Bomba Mp-15r VS Solução de soda...

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Leandro Souza

Well-Known Member
Joined
Aug 28, 2018
Messages
66
Reaction score
26
Location
Serra da Cantareira
Bom dia, Estou montando uma tribloco, e pretendo fazer a limpeza com solução de soda. Pergunto se alguém já usou ou conhece sobre a bomba Magnética Mp-15r (china). Será que ela aguenta a solução de soda? No mercado livre tem várias com cabeça de inox, mas o rotor é de polisulfona...

Neste link tem as descrições:
https://produto.mercadolivre.com.br...culaco-cabeca-inox-110v-mp-15r-_JM?quantity=1
 
Bom dia! Comprei um motor deste e ele é muito bom, um amigo meu ( Kauê) me recomendou, e olha, gostei muito e ele tem muitos dados sobre este produto!!! Abraço!
 
Bom dia, Estou montando uma tribloco, e pretendo fazer a limpeza com solução de soda. Pergunto se alguém já usou ou conhece sobre a bomba Magnética Mp-15r (china). Será que ela aguenta a solução de soda? No mercado livre tem várias com cabeça de inox, mas o rotor é de polisulfona...

Neste link tem as descrições:
https://produto.mercadolivre.com.br...culaco-cabeca-inox-110v-mp-15r-_JM?quantity=1

Leandro,

Uso esta bomba no equipamento single vessel que montei. Realmente, a cabeça é de inox mas o rotor é algum termoplástico. EU já usei com soda (1 ou 2 vezes), por curto período de tempo, e não deu nada. Teoricamente soda não agride o plástico, porém, eu evito por receio do plástico absorver componentes químicos.

abs.,

Mario.
 
Huller SM, Agradeço. Conheço Kauê, ele de fato falou muito bem do produto e o aconselhou. Outros cervejeiros, instruídos por ele, também utilizam essa bomba. Quanto a soda ele disse ter dúvidas a respeito, e que o melhor seria perguntar aqui e ver o que dizem.
 
Eu tomaria cuidado com esse tipo de gente
Moench, SM. Agradeço sua preocupação, de fato temos que estar atentos ao escolher os nossos mestres cervejeiros. Esse que mencionei não comercializa, mas é bem experiente, tem orientado a diversos conhecidos meus. Montou uma cervejaria para um, orientou o outros 2, está a me orientar e ainda esta fazendo a sua própria (toda automatizada).
É verdade que esvaziei apenas um de seus barris... mas ele conhece cada "mililitro" da arte, e não há o que ele não saiba responder.
Kauê, depois desta está me devendo um barril, além daquela English IPA...
 
Li a descrição, mas não diz se suporta a soda. enviei uma pergunta, vejamos se ele responde.

Vi sua pergunta lá no link do anúncio... e uma coisa posso adiantar... as peças internas que o anunciante diz serem de polissulfona entram SIM em contato com o mosto e/ou produtos que circulam pela bomba... conforme você pode ver nessa imagem da minha bomba desmontada.

Agora, se polissulfona (em outra referência vi alguém sugerir que o material seja polipropileno - não sei dizer se é a mesma coisa) aguenta soda é que o lance.

IMG_20190401_094126342.jpg


inclusive, aproveitando o tópico, se alguém tiver algum conselho sobre manutenção dessa bomba eu agradeço... pois a minha funcionava muito bem, mas ficou 3/4 meses parada e quando fui usar ela travou (girava mas não bombeava)... depois de desmontar e limpar (mais de uma vez) ela voltou a funcionar, mas passou a fazer mais ruídos do que antes (e ela sempre foi extremamente silenciosa).

agora fico pensando se há algo que possa ser aplicado para lubrificar o motor ou coisa do tipo... mas não achei nenhuma informação desse tipo pela internet. Se alguém já fez algo do tipo e quiser compartilhar, eu agradeço!
 

