Braumeister 200l - Não caia no marketing

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Hominus

Well-Known Member
Joined
Oct 29, 2015
Messages
54
Reaction score
25
Buenas

Nos fóruns de cerveja artesanal é fácil de achar publicações sobre os equipamentos Spidel Braumeister. Em vários deles são dados opiniões dos equipamentos por pessoas que nunca operaram os mesmos, usando afirmações como: "Tenho um conhecido que tem esse equipamento e é o melhor", "Na gringa single vessel é Braumeister", "Alemão sabe fazer equipamento para cerveja", etc. Até em fóruns gringos é possível achar tal tipo de postagem falando bem.
Tive a oportunidade de operar um equipamento Braumeister de 200l por 4 meses, foram mais de 40 brassagens e vou contar nessa publicação o que eu achei do mesmo, elencando pontos positivos e negativos do equipamento.

Pontos Positivos
Ocupa pouco espaço
Bem construido e robusto
Tudo o que entra em contato com a cerveja é Inox 304

Pontos Negativos
Eficiência beirando os 63%, mesmo com uma moagem perfeita
Praticamente inviável fazer uma cerveja com densidade maior que 1,060 (De 200l que o equipamento consegue fazer, a essa densidade só se tira 125l)
Elevado consumo de energia elétrica( aproximadamente R$ 0,75/l)
Bomba de baixa potência
A pior parte de todas, justamente a mais aclamada nos fóruns, são as resistências do equipamento. Aumentam aproximadamente 1°C a cada 3 minutos acima de 75°C. Abaixo de 75° em média 1° a cada 2 minutos e 30 segundos.
Uma brassagem com 2 rampas(Sacarificação e Mash Out) chega a demorar tranquilamente 7 horas para acontecer.
O equipamento possui um sistema de recirculação de água/glicol pela parede, mas é pouquíssimo eficiente. Para baixar de 100°C para 84°C demora aproximadamente 6 minutos com água e 4 minutos com Glicol.(Já fazendo whirpool)

No final das contas, não comprem esse equipamentos. Já operei outras single vessels nacionais que são extremamente superiores a Braumeister em todos os aspectos, inclusive na programação. O valor do equipamento é de aproximadamente R$ 95.000,00 e as do mercado nacional saem por menos de R$ 50.000,00. Por Hobbie ou profissionalmente, esse equipamento não vale a pena.

Vou fazer outro post comentando sobre os fermentadores da Spidel.
 
Buenas

Nos fóruns de cerveja artesanal é fácil de achar publicações sobre os equipamentos Spidel Braumeister. Em vários deles são dados opiniões dos equipamentos por pessoas que nunca operaram os mesmos, usando afirmações como: "Tenho um conhecido que tem esse equipamento e é o melhor", "Na gringa single vessel é Braumeister", "Alemão sabe fazer equipamento para cerveja", etc. Até em fóruns gringos é possível achar tal tipo de postagem falando bem.
Tive a oportunidade de operar um equipamento Braumeister de 200l por 4 meses, foram mais de 40 brassagens e vou contar nessa publicação o que eu achei do mesmo, elencando pontos positivos e negativos do equipamento.

Pontos Positivos
Ocupa pouco espaço
Bem construido e robusto
Tudo o que entra em contato com a cerveja é Inox 304

Pontos Negativos
Eficiência beirando os 63%, mesmo com uma moagem perfeita
Praticamente inviável fazer uma cerveja com densidade maior que 1,060 (De 200l que o equipamento consegue fazer, a essa densidade só se tira 125l)
Elevado consumo de energia elétrica( aproximadamente R$ 0,75/l)
Bomba de baixa potência
A pior parte de todas, justamente a mais aclamada nos fóruns, são as resistências do equipamento. Aumentam aproximadamente 1°C a cada 3 minutos acima de 75°C. Abaixo de 75° em média 1° a cada 2 minutos e 30 segundos.
Uma brassagem com 2 rampas(Sacarificação e Mash Out) chega a demorar tranquilamente 7 horas para acontecer.
O equipamento possui um sistema de recirculação de água/glicol pela parede, mas é pouquíssimo eficiente. Para baixar de 100°C para 84°C demora aproximadamente 6 minutos com água e 4 minutos com Glicol.(Já fazendo whirpool)

