Braumeister

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ldepaoli

Well-Known Member
Joined
Mar 26, 2011
Messages
66
Reaction score
11
Location
Sorocaba
Comprei uma Braumeister 20L a algumas semanas e já fiz uma brassagem nela.
Quem mais tem Braumeister por aí para a gente trocar dicas sobre o equipamento?
 
Foi caro se comparado com a Mec Bier Hobby mas valeu cada centavo.

Por enquanto só fiz uma Session IPA com um monte de malte carunchado que tinha em casa portanto não posso dizer qual o potencial de OG que dá para chegar com ela.

Vamos ver, essa semana devo fazer uma weiss e depois uma pumpkin ale.
 
Opa to com a minha de 20l, comprei a 1 mês. Tem alguma dica?

Abr
AnteK
 
Tenho uma de 20! Nunca fiz nem
Na panela e nela agora ta fácil! Foco na moagem e Litragem inicial e sparge! Esses 3
Fatores são o calcanhar de Aquiles dela!
 
Leo,

Agradeço se puder informar a altura e diâmetro internos do tubo de malte e da panela.

Obrigado.

@rosalomao

A panela tem 50x70.
O tubo de malte pequeno(para 20L) tem 35 x 27.
O tubo de malte grande tem 35 x 48.

Desculpa a demora rs
 
Tenho uma de 20L também e procuro parceria para produção!

alguém do RJ?

abçs
 
Pessoal, acabei adquirindo uma Braumeister de 20L também, mas ainda não chegou.
Vocês costumam fazer sparge? Ou fazem tipo um BIAB?
 
Primeira vez não fiz sparge e me arrependi! Faça
Com 10 litros pra conseguir uma quantidade legal pro fermentador
 
eu geralmente não faço sparge, se faço vai co agua fria.

começo com toda a água necessária normalmente.
 
eu geralmente não faço sparge, se faço vai co agua fria.

começo com toda a água necessária normalmente.

Lí em alguns fóruns que o pessoal coloca 31 litros (pra 5,5Kg de malte), não faz sparge e consegue a mesma eficiência. Não tô muito afim de fazer sparge. Se fizer seria com água fria, como vc faz.
Eu ficaria bem satisfeito com 70% de eficiência sem sparge.
E sua eficiência? Vc já mediu?
 
Acho que na BM20, não fazer sparge é gastar munição inglesa pra matar jacu.
Vai ficar 5 horas cozinhando pra levar merreca pro fermentador.
O Leo tem uma BM50 com guindaste.....hehehe.....por isso não faz sparge.
 
mas @VictorCoelho você já testou adicionar a agua que você faria sparge na agua inicial?

mudou muito a eficiencia?
 
Lí que algumas pessoas colocam toda a água que seria utilizada (pro ex. 31 L) e aquecem até a temperatura desejada.
Drenam um pouco dessa água aquecida até baixar pra mais ou menos 25 L.
Adicionam o malte e esperam que ocorra a absorção de parte da água.
Adicionam a água que foi retirada inicialmente e tocam a brassagem normalmente sem sparge.
 
Alguns fazem isso, outros apenas completam com água até todo o tubo ficar submerso...enfim, fazem todo tipo de doideira!
Não vejo vantagem alguma...aliás esses caras que fazem isso são sempre os que têm mais problemas. Será prq? Hehehe
 
Eu uso água de sparge pra carrear os açúcares que ficam "grudados" no malte. Essa água aumenta a eficiência e indiretamente o teor alcoólico por aumentar a concentração de açúcar no mosto antes da fervura. O que deve ser levado em consideração é a proporção volume de água / OG estimada, para não diminuir ou aumentar muito a densidade após a fervura. :rockin::rockin:

Cheers
 
Salve galera!

Eu tenho uma BM de 20l, já fiz de tudo para evitar o Sparge, já coloquei agua até a "boca", coisa e tal. Minha conclusão é que fazendo Sparge, melhora o resultado final. Minha eficiência com Sparge fica em torno de 73%, dependendo da moagem e tipos de grãos...A precisão com o BeerSmith é de 100%. Que me da total segurança no resultado final. Aconselho fazer Sparge além de render mais, vc aproveita os açucares dos maltes...

Abr
AnteK
 
Fala Galera,

Tenho uma Clone da BM, 45 litros, estou fazendo levas de 30 litros, usando BIAB e vou fazer Sparge, pois não fiz a primeira e não foi legal.

Qual o tipo de brassagem vocês usam?
BIAB, Full Fody
BIAB, Ligth Body
BIAB, Medium Body
BIAB, Pilsner Step Mash.

Se alguém puder explicar o que cada um faz e a diferença entre eles ficarei muito agradecido pois de inglês a única frase que sei é:

HOT DOG DO FELIXXXXXXX.

Baratovysk
 
Pessoal, finalmente minha Braumeister chegou. :mug:
Fiquei com dúvida em relação à conexão com o fio terra. O plug não tem pino para o terra.
Como vcs fizeram, @victorcoelho, @leosardinha, @ldepaoli, @antek?
Usam sem terra?
 

Attachments

  • tomada.jpg
    tomada.jpg
    145.1 KB · Views: 263
@tguimaraes, eu não esquentei com o fio terra pois aqui em casa eu não tenho terra na instalação elétrica.
 
@tguimaraes, eu troquei o plug para um reforçado com terra, inicialmente deixei o terra desligado mas a panela tinha tensão, liguei o terra e ai ficou show.

paguei 30 reais no meu plug na leroy merlin.
 
@leosardinha, valeu demais pela dica!
Como a minha BM é de 20L, a amperagem máxima seria de 8,6A.
Então acho que irei optar por usar um cabo desses de computador, que suportam 10A - 250V.
Alguma objeção?
 

Attachments

  • cabo.jpg
    cabo.jpg
    23.1 KB · Views: 238
@tguimaraes, poderia dizer quanto pagou por ela? O maximo que da para fazer é 20l?
 
Sim. 9K a vista (Brasil il il il). Nos EUA tem por US$ 2K. E recomendo o pessoal da MCA Equipamentos. Muito atenciosos.
No manual diz 23L, mandando 20L pro fermentador. Mas nem usei o equipamento ainda. Só devo testar no fim de semana.
 
Ola galera! Para o pessoal que esta em duvida em qual equipamento comprar eu criei um tópico com o nome Panelas Automáticas com vários modelo e preço para discutirmos e avaliarmos cada equipamento e assim ajudar nas decisões. Valeu e obrigado aos proprietários pelas informações que nos ajudam muito.
 
Pessoal, fiz a primeira brassagem na BM 20L nesse fds.
Tudo perfeito.
Só achei a fervura pouco intensa, e acabei levando 24L pro fermentador com uma OG de 1,048, sendo que o planejado era 1,053.
Vocês também acham meio fraca a fervura?
Ou talvez seja porque eu usava um fogareiro de alta pressão que tinha uma fervura muita bruta.. ehhehe

Valeu!
 
Pessoal, fiz a primeira brassagem na BM 20L nesse fds.
Tudo perfeito.
Só achei a fervura pouco intensa, e acabei levando 24L pro fermentador com uma OG de 1,048, sendo que o planejado era 1,053.
Vocês também acham meio fraca a fervura?
Ou talvez seja porque eu usava um fogareiro de alta pressão que tinha uma fervura muita bruta.. ehhehe

Valeu!

Maravilha @tguimaraes!
É, a fervura não é uma beleza de se ver mas dá boa conta do recado!
Tiago, diz ai:
- quanto de malte?
- quanto de água inicial?
- quanto de sparge?
- tempo de brassagem?
- tempo de fervura?
 
Back
Top