BrewmaniacEX

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Como estavamos discutindo sobre o Brewmaniac no post do ArdBir abri este post para direcionarmos as discussões.


Segue a placa que eu comprei do Vito.

3192d5e19cb7fc25840467c42e6d0d19.jpg


Muito bem acabada. Tudo smd
94706535fb6804487b88363380c16caa.jpg



4a393b0e399ec48418f8f8615e2ba56c.jpg



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Boa Felipe!
Já estou trabalhando no layout de uma placa pra fazermos in Brasil!
Tuas fotos vão ajudar bastante!
 

Attachments

  • Capturar.PNG
    Capturar.PNG
    213.1 KB · Views: 491
Felipe, tens como medir pra mim a distância entre o centro dos furos das duas barra de pino onde é conectado o D1?
 
Abel, chegando em casa eu meço a placa pra vc. Mas sugiro a criação de uma placa mais diy, sem smd, para que a galera geral consiga comprar os componentes e montar em casa. Por exemplo, no lugar de usar o BSS138, usar um Logic Level Converter (bem barato no ebay). Outra coisa que sugiro seria usar o PCF8574 dip16, mais fácil para a maioria soldar. O Esp8266, poderia ser o wemos D1 mini mesmo, pois é bem barato e fácil de instalar. No lugar dos transistores, seria legal usar o ULN2003.
Obs.: salvei o arquivo da placa em pdf.
 

Attachments

  • BC-5V-I2c-4.png
    BC-5V-I2c-4.png
    76.7 KB · Views: 389
  • level converter.JPG
    level converter.JPG
    41.4 KB · Views: 340
  • pcf8574p.JPG
    pcf8574p.JPG
    23.7 KB · Views: 317
  • uln2003.JPG
    uln2003.JPG
    46.5 KB · Views: 305
  • BrewShield.pdf
    263.4 KB · Views: 264
Já estou trabalhando em paralelo em uma com componentes discretos, mas não consegui ainda encontrar um BSS138 discreto, só SMD. se encontrar manda o link
 
Já estou trabalhando em paralelo em uma com componentes discretos, mas não consegui ainda encontrar um BSS138 discreto, só SMD. se encontrar manda o link



Procure por Logic level converter no eBay. É um módulo pronto com 4 canais.


3fc626a532c702bd052da2dbaed52f9e.jpg
 
Como eu não vou ter a mínima condição de fazer uma placa dessas, já que não conheço nada de eletrônica, será que algum de vocês pretende fazer pra vender?
Ou a intenção é cotar uma empresa pra fazer um lote pequeno?
---
Quem comprou a placa do Vito... Quanto foi?
Chegou rápido e certinho?
Talvez seja vantagem comprar a dele..
E qual foi o processo pra comprar? Você só comentou lá na página dele e ele te enviou o invoice do PayPal?
---
Obrigado pela ajuda.
 
Como eu não vou ter a mínima condição de fazer uma placa dessas, já que não conheço nada de eletrônica, será que algum de vocês pretende fazer pra vender?

Ou a intenção é cotar uma empresa pra fazer um lote pequeno?

---

Quem comprou a placa do Vito... Quanto foi?

Chegou rápido e certinho?

Talvez seja vantagem comprar a dele..

E qual foi o processo pra comprar? Você só comentou lá na página dele e ele te enviou o invoice do PayPal?

---

Obrigado pela ajuda.



@VictorSr, eu enviei uma mensagem ao Vito pelo Facebook. A placa custou U$30,00 com frete incluso. Chegou em 30 dias. Porém o wemos d1 mini ainda está a caminho.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Pessoal, acabei de pegar o bonde andando e gostaria e montar o BrewmaniacEx. O detalhe é que programação e eletrônica não é o meu forte.

Ja mandei uma mensagem pro Vito e estou aguardando o retorno dele para comprar uma placa. Se alguém quiser posso pedir mais de uma placa para ele para mandar todas de uma vez e economizar no frete.

Bom, será que alguma alguma caridosa poderia fazer uma lista dos itens necessários para montar o BrewmaniacEx? Para mim que sou leigo ajudaria bastante ter uma lista e comprar tudo de uma vez no Ali.
 
