Brew in a Keg + Brassagem em Time Lapse

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Korvocore

Well-Known Member
Joined
Jul 22, 2014
Messages
291
Reaction score
99
Fala galera, depois de algumas configurações parei nessa pq foi a que me deu a maior eficiência entre as outras, de 65 a 78%.

É simplesmente um postmix com uma mini bazooka na parte de baixo e uma grande na tampa, consigo por até 8kg de malte dentro dele. A água/mosto entra por baixo e sai por cima, a resistência na panela faz o controle da temperatura. Ela tem 5000w, uso 1/3 pra manter e 1/2 potência pra ferver (20L), controle feito por um dimmer e por TIC.

Pra resfriar, uso duas bombonas de 50l de água com álcool na proporção de 40% de álcool, a de fora resfria 20l de mosto de 100 pra 40º em 5 minutos e a de dentro do freezer a -15º resfria de 40 pra 18º em mais 5~6 minutos (Lager 15 minutos pra 10º), na ale o mosto chega em 18º e a temp da bombona ainda ta em 2º, lager chega em 10º e a bombona fica em 6º. O freezer leva dois dias pra gelar 50L pra -15º.


















[ame]https://www.youtube.com/watch?v=9VXOJ5E85p0[/ame]
 
Legal o seu setup, qual álcool você usa nas bombonas para resfriamento? Porque seriam uns vinte litros dele em cada uma pelo que você escreveu.
 
Legal o seu setup, qual álcool você usa nas bombonas para resfriamento? Porque seriam uns vinte litros dele em cada uma pelo que você escreveu.


Álcool do posto mesmo, etanol, exatamente 20L em cada, uso na de fora tb pq com o tempo a água ia se misturar entre as bombonas por causa da que fica a mangueira e no chiller.
 
Olá Marcos!

Ressuscitando o post...

Ainda está com essa configuração de resfriamento? Poderia detalhar melhor?
Estou começando mas a ideia de jogar a água do resfriamento pelo ralo me incomoda muito. Naturalmente teu sistema reaproveita a solução por um tempo indeterminado, correto?!

Abraço!
 
Ainda estou sim, já faz muito tempo que não sei o que é usar uma gota de água para resfriar o mosto. Atualmente dedico só para isso um freezer antigo que tinha por aqui sobrando, dentro tem uma bombona de 50 litros como anteriormente dito 20 litros de álcool com resto de água, mais uma bombona do lado de fora no mesmo esquema.
Para resfriar o mosto de 100 até 40 graus, uso a água da bombona de fora na temperatura ambiente circulando com uma bomba através do chiller e do radiador com ventoinha que está preso atrás do freezer. Para resfriar de 40 para 18 graus, no caso de ales, deixo o freezer ligado 24 horas e no caso de lagers de 40 para 10 graus, deixo 48 horas. Após o resfriamento para 40 graus fecho os registros que fazem a água passar através do radiador e bombona externa e abro o registro da bombona de dentro do freezer, assim a água gelada não passa dentro do radiador somente no chiller.
O tempo de resfriamento para ales fica em torno de 20 minutos e de lagers 30 minutos.
Antigamente eu chegava a gastar 200 litros de água para resfriar 40 litros de mosto e não conseguia baixar mais do que 24 graus.
Se tiver alguma dúvida que não ficou claro aí é só perguntar.

Abraço.
 
Po valeu por responder tão prontamente Marco! :)

Ficou muito bem explicado sim. Queria apenas ver este radiador e saber se usa algum ventilador nele. Ahhh e qual a bomba tu usa pra fazer essa água circular pelo circuito. Acho que é só hehehe

Abraço!!!:mug:
 
Que legal esse esquema que tu fez pro contrapressão.
Como tu construiu essa base?
E de que forma tu prendeu na parte superior?
 
