Braumeister ao contrário

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ebroering

Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
11
Reaction score
1
Olá pessoal,

estou querendo fazer um sistema tipo o da Braumeister, só que a contrário.

Explicando... na Braumeister o liquido entra por baixo, na panela interna e transborda caindo na panela maior, entrando na bomba e voltando pra panela do meio.

Minha ideia seria usar apenas uma panela e o liquido entrar por cima e sai por baixo, também usando bomba. Uns 5 cm do fundo eu colocaria um fundo falso e os grãos iriam dentro de um saco e ficariam assentados sobre esse fundo.

Durante toda a brassagem o líquido ficaria circulando, passando pelo fundo falso e entrando por cima novamente. Nessa entrada por cima eu colocaria algum tipo de "chuveirinho".

Ao final da mostura eu retiraria o saco de grãos e faria a fervura, tudo na mesmo panela. Com uma resistência sob o fundo falso.

Tudo contralado pelo Arduino.

Seria uma espécie de BIAB com circulação direta. Também colocaria toda a água no inicio da brassagem.

Seria possível essa minha ideia? Esse processo já tem nome? Como posso pesquisar? Tem algum desvantagem?

Desde já agradeço o apoio.
 
ebroering, eu tenho um esquema igual ao que tu quer fazer..

Tenho uma panela de 30x30cm (diâmetro e altura) com uma resistência no fundo e outra panela de 29x26 com o fundo de malha (uma chapa de inox toda furada).

Eu recirculo o tempo todo com uma bombinha e controlo a resistência com termostato.

Ainda não cheguei a uma conclusão da melhor metodologia na hora de brassar... Tanto quanto onde medir a temperatura e o quanto de malte e água utilizar. Não faço sparge.

A princípio eu media a temperatura dentro da mangueira onde saia o mosto da recirculação, mas tive problemas. Agora estou medindo com o sensor direto no bagaço, mas acho que vou instalar um infusor na ponta do sensor.

Eu até hoje utilizei no máximo 3,5L de água por kg de malte, daí depois tinha que adicionar água pra fervura. Na próxima pretendo colocar mais água (talvez não toda) pra ver como que fica, porque estou tendo problemas com a eficiência (fica em torno de 55% normalmente).

Vou ver se faço um vídeo do meu esquema e posto aqui..

Abraço.
 
Back
Top