• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

[BrewPiLess] Controlador para fermentação via Wi-Fi e interface WEB

Home Brew Talk Brasil Forums

Help Support Home Brew Talk Brasil Forums:

Leandro Oliveira

Well-Known Member
Afiliado
27/7/18
Relés mecânicos tem qualidade e tem quantidade de "clicks", normalmente eles "grudam" oi travam em uma posição. Tem módulos de relés sólidos (SSR) de 10A que custam normalmente apenas o dobro dos mecânicos, mas valem o investimento

Obrigado amigos.
Vou tentar um Relé de Estado sólido então.
Mas com o SSR não tem risco de ficar queimando?
Ou seria melhor colocar um Relé de 20A?

rafaelmazali

Member
Afiliado
24/2/16
Obrigado amigos.
Só fique de olho pois tem ssr que não é feito para cargas indutivas (geladeiras/motores).
Procure um modelo que especifique trabalhar com esse tipo de carga.

dumpa

Well-Known Member
Afiliado
28/8/14
Obrigado amigos.

Você usa módulo rele hoje? Não é comum queimar dessa forma, tem que ver se não tem nada errado na montagem. Tenta o módulo de 20A.

Valmir.Santos

Well-Known Member
Afiliado
20/8/18
Só fique de olho pois tem ssr que não é feito para cargas indutivas (geladeiras/motores).
Procure um modelo que especifique trabalhar com esse tipo de carga.
Amigo, tá colando os contatos ou não está acionando? Pois se tiver colando os contatos o seu motor pode tá iniciando a dar defeito, se for na parte de acionamento não faz sentido aumentar a capacidade do relé pois vai continuar o problema. Também vc pode ter dado azar e ter pegado um lote defeituoso de reles, comprou todos juntos?

Leandro Oliveira

Well-Known Member
Afiliado
27/7/18
Comprei separados.
Os relés simplesmente param de acionar.
O LED de acionado até acende, mas o relé não fecha o contato para acionar.
Se eu trocar por um novo, vai funcionar um tempo normalmente, aí passa um tempo acontece o mesmo.

rafaelmazali

Member
Afiliado
24/2/16
Pode ser que o módulo de relés esteja sem o Diodo de proteção na bobina de acionamento causando a queima da mesma.

Valmir.Santos

Well-Known Member
Afiliado
20/8/18
Comprei separados.
Os relés simplesmente param de acionar.
O LED de acionado até acende, mas o relé não fecha o contato para acionar.
Se eu trocar por um novo, vai funcionar um tempo normalmente, aí passa um tempo acontece o mesmo.
Qual placa vc tá usando? Vc tem como medir a saida? É a mesma fonte que alimenta a placa e o relé? Eu particularmente não acho que seja corrente do motor. Testa fora pra ver se realmente queimou, coloca uma fonte e dá um pulso pra ver se armano relé, pode ser a placa ou a porta.

Leandro Oliveira

Well-Known Member
Afiliado
27/7/18
Não precisa fazer testes amigo.
Como já informei, quando troco o relé, tudo funciona perfeitamente.
Mas passa um tempo e o relé passa a queimar novamente.
Apenas o relé dá o problema.

Se fosse porta ou alimentação dele, quando trocasse não iria funcionar também.

Leandro Oliveira

Well-Known Member
Afiliado
27/7/18
Boa tarde a todos.
Estou pegando uma geladeira usada de 2 portas.
Uma em cima e outra embaixo.

Alguêm sabe como ligar o BrewPiLess nessas geladeiras?

Pergunto porque como a parte de baixo tem uma temperatura e a parte de cima tem outra temperatura, a ligação deve ser diferente das geladeiras que só tem uma porta, não é isso?

marcel jose grando

Active Member
Afiliado
8/2/22
Boa tarde a todos.
Estou pegando uma geladeira usada de 2 portas.
Uma em cima e outra embaixo.

Alguêm sabe como ligar o BrewPiLess nessas geladeiras?

Pergunto porque como a parte de baixo tem uma temperatura e a parte de cima tem outra temperatura, a ligação deve ser diferente das geladeiras que só tem uma porta, não é isso?
Na verdade, não é aconselhável, dependendo do modelo tem o ventilador interno de recirculação, que faz o ar frio circular só freezer e outras tem outro que faz ir ar frio em baixo, e outras tem outra evaporadora só pra geladeira, ou seja tem que ver bem como é o funcionamento dela antes! Mas o brewpiless permite ligar o ventilador interno também, mas terá que ver o esquema elétrico primeiro.

Leandro Oliveira

Well-Known Member
Afiliado
27/7/18
Mas então não aconselha usar essa geladeira como o BrewPiLess?
Porque quero setar a temperatura dela pra funcionar na temperatura estipulada.

O modelo dela é o Continental RCCT370.

marcel jose grando

Active Member
Afiliado
8/2/22
Mas então não aconselha usar essa geladeira como o BrewPiLess?
Porque quero setar a temperatura dela pra funcionar na temperatura estipulada.

Assim, não recomendo nenhuma duas portas, não nesta em específico, o controlador não é o problema e sim o modo de funcionamento do modelo de geladeira, mas se não tem outra pode ser usado e com qualquer controlador, só não será tão eficiente. Dependendo da geladeira tu terá -18 no freezer mas não terá 6 em baixo durante o cold... Por exemplo. O que é recomendado (pelo menos na minha opinião e que não e lei) seria remover tudo da geladeira simples, colocar um ventilador (de pc mesmo) uma lâmpada de 100w com o brewpiless ou outros (até um stc1000 resolve) e deu!!!