Pessoal, acabei de pegar o bonde andando e gostaria e montar o BrewmaniacEx. O detalhe é que programação e eletrônica não é o meu forte.

Ja mandei uma mensagem pro Vito e estou aguardando o retorno dele para comprar uma placa. Se alguém quiser posso pedir mais de uma placa para ele para mandar todas de uma vez e economizar no frete.

Bom, será que alguma alguma caridosa poderia fazer uma lista dos itens necessários para montar o BrewmaniacEx? Para mim que sou leigo ajudaria bastante ter uma lista e comprar tudo de uma vez no Ali.

Eu tenho muito interesse sim.
O problema eh que não estou podendo gastar esse dinheiro AGORA.
Por isso que estou esperando o amigo que disse que vai cotar a produção da placa aqui no Brasil, que até lá eu já devo ter o dinheiro ^^
----
Eu acho que a lista é basicamente isso:
1: Placa do Vito
2: Wemos D1 mini
3: LCD 20x4 já com o adaptador I2C
4: Fonte 5v
5: Relê para a resistência e para a bomba. Para a resistência precisa de um relê forte. Para a bomba pode ser um mais fraco, mas eu comprei 2 iguais, mesmo sem precisar.
6: Membrana de Botões
7: Sensor de Temperatura. No mínimo 1, mas dá pra usar mais, se quiser.
8: Buzzer 5v
---
Eu acho que é basicamente isso.
Qualquer coisa o pessoal corrige aí
 
Eu tenho muito interesse sim.
Por isso que estou esperando o amigo que disse que vai cotar a produção da placa aqui no Brasil, que até lá eu já devo ter o dinheiro ^^
----

Pra melhorar ainda mais, já estou finalizando o layout da placa com todos os componentes discretos e disponíveis no Brasil. Assim que eu acabar de desenha-la vou corroer uma e montar os componentes para testar. Vou fazer tbm um tutorial para montagem dos componentes.

Aguardem!
 
Pra melhorar ainda mais, já estou finalizando o layout da placa com todos os componentes discretos e disponíveis no Brasil. Assim que eu acabar de desenha-la vou corroer uma e montar os componentes para testar. Vou fazer tbm um tutorial para montagem dos componentes.

Aguardem!

Se você tiver interesse e disponibilidade de fazer para vender, provavelmente eu vou querer uma xD
 
Alguém vai montar uma igual ao do Voto ou é melhor comprar dele?

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
 
Alguém vai montar uma igual ao do Voto ou é melhor comprar dele?

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

Parece que o Abel está montando uma placa "caseira", tipo a que o pessoal faz para o ArdBir.
A do Vito foi feita "profissionalmente".
Mas eu acho que as duas funcionam perfeitamente bem...
De qualquer forma, eu estou esperando pelo Abel.
 
Parece que o Abel está montando uma placa "caseira", tipo a que o pessoal faz para o ArdBir.
A do Vito foi feita "profissionalmente".
Mas eu acho que as duas funcionam perfeitamente bem...
De qualquer forma, eu estou esperando pelo Abel.

Exatamente, estou fazendo para que qualquer um posso corroer sua placa em casa, mas vou pedir pra uma empresa fazer algumas profissionalmente, caso alguém tenha interesse.
 
Pessoal, notícia boa. A mesma placa serve para controlar o brewmaniacEX ou o Brewpi Less. Basta trocar o firmware do wemos (esp8266)


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Pessoal, notícia boa. A mesma placa serve para controlar o brewmaniacEX ou o Brewpi Less. Basta trocar o firmware do wemos (esp8266)

Eu vi que a intenção do Vito era que a placa controlasse os dois sistemas mesmo, mas por fim não vi se ele conseguiu que funcionasse assim.
De qualquer forma, eu não pesquisei muito sobre o BrePi Less. Depois vou dar uma olhada lá pra ver quais as principais diferenças.
 
Eu vi que a intenção do Vito era que a placa controlasse os dois sistemas mesmo, mas por fim não vi se ele conseguiu que funcionasse assim.

De qualquer forma, eu não pesquisei muito sobre o BrePi Less. Depois vou dar uma olhada lá pra ver quais as principais diferenças.



