BRA08: Frigobar Brastemp Retrô dá pra fermentar 20 litros

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

guidpereira

Well-Known Member
Joined
May 10, 2020
Messages
52
Reaction score
34
Location
Sao Paulo
Fala, galera. Vi outros posts relacionados mas nada específico sobre esse frigobar, por isso abri um novo tópico.

Moro com a patroa num apartamento de 40m2, então o que acaba limitando o tamanho das minhas levas é a disponibilidade de espaço, principalmente para fermentar e, assim como muitos, até então utilizava um cooler para controlar temperatura (ele aparece no fundo de uma das fotos abaixo), mas só cabia um fermentador de 12L.

A patroa ficava um pouco incomodada com o cooler de pé no meio da sala, então ela adotou a filosofia do "se você não pode vencer seu inimigo, junte-se a ele" e "se é pra colocar um trambolho em casa, que seja bonitinho" e me deu de presente um frigobar usado, do modelo retrô da Brastemp (BRA08). Depois de dar uma estudada, encontrei uma bombona de PEAD de 20L que parecia caber e acabei comprando pra tentar a sorte e, pra minha felicidade, coube! Com esses equipamentos e algumas outras técnicas de brassagem (Double Mash, Overnight Mash), vou conseguir subir as levas pra 20 litros com a minha panelinha 32, porque não tenho onde guardar uma panela maior.

Agora algumas informações práticas, que vocês conseguem conferir nas fotos
BOMBONA:
- Entrou apertada, porque quando ela enche deforma um pouco, mas entrou sem precisar dobrar o freezer e fica pegando um pouco no termostato, mas coube. Pra conseguir fechar a porta, é preciso colocar um calço pra elevar um pouco, porque a porta tem um "pé" que avança sobre a base interna quando fechada
- Link pro anúncio da bombona no Mercado Livre
- Tamanho dela (em cm): 32x34x25 (AxLxP)

FRIGOBAR
- Temperatura: estou nesse momento fazendo um teste de qual temperatura ele chega. Há 6h eu coloquei a bombona com água a 23 graus e ela atualmente está a 4,3
- O compressor dele é bastante silencioso, então mesmo ficando do lado do sofá onde assistimos tv, ele não incomoda em nada
- Vou colocar também um esquema mostrando os dimensões internas, porque foi a informação mai difícil de eu encontrar

Espero que ajude outros cervejeiros que, assim como eu, tem uma restrição de espaço bastante grande.

Abraço e boas brejas a todos!
 

Attachments

  • bra08 medidas internas.png
    bra08 medidas internas.png
    46.1 KB · Views: 122
  • frigobar bra08.jpg
    frigobar bra08.jpg
    21.5 KB · Views: 129
  • friboar bra08.2.jpg
    friboar bra08.2.jpg
    27.8 KB · Views: 129
  • bombona.jpg
    bombona.jpg
    28.7 KB · Views: 123
  • bombona graduação.jpg
    bombona graduação.jpg
    28.9 KB · Views: 114
Guid, vlw pelo post.
Também estou na mesma situação: espaço aqui é complicado.

Já colocou um termostato para controlar a temperatura?
 
Sim. Estou controlando a temperatura de fermentação com um STC 1000, que é o que está na foto. Já fiz dois cold crashs a 0 grau e tudo certo até agora!
 

Attachments

  • DB16B9BD-0E9D-4F67-B5BE-C73071CAB71F.jpeg
    DB16B9BD-0E9D-4F67-B5BE-C73071CAB71F.jpeg
    22 KB · Views: 64
Também moro em apartamento pequeno e atualmente utilizo um frigobar electrolux de 120L, ele é ótimo, mas ocupa bastante espaço e eu nao ocupo toda a capacidade dele (seja pelos formatos dos fermentadores e até pela capacidade da minha produção, que também é de 20L).

Legal saber que é possível controlar 20L nesse frigobar retro, que dependendo até vendo esse meu atual e compro um desse aí para otimizar o espaço aqui.
 
Que bom ver esse posto, achei que eu fosse o único a fazer a fermentação em frigobar.
Pra quem faz levas pequenas e tem pouco espaço, realmente faz muita diferença.

Vou postar uma foto de como está o meu aqui, é um dos menores modelos, mas pelo q pesquisei é um dos melhores em geometria interna para armazenar um balde de fermentação.

Aqui na foto está um pote de 7 litros, que me rende 6 litros final. Mas já testei um balde de 20 litros e coube. Sem Air Lock pois já não uso normalmente.

