Quantcast
  • We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

BRA08: Frigobar Brastemp Retrô dá pra fermentar 20 litros

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

guidpereira

Member
Afiliado
10/5/20
Fala, galera. Vi outros posts relacionados mas nada específico sobre esse frigobar, por isso abri um novo tópico.

Moro com a patroa num apartamento de 40m2, então o que acaba limitando o tamanho das minhas levas é a disponibilidade de espaço, principalmente para fermentar e, assim como muitos, até então utilizava um cooler para controlar temperatura (ele aparece no fundo de uma das fotos abaixo), mas só cabia um fermentador de 12L.

A patroa ficava um pouco incomodada com o cooler de pé no meio da sala, então ela adotou a filosofia do "se você não pode vencer seu inimigo, junte-se a ele" e "se é pra colocar um trambolho em casa, que seja bonitinho" e me deu de presente um frigobar usado, do modelo retrô da Brastemp (BRA08). Depois de dar uma estudada, encontrei uma bombona de PEAD de 20L que parecia caber e acabei comprando pra tentar a sorte e, pra minha felicidade, coube! Com esses equipamentos e algumas outras técnicas de brassagem (Double Mash, Overnight Mash), vou conseguir subir as levas pra 20 litros com a minha panelinha 32, porque não tenho onde guardar uma panela maior.

Agora algumas informações práticas, que vocês conseguem conferir nas fotos
BOMBONA:
- Entrou apertada, porque quando ela enche deforma um pouco, mas entrou sem precisar dobrar o freezer e fica pegando um pouco no termostato, mas coube. Pra conseguir fechar a porta, é preciso colocar um calço pra elevar um pouco, porque a porta tem um "pé" que avança sobre a base interna quando fechada
- Link pro anúncio da bombona no Mercado Livre
- Tamanho dela (em cm): 32x34x25 (AxLxP)

FRIGOBAR
- Temperatura: estou nesse momento fazendo um teste de qual temperatura ele chega. Há 6h eu coloquei a bombona com água a 23 graus e ela atualmente está a 4,3
- O compressor dele é bastante silencioso, então mesmo ficando do lado do sofá onde assistimos tv, ele não incomoda em nada
- Vou colocar também um esquema mostrando os dimensões internas, porque foi a informação mai difícil de eu encontrar

Espero que ajude outros cervejeiros que, assim como eu, tem uma restrição de espaço bastante grande.

Abraço e boas brejas a todos!

Attachments

StopinBH

Member
Afiliado
9/7/20
Guid, vlw pelo post.
Também estou na mesma situação: espaço aqui é complicado.

Já colocou um termostato para controlar a temperatura?

Evaldo bratti

Member
Afiliado
6/1/19
Também moro em apartamento pequeno e atualmente utilizo um frigobar electrolux de 120L, ele é ótimo, mas ocupa bastante espaço e eu nao ocupo toda a capacidade dele (seja pelos formatos dos fermentadores e até pela capacidade da minha produção, que também é de 20L).

Legal saber que é possível controlar 20L nesse frigobar retro, que dependendo até vendo esse meu atual e compro um desse aí para otimizar o espaço aqui.

Thiago Neanderthal

New Member
Afiliado
31/5/18
Que bom ver esse posto, achei que eu fosse o único a fazer a fermentação em frigobar.
Pra quem faz levas pequenas e tem pouco espaço, realmente faz muita diferença.

Vou postar uma foto de como está o meu aqui, é um dos menores modelos, mas pelo q pesquisei é um dos melhores em geometria interna para armazenar um balde de fermentação.

Aqui na foto está um pote de 7 litros, que me rende 6 litros final. Mas já testei um balde de 20 litros e coube. Sem Air Lock pois já não uso normalmente.

O único porém da geometria é que preciso de um calço abaixo do balde para que essa saliência da porta não o levante na hora de fechar.IMG_20200803_084229774.jpgIMG_20200803_084222455.jpg.

StopinBH

Member
Afiliado
9/7/20
Que bom ver esse posto, achei que eu fosse o único a fazer a fermentação em frigobar.

Vou postar uma foto de como está o meu aqui, é um dos menores modelos, mas pelo q pesquisei é um dos melhores em geometria interna para armazenar um balde de fermentação.

Aqui na foto está um pote de 7 litros, que me rende 6 litros final. Mas já testei um balde de 20 litros e coube. Sem Air Lock pois já não uso normalmente.

O único porém da geometria é que preciso de um calço abaixo do balde para que essa saliência da porta não o levante na hora de fechar.Ver anexo 124254Ver anexo 124255.
Qual é esse modelo, Thiago?

Eu comprei o RE120, mas vendo o espaço desse seu ai, deu até um arrependimento... rs

Thiago Neanderthal

New Member
Afiliado
31/5/18
Modelo crc08 da Consul, 76 litros nominal. só de olhar parece que não cabe quase nada nele, só acreditei quando testei. Achei um usado por sorte, e ele gela muito bem.

Esse de 120 litros deve funcionar bem tbm, se eu morasse em BH (q acha fácil um usado por preço bom) ia acabar pegando ele.

guidpereira

Member
Afiliado
10/5/20

O único porém da geometria é que preciso de um calço abaixo do balde para que essa saliência da porta não o levante na hora de fechar.Ver anexo 124254Ver anexo 124255.
Caramba. Esse frigobar é um latifúndio pra esse fermentador de 7L!

