Brassagem com duas Panelas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

leonerd

Well-Known Member
Joined
Jan 2, 2015
Messages
182
Reaction score
26
Bom dia pessoal

Estou na minha quarta brassagem e atualmente utilizo no meu kit duas panelas 36L. Umas delas com um filtro mini bazooka que comprei no mercado livre. Tenho tido problemas de entupimento, pois relendo os tópicos acredito que entendi o que estava de errado.

Atualmente eu coloco na panela de brassagem toda a água de filtragem para passar a panela da posição de filtragem para a posição de fervura. Sendo assim fica muito peso sobre a cama de grãos e acaba entupindo a bazooka.

Será isso mesmo?

A outra dúvida é que estou pensando em aumentar as minhas levas de 20L para mais litros.
A pergunta que faço é se eu comprar uma panela de 70L por exemplo eu consigo fazer uma leva de 50L? Sendo que posso tentar mosturar com 30L e usar mais 30L de lavagem.

Ou qual a litragem da panela da fervura devo comprar para conseguir fazer o máximo de litragem com esse meu kit?

Alguém aqui utiliza somente duas panelas na fabricação de cerveja? Por favor comentem aqui como fazem só com duas panelas.

Obrigado
 
Cara, já que tem esse kit, faça mais brassagens antes de aumentar a litragem, quando tiver tudo redondinho, sem entupimentos, sem erros grandes, aí pode pensar em aumentar.
Eu tenho 2 panelas de 32l e uso bazooka, então faço batch sparge.

Faço a mostura por 60min, mashout, recirculação, retiro o mosto primário para um fermentador. Adiciono toda a água da lavagem aos grãos, mexo, espero uns 15 min e recirculo novamente. Esse mosto mais o mosto primário vão pra fervura na sequência.

Não invente nada ainda, faça simples, bem simples, quando brassar umas 3 ou 4 vezes sem erro, faça outros estilos e por aí vai.

Abrass.
 
Valeu a dica. Mas quanto será de cerveja consigo produzir com esse meu kit comprando uma panela a mais?
 
Valeu a dica. Mas quanto será de cerveja consigo produzir com esse meu kit comprando uma panela a mais?

Mais do que vc provavelmente poderia fermentar. Existem muitas técnicas de brassagem que vc ainda irá descobrir, por isso é difícil dizer o volume que vc poderá fazer. Contudo, todas elas tem limitações, até mesmo sua forma atual de brassar.
 
Com minhas panelas, consigo 21l no fermentador, mas depende de muitos fatores isso.
Veja que TODO o equipamento deve ser compatível, tamanho das panelas, fermentadores, envase, geladeiras, etc.
 
Valeu @Kurt. Ainda tenho muito que aprender com as postagens aqui do fórum. Mas a minha dúvida é qual seria o volume da terceira panela - a qual irei comprar ainda - para fabricar o máximo de cerveja possível com o meu kit atual, ou seja, duas panelas de 36L.
 
@luizoliveira já tenho geladeira e outros equipamentos dimensionados para mais cerveja caso queira fabricar. Só m falta essa panela de fervura e um fermentador maior. Se é que é possível aumentar a quantidade final significativamente.
 
Valeu @Kurt. Ainda tenho muito que aprender com as postagens aqui do fórum. Mas a minha dúvida é qual seria o volume da terceira panela - a qual irei comprar ainda - para fabricar o máximo de cerveja possível com o meu kit atual, ou seja, duas panelas de 36L.
Bom, eu mandei fazer um caldeirão de 150 Litros em inox, com ele consigo lotes de até 110L de cerveja. As medidas do caldeirão são 58cm de diâmetro e 58cm de altura.
 
Valeu @Kurt. Ainda tenho muito que aprender com as postagens aqui do fórum. Mas a minha dúvida é qual seria o volume da terceira panela - a qual irei comprar ainda - para fabricar o máximo de cerveja possível com o meu kit atual, ou seja, duas panelas de 36L.

Cara, eu não arrisco te dizer o volume, isso é muito variável. Você precisa testar seu método e, com o tempo, ver como você pode otimizar. Não tenha pressa, eu fiquei 5 anos fazendo apenas 20L, embora testando várias formas diferentes de fazer os mesmos 20L.