O único porém da geometria é que preciso de um calço abaixo do balde para que essa saliência da porta não o levante na hora de fechar.
IMG_20200803_084229774.jpg
IMG_20200803_084222455.jpg
.
 
Que bom ver esse posto, achei que eu fosse o único a fazer a fermentação em frigobar.
Pra quem faz levas pequenas e tem pouco espaço, realmente faz muita diferença.

Vou postar uma foto de como está o meu aqui, é um dos menores modelos, mas pelo q pesquisei é um dos melhores em geometria interna para armazenar um balde de fermentação.

Aqui na foto está um pote de 7 litros, que me rende 6 litros final. Mas já testei um balde de 20 litros e coube. Sem Air Lock pois já não uso normalmente.

O único porém da geometria é que preciso de um calço abaixo do balde para que essa saliência da porta não o levante na hora de fechar.View attachment 124254View attachment 124255.
Qual é esse modelo, Thiago?

Eu comprei o RE120, mas vendo o espaço desse seu ai, deu até um arrependimento... rs
 
Modelo crc08 da Consul, 76 litros nominal. só de olhar parece que não cabe quase nada nele, só acreditei quando testei. Achei um usado por sorte, e ele gela muito bem.

Esse de 120 litros deve funcionar bem tbm, se eu morasse em BH (q acha fácil um usado por preço bom) ia acabar pegando ele.
 
Que bom ver esse posto, achei que eu fosse o único a fazer a fermentação em frigobar.
Pra quem faz levas pequenas e tem pouco espaço, realmente faz muita diferença.

Vou postar uma foto de como está o meu aqui, é um dos menores modelos, mas pelo q pesquisei é um dos melhores em geometria interna para armazenar um balde de fermentação.

Aqui na foto está um pote de 7 litros, que me rende 6 litros final. Mas já testei um balde de 20 litros e coube. Sem Air Lock pois já não uso normalmente.

O único porém da geometria é que preciso de um calço abaixo do balde para que essa saliência da porta não o levante na hora de fechar.View attachment 124254View attachment 124255.
Caramba. Esse frigobar é um latifúndio pra esse fermentador de 7L!

No meu eu nunca tentei encaixar um balde fermentador de 20L, mas tenho sérias suspeitas que não entra.
 
Last edited:
Que bom ver esse posto, achei que eu fosse o único a fazer a fermentação em frigobar.
Pra quem faz levas pequenas e tem pouco espaço, realmente faz muita diferença.

Vou postar uma foto de como está o meu aqui, é um dos menores modelos, mas pelo q pesquisei é um dos melhores em geometria interna para armazenar um balde de fermentação.

Aqui na foto está um pote de 7 litros, que me rende 6 litros final. Mas já testei um balde de 20 litros e coube. Sem Air Lock pois já não uso normalmente.

O único porém da geometria é que preciso de um calço abaixo do balde para que essa saliência da porta não o levante na hora de fechar.View attachment 124254View attachment 124255.
Tenho 2 desses que tb uso pra fermentar. Como disse o OP, ele é um latifúndio hehehe. Fermento em bombona de 30l tranquilamente nele!
 
Eu uso um frigobar electrolux de 80 litros, que tem basicamente o mesmo espaço desse retro, só não tem os pés.

Depois de mudar o termostato de lugar e dobrar o congelador consigo fermentar 20 litros em uma bombona de 20 litros úteis (aquela azul tradicional). Precisa também cortar os suportes de copos na porta. Dobrar o congelador também faz ela gelar bem mais rápido, consigo chegar sem sofrimento a 0 graus. Imagino que consiga o mesmo no seu, com a vantagem de poder usar uma bombona com torneira.
 
Olá,
Também moro em apartamento e uso um frigo da Consul de 120 litros, consigo fermentar 30 litros nessa bombona, não foi necessário nenhuma alteração no frigo, somente remoção das prateleiras. Detalhe, o air lock tem que ficar na lateral da bombona, se ficar na tampa não cabe.
 

Attachments

  • IMG-20191207-WA0007.jpeg
    IMG-20191207-WA0007.jpeg
    19.3 KB · Views: 85
Caramba. Esse frigobar é um latifúndio pra esse fermentador de 7L!

No meu eu nunca tentei encaixar um balde fermentador de 20L, mas tenho sérias suspeitas que não entra.
Realmente queria poder aproveitar melhor esse espaço, mas esses potes teriam de ter uma geometria mais retangular, pra caber 2 ao mesmo tempo.

Mas a minha principal limitação é não ter como fazer 20 litros em apartamento. Faço BIAB uma panela de 17 litros com resistência de 1000w e uma boca do fogão normal junto.

