Brassagem sem lavar o malte - no-sparge. Dúvidas.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Guaraná

Well-Known Member
Joined
Apr 18, 2017
Messages
312
Reaction score
179
Location
Paraty - Brasil
Agradecendo às aulas do jeanpaullopes, vou arriscar uma brassagem sem lavar os grãos.
Vou utilizar o método no-sparge com duas panelas: Mostura, com fundo falso, e fervura.
A relação de água-grãos que ele recomendou parece ser de 7 litros para 1kg e malte.
Entendo muito pouco sobre BIAB, não usarei saco para filtragem, mas me parece que nessa configuração eu estaria fazendo um meio termo.

Além da economia de tempo, há indicações na literatura que a qualidade do mosto “não lavado” é melhor. Testemos.

As perguntas que faço são as seguintes:

1 - Mantenho essa relação de 7 litros para 1kg ou faço o cálculo de água em relação ao volume que pretendo ter na panela de fervura?

2 - Vou usar para a mostura uma panela com fundo falso. Recirculo para clarificação normalmente?

3- Com o grist mais ralo, ele vai clarificar da mesma forma como se fosse com uma relação usual de 3 litros para 1kg?

4 - Mantenho o mesh-out?

5 -Não tem terror com Ph do mash? (nem meço isso ainda)



Grande abraço.
 
Last edited:
Não entendi ao certo se a ideia é fazer um BIAB, com um saco filtrando, ou se vai utilizar um fundo falso com 2 panelas e apenas o método "No-Sparge". O fundo falso no caso seria em conjunto com o bag? Neste caso ele serve basicamente como suporte para o bag, não como filtro.
 
Não entendi ao certo se a ideia é fazer um BIAB, com um saco filtrando, ou se vai utilizar um fundo falso com 2 panelas e apenas o método "No-Sparge". O fundo falso no caso seria em conjunto com o bag? Neste caso ele serve basicamente como suporte para o bag, não como filtro.

Perdão, meu texto ficou um pouco confuso mesmo.
Vou fazer um o método no-sparge com duas panelas. Mostra e fervura.
Editei. Valeu!
 
Agradecendo às aulas do jeanpaullopes,
Obrigado pela lembrança.

vou arriscar uma brassagem no-sparge. A relação de água-grãos que ele recomendou parece ser de 7 litros para 1kg e malte. Entendo muito pouco sobre BIAB, mas me parece que nessa configuração eu estaria fazendo um meio termo.

Além da economia de tempo, há indicações na literatura que a qualidade do mosto “não lavado” é melhor. Testemos.

As perguntas que faço são as seguintes:

1 - Mantenho essa relação de 7 litros para 1kg ou faço o cálculo de água em relação ao volume que pretendo ter na panela de fervura?

Não obrigatoriamente. Eu calculo a quantidade total de água para ter o volume final envasado. Meu balde de envase cabe exatamente 19l. meu fermentador consegue lidar com até 23l. Minhas panelas são de 68l. Então tenho boa margem de manobra.

Partindo do volume final (19l) somo:
- a perda pelo turb frio da fermentação/altura da torneira do fermentador,
- a contração do líquido quente quando esfriado (aprox. 4%)
- a perda pelo turb quente/altura da torneira da panela
- a perda por evaporação
- a absorção pelos grãos (~800ml/kg)

Chego ao volume inicial de água a usar. Hoje em torno de 32~35l. meço o volume grosseiramente na panela.

2 - Vou usar para a mostura uma panela com fundo falso. Recirculo para clarificação normalmente?
Fundo falso e BIAB ?
Eu uso fundo falso e o saco de BIAB por quatro motivos:
- Tenho uma bomba chugger
- posso aquecer a panela sem precisar ficar mexendo o malte para não caramelar/queimar
- ajuda no final da mostura a escorrer o saco (pois uso duas panelas - Não sou um BIABeiro raiz)
- Se recircular com bomba, garante menos problemas de falta de líquido para bombear

Quanto a recircular:
no meu ponto de vista ela serve para retirar as partículas realmente grandes do líquido, é uma filtragem "grosseira".
Nem sempre eu a faço jé que o saco do BIAB se encarrega disto.

"Ah, mas e o pó do malte que vai para a fervura quando se usa o bag?" vai para o fundo seja no wirlpool, seja mais tarde no cold crash.

Então recirculo mais durante a própria mosturação (com a bomba) para garantir homogeneidade de temperatura muito mais do que para clarificar. Recircular com pote e escumadeira para mim só server para oxigenar a quente e dar chances de oxidação futura (HSA)

3- Com o grist mais ralo, ele vai clarificar da mesma forma como se fosse com uma relação usual de 3 litros para 1kg?
Acredito que sim, pois o material que vai filtrar (os grãos e cascas) são o mesmo e ficarão na cama do fundo.

4 - Mantenho o mesh-out?
Se não vai lavar, para que vais esperar 15 min em 75ºC se pode ir direto para a fervura?

Qual a função do mash-out? desnaturar as enzimas amilases para que elas não continuem convertendo os açúcares, principalmente no mosto que vai ficar parado esperando o novo mosto da lavagem. Ele vai esfriar um pouco (mais rápido que o normal por não ter a massa de grãos junto) e isto pode mudar o perfil planejado.

Eu tenho como princípio fazer o melhor com o menor esforço, então:

Tento não lavar;
Não recirculo após a conversão;
Não faço mash-out;
Não retiro o bag da panela para ferver. Eu o trasfiro para outra panela com a bomba. Espero mais uns 10 min e transfiro o que escorreu do Bag sobre o fundo falso para a panela de fervura que já está a todo vapor.


5 -Não tem terror com Ph do mash? (nem meço isso ainda)
O único Ph que eu conheço é o Paulo Henrique. hehehhehehe :D
Talvez tenha, mas ainda não cheguei neste ponto.

Já fiz algumas experiências com ajuste da água e não cheguei a perceber grandes diferenças no resultado final. Noto que há diferenças no resultado baseado na água pois hoje tenho duas fontes distintas: ou água mineral envasada ou a água de minha casa (meu condomínio capta, trata e destribui a própria água). A água de casa é mais dura e com muito mais minerais do que as engarradas que uso. Funciona bem para minha Dry Stout, para algumas APA clássicas. Para algo mais maltado a mineral que eu uso funciona bem.


Grande abraço.


Ficou longo, mas espero ter ajudado,.
 
Back
Top