• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

[BrewPiLess] Controlador para fermentação via Wi-Fi e interface WEB

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Paiakan

Well-Known Member
Afiliado
8/5/17
1 - O QUE É
É um controlador para monitorar e controlar a temperatura durante a fermentação atuando (ligando ou desligando) o freezer/geladeira. Os dados poder ser monitorados wia Wi-Fi utilizando interface WEB.

O projeto foi desenvolvido pelo Vito, o mesmo autor do BrewManiacEx e baseia numa ideia low cost do já conhecido Brewpi que utiliza um Arduino + Raspberry PI. Ele substituiu os dois por uma única placa, a Wemos D1 mini com ESP8266.

2 - COMO FUNCIONA
O funcionamento é bem simples. Utilizando uma placa Wemos D1 Mini com ESP8266 ou NodeMCU com ESP8266 ou similar, utiliza-se os dados da temperatura da cerveja para (utilizando um relé) ligar ou desligar a geladeira e assim garantir que a temperatura de fermentação permaneça dentro dos valores estipulados na receita. A utilização de um aquecedor, dentro da geladeira, para acelerar o processo e manter a temperatura dentro dos valores especificados é opcional.

E com integração com o iSpindel ele fica bem atrativo.

3 - COMPONENTES
1 Placa NodeMcu v.1.0, ESP-12E ou D1 mini [Link]
1 Relé de duas vias [Link]
2 sensores de temperatura DS18B20 (se quiser pode adicionar um terceiro sensor para monitorar a temperatura ambiente) [Link]
1 Resistor de 4.7 kohms [Link]
1 Display LCD de 20×4 com I2C [Link]
1 Fonte de alimentação de 5V [Link]

Todos os itens são do mesmo vendedor para facilitar a logística

Estes são os itens básicos para instalar e ver o dispositivo funcionando. Além deles eu recomendo:

2 conectores mike ou mini-XLR para os sensores de temperatura (ou 3 se você instalar um sensor para monitorar a temperatura ambiente). [Link]
1 Tomada dupla para ligação da geladeira e aquecedor. [Link]
1 Caixa plástica para instalar tudo dentro [Link] *Eu pretendo imprimir em 3D mas ainda não fiz o projeto porque não tenho todas as peças em mãos para dimensionar adequadamente.
1 Aquecedor [Link]
1 Chave liga-desliga com fusível. [Link]
1 Cabo de alimentação. [Link]

4 - DIAGRAMA

5 - GRÁFICO (COM INTEGRAÇÃO COM O iSpindel)

6 - LINKS
GitHub: https://github.com/vitotai/BrewPiLess
HBT americano: http://www.homebrewtalk.com/showthread.php?t=587425
Página do criador detalhando a instalação: http://vito.tw/?p=460

brunoc

Member
Afiliado
7/8/14
Caramba, que coisa top. Hora de começar a comprar os componentes.

MatheusTrevisol

Well-Known Member
Afiliado
1/7/15
Tb mede a densidade/atenuação? Se for isso que entendi, por causa dessa linha roxa no gráfico, é muito interessante. Vou tentar montar,mesmo não entendendo nada disso.

Edit: respondendo minha própria pergunta, pra medir a densidade acho que precisa estar em conjunto com outro equipamento.

abelCarmo

Well-Known Member
Afiliado
14/2/17
Montamos um grupo para compra do circuito BrewmaniacEX, é o mesmo do BrewpiLess, se alguém tiver interesse tenho componentes e placa sobrando. O valor ficou R$42,50. É somente o valor da PCI, componentes e montagem. Quando mandamos fazer as PCIs eu mandei fazer algumas a mais para o valor não ficar tão alo. Assim ainda sobraram algumas.

brunoc

Member
Afiliado
7/8/14
Montamos um grupo para compra do circuito BrewmaniacEX, é o mesmo do BrewpiLess, se alguém tiver interesse tenho componentes e placa sobrando. O valor ficou R$42,50. É somente o valor da PCI, componentes e montagem. Quando mandamos fazer as PCIs eu mandei fazer algumas a mais para o valor não ficar tão alo. Assim ainda sobraram algumas.
Eu tenho interesse.

Além desse "kit" de componentes que vocês compraram, o que mais precisaria ter? O módulo do ESP8622? Ou o Wemos D1 também funciona?

Paiakan

Well-Known Member
Afiliado
8/5/17
@abelcarmo, só pra confirmar: A rigor a placa do Vito e a que você fez seriam específicas/necessárias apenas para o BrewManiacEx e não para o BrewPiLess, confirma?

abelCarmo

Well-Known Member
Afiliado
14/2/17
@abelcarmo, só pra confirmar: A rigor a placa do Vito e a que você fez seriam específicas/necessárias apenas para o BrewManiacEx e não para o BrewPiLess, confirma?
Não Paiakan, ambos os projetos funcionam com o mesmo circuito de interface para D1 Mini.

abelCarmo

Well-Known Member
Afiliado
14/2/17
Eu tenho interesse.

Além desse "kit" de componentes que vocês compraram, o que mais precisaria ter? O módulo do ESP8622? Ou o Wemos D1 também funciona?
Precisa do D1 Mini, teclado de 4 botões, display LCD 4x20 com i2c. Além dos relés e um buzzer.

abelCarmo

Well-Known Member
Afiliado
14/2/17
Sim.. já li, já instalei, to mexendo mas não vi nenhuma configuração desse tipo.
Histerese acredito que seja apenas se você tem um sistema liga/desliga, ele utiliza PID para controle de temperatura. Não vou dizer com certeza, preciso confirmar, mas ele controla a resistência por PID e chaveia o compressor da parte de refrigeração, assim com estes dois atuando controla a temperatura com precisão, não funciona como um simples termostato. Temos um sistema desses funcionando em uma câmara climática aqui que é exatamente assim.
Vou confirmar se é isto mesmo.

Paiakan

Well-Known Member
Afiliado
8/5/17
Não Paiakan, ambos os projetos funcionam com o mesmo circuito de interface para D1 Mini.
Minha pergunta foi noutro sentido: Qual a necessidade de utilizar tal placa para o BrewPiLess? A única utilidade dela seria para encaixar o Wemos D1 e o sujeito economizar com um resistor de 4.7 kohm.

É neste sentido que me refiro: Pode usar a placa no BrewPiLess mas ela não serve para nada. É só conferir o diagrama da página anterior.

Já para o BrewManiacEx é outra história.

2