Bombas texius e komeco relacionadas à altura (mca) e eficiência.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jcmarana

Well-Known Member
Joined
Dec 29, 2014
Messages
189
Reaction score
14
Boa tarde Srs.

Tenho um clone de braumeister e, ultimamente, minhas eficiências têm ficado abaixo do normal (algo em torno de 60%), na verdade, sempre oscilou muito, porém, sempre de 66 a 74%(minoria das vezes). Creio que estou tendo problemas na vedação do tubo de malte com a panela e isso acaba impedindo do mosto recircular direito. No entanto, também desconfio da bomba não estar desempenhando seu papel direito (é uma dessas http://produto.mercadolivre.com.br/...ra-de-agua-quente-tbhx-br-100w-220-texius-_JM).

Apesar de estar fazendo uma moagem mais grossa, ainda assim, percebo que existe um pouco de dificuldade em jogar o mosto pra fora do tubo de malte, coisa que não acontece quando faço teste com água, onde, quando coloco a chave seletora na maior potência, a água quase salta pra fora da panela (exageros à parte...).

Diante disso, pensei em talvez adquirir uma bomba pressurizadora da komeco (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-782968597-mini-bomba-pressurizadora-komeco-tp40-g3-220v-_JM) e não circuladora, tendo em vista também sua maior altura de recalque (11m, se não me engano, enquanto a que tenho, segundo o anúncio, tem 6,5m, se bem que, acho que no corpo da bomba está escrito 6 bar). Mas ainda quero tentar testar a vedação, bem como tentar fechar um pouco o registro de saída da bomba que tenho pra ver se melhora a circulação, pois com uma bombinha chinesa que tenho, aconteceu a mesma coisa e a altura máxima que ela joga é a mesma, se não me falha a memória.

Enfim, diante da possibilidade de adquirir uma bomba pressurizadora da Komeco e tendo em vista que o material do rotor e do eixo é de nylon e aço carbono, respectivamente, segundo o fabricante, e que o eixo, também segundo o fabricante, fica imerso, pergunto se tais materiais trariam algum problema para a brassagem/cerveja?
 
Boa tarde Srs.

Tenho um clone de braumeister e, ultimamente, minhas eficiências têm ficado abaixo do normal (algo em torno de 60%), na verdade, sempre oscilou muito, porém, sempre de 66 a 74%(minoria das vezes). Creio que estou tendo problemas na vedação do tubo de malte com a panela e isso acaba impedindo do mosto recircular direito. No entanto, também desconfio da bomba não estar desempenhando seu papel direito (é uma dessas http://produto.mercadolivre.com.br/...ra-de-agua-quente-tbhx-br-100w-220-texius-_JM).

Apesar de estar fazendo uma moagem mais grossa, ainda assim, percebo que existe um pouco de dificuldade em jogar o mosto pra fora do tubo de malte, coisa que não acontece quando faço teste com água, onde, quando coloco a chave seletora na maior potência, a água quase salta pra fora da panela (exageros à parte...).

Diante disso, pensei em talvez adquirir uma bomba pressurizadora da komeco (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-782968597-mini-bomba-pressurizadora-komeco-tp40-g3-220v-_JM) e não circuladora, tendo em vista também sua maior altura de recalque (11m, se não me engano, enquanto a que tenho, segundo o anúncio, tem 6,5m, se bem que, acho que no corpo da bomba está escrito 6 bar). Mas ainda quero tentar testar a vedação, bem como tentar fechar um pouco o registro de saída da bomba que tenho pra ver se melhora a circulação, pois com uma bombinha chinesa que tenho, aconteceu a mesma coisa e a altura máxima que ela joga é a mesma, se não me falha a memória.

Enfim, diante da possibilidade de adquirir uma bomba pressurizadora da Komeco e tendo em vista que o material do rotor e do eixo é de nylon e aço carbono, respectivamente, segundo o fabricante, e que o eixo, também segundo o fabricante, fica imerso, pergunto se tais materiais trariam algum problema para a brassagem/cerveja?
Você só pode usar coisas que sejam de plásticos/polímeros atóxicos em alta temperatura, latão, inox, alumínio, cobre. Aço carbono, não pode.