Leandro Oliveira

Well-Known Member
Afiliado
27/7/18
Boa noite!
Acabei comprando uma geladeira de 2 portas mesmo por causa do preço e do estado que ela estava.

Vou colocar o BrewPiLess.

Tive a ideia de fazer o furo nas borrachas da porta pra não furar a geladeira. Como é uma borracha, se eu fizer um furo menor e esticar pro fio do sensor passar deve dar vedação.
O que vocês acham?

Leandro Oliveira

Well-Known Member
Afiliado
27/7/18
Boa noite amigos.
Comprei a geladeira de duas portas mesmo usada.
Geladeira está perfeita.

Mas está acontecendo algo estranho.
Montei o BrewPiLess com 3 sensores.
1º) Fica no meio da Geladeira.
2º) Fica dentro de uma garrafa na geladeira
3º) Fica no congelador

Acontece que se eu cadastrar o 3º Sensor no BrewPiLess como refrigerador, o BrewPiLess passa a não armar e desarmar a temperatura alvo.
Como o congelador chega a -12, parece que o BrewPiLess passa a não armar mais a geladeira até o refrigerador chegar a uma temperatura maior.
Se eu não cadastrar ou retirar o 3º sensor aí o BrewPiLess funciona normal.

A versão do BrewPiLess é a V4.2.

Queria saber se tem como configurar as temperaturas internas do BrewPiLess, como histerese, temperatura mínima e máxima do refrigerador. Configurar também o tempo que o motor pode ficar ligado direto.

Gu_MAZZA

Well-Known Member
Afiliado
12/3/17
Boa noite amigos.
Geladeira está perfeita.

3º) Fica no congelador

Acontece que se eu cadastrar o 3º Sensor no BrewPiLess como refrigerador, o BrewPiLess passa a não armar e desarmar a temperatura alvo.
Como o congelador chega a -12, parece que o BrewPiLess passa a não armar mais a geladeira até o refrigerador chegar a uma temperatura maior.

Queria saber se tem como configurar as temperaturas internas do BrewPiLess, como histerese, temperatura mínima e máxima do refrigerador. Configurar também o tempo que o motor pode ficar ligado direto.

O Sensor principal do BPL é o da cerveja, se vc tiver só ele então o BPL vai simular o sensor da refrigeração mas o controle será com base no sensor da cerveja.
Adicionando o sensor da refrigeração e ele funcionando, então o BPL utiliza dessas duas temperaturas para fazer o controle e é oq está ocorrendo com vc.

Para o seu caso vc deve colocar o sensor da refrigeração dentro da geladeira e o da cerveja dentro do poço térmico, o terceiro sensor vc configura ele como temperatura ambiente e deixa fora da geladeira, só pra monitorar essa temperatura tbm mas não terá efeito sobre o controle.
OBS: Garrafa com água e sensor dentro, não funciona e só vai estragar seu sensor pois eles não são feitos pra ficarem submersos, começa a criar umidade dentro e então ele falha.

Todas informações necessárias para o BPL estão no manual do sistema.

marcel jose grando

Active Member
Afiliado
8/2/22
Boa noite amigos.
Geladeira está perfeita.

3º) Fica no congelador

Sim se observar a histerese é calculada pelo próprio bpl, oque vai ocorrer e que nas configurações tem um máximo e mínimo de temperaturas, elas podem ser configuradas com as instruções daqui (BrewPiLess/L0.JsonCommand.md at master · vitotai/BrewPiLess).
Oque ocorreu comigo, por exemplo, e que o sensor refrigerador chegava a 0°c e desligava, mas o SP foi definido para 1°C na cerveja, mas a cerveja fica em 3°C não baixava. Então usei o comando j{"tempSetMin":"-3"}, isso permitiu que a histerese chegasse a temperatura menor.
Outro detalhe é que sugiro que adicione controle de ventilação.

Leandro Oliveira

Well-Known Member
Afiliado
27/7/18
Ah tá entendi. Obrigado aí amigos.
Vou testar colocar o sensor então de temperatura ambiente no freezer.

Sobre o sensor realmente, eu tenho poço térmico mas não tinha instalado.
Vou instalar.
A questão do ventilador, a Geladeira já tem um ventilador interno.

FabioRB

Member
Afiliado
4/1/21
Uma dúvida, não há como alterar para que estas configurações de números negativos sejam feitas pelo browser sem a necessidade de configuração via código? Digo, via comando...

marcel jose grando

Active Member
Afiliado
8/2/22
Uma dúvida, não há como alterar para que estas configurações de números negativos sejam feitas pelo browser sem a necessidade de configuração via código? Digo, via comando...
Também tive essa dúvida e ainda está em pesquisa... a unica solução "por página" que achei foi acessar a página testcmd.htm no PBL, dei uma boa olhada no código e não achei página de configuração mais específica, mas continuo na pesquisa (devagar mas sempre). E lá em baixo você pode colocar o "comando" que quiser alterar em "json", por exemplo j{"tempSetMin":"-3"}!