No meu eu nunca tentei encaixar um balde fermentador de 20L, mas tenho sérias suspeitas que não entra.

Última edição:

Snoop

Well-Known Member
Afiliado
12/3/17

Tenho 2 desses que tb uso pra fermentar. Como disse o OP, ele é um latifúndio hehehe. Fermento em bombona de 30l tranquilamente nele!

guilhermewood

Member
Afiliado
18/1/18
Eu uso um frigobar electrolux de 80 litros, que tem basicamente o mesmo espaço desse retro, só não tem os pés.

Depois de mudar o termostato de lugar e dobrar o congelador consigo fermentar 20 litros em uma bombona de 20 litros úteis (aquela azul tradicional). Precisa também cortar os suportes de copos na porta. Dobrar o congelador também faz ela gelar bem mais rápido, consigo chegar sem sofrimento a 0 graus. Imagino que consiga o mesmo no seu, com a vantagem de poder usar uma bombona com torneira.

Luis Ricardo

Member
Afiliado
1/2/19
Olá,
Também moro em apartamento e uso um frigo da Consul de 120 litros, consigo fermentar 30 litros nessa bombona, não foi necessário nenhuma alteração no frigo, somente remoção das prateleiras. Detalhe, o air lock tem que ficar na lateral da bombona, se ficar na tampa não cabe.

Attachments

Thiago Neanderthal

New Member
Afiliado
31/5/18
Caramba. Esse frigobar é um latifúndio pra esse fermentador de 7L!

No meu eu nunca tentei encaixar um balde fermentador de 20L, mas tenho sérias suspeitas que não entra.
Realmente queria poder aproveitar melhor esse espaço, mas esses potes teriam de ter uma geometria mais retangular, pra caber 2 ao mesmo tempo.

Mas a minha principal limitação é não ter como fazer 20 litros em apartamento. Faço BIAB uma panela de 17 litros com resistência de 1000w e uma boca do fogão normal junto.

Como vcs fazem a brassagem?

Luis Ricardo

Member
Afiliado
1/2/19
Realmente queria poder aproveitar melhor esse espaço, mas esses potes teriam de ter uma geometria mais retangular, pra caber 2 ao mesmo tempo.

Mas a minha principal limitação é não ter como fazer 20 litros em apartamento. Faço BIAB uma panela de 17 litros com resistência de 1000w e uma boca do fogão normal junto.

Comecei no fogão com uma panela de 14 litros que resultava em 10 litros, agora tenho uma panela elétrica feita com barril de 50 litros que consigo meus 30 litros a cada 15 dias. Faço na varanda do apartamento.

Attachments

Evaldo bratti

Member
Afiliado
6/1/19

Eu utilizo uma panela de 27L e tento sempre chegar aos 20L no fermentador com ela.
De início eu fazia no cooktop mesmo hahahaha mas faz umas 5 brassagens já eu coloquei uma resistência de 3000W e controlo ela com o brewmaniacEX que montei.
Ainda consigo fazer tudo na pia da cozinha.

Evaldo bratti

Member
Afiliado
6/1/19
@guidpereira Coloquei esse seu frigobar no radar do zoom aqui para eu até trocar o meu re120 por ele hahaha
Aqueles barris de 5L da heineken cabem nele?
Você poderia passar as dimensões externas dele?

guidpereira

Member
Afiliado
10/5/20
Eu uso um frigobar electrolux de 80 litros, que tem basicamente o mesmo espaço desse retro, só não tem os pés.

Depois de mudar o termostato de lugar e dobrar o congelador consigo fermentar 20 litros em uma bombona de 20 litros úteis (aquela azul tradicional). Precisa também cortar os suportes de copos na porta. Dobrar o congelador também faz ela gelar bem mais rápido, consigo chegar sem sofrimento a 0 graus. Imagino que consiga o mesmo no seu, com a vantagem de poder usar uma bombona com torneira.
Bom ponto. Dobrar o congelador foi tranquilo? Baita medo de estourar alguma coisa

guidpereira

Member
Afiliado
10/5/20

Eu faço biab numa panela de 22L saem 15L tranquilo, esquema cooktop + mergulhão. O cooktop é a gás e a boca maior dele agiliza bem as coisas. Quando quero acelerar mais coloco em cima de 2 bocas.

guidpereira

Member
Afiliado
10/5/20
@guidpereira Coloquei esse seu frigobar no radar do zoom aqui para eu até trocar o meu re120 por ele hahaha
Aqueles barris de 5L da heineken cabem nele?
Você poderia passar as dimensões externas dele?
Só a geladeira em si, em cm: 59x48x51 (AxLxP). Os pés adicionam 20cm de altura.
Sobre barril de Heineken, nunca coloquei um dentro, mas chutaria que cabe sim. Manda uns aqui pra casa pra gente fazer um teste! Pelo bem da comunidade cervejeira :)

leo.cipriani

Member
Afiliado
31/7/20
Atualização: postmix de 10L entra fácil. Vou usar com uma torneira com adaptador ball lock :)
Salve confrade! Nunca pensou em negociar esse frigobar e comprar um usado de 120L. Nele cabe uma bombona de 30L tranquilo. Dá para encaixar um blow-off ao invés de airlock e fica ainda melhor. Esse seu frigobar está novinho, inteiro, provavelmente você conseguiria vendê-lo e comprar um maior branco mais simples da consul ou electrolux e ainda te sobraria uma grana (só teria que conversar com a patroa).