BrewCalc - Calculadora Cervejeira

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Kelvin Soares

Well-Known Member
Joined
Apr 25, 2016
Messages
99
Reaction score
61
Olá Cervejeiros e Cervejeiras!
Quero compartilhar com vocês o BrewCalc, a minha Calculadora Cervejeira!

O BrewCalc é uma Calculadora Cervejeira para desenvolvimento de receitas totalmente gratuito. Inicialmente era de uso particular, mas resolvi compartilhar com vocês para que possamos melhorar ela juntos!

Atualmente o BeerSmith é o software mais utilizado para montagem de receitas entre os homebrewers, porém muitos ainda não entende como a ferramenta funciona, simplesmente porque ela não é intuitiva. Por isso, utilizar uma ferramenta mais clean e focada apenas no desenvolvimento de receita vai ajudar muito esses cervejeiros(as). Resumidamente, você inclui os ingredientes e a ferramenta calcula todas as informações necessárias para fazer a sua cerveja. Sendo que a mesma segue uma linha de raciocínio na montagem da receita. Além disso já dispõe de algumas receitas e configurações de equipamentos salvas para utilizar como base. Veja abaixo um pouco do que a ferramenta oferece:

- Cadastro de + 600 Leveduras, podendo incluir novos itens
- Cadastro de + 250 Lúpulos, podendo incluir novos itens
- Cadastro de + 800 Maltes, podendo incluir novos itens
- Todos os Estilos BJCP, podendo incluir novos estilos de outras diretrizes
- Cadastro de Equipamento
- Cálculo de OG e FG (Em SG e °P)
- Cálculo de IBU (Tinseth)
- Cálculo de Cor (SRM e EBC)
- Cálculo BU:GU
- Impressão da Receita
- Estimativa de Cor de forma visual
- Ajuste % de Maltes do Grist
- Ajuste automático de OG com base no grist
- Inclusão de Rampas de Temperatura
- Inclusão de Rampas de Fermentação

Para utilizar o BrewCalc é necessário ter o Microsoft Excel instalado, pois a ferramenta foi desenvolvida com base no VBA, linguagem nativa do Excel. Como o BrewCalc está na versão Beta, preciso da ajuda de vocês para identificar problemas, ou dar sugestões de melhoria 😊. Portanto, me mande um e-mail, direct no Instagram ou aqui mesmo no fórum a sua dúvida/sugestão!

Além das correções, já estou desenvolvendo os itens abaixo.
- Correção de Perfil de Água
- Opção de Auto Ajuste de IBU
- Opção de Ajuste de Receita para um novo equipamento
- Calculadora de Starter
- Calculadoras gerais
- Cálculo de IBU nas adições a ZERO/WHIRPOOL
- Aba Avaliação BJCP
Muito Obrigado

O Link para download se encontra na BIO do meu Instagram. Aproveite e me segue lá!
https://www.instagram.com/kelvin.cervejeiro/
 
Boa tarde, baixei ele, mas da esse erro quando abro, Excel 2016 aqui

1585858611943.png
 
Keelvin,

Parabéns pelo trabalho, ficou muito bom, fácil de usar e tudo bem limpo. Qualquer pessoa com conhecimento bem básico consegue entender e usar.

Acho a tradução do BeerSmith uma zona e para quem esta começando e acredito que para os caseiros avançados, sua ferramenta é mais que essencial e pratico.

Umas melhorias que acho interessantes: incluir um campo de notas, para algumas observações, manha ou detalhe de alguma receita. O item de calculadora não esta funcionado aqui.
 
Segatto, Obrigado pelo retorno! Vou considerar a sua sugestão para os próximas atualizações!

Sobre o item "Calculadora", deixei apenas o botão amostra, mas ainda não inclui calculadoras adicionais.
 
Pessoal,

Nos últimos dias, atualizei a Calculadora que agora possui funcionalidades novas. Abaixo segue as principais:

- Cálculo de IBU nas adições de whirpool
- Correção do Perfil de Água
- Calculo de Starter (Braukaiser)

Dentre outras melhorias que foram feitas! Espero que gostem e se puderem, mandem aquele feedback!


Abraços!

O Link para download se encontra na BIO do meu Instagram. Aproveite e me segue lá!
https://www.instagram.com/_keelvins/
 
Last edited:
Olá Cervejeiros e Cervejeiras!
Quero compartilhar com vocês o BrewCalc, a minha Calculadora Cervejeira!

O BrewCalc é uma Calculadora Cervejeira para desenvolvimento de receitas totalmente gratuito. Inicialmente era de uso particular, mas resolvi compartilhar com vocês para que possamos melhorar ela juntos!