Além disso, nenhuma dessas bombas aí é feita pra essa aplicação.

Sobre eficiência, sem a menor dúvida, não está relacionado a recirculação, e provavelmente recircular mais forte talvez só fosse piorar. Eficiência tem muito a ver com moagem e filtragem.

MCA é diferente de vazão. Vc pode ter uma bomba com MCA mais alto e vazão menor, e vice-versa. No nosso caso, bomba e panela ficam com pouquíssima diferença de altura, logo, praticamente só temos que avaliar vazão/hora das bombas.

Novamente, a menos que eu pudesse ter certeza dos materiais internos das bombas, ou que pudesse desmontá-las, eu ficaria longe delas.

Abraço,
 
Bom... vamos por partes... primeiro, obrigado pela resposta.
A questão do aço carbono era uma das minhas dúvidas,
se seria tóxico ou não.

Apesar de não serem feitas para essa aplicação,
quando fui comprar, mandei email para o vendedor,
cujas respostas não me convenceram de que eram atóxicas,
uma vez que ele também vendia outra bomba INOVA GP 100 em que afirmava que era de bronze e quando fui questionar o fabricante,
o mesmo me respondeu que não fabricavam naquele material.
Procurei alguns materiais que pudessem esclarecer quais ligas de bronze não continham chumbo, dentre os quais encontrei a informação de que seria a SAE 68A ou SAE 68B (http://www.coppermetal.com.br/produtos_bronze_sae68a.html), o que me fez crer que a bomba que adquiri era de uma dessas ligas, tendo em vista que o vendedor colocava uma dessas proporções, sem chumbo, na bomba que ele vendia como se fosse de bronze, no caso a INOVA, sendo que contactei o pessoal da Texius (a outra bomba que ele vendia) e eles me informaram que a bomba deles era de bronze. Porém, o pessoal da Texius não conseguiu me esclarecer qual seria a liga, porém, como trata-se de uma bomba para circulação de água residencial, achei que seria pouco provável eles fabricarem bombas com um teor de chumbo alto, que pudesse talvez ir se soltando com o passar da água quente. Com relação ao rotor, se não me engano, é Noryl.

Com relação à eficiência, já moi fino, já moi grosso, no mesmo tubo de malte, com o mesmo esquema de filtração, mas continuo a ter eficiências relativamente baixas, perto das médias que tinha.

Com relação ao mca, sim, concordo que seja diferente de vazão, porém, pensei que, se a bomba não estivesse tendo força para empurrar o mosto por conta de uma dificuldade em atravessar os grãos (no caso de moagem muito fina por exemplo), achei que pudesse contornar o problema com uma bomba com uma capacidade de empurrar uma maior massa de líquido.

Agora, consegui acessar umas fotos que tenho da bomba e nela indica 6 bar, por isso, acho que essa pressão seria mais do que suficiente para a recirculação do mosto, apesar do meu fundo falso "falso" ficar bem próximo à saída da bomba.

Enfim, como disse na abertura do tópico, antes de tentar alguma outra bomba, ainda pretendo testar melhor o sistema de vedação do tubo de malte e no próprio corpo da bomba. Além disso, se eu fechar um pouco a saída da bomba, será que conseguiria aumentar a pressão dentro do tubo? P.S.: Com a bomba funcionando, o mosto praticamente não escorria pelas paredes externas do tubo de malte.

Você só pode usar coisas que sejam de plásticos/polímeros atóxicos em alta temperatura, latão, inox, alumínio, cobre. Aço carbono, não pode.

Além disso, nenhuma dessas bombas aí é feita pra essa aplicação.

Sobre eficiência, sem a menor dúvida, não está relacionado a recirculação, e provavelmente recircular mais forte talvez só fosse piorar. Eficiência tem muito a ver com moagem e filtragem.

MCA é diferente de vazão. Vc pode ter uma bomba com MCA mais alto e vazão menor, e vice-versa. No nosso caso, bomba e panela ficam com pouquíssima diferença de altura, logo, praticamente só temos que avaliar vazão/hora das bombas.

Novamente, a menos que eu pudesse ter certeza dos materiais internos das bombas, ou que pudesse desmontá-las, eu ficaria longe delas.

Abraço,
 
Back
Top