• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

BrewCalc - Calculadora Cervejeira

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Keelvin

Well-Known Member
Afiliado
25/4/16
Olá Cervejeiros e Cervejeiras!
Quero compartilhar com vocês o BrewCalc, a minha Calculadora Cervejeira!

O BrewCalc é uma Calculadora Cervejeira para desenvolvimento de receitas totalmente gratuito. Inicialmente era de uso particular, mas resolvi compartilhar com vocês para que possamos melhorar ela juntos!

Atualmente o BeerSmith é o software mais utilizado para montagem de receitas entre os homebrewers, porém muitos ainda não entende como a ferramenta funciona, simplesmente porque ela não é intuitiva. Por isso, utilizar uma ferramenta mais clean e focada apenas no desenvolvimento de receita vai ajudar muito esses cervejeiros(as). Resumidamente, você inclui os ingredientes e a ferramenta calcula todas as informações necessárias para fazer a sua cerveja. Sendo que a mesma segue uma linha de raciocínio na montagem da receita. Além disso já dispõe de algumas receitas e configurações de equipamentos salvas para utilizar como base. Veja abaixo um pouco do que a ferramenta oferece:

- Cadastro de + 600 Leveduras, podendo incluir novos itens
- Cadastro de + 250 Lúpulos, podendo incluir novos itens
- Cadastro de + 800 Maltes, podendo incluir novos itens
- Todos os Estilos BJCP, podendo incluir novos estilos de outras diretrizes
- Cadastro de Equipamento
- Cálculo de OG e FG (Em SG e °P)
- Cálculo de IBU (Tinseth)
- Cálculo de Cor (SRM e EBC)
- Cálculo BU:GU
- Impressão da Receita
- Estimativa de Cor de forma visual
- Ajuste % de Maltes do Grist
- Ajuste automático de OG com base no grist
- Inclusão de Rampas de Temperatura
- Inclusão de Rampas de Fermentação

Para utilizar o BrewCalc é necessário ter o Microsoft Excel instalado, pois a ferramenta foi desenvolvida com base no VBA, linguagem nativa do Excel. Como o BrewCalc está na versão Beta, preciso da ajuda de vocês para identificar problemas, ou dar sugestões de melhoria 😊. Portanto, me mande um e-mail, direct no Instagram ou aqui mesmo no fórum a sua dúvida/sugestão!

Além das correções, já estou desenvolvendo os itens abaixo.
- Correção de Perfil de Água
- Opção de Auto Ajuste de IBU
- Opção de Ajuste de Receita para um novo equipamento
- Calculadora de Starter
- Calculadoras gerais
- Cálculo de IBU nas adições a ZERO/WHIRPOOL
- Aba Avaliação BJCP
Muito Obrigado

O Link para download se encontra na BIO do meu Instagram. Aproveite e me segue lá!
https://www.instagram.com/kelvin.cervejeiro/

Segatto

New Member
Afiliado
26/2/20
Keelvin,

Parabéns pelo trabalho, ficou muito bom, fácil de usar e tudo bem limpo. Qualquer pessoa com conhecimento bem básico consegue entender e usar.

Acho a tradução do BeerSmith uma zona e para quem esta começando e acredito que para os caseiros avançados, sua ferramenta é mais que essencial e pratico.

Umas melhorias que acho interessantes: incluir um campo de notas, para algumas observações, manha ou detalhe de alguma receita. O item de calculadora não esta funcionado aqui.

Latest posts