Como vcs fazem a brassagem?
 
Realmente queria poder aproveitar melhor esse espaço, mas esses potes teriam de ter uma geometria mais retangular, pra caber 2 ao mesmo tempo.

Mas a minha principal limitação é não ter como fazer 20 litros em apartamento. Faço BIAB uma panela de 17 litros com resistência de 1000w e uma boca do fogão normal junto.

Como vcs fazem a brassagem?
Comecei no fogão com uma panela de 14 litros que resultava em 10 litros, agora tenho uma panela elétrica feita com barril de 50 litros que consigo meus 30 litros a cada 15 dias. Faço na varanda do apartamento.
 

Attachments

  • IMG-20200628-WA0021.jpeg
    IMG-20200628-WA0021.jpeg
    48.4 KB · Views: 68
Realmente queria poder aproveitar melhor esse espaço, mas esses potes teriam de ter uma geometria mais retangular, pra caber 2 ao mesmo tempo.

Mas a minha principal limitação é não ter como fazer 20 litros em apartamento. Faço BIAB uma panela de 17 litros com resistência de 1000w e uma boca do fogão normal junto.

Como vcs fazem a brassagem?
Eu utilizo uma panela de 27L e tento sempre chegar aos 20L no fermentador com ela.
De início eu fazia no cooktop mesmo hahahaha mas faz umas 5 brassagens já eu coloquei uma resistência de 3000W e controlo ela com o brewmaniacEX que montei.
Ainda consigo fazer tudo na pia da cozinha.
 
@guidpereira Coloquei esse seu frigobar no radar do zoom aqui para eu até trocar o meu re120 por ele hahaha
Aqueles barris de 5L da heineken cabem nele?
Você poderia passar as dimensões externas dele?
 
Eu uso um frigobar electrolux de 80 litros, que tem basicamente o mesmo espaço desse retro, só não tem os pés.

Depois de mudar o termostato de lugar e dobrar o congelador consigo fermentar 20 litros em uma bombona de 20 litros úteis (aquela azul tradicional). Precisa também cortar os suportes de copos na porta. Dobrar o congelador também faz ela gelar bem mais rápido, consigo chegar sem sofrimento a 0 graus. Imagino que consiga o mesmo no seu, com a vantagem de poder usar uma bombona com torneira.
Bom ponto. Dobrar o congelador foi tranquilo? Baita medo de estourar alguma coisa
 
Realmente queria poder aproveitar melhor esse espaço, mas esses potes teriam de ter uma geometria mais retangular, pra caber 2 ao mesmo tempo.

Mas a minha principal limitação é não ter como fazer 20 litros em apartamento. Faço BIAB uma panela de 17 litros com resistência de 1000w e uma boca do fogão normal junto.

Como vcs fazem a brassagem?
Eu faço biab numa panela de 22L saem 15L tranquilo, esquema cooktop + mergulhão. O cooktop é a gás e a boca maior dele agiliza bem as coisas. Quando quero acelerar mais coloco em cima de 2 bocas.
 
@guidpereira Coloquei esse seu frigobar no radar do zoom aqui para eu até trocar o meu re120 por ele hahaha
Aqueles barris de 5L da heineken cabem nele?
Você poderia passar as dimensões externas dele?
Só a geladeira em si, em cm: 59x48x51 (AxLxP). Os pés adicionam 20cm de altura.
Sobre barril de Heineken, nunca coloquei um dentro, mas chutaria que cabe sim. Manda uns aqui pra casa pra gente fazer um teste! Pelo bem da comunidade cervejeira :)
 
Atualização: postmix de 10L entra fácil. Vou usar com uma torneira com adaptador ball lock :)
 

Attachments

  • image.jpg
    image.jpg
    35.7 KB · Views: 79
Atualização: postmix de 10L entra fácil. Vou usar com uma torneira com adaptador ball lock :)

Salve confrade! Nunca pensou em negociar esse frigobar e comprar um usado de 120L. Nele cabe uma bombona de 30L tranquilo. Dá para encaixar um blow-off ao invés de airlock e fica ainda melhor. Esse seu frigobar está novinho, inteiro, provavelmente você conseguiria vendê-lo e comprar um maior branco mais simples da consul ou electrolux e ainda te sobraria uma grana (só teria que conversar com a patroa).
 
Atualização: postmix de 10L entra fácil. Vou usar com uma torneira com adaptador ball lock :)
Maravilha! Parabéns pelo projeto e dicas... Quero exatamente colocar esse postmix nesse frigobar retrô. Será que além do postmix cabe um cilíndro pequeno de 3kg?
 