Po valeu por responder tão prontamente Marco! :)

Ficou muito bem explicado sim. Queria apenas ver este radiador e saber se usa algum ventilador nele. Ahhh e qual a bomba tu usa pra fazer essa água circular pelo circuito. Acho que é só hehehe

Abraço!!!:mug:

É um radiador de GOL G5 Léo, com ventoinha incorporada, tinha uma fonte 12v 30A parada aqui e agora uso ela pra ligar a ventoinha. Antes usava uma bomba da ferrari:

1313158334.jpg


Agora estou usado uma chugger de plástico pq a água ia ficando meia suja de ferrugem pq o corpo da bomba ferrari é de ferro, mas vou acabar voltando pra ferrari pq a chugger não tem muita pressão e não faz a água circular no radiador direito. Quando está tudo ligado e estou fazendo o resfriamento com chugger de plástico, coloco a mão atrás da ventoinha e o ar sai só morno, com a ferrari o ar saia bem quente, tinha uma troca melhor no radiador.
 
Que legal esse esquema que tu fez pro contrapressão.
Como tu construiu essa base?
E de que forma tu prendeu na parte superior?

Opa, a base é de nylon usinado, o puxador é de um amassador de latinhas e dentro uso as duas molas de inox do sifão que era do meu keg q agora é minha panela.

O modo como prendi em baixo da prateleira foi meio ogro mas deu certo. Fiz dois cortes de uma lado de uma dobradiça de porta comum e passei uma abraçadeira em cada corte e prendi os dois lados do Tee. Essa engenhoca na contra-pressão foi a melhor, nada de espirrar cerveja na sua cara caso afrouxe ela da garrafa, nada de deixa ela em uma bacia e quando pegar de volta derrubar as garrafas que estavam perto com as mangueiras, nada de ficar com as mãos doloridas de ficar forçando ela na garrafa, etc...

Com tudo pronto e sanitizado, engarrafo 48 long-necks em 40 minutos.
 
Entendi...

Tava dando uma olhada aqui nos preços das peças e vou ter que, por ora, achar uma solução mais barata pra poder viabilizar o projeto.

Eu tenho uma bomba d'água parada lá em casa que eu usava pra empurrar água pra caixa e acho que vou poder usar pra recircular a solução gelada pelo sistema. Vou testar e ver se funciona, uma vez que ela é bem forte e talvez faria a solução passar rápido demais, tornando a troca menos eficiente, acredito. Caso não funcione testarei com uma dessas bombinhas de máquina de lavar.

Penso também em usar os dois galões com a solução gelada mesmo pois, com isso evito ter que que comprar o radiador, ventoinha e fonte (custo total de aprox 450,00).

Como falei, estou começando, comprando os equipamentos aos poucos, mas queria já começar com algum sistema de reaproveitamento da água do resfriamento e achei o seu o mais eficiente que já vi até agora.

Abraço!
 
Entendi...

Tava dando uma olhada aqui nos preços das peças e vou ter que, por ora, achar uma solução mais barata pra poder viabilizar o projeto.

Eu tenho uma bomba d'água parada lá em casa que eu usava pra empurrar água pra caixa e acho que vou poder usar pra recircular a solução gelada pelo sistema. Vou testar e ver se funciona, uma vez que ela é bem forte e talvez faria a solução passar rápido demais, tornando a troca menos eficiente, acredito. Caso não funcione testarei com uma dessas bombinhas de máquina de lavar.

Penso também em usar os dois galões com a solução gelada mesmo pois, com isso evito ter que que comprar o radiador, ventoinha e fonte (custo total de aprox 450,00).

Como falei, estou começando, comprando os equipamentos aos poucos, mas queria já começar com algum sistema de reaproveitamento da água do resfriamento e achei o seu o mais eficiente que já vi até agora.

Abraço!

Meu radiador completo comprei por 220 usado no ML e fonte na época foi uns 50. Será q é uma boa usar os dois galões de solução gelada? A troca de 100 pra 40 é bem grande, pode ser que não chegue ou demore muito pra acontecer.
Nos testes que fiz, se a solução ficar apenas 10° mais fria que o mosto a troca demora 5 minutos para cada grau, isso no meu chiller de 12m e 1/2pol com 20L de mosto.