Eu descarreguei os dois firmwares e testei. Funcionam os dois, porém não ao mesmo tempo. Vc precisa de duas placas cada uma fazendo sua função


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Mas os dois sistemas não são "para a mesma coisa"?
Tipow... O BrewManiacEx controla a brassagem, monitorando as rampas e etc.
O BrewPiLess faz o que exatamente?
Pq se for o mesmo, não é redundante ter os 2 trabalhando junto?
Ou é alguma funcionalidade extra?
 
Mas os dois sistemas não são "para a mesma coisa"?

Tipow... O BrewManiacEx controla a brassagem, monitorando as rampas e etc.

O BrewPiLess faz o que exatamente?

Pq se for o mesmo, não é redundante ter os 2 trabalhando junto?

Ou é alguma funcionalidade extra?



Um é brassagem e o outro é fermentação. O brewpi less é top demais também. Ele cuida da fermentação.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Ahh, saquei.
No momento um controle pra fermentação não é importante pra mim.
Como faço tudo em pequena escala (max 20L) consigo controlar na geladeira com um controlador de temperatura que comprei.
Mas pro futuro pode ser interessante....
 
Eu tenho muito interesse sim.
O problema eh que não estou podendo gastar esse dinheiro AGORA.
Por isso que estou esperando o amigo que disse que vai cotar a produção da placa aqui no Brasil, que até lá eu já devo ter o dinheiro ^^
----
Eu acho que a lista é basicamente isso:
1: Placa do Vito
2: Wemos D1 mini
3: LCD 20x4 já com o adaptador I2C
4: Fonte 5v
5: Relê para a resistência e para a bomba. Para a resistência precisa de um relê forte. Para a bomba pode ser um mais fraco, mas eu comprei 2 iguais, mesmo sem precisar.
6: Membrana de Botões
7: Sensor de Temperatura. No mínimo 1, mas dá pra usar mais, se quiser.
8: Buzzer 5v
---
Eu acho que é basicamente isso.
Qualquer coisa o pessoal corrige aí
Valeu, Vitor.

No projeto do Vito ele usa um relé diferente mesmo para a bomba. Acredito que seja este daqui:
http://www.ebay.com/itm/5V-One-1-Ch...336050?hash=item484f323632:g:ma8AAOSwXeJXfilD

Mas, claro, qualquer um dos dois servirão para a bomba. Só pensei neste daqui por questão de espaço.

Com relação à fonte, nos primeiros posts do Vito ele usava uma de 12V e não de 5V. Só pra confirmar que agora então é de 5V mesmo? E qual a corrente? 5A, 10A, 20A?

Outra, o cabo do teclado tem cerca de 9 cm então vai ser necessário comprarmos algum cabo extensor.

Sobre o relé da resistência, quem quiser comprar já com dissipador, esta seria uma opção:
http://www.ebay.com/itm/SSR-40DA-H-...335188?hash=item51f1c16854:g:looAAOSw9GhYa00K

Só tem que ficar ligado nas falsificações porque vi em algum tópico do Brauduino gente reclamando que o SSR derreteu porque não suportava a corrente declarada.

attachment.php



Como faz para comprar original e não falsificado? Não sei.
 
No blog do Vito tem a lista de materiais também.
Ele postou a imagem que estou anexando e o texto abaixo:
-----
1~3, ACT1, ACT2,ACT3
connect to 5V driven SSR or Relay. for pump, heater, and sparge Heater control. If “Relay Modules” are used, use port “9. ACT Signal“.
4. Buzzer
5V driven buzzer.
5. Sensor
DS18B120 sensor. Connect 3V3 to power(vcc) of sensors.
6.Power
5V power supply. 1.5A+ is recommended.
7. I2C LCD
I2C bus connection for LCD. The power is +5V.
8. Input
For keypad or buttons. P0 for Down, P1 for Up, P2 for Enter, and P3 for Start. Pushing the keypad or buttons cause the PIN to GROUNDED.
9. ACT Signal
The direct control signals of pump, heater, and sparge heater. 3V signal. They control the same ACT1~ACT3 output and are used to connect to relay modules.
10. WEMOS D1
The two 8pin headers are for WEMOS D1 mini or pro. Antenna Up, USB down.
-----

Então a fonte é realmente 5v para essa placa que ele criou. E ele recomenda 1,5A. Isso significa que você não pode comprar uma fonte com menos de 1,5A, mas se vc comprar uma maior (tipo 5V 5A) não tem problema nenhum, pq o sistema só "puxa" o que ele precisa.