Salve confrade! Nunca pensou em negociar esse frigobar e comprar um usado de 120L. Nele cabe uma bombona de 30L tranquilo. Dá para encaixar um blow-off ao invés de airlock e fica ainda melhor. Esse seu frigobar está novinho, inteiro, provavelmente você conseguiria vendê-lo e comprar um maior branco mais simples da consul ou electrolux e ainda te sobraria uma grana (só teria que conversar com a patroa).
Opa! A sua última frase da mensagem que é a chave pra decifrar esse mistério! Hahaha

Não posso reclamar... ela sempre apoia minhas aventuras cervejeiras, mas a negociação foi de fato ela escolher o modelo (desde que coubesse a bombona).

A minha primeira tentativa foi um Consul de 120L que ia envelopar, mas não rolou. E por outro lado, minha panela é de 22L. Pra fazer 30L realmente só com um double mash ou usando DME pra dar aquela encorpada.

Enfim, o que vc comentou tem lógica sim, mas pra realidade aqui ele acaba atendendo bem, além de ficar lyndo na sala 😅
 
Maravilha! Parabéns pelo projeto e dicas... Quero exatamente colocar esse postmix nesse frigobar retrô. Será que além do postmix cabe um cilíndro pequeno de 3kg?
Tenho um de 2,3kg com regulador duplo e não cabe. Até caberia, mas precisaria dobrar o congelador dele por causa da altura da reguladora
 
Eu faço biab numa panela de 22L saem 15L tranquilo, esquema cooktop + mergulhão. O cooktop é a gás e a boca maior dele agiliza bem as coisas. Quando quero acelerar mais coloco em cima de 2 bocas.

O cooktop é de inox ou vidro temperado, se for de vidro num teria problema de estourar por ficar muito tempo fervendo??
 
Passando pra agradecer o autor do tópico e dizer que tenho o mesmo Frigobar. Ele estava parado aqui, então com o seu relato resolvi comprar o galão e ontem coloquei a primeira leva de 20 litros nele!
Só foi chato de colocar um calço pro galão ficar suspenso e a porta fechar (coloquei um pedaço de madeira que coube certinho!), mas deu tudo certo, agora finalmente vou aposentar o isopor, hahaha
 
Passando pra agradecer o autor do tópico e dizer que tenho o mesmo Frigobar. Ele estava parado aqui, então com o seu relato resolvi comprar o galão e ontem coloquei a primeira leva de 20 litros nele!
Só foi chato de colocar um calço pro galão ficar suspenso e a porta fechar (coloquei um pedaço de madeira que coube certinho!), mas deu tudo certo, agora finalmente vou aposentar o isopor, hahaha
Feliz em ter ajudado! De fato precisa do calço pro pé da porta nao bater na bombona, mas resolvendo isso, é sucesso.
Boas brejas!
 
Também moro em apartamento pequeno e atualmente utilizo um frigobar electrolux de 120L, ele é ótimo, mas ocupa bastante espaço e eu nao ocupo toda a capacidade dele (seja pelos formatos dos fermentadores e até pela capacidade da minha produção, que também é de 20L).

Legal saber que é possível controlar 20L nesse frigobar retro, que dependendo até vendo esse meu atual e compro um desse aí para otimizar o espaço aqui.

Este frigobar da Electrolux RE120 cabe uma bombona de 30 litros. Ja testamos e vai tranquilo
 
Revivendo o tópico, alguém tem esse frigobar retro e conseguiu usá-lo para fermentar 30L?
Estou querendo aumentar as minha levas, mas como fermento nele, esse tem sido o impeditivo.
Até achei um modelo de bombona que cabe nele, porem teria que dobrar o congelador.
Alias, alguém chegou a dobrar? Como ele é esteticamente legal, tenho medo de dobrar e ficar feio, ou então não conseguir redobrar (igual o original depois).
 
Revivendo o tópico, alguém tem esse frigobar retro e conseguiu usá-lo para fermentar 30L?
Estou querendo aumentar as minha levas, mas como fermento nele, esse tem sido o impeditivo.
Até achei um modelo de bombona que cabe nele, porem teria que dobrar o congelador.
Alias, alguém chegou a dobrar? Como ele é esteticamente legal, tenho medo de dobrar e ficar feio, ou então não conseguir redobrar (igual o original depois).
Sigo nas levas de 20 litros, então nunca precisei mexer no congelador. Em tese não deveria dar problema abrir ele. Talvez exista, mas eu pelo menos nunca vi um caso prático de alguém que abriu e voltou pro lugar sem deixar nenhuma sequela.

