciona por 5 minutos e depois surge esta tela com retângulos abaixo. Alguma dica:

gYbAOSy.jpg
 
Chegaram as peças que faltavam. Montei o BrewPiLess utilizando a placa do Vito para facilitar a minha vida, conforme sugerido pelo Abel.

XHFMPvw.jpg

mE8avTn.jpg


Connectei 3 sensores de temperatura e pela interface web tudo funciona às mil maravilhas. O problema está no display de LCD: Ele funciona por 5 minutos e depois surge esta tela com retângulos abaixo. Alguma dica:

gYbAOSy.jpg
Só especulando algumas causas, capacidade da fonte? Tenta com a iluminação apagada. Interferência wifi? Já vi relatos da antena do node muito próxima do modulo LCD e causar interferência.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 
Só especulando algumas causas, capacidade da fonte? Tenta com a iluminação apagada. Interferência wifi? Já vi relatos da antena do node muito próxima do modulo LCD e causar interferência.
Não era capacidade da fonte. Utilizei o ajuste de contraste na parte traseira e aparentemente resolveu o problema. Valeu.


O último obstáculo agora é com relação ao relé de 2 canais: Ele sempre fica ligado.
Não importa se eu configurar a temperatura da cerveja para 2 ºC ou 40 ºC, os dois canais do relé ficam ligados, o que significa que o relé está mandando tensão para que a geladeira e a resistência fiquem ligados.

Alguma dica?
 
Galera.. to usando o firmware já compilado que baixo no GitHub e to tendo uns problemas com o Beer Profile.
É como se o BrewPi Less tivesse perdido com as datas e horários.. Apesar de ele mostrar tudo certo na tela.. no gráfico do perfil.. mas ele não tá seguindo o perfil selecionado. Tipo, se eu coloco 1 dia a 17 graus e depois uma rampa de 5 dias até 20 graus, com algumas horas o setpoint já vai pra 17.1 e vai subindo, como se ele já achasse q era hora de fazer a rampa, quando na verdade era pra ficar 1 dia a 17 fixo.

Alguém já reparou ou passou por isso?
 
Opa,

Estou usando Wemos D1 Mini para a minha implementação do BrewPi Less. Liguei os pinos conforme figura no primeiro post:

LCD: D1 (SCL), D2 (SDA), 3V3 e GND
Relês: GND, D5, D7, 5V
Sensores: GND, 3V3 <resistor 4.7> D6

Baixei e gravei o binário BrewPiLess.v2.2.bin diretamente na flash do Wemos e deu tudo certo, acesso ele via navegador, configurei tudo e tá tudo ok.

Porém, o LCD acende e não aparece nada e nenhuma configuração que eu faça no profile (Beer Profile) ou temperatura da cerveja (Beer Const.) ou do freezer (Fridge Const.) aciona os relês.

Os relês estão funcionando perfeitamente e os sensores de temperatura também. O LCD não testei. Farei isto depois.

Alguém já teve este problema?

OBS: tenho pouca experiência com Arduino/afins e eletrônica.

Obrigado.

Vitor R.
 
Galera.. to usando o firmware já compilado que baixo no GitHub e to tendo uns problemas com o Beer Profile.
É como se o BrewPi Less tivesse perdido com as datas e horários.. Apesar de ele mostrar tudo certo na tela.. no gráfico do perfil.. mas ele não tá seguindo o perfil selecionado. Tipo, se eu coloco 1 dia a 17 graus e depois uma rampa de 5 dias até 20 graus, com algumas horas o setpoint já vai pra 17.1 e vai subindo, como se ele já achasse q era hora de fazer a rampa, quando na verdade era pra ficar 1 dia a 17 fixo.

Alguém já reparou ou passou por isso?

Já tentou alterar o contraste do teu LCD?
 
Opa,

Estou usando Wemos D1 Mini para a minha implementação do BrewPi Less. Liguei os pinos conforme figura no primeiro post:

LCD: D1 (SCL), D2 (SDA), 3V3 e GND
Relês: GND, D5, D7, 5V
Sensores: GND, 3V3 <resistor 4.7> D6

Baixei e gravei o binário BrewPiLess.v2.2.bin diretamente na flash do Wemos e deu tudo certo, acesso ele via navegador, configurei tudo e tá tudo ok.