Quanto ao teclado, realmente o cabo dele é pequeno. Mas dependendo de como for feita a montagem, não precisa de extensor não. Eu tenho dois desse tecladinho aqui e o comprimento é satisfatório. É só otimizar a montagem que dá.

Sobre os relés: realmente o da bomba não precisa ser um SSR de 40A como eu postei. Eu comprei os 2 iguais só pq sim mesmo ^^
Precisa do dissipador. Eu comprei sem, mas estou procurando um dissipador separado pra comprar. É importante.
E sobre as falsificações... China né... Vai ser impossível ter certeza que é original. De qualquer forma, meus 2 relês são de 40A, e pelos meus cálculos o sistema que eu estou montando não passa de 25A. Se ele aguentar os 25, já está ótimo pra mim.
 

Attachments

  • Placa do Vito.png
    Placa do Vito.png
    132.5 KB · Views: 257
...Como faz para comprar original e não falsificado? Não sei.


Cara, infelizmente não tem como saber o que é original e o que é falso. Eu uso ssrs com o dobro da corrente q preciso. Pra fervura eu comprei um SSR com o quádruplo da minha necessidade. A diferença de preços entre eles é pequena. Outra dica é comprar um ssr nacional, como o da Novus.





Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Um é brassagem e o outro é fermentação. O brewpi less é top demais também. Ele cuida da fermentação.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Brewpi less é top mesmo. Fico distante de minhas geladeiras (mais de 100km) e só vejo meus baldes de 15 em 15 dias. Eu programo as temperaturas desejadas e só troco de geladeira para o cold crash antes do envase. No HBT gringo eu coloquei algumas fotos:

http://www.homebrewtalk.com/showpost.php?p=7869615&postcount=169

Achei muito interessante esse outro projeto do Vito (BrewManiacEx). Mas acho que não se encaixa em um novo equipamento de brassagem que irei iniciar a montar no próximo mês com uma panela de mostura e outra para fervura (resistências dedicadas). Não vai ter panela para água de lavagem.
Ou eu acho como modificar o código, ou faço malabarismo.
 
Brewpi less é top mesmo. Fico distante de minhas geladeiras (mais de 100km) e só vejo meus baldes de 15 em 15 dias. Eu programo as temperaturas desejadas e só troco de geladeira para o cold crash antes do envase. No HBT gringo eu coloquei algumas fotos:



http://www.homebrewtalk.com/showpost.php?p=7869615&postcount=169



Achei muito interessante esse outro projeto do Vito (BrewManiacEx). Mas acho que não se encaixa em um novo equipamento de brassagem que irei iniciar a montar no próximo mês com uma panela de mostura e outra para fervura (resistências dedicadas). Não vai ter panela para água de lavagem.

Ou eu acho como modificar o código, ou faço malabarismo.


Eu uso brewpi também a um ano. Sem comparações.

Sobre o seu sistema, vc poderia usar dois Ssrs e dois sensores (brassagem e fervura) e chavear os mesmos quando passar para etapa de fervura. Vc pode fazer isso com uma simples chave HH.

https://produto.mercadolivre.com.br...-alavanca-6-polos-6-amp-onoffon-kit-4-pcs-_JM

Ou... usar um craftbeerpi.
 
Eu uso brewpi também a um ano. Sem comparações.

Sobre o seu sistema, vc poderia usar dois Ssrs e dois sensores (brassagem e fervura) e chavear os mesmos quando passar para etapa de fervura. Vc pode fazer isso com uma simples chave HH.

https://produto.mercadolivre.com.br...-alavanca-6-polos-6-amp-onoffon-kit-4-pcs-_JM

Ou... usar um craftbeerpi.

Pelo o que eu entendi no manual em pdf do BrewmaniacEX, os Ds18B20 (total de 5) são endereçados como principal ou auxiliar. O problema é que cada um tem um endereço diferente de fábrica. Ou eu compraria dois com o mesmo endereçamento (hex) igual e usaria uma chave HH, ou usava apenas um Ds18B20 e trocaria ele de panela (tiraria do poço termométrico da panela de brassagem e colocaria ele no poço da panela de fervura). Seria muito malararismo. Não sei se eu teria outra opção. Abraço !
 