Qual o modelo de bombona de 30L que caberia nele? Tem link?
 
Sigo nas levas de 20 litros, então nunca precisei mexer no congelador. Em tese não deveria dar problema abrir ele. Talvez exista, mas eu pelo menos nunca vi um caso prático de alguém que abriu e voltou pro lugar sem deixar nenhuma sequela.

Qual o modelo de bombona de 30L que caberia nele? Tem link?
Desculpe a demora, acabei esquecendo de te responder.

Segue link:
https://shopee.com.br/product/386184950/6392028406?smtt=0.410051876-1660919934.3
Quando eu comprei a entrega era por correios, para SP coisa de 1, 2 dias + a postagem e eles entregam.

Como vai poder ver no anuncio, a bombona é usada, segundo o fornecedor e ele me disse que era usada para alimentos em conversa.
Gostaria de comprar uma nova, mesmo se o valor fosse um pouco maior, mas não encontrei em lugar nenhum, então mesmo assim resolvi ariscar.

Fiquei com dois receios, ter contaminação nas minhas levas e a bombona ter odor de azeitona e passar isso para a cerveja.
Deixei a bombona de molho no Vanish por 24hrs, depois no iodo por mais 24hrs, depois sanitizei com álcool 70.
Fiz um lote teste bem baratinho, com uma cream ale cheia de adjuntos, não tive problema de contaminação e nem cheiro de azeitona rsrs.

Como nem tudo são flores, a bombona não coube 100% e tive que ativar as gambiarras. Aqueci a bombona e fui moldando ela (muito cuidado para não criar fissuras) para caber no frigobar, tive também que subir o congelador o congelador um pouco, não precisou fazer aquelas dobras todas, só uma leve inclinação para cima (me pareceu perfeitamente possível e fácil inclusive de voltar para condição inicial), deu certo. Talvez não seja o melhor dos mundos, mas pra mim trouxe uma vantagem muito grande sem ter que mexer muito no meu setup.

WhatsApp Image 2022-08-19 at 11.40.33.jpeg
WhatsApp Image 2022-08-19 at 11.40.33 (1).jpeg
 
eu tenho um frigo desse, já dobrei e descobri o freezer dele... mas na moral, pelo valor que é um desses eu optaria em tentar vender e comprar um outro um pouco maior (que é bem possível se vendermos o nosso retro por 1200... e nesse valor vende bem rápido!) tem ótimas opções de 120L ou mais por ai por coisa de 800 a 1000 reais...

não me atire pedras, é só minha opinião... se o uso é pra fermentar, creio que trocar ele seria a melhor opção!
 
eu tenho um frigo desse, já dobrei e descobri o freezer dele... mas na moral, pelo valor que é um desses eu optaria em tentar vender e comprar um outro um pouco maior (que é bem possível se vendermos o nosso retro por 1200... e nesse valor vende bem rápido!) tem ótimas opções de 120L ou mais por ai por coisa de 800 a 1000 reais...

não me atire pedras, é só minha opinião... se o uso é pra fermentar, creio que trocar ele seria a melhor opção!
Cara, eu já tenho um outro, mas eu moro em casa pequena e acho MUITO feio aquelas casas cheias de geladeira e frigobar rsrsrsrs

não me atire pedras também! kkk

Eu só tenho dois frigobares inclusive, pq em um deles eu fiz meu kegerator e nem parece mais um frigobar.

WhatsApp Image 2022-08-20 at 15.57.06.jpeg


Pra quem mora em casa grande e consegue arrumar um espaço fora das areas sociais da casa eu acho mais tranquilo, mas pra mim não acho legal. Como esse frigobar retro é bem bonito, fica legal deixar ele na sala, por exemplo.

Mas ai é gosto pessoal, vai de cada um. Como hj eu consigo fermentar 30L sem ter que mexer muito nele, ta tranquilo!
 
eu tenho um frigo desse, já dobrei e descobri o freezer dele... mas na moral, pelo valor que é um desses eu optaria em tentar vender e comprar um outro um pouco maior (que é bem possível se vendermos o nosso retro por 1200... e nesse valor vende bem rápido!) tem ótimas opções de 120L ou mais por ai por coisa de 800 a 1000 reais...

não me atire pedras, é só minha opinião... se o uso é pra fermentar, creio que trocar ele seria a melhor opção!
Zero ofensas!

A questão pra mim é que moro em um apartamento de 40m2 dividido com a patroa, entao além do espaço, design é um fator relevante.

Se fosse ter em conta só o ponto de vista funcional (tamanho+preço), totalmente de acordo
 
Back
Top