Bom, só testando mesmo, se tiver um freezer q caiba 100L da pra fazer o teste.

Boa sorte. :D
 
É, só testando...

Mas acredito que funcione, uma vez que teria dois galoes de 50L a cerca de -15. Por mais que eu precisasse de 4 dias de funcionamento do freezer... Mas vou dar uma procurada em peças usadas. De repente consigo algo mais em conta e aí compensa.

Atualizo daqui uns meses quando de fato começarei. [ansioso] hehe
 
Marco,

me surgiu uma curiosidade aqui...
Percebi no 'time lapse' que tu vai recirculando o mostro ate chegar na temperatura desejada e só depois passa ao fermentador. Como tu faz o whirpool? Somente ao fim dessa recirculação, certo? Aí tu faz, espera formar o trub e transfere?

Abraço!
 
Marco,

me surgiu uma curiosidade aqui...
Percebi no 'time lapse' que tu vai recirculando o mostro ate chegar na temperatura desejada e só depois passa ao fermentador. Como tu faz o whirpool? Somente ao fim dessa recirculação, certo? Aí tu faz, espera formar o trub e transfere?

Abraço!

Enquanto o mosto circula no chiller ele volta para a panela e ja vai fazendo o whirpool, ou seja, enquanto resfrio ja vou fazendo o whirpool.

Uma coisa, se tiver interesse no meu chiller, acho q vou vende-lo, 12m de 1/2 em inox. Depois vou abrir um tópico com fotos.
 
Galera, dei uma mudada no resfriamento. Segue abaixo as modificações.

Montando













Limpeza nas soldas







Parceiros de solda em inox



No lugar



Limpeza dos tubos





Bombona de 100L dentro do freezer (Água + alcool a 40%)



Bomba do Chiller



Radiador de gol G5 com ventoinha para a volta do chiller, fluxo é fechado após a voltar ficar mais fria q a temperatura ambiente.



Conjunto



Aqui tive um problema, estava tudo perfeito sem vazamento. Mas eu não contava com uma coisa, a DILATAÇÃO. Pois é, quando fui passar água fervendo nos tubos de inox, ele começou a estalar e de repente... PA, as soldas entre o tudo de inox e o tampão de cobre se rompeu, o tubo de inox dilatou uns 2mm, ainda bem que se romperam todas de um lado só, tive que fazer uma gambiarra provisória com mangueiras de silicone para vedar.







E o resultado da experiência, resfriamento de 40L de água fervendo usando o novo chiller.

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=VxrAExNG-wM[/ame]

Descrição do video:
Teste de resfriamento do meu novo chiller de 10 metros em inox com canos de cobre por fora preso na parede. Solução de resfriamento: água com álcool a 40% em uma bombona de 100 litros dentro do freezer a -8 graus.
Foram resfriados 40 litros de água a 96 graus.
Freezer ligado por 48 horas para gelar 100L a -8 graus.

Primeira temperatura na tv: sonda na volta do mosto que passou pelo chiller.
Segunda temperatura na tv: sonda dentro da panela medindo os 40L
Temperatura do COEL: mistura de água e alcool a 40%.
 
Demais korvocore! Gambiarra master! Você bombeou os 100l Direto da bombona ou fez um circuito fechado com menos volume da solução? o seu contra fluxo inox está à venda? Podemos negociar ele!? Parabéns pela criatividade! Abs!!!
 
Demais korvocore! Gambiarra master! Você bombeou os 100l Direto da bombona ou fez um circuito fechado com menos volume da solução? o seu contra fluxo inox está à venda? Podemos negociar ele!? Parabéns pela criatividade! Abs!!!

Bombiei direto sim, tinha o esquema de duas bombonas separadas mas tava muito complexo, muitos registros, dai resolvi fazer isso. Se o freezer ficar 3 dias ligado acho q chega nos -15, ai os 40L com certeza chega nos 18 graus.

