• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Bomba para recirculação.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

FernandoPetry

Well-Known Member
Afiliado
30/8/16
Buenas galera, estou precisando adquirir uma bomba para recirculação do mosto quente, a minha bomba atual acaba
travando depois de uns 20 minutos de uso, acredito ser superaquecimento, pois ela não deve ser própria para líquidos
quentes, quais as melhores opções custo x benefício que temos no mercado hoje?

OBS.: sei das bombas chinesas (MP-15R), ela realmente é uma boa opção? Alguém importou ultimamente para ter
uma ideia de prazos para chegar?

Persevalli

Well-Known Member
Afiliado
21/1/17
Olá Fernando,

Apenas dividindo minha experiência com o tema, primeiramente usei a Inova GP 100. Cerca de R$ 350 , nacional, funcionou perfeitamente, atendeu muito bem, mesmo em temperaturas de fervura em uso prolongado. Não é INOX, mas há uma versão em latão que em teoria não é prejudicial. Acho que é uma boa opção.
http://www.inovabr.com.br/produtos/36/gp-100

Em uma oportunidade parti pra Chugger Inox, parece ser bomba pro resto da vida, então encostei a Inova.

FernandoPetry

Well-Known Member
Afiliado
30/8/16
Olá Fernando,

Apenas dividindo minha experiência com o tema, primeiramente usei a Inova GP 100. Cerca de R$ 350 , nacional, funcionou perfeitamente, atendeu muito bem, mesmo em temperaturas de fervura em uso prolongado. Não é INOX, mas há uma versão em latão que em teoria não é prejudicial. Acho que é uma boa opção.
http://www.inovabr.com.br/produtos/36/gp-100

Em uma oportunidade parti pra Chugger Inox, parece ser bomba pro resto da vida, então encostei a Inova.
Muito obrigado pela contribuição. Essa bomba parece interessante, mas por esse preço acho que é mais viável pegar uma MP-15R com cabeça de inox aqui no Brasil.

Estive pesquisando e percebi que o no mercado livre tem uma bomba com a descrição de MP-15R, mas a cabeça não é de inox e sim de "nylon alimentício atóxico",
será que realmente é atóxico e até que temperatura essa bomba consegue trabalhar?

Gordiano96

Member
Afiliado
18/2/19

FernandoPetry

Well-Known Member
Afiliado
30/8/16

Lord Demolay

Well-Known Member
Afiliado
29/5/20
To ressuscitando o tópico pra n criar outro...

E esse ai? Aguenta pra brassagens mensais de 10L ? É muuuuito parecida com uma vendida no site da Lamas.

Persevalli

Well-Known Member
Afiliado
21/1/17

E esse ai? Aguenta pra brassagens mensais de 10L ? É muuuuito parecida com uma vendida no site da Lamas.
O problema aqui é o material, plástico em contato com líquido quente, há muito debate sobre as reais consequências, mas vejo como altamente não recomendável.

Abs

Edison

Active Member
Afiliado
24/2/15

Tem uma dessas, mas com cabeça de inox na WE. Comprei a minha lá faz uns 4 ou 5 meses.

Lord Demolay

Well-Known Member
Afiliado
29/5/20
Tem uma dessas, mas com cabeça de inox na WE.
Desculpa a ignorância, mas oq muda sendo inox ou termo plastico? Seria uma questão de tempo uso contínuo ou de tempo de vida total? E essa diferença vale os 100 reais a mais? Ah, e vcs só ligam a bomba e deixam trabalhar na vazão maxima ou colocam algum dimmer?

Edison

Active Member
Afiliado
24/2/15
Desculpa a ignorância, mas oq muda sendo inox ou termo plastico? Seria uma questão de tempo uso contínuo ou de tempo de vida total? E essa diferença vale os 100 reais a mais? Ah, e vcs só ligam a bomba e deixam trabalhar na vazão maxima ou colocam algum dimmer?
Até onde eu sei, essas bombas não são desenvolvidas para essa finalidade. São bombas de máquinas de lavar e convenhamos, é mais uma das famosas gambiarras cervejeirs brazucas (nada contra gambiarras rsrsrs). A com cabeça em inox é uma adaptação sanitária na mesma bomba. Dependendo da temperatura de uso, o plástico pode liberar substâncias indesejáveis no seu mosto. Esse risco inexiste no inox.

pwiens

Well-Known Member
Afiliado
22/3/18
Não sei se da WE é igual à da cerveja da casa, mas eu comprei uma e me disseram que as partes plásticas são de plástico alimentício, até onde é verdade vai saber... mas só sendo corpo de inox com as conexões espigão 1/2" já facilitou bastante.

Edison

Active Member
Afiliado
24/2/15
Não sei se da WE é igual à da cerveja da casa, mas eu comprei uma e me disseram que as partes plásticas são de plástico alimentício, até onde é verdade vai saber... mas só sendo corpo de inox com as conexões espigão 1/2" já facilitou bastante.
Creio que sim, pwiens

fell90

Active Member
Afiliado
26/2/18
Comprei uma de inox, da cerveja da casa, e lá tá que aguenta 80°C vc já tentou usar na fervura? (minha fervura é 97°C).

pwiens

Well-Known Member
Afiliado
22/3/18
Comprei uma de inox, da cerveja da casa, e lá tá que aguenta 80°C vc já tentou usar na fervura? (minha fervura é 97°C).
Nem tentei, fiz recirculação no resfriamento, comecei quando deu 80 graus, mas nem curti muito viu.

Afiliado
7/10/19
Boa tarde Pessoal! Quando adquiri os meus equipamentos para fazer 60 litros da Cerveja da Casa ano passado, veio com uma bombinha dessa, mas de latão! Uso para a recirculação na brassagem e para o resfriamento do mosto, e aqui ferve a 97 graus! Ja faz um ano e ela ainda funciona legal. Faco levas de 45 e 54 litros finais, a cada duas semanas!

Leandro Souza

Well-Known Member
Afiliado
28/8/18

Uso uma destas a 2 anos. Cheguei a usar para resfriamento (aqui ferve a 96,7º) umas três ou quatro vezes e ela aguentou. Não sei quanto duraria.
Atualmente uso ela para fazer a filtragem antes da fervura, e lavagem dos grãos. Ela se sai muito bem. Nunca senti, nem me relataram, nada de diferente no sabor da cerveja. Para resfriar uso a Mp-15R com cabeça de polisulfona.

alexrispoli

Member
Afiliado
29/1/18
Usei abraçadeira metálica.
Uso uma destas há um ano e nunca tive problemas em relação a gosto ou contaminação da cerveja. As conexões comprei da linha aquaterm da tigre, só levar a bomba na ferragista e ir testando os encaixes. Foram 2 reduções e 2 luvas liso e rosca para a conexão nos terminais de inox e mangueiras.