Atualmente o BeerSmith é o software mais utilizado para montagem de receitas entre os homebrewers, porém muitos ainda não entende como a ferramenta funciona, simplesmente porque ela não é intuitiva. Por isso, utilizar uma ferramenta mais clean e focada apenas no desenvolvimento de receita vai ajudar muito esses cervejeiros(as). Resumidamente, você inclui os ingredientes e a ferramenta calcula todas as informações necessárias para fazer a sua cerveja. Sendo que a mesma segue uma linha de raciocínio na montagem da receita. Além disso já dispõe de algumas receitas e configurações de equipamentos salvas para utilizar como base. Veja abaixo um pouco do que a ferramenta oferece:

- Cadastro de + 600 Leveduras, podendo incluir novos itens
- Cadastro de + 250 Lúpulos, podendo incluir novos itens
- Cadastro de + 800 Maltes, podendo incluir novos itens
- Todos os Estilos BJCP, podendo incluir novos estilos de outras diretrizes
- Cadastro de Equipamento
- Cálculo de OG e FG (Em SG e °P)
- Cálculo de IBU (Tinseth)
- Cálculo de Cor (SRM e EBC)
- Cálculo BU:GU
- Impressão da Receita
- Estimativa de Cor de forma visual
- Ajuste % de Maltes do Grist
- Ajuste automático de OG com base no grist
- Inclusão de Rampas de Temperatura
- Inclusão de Rampas de Fermentação

Para utilizar o BrewCalc é necessário ter o Microsoft Excel instalado, pois a ferramenta foi desenvolvida com base no VBA, linguagem nativa do Excel. Como o BrewCalc está na versão Beta, preciso da ajuda de vocês para identificar problemas, ou dar sugestões de melhoria 😊. Portanto, me mande um e-mail, direct no Instagram ou aqui mesmo no fórum a sua dúvida/sugestão!

Além das correções, já estou desenvolvendo os itens abaixo.
- Correção de Perfil de Água
- Opção de Auto Ajuste de IBU
- Opção de Ajuste de Receita para um novo equipamento
- Calculadora de Starter
- Calculadoras gerais
- Cálculo de IBU nas adições a ZERO/WHIRPOOL
- Aba Avaliação BJCP
Muito Obrigado

O Link para download se encontra na BIO do meu Instagram. Aproveite e me segue lá!
https://www.instagram.com/kelvin.cervejeiro/
Olá! Ainda existe? Não achei seu perfil...
 
Bom dia! Baixei e está muito Show, mas como ainda sou novato nesse mundo, fiquei confuso na opção ÁGUA, não entendi como chegar ao perfil desejado.
 
Bom dia! Baixei e está muito Show, mas como ainda sou novato nesse mundo, fiquei confuso na opção ÁGUA, não entendi como chegar ao perfil desejado.

O perfil desejado é apenas para visualização, ele não faz nenhum cálculo. Portanto, você precisa ir adicionando os SAIS que você deseja para ir calculando o seu perfil de água e assim visualmente você comparar com o Perfil Alvo.

Abraços!
 
Montei uma receita que ja tinha em vários outros aplicativos e sites no seu programa. e deu o mesmo resultado.
Achei o programa muito pratico e facil de usar, e ainda da pra imprimir ou salvar como PDF, que ficou muito bonito impresso.
Parabens pelo programa.
 
Cara, rola fazer um video criando uma receita na sua calculadora?
Eu tentei ja algumas vezes e nao rolou.. :(
 
Fiz uma receita de " resto de malte " essa semana. Talvez eu possa não ter configurado o equipamento direito no brewersfriend, e na hora da brassagem não bateua OG. Joguei no seu programa e a OG bateu certinho. Só não consegui colocar a farinha de trigo na receita ( 50g apenas), de resto foi tudo igual , ta batendo certinho. Gosto da parte dos equipamentos que é fácil de escolher e ja esta configurado .
 
Fiz uma receita de " resto de malte " essa semana. Talvez eu possa não ter configurado o equipamento direito no brewersfriend, e na hora da brassagem não bateua OG. Joguei no seu programa e a OG bateu certinho. Só não consegui colocar a farinha de trigo na receita ( 50g apenas), de resto foi tudo igual , ta batendo certinho. Gosto da parte dos equipamentos que é fácil de escolher e ja esta configurado .

A configuração do equipamento é base, e conhecer a ferramenta e como ela se comporta com as informação do equipamento é quase que imprescindível. No entanto na minha calculadora, tentei ao máximo ter apenas aquilo que interessa e faz realmente diferença no cálculo.

Aos poucos vou implementando novas informações. Logo vou subir uma nova versão com estimativa de pH na mostura, levando em consideração a base de maltes e o perfil de água.

Fico muito feliz que tem cervejeiros usando! Grande abraço!
 
Back
Top