No final das contas, não comprem esse equipamentos. Já operei outras single vessels nacionais que são extremamente superiores a Braumeister em todos os aspectos, inclusive na programação. O valor do equipamento é de aproximadamente R$ 95.000,00 e as do mercado nacional saem por menos de R$ 50.000,00. Por Hobbie ou profissionalmente, esse equipamento não vale a pena.

Vou fazer outro post comentando sobre os fermentadores da Spidel.

Olá Hominus!

Cara, estou pesquisando panelas e fermentadores para levantamento de custos para uma nano produção comercial.

Vi que no mercado inúmeras marcas e modelos de panelas e fermentadores, e as colocações suas referentes a panela e ao fermentador achei de grande relevância.

Enfim, penso em algo por volta de 150l para brassagem e fermentadores entre 200l e 300l, de forma a completa-los com 2 ou 3 brassagens seguidas.

Teria algumas indicações de equipamentos para fazer?

Desde já, grato pela atenção!
 
Olá Hominus!

Cara, estou pesquisando panelas e fermentadores para levantamento de custos para uma nano produção comercial.

Vi que no mercado inúmeras marcas e modelos de panelas e fermentadores, e as colocações suas referentes a panela e ao fermentador achei de grande relevância.

Enfim, penso em algo por volta de 150l para brassagem e fermentadores entre 200l e 300l, de forma a completa-los com 2 ou 3 brassagens seguidas.

Teria algumas indicações de equipamentos para fazer?

Desde já, grato pela atenção!





bom dia estou na mesma ideia que vc.... se tiver algo para passar (marcas e equipamentos ) agradeço ... pode mandar mensagem no particular ou aqui mesmo.


Como o Hominus comentou, existem varias marcas e equipamentos.... agente que é pequeno para começar nao podemos cair na labia dos vendedores, ou mesmo aquele cara que nunca usou diz que é bom.
 
Eficiência beirando os 63%, mesmo com uma moagem perfeita
Reavivando o tópico, permita-me um depoimento: tenho 70% de eff em minhas brassagens! Quem quiser saber como depois digo.
Praticamente inviável fazer uma cerveja com densidade maior que 1,060 (De 200l que o equipamento consegue fazer, a essa densidade só se tira 125l)
Tiro 160l de Tripel com OG 1070

----

Não digo que é o melhor equipamento que existe, mas também não é tão ruim assim...!
 
A minha é pequena 10 litros. 1 grau a cada minuto e o tempo vai aumentando a medida que temperatura sobe. Acima dos 85/90 graus a coisa fica realmente lenta. Tirando isso e o preço é 10. Eficiência, bomba, controle wireless, alarmes, filtragem, limpeza, manutenção até hoje zero, tamanho reduzido. Compraria outra um pouco maior.
 
Buenas meu povo,

Eu sei que não tem muito a ver com este tópico em si, mas é também sobre fornecedores, e pra evitar de abrir um novo vou postar aqui, queria saber se alguém conhece o pessoal da Prismaq Inox de Chapecó, tô cotando com ele e tô achando barato demais. Valeu!
 
Buenas meu povo,

Eu sei que não tem muito a ver com este tópico em si, mas é também sobre fornecedores, e pra evitar de abrir um novo vou postar aqui, queria saber se alguém conhece o pessoal da Prismaq Inox de Chapecó, tô cotando com ele e tô achando barato demais. Valeu!
Não conheço, mas dependendo do que você está querendo, tente entrar em contato com o Adilson da Heis Industrial (Guarapuava-PR); os produtos dele são ótimos! (tenho fermentadores, moinho, etc.. tudo excelente em questão de funcionamento; ademais, ele planeja muito bem os equipamentos).
 
Back
Top