Sem contar a rapidez, 20 minutos :D

Sobre o chiller vou te mandar MP.

Abraço.
 
Muito legal Marcos!

Gostei muito do sistema novo mas será que não terá problemas com as lagers? A temperatura para inoculação de fermento é de 8 a 12ºC, correto?!

Abraço!
 
Muito legal Marcos!

Gostei muito do sistema novo mas será que não terá problemas com as lagers? A temperatura para inoculação de fermento é de 8 a 12ºC, correto?!

Abraço!


Fui na sua de usar um bombona só e deu certo :D

Então, pra lagers por enquanto só vai dar pra fazer de 20L. Com a solução a -15, com certeza deve gelar o mosto abaixo de 10 graus.
 
Hummm Saquei...

Po legal, o que mais gostei foi justamente o ganho em pracitidade...

Vi que tá usando uma bomba de 1/4cv... Eu tenho uma desse mesmo tipo mas é de 1/2cv. Não sei se já comentei mas tô pensando em usar pro mesmo fim. Meu receio é que por ser mais potente, empurre a água numa velocidade muito alta e diminua a eficiência da troca térmica. O que acha? Faz sentido ou estou falando besteira? hahaha

Ohhh e deixem meu chiller quietinho aí hein hahahaha

Abraço!
 
Usava de 1/2cv da ferrari, mas ela era de ferro e tava enferrujando a solução. Comprei essa ai, é uma centrifuga de plástico para hidromassagem.

Naaada, quanto mais rápido o fluxo de água no chiller melhor, oq tem q ser controlado é o fluxo de mosto, caso queira já transferi-lo para o fermentador, mas no meu caso como está voltando pra panela já fazendo o whirpool não tem problema ser rápido tb.

O fluxo da água rápido faz com que ao final do chiller ela não chegue próximo a temperatura do mosto, assim, quanto mais diferença entre os dois líquidos, mais rápido a troca. Quando usava a chugger pra circular a água do chiller, levava o dobro do tempo pra resfriar.
 
Ha só a título de curiosidade, pra quem fala que estou trocando 6 por meia duzia e até 1 duzia por meia... segue abaixo o consumo do freezer aproximado, aproximado pq não sei ao certo a pontência dele, em média é 300w:



Dependendo do lugar não se compra nem 1 saco de gelo com esse valor, sem contar a praticidade, rapidez e economia com água.
 
Po beleza! Vou confirmar se a minha é de plástico (acho que é) e mandar brasa!

É disso que estou falando!!!:D E ademais, duvido conseguir o mesmo desempenho com apenas 1 saco de gelo que seria o que daria pra comprar no máximo com esse valor.


Ha só a título de curiosidade, pra quem fala que estou trocando 6 por meia duzia e até 1 duzia por meia... segue abaixo o consumo do freezer aproximado, aproximado pq não sei ao certo a pontência dele, em média é 300w:



Dependendo do lugar não se compra nem 1 saco de gelo com esse valor, sem contar a praticidade, rapidez e economia com água.
 
Boa noite amigo,
Parabéns pelo seu projeto, economizar água é sem dúvida uma grande preocupação... Só uma questão eu queria levantar, apesar de não ser conhecedor da área, o contato entre o cobre e o aço é tranquilo? Com o passar do tempo não haverá eletrólise e um deles será corroído?
No mais, parabéns e boas cervejas!
 
Puts Lisboa, sua pergunta foi muito fundo hahaha.. isso não vou saber responder. Fica aberta a questão pra quem entende :)
 
Também não entendo muito, mas pelo que sei quando o índice anódico de um metal é muito diferente do outro há o risco de corrosão. Quanto maior a diferença, maior o risco. Neste link (procure por compatibilidade galvânica) tem uma tabela em que é possível ver que o aço e o cobre bem diferente. Normalmente o cobre é usado em conjunto com latão. https://sites.google.com/site/scientiaestpotentiaplus/corrosao/corrosao-galvanica
 
Back
Top