Pelo o que eu entendi no manual em pdf do BrewmaniacEX, os Ds18B20 (total de 5) são endereçados como principal ou auxiliar. O problema é que cada um tem um endereço diferente de fábrica. Ou eu compraria dois com o mesmo endereçamento (hex) igual e usaria uma chave HH, ou usava apenas um Ds18B20 e trocaria ele de panela (tiraria do poço termométrico da panela de brassagem e colocaria ele no poço da panela de fervura). Seria muito malararismo. Não sei se eu teria outra opção. Abraço !



Verdade. Melhor pensar no craftbeerpi mesmo. Aliás, teclando com o próprio Vito, ele me recomendou o craftbeerpi. Kkkkkk

b80566f33016ad6dca4fe0c8426f8aba.jpg




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Então a fonte é realmente 5v para essa placa que ele criou. E ele recomenda 1,5A. Isso significa que você não pode comprar uma fonte com menos de 1,5A, mas se vc comprar uma maior (tipo 5V 5A) não tem problema nenhum, pq o sistema só "puxa" o que ele precisa.

Quanto ao teclado, realmente o cabo dele é pequeno. Mas dependendo de como for feita a montagem, não precisa de extensor não. Eu tenho dois desse tecladinho aqui e o comprimento é satisfatório. É só otimizar a montagem que dá.

Sobre os relés: realmente o da bomba não precisa ser um SSR de 40A como eu postei. Eu comprei os 2 iguais só pq sim mesmo ^^
Precisa do dissipador. Eu comprei sem, mas estou procurando um dissipador separado pra comprar. É importante.
E sobre as falsificações... China né... Vai ser impossível ter certeza que é original. De qualquer forma, meus 2 relês são de 40A, e pelos meus cálculos o sistema que eu estou montando não passa de 25A. Se ele aguentar os 25, já está ótimo pra mim.
Já encomendei a placa do Vito. Agora é só esperar.

Sobre os relés, se cada user utilizar um relé com corrente diferente não é necessário fazer algum ajuste na programação? Porque se o caboclo colocar um relé de 100A e o sistema mandar potência de 100%, vai aquecer a água demais (isso se não queimar algo antes pelo fato de o sistema não ter sido preparado para tal)?

Outra, o Wemos D1 utiliza tensão de 3.3V mas a placa principal será alimentada com 5Vdc. É isto mesmo? Isto é corrigido na programação?

O Vito tinha mencionado também a utilização de um resistor de 4.7 kiloohms mas não vi a aplicação deste resistor na montagem dele. Isso era da versão antiga que ele esqueceu de rifar?

Valeu pela paciência.
 
A amperagem do Relê não significa que ele USA aquela corrente.
Significa que ele suporta aquela corrente.
O que vai definir a corrente realmente em uso é o seu sistema, principalmente a potência/tensão da resistência, que é o que mais puxa. Então não tem problema nenhum usar um relê de 100A, só é meio desnecessário, mas não atrapalha.
----
Sobre a alimentação do D1, sim, a placa corrige essa diferença, então não se preocupe, não vai queimar o D1 (só se a placa estiver com defeito xD)
----
Essa parte do resistor que você disse, eu não vi em lugar nenhum, então nem sei pra que serve (além de eu não manjar de eletrônica xD)
Eu acho que é só pegar o D1, ligar na placa e pronto. Se vc ficar sabendo de algo a mais avisa a gente pls.
----
Eu tbm queria encomendar logo essa placa, mas como eu disse, não tô podendo gastar AGORA.
Talvez mês que vem eu possa, aí encomendo a minha....
----
Qualquer novidade vai falando com a gente, e posta algumas fotos quando chegar :)
 
Galera estou pensando em montar um BrewmaniacEX ou um CraftBeerPi (estou com o Rpi2 parado pois comprei um Rpi3 para usar com o Osmc+sickrage).
Queria saber de vocês se alguém já usou um PT100 industrial no lugar deste DS1820. Alguém já conseguiu fazer a placa do Webmos nos moldes da do Vito?
 

Latest posts

Back
Top