• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

[BrewPiLess] Controlador para fermentação via Wi-Fi e interface WEB

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Robinho

Member
Afiliado
13/2/19
Pessoal, pretendo usar Brewpiless integrado ao iSpindel. Perguntas: 1) Posso remover o sensor de temperatura do Brewpiless uma vez que os dados serão fornecidos pelo iSpindel? 2) Onde conseguir a tal placa do Vito ou similar? Só com ele mesmo ou tem algum outro design que eu possa pedir para confeccionar?
O iSpindel funciona em modo de baixa energia (sleep) para economizar bateria e só acorda para enviar dados em um intervalo definido pelo usuario, mas geralmente algo acima de 10 minutos. Por conta disso não se deve utilizá-lo como termômetro principal do BPL, só como auxiliar mesmo.

Stirling

Member
Afiliado
21/8/19
Olá pessoal.

Gravei um novo NodeMCU com o brewpiless (dessa vez com a configuração do display OLED), mas não consigo conectar no softAP por nada. Diz que a senha está errada.

Estou usando senha "brewpiless". Alguem sabe o que pode ser? já regravei varias vezes o firmware e sempre da o mesmo problema. O display está funcionando perfeitamente. Tentei percorrer o código para encontrar onde a senha padrão é definida, mas não encontrei em lugar nenhum.

Resolvido em partes, editei o seguinte trecho do código:
//WiFi.softAP(_apName, _apPassword);
WiFi.softAP(_apName);
Agora ele não pede mais senha, porém a rede que ele conecta está disfuncional (não conecta na interface do brewpiless), porém, ao fazer isso o brewpiless passou a conectar automaticamente no roteador de casa (pegou o SSID e senha que já deviam estar gravados na flash e conectou) e por lá eu consigo acessar a interface.

Última edição:

KleecioSS

Member
Afiliado
24/3/17
Galera,

Aconteceu com vocês do sensor que vai no balde da cerveja ser "desativado", literalmente parar de funcionar e só voltar quando tira o BPL da tomada e coloca novamente?

Isso aconteceu comigo algumas vezes, eu achei que fosse por causa que tinha chegado na temperatura mínima padrão que era 1º.
Pois eu configurei pra temp mínima ser -10º e o problema voltou a ocorrer hoje.

Duas imgs de como fica no Dashboard e outra no device list:

Última edição:

Gu_MAZZA

Well-Known Member
Afiliado
12/3/17
Pode ser mal contato no encapsulamento do sensor, no cabo do sensor, na sua conexão do sensor na placa, bug no firmware......

Reveja as conexões, reinstale o firmware mas antes limpe toda memória do ESP.
Se ainda persistir, troque o sensor.

LeonardoLisboa

Active Member
Afiliado
6/8/18
Aconteceu isso comigo, mas no meu caso entrou umidade no sensor e as pernas do transistor estavam todas corroídas. Tive que trocar por um sensor novo.

KleecioSS

Member
Afiliado
24/3/17
Em um primeiro momento achei que fosse mal contato no cabo desse sensor, pois precisei aumentar o tamanho dele, eu refiz as soldas com cuidado e usei tubo termo retrátil pra finalizar.
Desde domingo que o problema não acontece, eu chuto não ser mal contato nem no cabo ou na placa que eu soldei.

De qualquer forma, eu vou seguir sua dica de reinstalar a Firm fazendo o erase na memória da placa.

Obrigado pelas Respostas. ;)

carloslyrio

Member
Afiliado
23/6/14
É totalmente sem sentido, mas não tenho habilidade de programação pra mexer nisso.

Quanto ao kit, creio que essa seria a solução ideal e não me traria dor de cabeça alguma, mas eu gosto de ocupar a mente, tanto que fui fazer cerveja....

Valeu!:D:D:D
Eu também gostaria de um kit desses completo juntamente com o medidor de OG.... Existe??

Afiliado
13/10/19
Bom dia senhores ,estou montando meu primeiro brewpiless .instalei com o flashig a última versão do arquivo bin ,ele liga inicia a Wi-Fi cria rede porém ele não conecta .e os sensores ds18b20 com resistor de 4.7k não estão fazendo a leitura aparecem apena traços no LCD .....desde já agradeço se alguém puder me dar essa força ...

dumpa

Well-Known Member
Afiliado
28/8/14
Bom dia senhores ,estou montando meu primeiro brewpiless .instalei com o flashig a última versão do arquivo bin ,ele liga inicia a Wi-Fi cria rede porém ele não conecta .e os sensores ds18b20 com resistor de 4.7k não estão fazendo a leitura aparecem apena traços no LCD .....desde já agradeço se alguém puder me dar essa força ...
Se você seguiu esse esquema https://github.com/vitotai/BrewPiLess/blob/master/doc/HardwareExample1.md
e não tem nenhum mal contato nas ligações que fez não tem pq não funcionar, mesmo a última versão (3.6.2r3) que instala e funciona sem problemas. No I2C do LCD tem um trimpot ajustável para regular.

Manda foto da sua ligação.

Afiliado
13/10/19

Attachments

dumpa

Well-Known Member
Afiliado
28/8/14
Segui o esquema das ligações quando montei além do arquivo bom teria mais algum arquivo que deveria instalar ?
Não, só o bin. O seu problema está na ligação do sensor, tem algo errado. Eu achava que o LCD estava com quadrados, mas o Brewpiless está funcionando. Tem que verificar as ligações do sensor, se não tem ponto de solda pegando em outro ponto. Como nem aparece o resistor não me diz muita coisa essas ligações.

Afiliado
13/10/19
Não, só o bin. O seu problema está na ligação do sensor, tem algo errado. Eu achava que o LCD estava com quadrados, mas o Brewpiless está funcionando. Tem que verificar as ligações do sensor, se não tem ponto de solda pegando em outro ponto. Como nem aparece o resistor não me diz muita coisa essas ligações.

Afiliado
13/10/19
Sim sim o resistor deixei na outra ponta do cabo entre VcC e data.Reinstalei consegui conectar ...acho que estava com problemas nos sensores testei eles com um Arduino e nada aconteceu ...sem leitura. sexta feira chega mais dois sensores novos vou instalar fazer o teste ,acredito q seja isto ...Muito obrigado pela atenção ..

Stirling

Member
Afiliado
21/8/19
Você não está o invertendo o cabo data com o cabo vcc dos sensores? Alguns desses sensores chineses o amarelo é o data e outros o vcc é o data, tem que ver direitinho qual é o seu.

guilosch

Well-Known Member
Afiliado
3/12/15
Alguém já usou com o Wemos D1 mini pro?
Este tem um conector para antena externa e mais memória.
Abs

dumpa

Well-Known Member
Afiliado
28/8/14
Alguém já usou com o Wemos D1 mini pro?
Este tem um conector para antena externa e mais memória.
Abs
Sim, inclusive agora possui suporte a ele para que possa ter acesso a toda a memória. Mas não uso a antena externa visto que aqui não tem necessidade por conta do sinal wifi chegar sem problemas.

2