Porém, o LCD acende e não aparece nada e nenhuma configuração que eu faça no profile (Beer Profile) ou temperatura da cerveja (Beer Const.) ou do freezer (Fridge Const.) aciona os relês.

Os relês estão funcionando perfeitamente e os sensores de temperatura também. O LCD não testei. Farei isto depois.

Alguém já teve este problema?

OBS: tenho pouca experiência com Arduino/afins e eletrônica.

Obrigado.

Vitor R.

Temos um grupo de discussão sobre o brewmaniac e brewpiless, me manda uma MP que lhe adiciono!
 
Opa,

Estou usando Wemos D1 Mini para a minha implementação do BrewPi Less. Liguei os pinos conforme figura no primeiro post:

LCD: D1 (SCL), D2 (SDA), 3V3 e GND (...)

(...)Porém, o LCD acende e não aparece nada e nenhuma configuração que eu faça no profile (Beer Profile) ou temperatura da cerveja (Beer Const.) ou do freezer (Fridge Const.) aciona os relês. (...)

Cara, o LCD I2C funciona com corrente de 5v. Alimente-o com essa voltagem e depois regule o contraste no potenciometro traseiro... Com 3V ele não funciona direito...

Att.
 
Cara, o LCD I2C funciona com corrente de 5v. Alimente-o com essa voltagem e depois regule o contraste no potenciometro traseiro... Com 3V ele não funciona direito...

Att.

Opa.

Funcionou beleza o LCD. Agora vou brigar com o profile pra ver se os relês serão acionados.

Valeu.
Vitor R.
 
Senhores...ja monteu meu Brewpiless e ja simulo ele na fermentacao, sem o fermentador na geladeira...notei que funciona bem, acionando os reles e formando o grafico. Porem noto que ele esta registrando somente 4 horas..sabem se tem alguma config. para alterar?

Ja consegui parear ele com o Ispindel e funciona legal.

Na foto abaixo por exemplo, eu liguei o sistema as 17:30.. ate as 21:30 ele estava registra, depois comecou a registrar de onde estava...o controle continuou sem desligar qualquer saida do rele.
 

Attachments

  • IMG_1089.jpg
    IMG_1089.jpg
    172.5 KB · Views: 114
Vai em Data Logging e depois no Local Log coloca um nome e START Logging.

Fica assim:
 

Attachments

  • Sem título.png
    Sem título.png
    107 KB · Views: 107
Fala galera,

estive utilizando meu Brewpiless com a opcao "Beer Constant" e funcionou muito bem.
Ja no Beer Profile nao estou conseguindo utilizar direito. Talvez eu nao tenha entendido muito bem como funciona.

Coloquei o seguinte profile:

1 - T=23, Condition=Time, Days=4
2 - T=17, Condition=Time, Days=5

O Objetivo era ficar 4 dias a 23 graus e depois 5 dias a 17 graus.
coloquei pra executar, mas a temperatura nem chegou a ir ate os 23 graus.
Segue anexo o grafico de hoje.

Alguem consegue me auxiliar?
 

Attachments

  • Screenshot_20170926-200518.jpg
    Screenshot_20170926-200518.jpg
    109.9 KB · Views: 95
Essa versão que tu tá usando não tem a hold ramp (rampa que faz a transição), então, se você quiser que funcione, vai ter que fazer do jeito tosco:

1 - 23ºC -> 4 dias (mantém)
2 - 23ºC -> 1 dia (faz transição pra próxima rampa)
3 - 17ºC -> 4 dias (mantém)
4 - 17ºC -> 1 dia (faz transição pra proxima rampa...)
...


ou atualizar o teu brewpi pra ultima versão, onde isso já foi corrigido.
 
Muito obrigado Jefferson, atualizei aqui e vou testar essa noite.

Aproveitando:
Existe algum problema em alongar o cabo dos sensores?
Qual tipo de cabo posso utilizar pra alongar? Pode ser um cabo de rede cortado?
 
Back
Top