Quantcast
  • We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Brewfather

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Bento

Active Member
Afiliado
25/5/18
Buenas, @perlporter ! Resolvido, abri no chrome que está atualizado, funciona perfeitamente. Nem vou reportar, melhor o pessoal se concentrar em outras melhorias !! Abraço!!
Vocês estão utilizando a versão gratuita (teste) do BrewFather ou adquiriram a licença?
E quanto está saindo a licença anual?

Afiliado
25/7/20
A versão gratuita te permite usar até 10 receita, achei muito bom e ele é sincronizado, onde vc acessar já tem todas receitas e controles.

srafaels

Member
Afiliado
8/3/19
Usei a versão teste e assinei a anual pouco tempo depois. Achei a interface muito boa e a integração receita/batch muito funcional. Uma coisa que em chamou atenção foi a FG. Basicamente, de 65 graus para baixo de mostura, já não vemos diminuição na densidade final. No beersmith baixava. Não sei se é uma fórmula de cálculo diferente ou o quê. Alguém aqui reparou isso?

GuiSpin

Well-Known Member
Afiliado
18/5/20
Usei a versão teste e assinei a anual pouco tempo depois. Achei a interface muito boa e a integração receita/batch muito funcional. Uma coisa que em chamou atenção foi a FG. Basicamente, de 65 graus para baixo de mostura, já não vemos diminuição na densidade final. No beersmith baixava. Não sei se é uma fórmula de cálculo diferente ou o quê. Alguém aqui reparou isso?
Eu reparei isso e abri um post perguntando exatamente isso, mas foi com a intençao de aumentar a FG.
Para mim eu precisei subir demais o perfil da mosturaçao para ter uma FG maior e fiquei em duvida. Uma das coisas que falaram no outro post foi para verificar os insumos cadastrados que eles nem sempre estao certos.. mas visto que voce viu esse problema com a FG, talvez seja legal uma analise mais profunda.

Eu nunca usei o beersmith (relativamente novo no mundo do homebrew) entao nao tenho base para comparaçao, mas estou gostando desse app.

Diego Lima

Member
Afiliado
11/9/18
Também notei que o calculo da FG é diferente do Beersmith. Olhando melhor o Brewfather, na aba configuração, tem um item "Densidade Final" onde pode-se alterar a forma como o Brewfather calcula a FG. As opções são "Avançado", "Normal" e "Simples". No meu entender a opção "Avançado" é a que mais se parece com o Beersmith, onde o Brewfather leva em consideração a "fermentabilidade do mosto" e a atenuação da levedura... ai vem uma observação minha.

No Beersmith a levedura é cadastrada com dois parâmetros, atenuação mínima e atenuação máxima, onde o calculo de FG varia entre os dois parâmetros. Já no Brewfather a levedura tem o parâmetro de atenuação média, e o calculo de FG usa apenas este parâmetro.

Attachments

Afiliado
7/9/20
Tenho gostado bastante do Brewfather, no meu caso a diferença está dando na quantidade de água, mostura e lavagem (principalmente lavagem), tenho achado no Brewfather uma quantidade muito baixa de água.

Sempre usei a relação :

2,5 (litros de água) x 1 (quilo de grãos) na mostura, e
1,5 x (qtd de água da mostura) na lavagem.

No Brewfather para 50l de mosto tem dado quase 15l a menos de água no total.

Isso aconteceu com mais alguém? O Brewfather está certo e sempre diz errado? Hehehe

Jose Coratto

Well-Known Member
Afiliado
3/11/18
Tenho gostado bastante do Brewfather, no meu caso a diferença está dando na quantidade de água, mostura e lavagem (principalmente lavagem), tenho achado no Brewfather uma quantidade muito baixa de água.

Sempre usei a relação :

Isso aconteceu com mais alguém? O Brewfather está certo e sempre diz errado? Hehehe
Boa observação @filipe Martins Nunes .

Leandro Gregolin

Well-Known Member
Afiliado
7/8/19

Sempre usei a relação :

Isso tudo é configurável, vc tem q ajustar seus perfis lá. Varia por qtde de evaporação, dead space etc.

De Niro

Member
Afiliado
7/2/19

Sempre usei a relação :

Aconteceu comigo também Filipe. Mesmo no meu modesto equipamento de 15L está dando bastante diferença na água de lavagem (e na água total, por consequência). As 3 brassagens que tentei pelo BF deram essa diferença. Uma delas eu confiei e deu bem menos volume final (q eu completei com água pq né, cervejeiro não desperdiça kkk). As outras eu resolvi comparar com o que dizia o BeerSmith e este estava certo e o BF errado. Segui o BS e a receita bateu.

Ainda tenho que sentar com bastante calma no perfil do equipamento do BF para ver se encontro esse parâmetro.

Afiliado
7/9/20
Aconteceu comigo também Filipe. Mesmo no meu modesto equipamento de 15L está dando bastante diferença na água de lavagem (e na água total, por consequência). As 3 brassagens que tentei pelo BF deram essa diferença. Uma delas eu confiei e deu bem menos volume final (q eu completei com água pq né, cervejeiro não desperdiça kkk). As outras eu resolvi comparar com o que dizia o BeerSmith e este estava certo e o BF errado. Segui o BS e a receita bateu.

Ainda tenho que sentar com bastante calma no perfil do equipamento do BF para ver se encontro esse parâmetro.
Uma mudança que eu fiz e aumentou um pouco a quantidade foi na configuração do equipamento, no calculo de lavagem (alterei para "sem expansão na fervura").

Stirling

Member
Afiliado
21/8/19
O cálculo de água de lavagem é simples. Ele parte do volume pós fervura que você preenche e vai descontando as perdas. Se está dando errado, vocês considerarem alguma perda errada.

Tem um vídeo do Jamal que ele mostra passo a passo como é feito o calculo (ele usa o Excel, mas o Brewfather faz igualzinho).

Lembrando que o volume pós fervura ele considera a 100 graus, portando com expansão, caso você meça em outra temperatura tem que fazer a conversão usando uma tabela de densidades da água.

Latest posts