O aprendizado é mais importante que o resultado, acredite. Aposte no crescimento pessoal. A cerveja que vc fez é consumida e se acaba, o que ficam são lições aprendidas com cada uma delas.
 
Com certeza @Kurt. Mas o que esta me incomodado é o fato de eu ter duas panelas somente. Essa limitação que tenho no meu kit faz com que eu tenha que brassar em uma panela, e após brassar jogar toda a água de filtragem nessa mesma panela para então passar a panela e filtragem para a posição de fervura. Esse método que utilizou hoje faz com que eu tenha entupimento da minha mini bazooka, pois o fato de ter toda essa água na panela de brasagem esmaga a cama de grãos dificultando a passagem do mosto.
 
Com certeza @Kurt. Mas o que esta me incomodado é o fato de eu ter duas panelas somente. Essa limitação que tenho no meu kit faz com que eu tenha que brassar em uma panela, e após brassar jogar toda a água de filtragem nessa mesma panela para então passar a panela e filtragem para a posição de fervura. Esse método que utilizou hoje faz com que eu tenha entupimento da minha mini bazooka, pois o fato de ter toda essa água na panela de brasagem esmaga a cama de grãos dificultando a passagem do mosto.

Compra uma bombona e usa de recipiente intermediário antes da fervura. Já fiz muito isso quando tinha uma panela só(usava as da cozinha pra esquentar a água de lavagem)
 
Compra uma bombona e usa de recipiente intermediário antes da fervura. Já fiz muito isso quando tinha uma panela só(usava as da cozinha pra esquentar a água de lavagem)

Isso mesmo, usa um recipiente intermediário.
 
O seu problema esta na mini bazooka. Troca ela por uma bazooka normal.
E a proposito, lembre se que quanto maior a litragem, um pouco mais de trabalho vc vai ter e uma menor margem de erro vc tbm deve ter, afinal perder 20 litros de cerveja eh menos pior q perder 100....
 
Entendi @Rins, mas já providenciei um fundo falso. A área filtrante é maior. Obrigado a todos pelos comentários.
 
Galera, sou novato no assunto e amanhã vou fazer minha primeira cerveja, estou tomando todas as precauções, lendo e estudando bastante foruns e livros porém tenho algumas relacionadas a brassagem e esparge, dúvida que para vocês é bem simples de me responderem, então aí vai:

1 - As receitas dizem que devo usar em média de 2 a 3 litros de água para cada Kg de malte. Quanto do total da água devo separar para fazer o mosto e quanto para o sparge?

2 - Durante a brassagem é necessário que o fogo permaneça aceso para que a temperatura se mantenha entre 64 e 68 graus durante 1 hora?

2 - Após os 60 minutos da brassagem, o mosto deverá desncançar por algum tempo? se sim, quanto tempo? Ou posso já iniciar o sparge?

3 - No sparge após extrair o primeiro mosto e coloca-lo em um galão devo jogar agua quente sobre os grão que ficaram na panela e extrair novo mosto
correto? este segundo mosto extraido devo misturar com o primeiro?

Valeu
 
Galera, sou novato no assunto e amanhã vou fazer minha primeira cerveja, estou tomando todas as precauções, lendo e estudando bastante foruns e livros porém tenho algumas relacionadas a brassagem e esparge, dúvida que para vocês é bem simples de me responderem, então aí vai:

1 - As receitas dizem que devo usar em média de 2 a 3 litros de água para cada Kg de malte. Quanto do total da água devo separar para fazer o mosto e quanto para o sparge?

2 - Durante a brassagem é necessário que o fogo permaneça aceso para que a temperatura se mantenha entre 64 e 68 graus durante 1 hora?

2 - Após os 60 minutos da brassagem, o mosto deverá desncançar por algum tempo? se sim, quanto tempo? Ou posso já iniciar o sparge?

3 - No sparge após extrair o primeiro mosto e coloca-lo em um galão devo jogar agua quente sobre os grão que ficaram na panela e extrair novo mosto
correto? este segundo mosto extraido devo misturar com o primeiro?

Valeu

Bem vindo ao fórum.

Veja bem, sua dúvida não é referente a esse tópico, por isso você deve abrir um tópico novo específico para suas dúvidas. Assim quando outra pessoa procurar, pelo título do tópico ela sabe o que encontrar. Isso está nas regras do fórum que é importante ler.
 
Back
Top