Quantcast
  • We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

BrewmaniacEX

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

dumpa

Well-Known Member
Afiliado
28/8/14
Pessoal, bom dia!

Tenho em casa alguns ESP e resolvi montar um Brewmaniac com um deles.

Estou usando um ESP-07, que aparentemente tem 8Mbit de memória (1Mbyte)

Eu consegui gravar o firmware da versão 0.4.9, montei o display LCD via i2c está funcionando (mostrando o IP e a tela inicial), consegui acessar pela rede que ele cria "bm" e configurar o acesso a minha rede de casa.

Acontece que no momento que acesso ele, por meio do PC conectado a internet, é necessário atualizar o javascript/HTML

Neste momento, ocorre um erro que não foi possível descompactar o arquivo e não consigo prosseguir.

Perguntas
1- Consigo utilizar o ESP-07 com ele? Qual a memória mínima para rodar?

2- Qual a posição de memória que devo gravar o binário? É a partir do endereço 0x0000000?

3- Preciso gravar apenas o binário do brewmaniac direto, ou precisa fazer um conjunto de mais um outro binário? (Por exemplo, o do nodemcu)

4- Eu já fiz um procedimento de resetar a flash pela IDE do arduino. Tem algum outro procedimento antes de gravar o binário?

Alguém consegue me ajudar?

Fico muito agradecido pessoal!!
Depois que você acessa via modo AP, a rede bm pelo ip 192.168.4.1 a primeira tela deve ser a de configuração do wifi, configure ele na sua rede, feito isso vai ter um novo IP, desconecte da rede bm e acesse esse IP da sua rede, só após isso fará a atualização dos arquivos pois agora sim ele tem acesso a internet para fazer o download dos mesmos.

eduardomn

Well-Known Member
Afiliado
10/5/19
Depois que você acessa via modo AP, a rede bm pelo ip 192.168.4.1 a primeira tela deve ser a de configuração do wifi, configure ele na sua rede, feito isso vai ter um novo IP, desconecte da rede bm e acesse esse IP da sua rede, só após isso fará a atualização dos arquivos pois agora sim ele tem acesso a internet para fazer o download dos mesmos.
Dumpa, obrigado pela resposta!

Sim, é exatamente o que eu estou fazendo, saindo da rede "bm" após configurar o login e senha e acessando o ESP pelo meu roteador, com a conexão da internet.

A questão mesmo é que ele pede para atualizar os arquivos, inicia o carregamento e ocorre a falha... Eu não estou no momento com ele em mãos para dar um print da tela...

Estou meio inclinado a pensar que a memória interna não seja suficiente para essa aplicação... Você já experimentou com ESP de memória de 8Mbit ?

Obrigado!!

Eduardo

eduardomn

Well-Known Member
Afiliado
10/5/19
Dumpa, eu encontrei um tópico exatamente com o problema que estou enfrentando:

Talvez tente importar os arquivos de forma manual... Mas parece que existe uma relação com a memória interna, não sei...

Eduardo

dumpa

Well-Known Member
Afiliado
28/8/14
Dumpa, obrigado pela resposta!

Sim, é exatamente o que eu estou fazendo, saindo da rede "bm" após configurar o login e senha e acessando o ESP pelo meu roteador, com a conexão da internet.

A questão mesmo é que ele pede para atualizar os arquivos, inicia o carregamento e ocorre a falha... Eu não estou no momento com ele em mãos para dar um print da tela...

Estou meio inclinado a pensar que a memória interna não seja suficiente para essa aplicação... Você já experimentou com ESP de memória de 8Mbit ?

Obrigado!!

Eduardo
Nunca usei esses, mas pode ser sim memória.

Gu_MAZZA

Well-Known Member
Afiliado
12/3/17
Pessoal, bom dia!

Tenho em casa alguns ESP e resolvi montar um Brewmaniac com um deles.

Estou usando um ESP-07, que aparentemente tem 8Mbit de memória (1Mbyte)

Eu consegui gravar o firmware da versão 0.4.9, montei o display LCD via i2c está funcionando (mostrando o IP e a tela inicial), consegui acessar pela rede que ele cria "bm" e configurar o acesso a minha rede de casa.

Acontece que no momento que acesso ele, por meio do PC conectado a internet, é necessário atualizar o javascript/HTML

Neste momento, ocorre um erro que não foi possível descompactar o arquivo e não consigo prosseguir.

Perguntas
1- Consigo utilizar o ESP-07 com ele? Qual a memória mínima para rodar?

2- Qual a posição de memória que devo gravar o binário? É a partir do endereço 0x0000000?

