Quantcast
  • We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Borbulhando só quando abro a porta do frigobar

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

FelipeVello

Member
Afiliado
6/8/20
Boa noite, senhores.

Fiz uma IPA na sexta-feira passada. Pelo que estou notando, hoje, o airlock só está borbulhando (a cada 5s) quando abro a porta do frigobar.
Alguém já passou por isso e se é comum?

Filipe Quati

Well-Known Member
Afiliado
29/3/20
Fala cara!

Não sei se é uma das suas primeiras levas ou não... se for, RELAXA. Esquece esse airlock.

Depois de 3-4 dias mede a densidade pra ver em que pé está, e toca o barco. A gente fica doido demais com o airlock, que não quer dizer muito não.

PS: o meu airlock (blow-off) solta bolhas quando eu abro a porta da geladeira pelo simples fato de que esse movimento mexe a mangueira.

Abraço!

Roberto_Feliciano

New Member
Afiliado
7/7/20
O fato de borbulhar qd abre a porta é isso mesmo que o amigo comentou acima. Ao abrir vc mexe um pouco o líquido e ele borbulha... nas minhas o air lock trabalha bem nos primeiros 2 dias, depois quase nada...mas o ideal é ir medindo a FG a partir do último dia estimado na receita, dando 2 medições iguais... acabou a fermentação. Ao menos é assim que tenho feito.

FelipeVello

Member
Afiliado
6/8/20
Massa.. valeu, senhores.
Conferi hoje e notei que estava borbulhando sim, mesmo sem eu abrir a porta do frigobar.
Obrigado.

EvandroLS

Well-Known Member
Afiliado
11/4/20
Massa.. valeu, senhores.
Conferi hoje e notei que estava borbulhando sim, mesmo sem eu abrir a porta do frigobar.
Obrigado.
Mede a sg
Fernentacao arrastada assim pra uma ipa comum não é normal
Se for uma double ipa pesadona ate vai

FelipeVello

Member
Afiliado
6/8/20
Mede a sg
Fernentacao arrastada assim pra uma ipa comum não é normal
Se for uma double ipa pesadona ate vai
Eu tenho medido.. está atenuando ainda..
É uma double ipa mesmo.
Aproveitando, por que numa IPA comum não é normal se arrastar a fermentação e numa double IPA é?
Sou amadorzao ainda.. Valeu!

EvandroLS

Well-Known Member
Afiliado
11/4/20
Eu tenho medido.. está atenuando ainda..
É uma double ipa mesmo.
Aproveitando, por que numa IPA comum não é normal se arrastar a fermentação e numa double IPA é?
Sou amadorzao ainda.. Valeu!
Falaa

Mais trabalho pra levedura, quanto mais alcool fica mais dificil de trabalhar tambem, por isso que arrasta o final

E outra coisa, na maioria das vezes a galera faz underpitch pra brejas high gravity

E high gravity o jeito de ficar mais redondo e nao arrastar a fermentacao é fazendo starter pra levedura chegar chegando

As vezes ate com pitch rate adequado mas sem starter (voce calculou o numero de celulas necessarias e jogou 2 pacotes de levedura) a fermentacao arrasta pq tem uma concentracao absurda de acucar e a levedura cai num ambiente desse em dormência

Fica foda para as coitadas