3- Preciso gravar apenas o binário do brewmaniac direto, ou precisa fazer um conjunto de mais um outro binário? (Por exemplo, o do nodemcu)

4- Eu já fiz um procedimento de resetar a flash pela IDE do arduino. Tem algum outro procedimento antes de gravar o binário?

Alguém consegue me ajudar?

Fico muito agradecido pessoal!!
ESP-07 não tem memória de Spiffs suficiente, se não me engano ela é a responsável pelos htmls.

Tem algumas versões pra Sonoff, tente algum delas.

eduardomn

Well-Known Member
Afiliado
10/5/19
ESP-07 não tem memória de Spiffs suficiente, se não me engano ela é a responsável pelos htmls.

Tem algumas versões pra Sonoff, tente algum delas.
Eu fiz mais algumas pesquisas e pelo que estou entendendo, é necessário pelo menos 4Mbytes de memória para o ESP ter condições de fazer atualização de firmware OTA (over the Air) justamente uma das funcionalidades que o projeto possui...

Eu vou ver se não encontro alguma placa nas minhas sucatas, que tenha alguma flash serial para fazer swap da memória para testar (tenho estação de reflow aqui em casa :D )

De qualquer forma, acho que vou comprar tambem uma outra placa para não empacar o projeto!

Qualquer placa Nodemcu V3 funciona? Alguns vendedores não informam a quantidade de memória flash...

Obrigado por enquanto pessoal!

Um abração

eduardomn

Well-Known Member
Afiliado
10/5/19
Pessoal, só dando um feedback que consegui fazer funcionar!

Por uma sorte tremenda, encontrei uma memoria flash de 8Mbyte (64Mbits) de 8 pinos em uma placa nas minhas sucatas de eletrônica.

Retirei o invólucro metálico do ESP-07 com muita dificuldade, porém consegui retirar a flash de 1Mbyte e soldar a nova.

Fiz o upload do arquivo binário "BrewManiacEx.049.bin" na posição 0x000000 pelo NodeMCU flasher, setando a memória como 8Mbytes, porém aconteceu exatamente o mesmo de antes, eu conseguia acessar o ESP pelo IP, e ele conectou na minha rede mas ele não conseguia fazer o upload dos arquivos...

Eu consegui fazer funcionar, utilizando outro flasher, o "ESP8266 DOWNLOAD TOOL V3.8.5", porém agora, setando uma memória de tamanho MENOR de 4Mbytes (16Mbits)
Desta forma, ele gravou, fiz o setup de acesso na rede e pronto! Quando foi para atualizar o Javascript/HTML, funcionou na hora!

Estou deixando essa dica para quem tiver problemas semelhantes de atualização após fazer o flash... Basicamente tem relação com o tamanho do filesystem (talvez ele se perca na hora de descompactar os arquivos?).

Sei que retirar a memória e obter outra é realmente uma forma meio roots de resolver, porém é possível utilizar se fizer a modificação.

Meu obrigado ao Dumpa e ao Gu-Mazza que forneceram uma resposta rápida!

Um abração!

Attachments

Alicio

Active Member
Afiliado
22/7/17
Hoje finalmente conclui o meu controlador BrewManiacEx :)

Utilizei a PCB do @dumpa que além de facilitar bastante minha vida ainda pude trocar várias ideias bastante elucidativas com ele.

Montei meu projeto para não ultrapassar os 20A e utilizar uma tomada 220V comum, para isso utilizarei uma resistência de 3500W. O método que utilizo é single vessel numa panela n40.

Na lateral deixei:
- 1 conector P4 energizado o tempo inteiro em 12V (fiquei com preguiça de por uma chave liga/desliga pq é muito chato cortar a caixa) onde ligarei uma bomba para circular água com gelo pelo chiller de imersão durante o resfriamento;
- 1 saída para o sensor de temperatura (conector mike);
- 1 tomada para conectar uma bomba MP-15R e realizar a recirculação durante a brassagem;
- 1 cabo de 3 x 2,5mm que alimentará a resistência da panela e será ligada a esta por um conector Wago Winsta 770 (seguro, prático e permite até 25A);
- 1 cabo de 3 x 4,0mm para alimentar o sistema

Dentro do controlador a única coisa que fiz um pouco diferente dos demais, mas que acho essencial para o eletricista-cervejeiro amador, foi instalar um interruptor diferencial residual (IDR) para desligar o sistema em caso de corrente de fuga. Custou 90 reais, mas pode salvar uma vida.

Seguem as fotos:

Ver anexo 122373 Ver anexo 122374 Ver anexo 122375 Ver anexo 122376 Ver anexo 122377 Ver anexo 122378 Ver anexo 122379 Ver anexo 122380 Ver anexo 122381 Ver anexo 122382
desculpe me perguntar mais quais as medidas dos parafusos que usou e quais separadores usados nas placas de lcd e interface?