Attachments

  • IMG_20190401_094126342.jpg
    IMG_20190401_094126342.jpg
    71.1 KB · Views: 6
Complementando...

pesquisando aqui vi que:

polissulfona (psu) é uma coisa e
polipropileno (pp) é outra.

pp tem uso adequado para cerveja em temperaturas inferiores aos 100c.
https://www.braskem.com.br/Portal/Principal/Arquivos/html/boletm_tecnico/Resistencia_quimica _PP.pdf

já psu parece ser adequado para temperaturas ainda mais altas, mas não encontrei nada em relação ao seu uso na cerveja ou sua resistência a químicos como a soda.

cabe agora esclarecer se o material empregado nas peças da bomba é pp ou psu...

neste anúncio aqui diz que é um "food grade Xarec plastic (very similar to Polysulphone)"... nesse caso tanto o "impeller" quanto a cabeça são deste material.
https://www.williamsbrewing.com/Mark-II-25-Watt-Wort-Pump-P4028.aspx

mas ser similar não significa ser do mesmo material.

neste outro tópico há uma argumentação sobre a resistência da bomba à temperatura, mas não há nada conclusivo sobre o material empregado nessas peças...
http://www.homebrewfinds.com/2018/12/hands-on-review-mark-ii-homebrew-pump-w-stainless-head.html

até agora foi o que consegui pesquisar.
 
mrmcarvalho, nota 10!
Vendo ela desmontada... creio que não aguente, mas estou rezando para que sim.
Postei outra pergunta para ele. Vamos ver se vem resposta.
Você usou soda alguma vez com essa bomba?
Segue a pergunta que postei no mercado livre:

" Ok. Então não é como afirmado abaixo. Há sim partes que não são de inox que entram em contato com o liquido.
Estive vendo uma foto de uma bomba desmontada, tanto o impeler como o spacer sleeve são de polissulfona. Há outras peças, que não sei do que são.
Pergunto: esse material é resistente a corrosão?
Preciso recircular solução de soda para limpar as panelas, juntas e dutos. Você sabe dizer se essa bomba aguenta?"

Aguardemos o que ele dirá.
 
Ele respondeu:

"Esse material é bastante resistente a corrosão. Já testamos com paracético e ácido muriático. Nunca testamos com soda cáustica."
 
Vi sua pergunta lá no link do anúncio... e uma coisa posso adiantar... as peças internas que o anunciante diz serem de polissulfona entram SIM em contato com o mosto e/ou produtos que circulam pela bomba... conforme você pode ver nessa imagem da minha bomba desmontada.

Agora, se polissulfona (em outra referência vi alguém sugerir que o material seja polipropileno - não sei dizer se é a mesma coisa) aguenta soda é que o lance.

View attachment 121928

inclusive, aproveitando o tópico, se alguém tiver algum conselho sobre manutenção dessa bomba eu agradeço... pois a minha funcionava muito bem, mas ficou 3/4 meses parada e quando fui usar ela travou (girava mas não bombeava)... depois de desmontar e limpar (mais de uma vez) ela voltou a funcionar, mas passou a fazer mais ruídos do que antes (e ela sempre foi extremamente silenciosa).

agora fico pensando se há algo que possa ser aplicado para lubrificar o motor ou coisa do tipo... mas não achei nenhuma informação desse tipo pela internet. Se alguém já fez algo do tipo e quiser compartilhar, eu agradeço!
Quanto a lubrificação, existe graxa alimentícia usada nas máquinas industriais. Ela vem preparada para faicas de temperatura específicas, mas para mosto deve ser suficiente. Ela é meio cara.... e muitas indústrias menores usam vaselina comum no lugar.
Quanto ao ruído depende muito até onde vc desmontou, pois os componentes vem balanceados de fábrica e se vc desalinhou a montagem original, tanto o rendimento quanto o ruído irão ser afetados, geralmente forma negativa.
Espero ter ajudado!
 
Você usou soda alguma vez com essa bomba?

Não, nunca usei soda nela... aliás, nunca usei soda em nada do meu equipamento, até agora não senti necessidade (pois desmonto tudo para limpeza), mas entendo que quem usa rotina CIP precise usar soda de vez em quando...

Sinceramente, acho que para você ter uma resposta mais segura terá que pesquisar sobre a resistência do material em si (psu), pois mesmo que alguém venha aqui e diga que tem essa bomba e usa ou já usou soda nela, isso não significa que não vai ter problema a médio/longo prazo.

@Carlos Cadamuro muito obrigado pelas dicas! Acho que é um caminho sim... eu só desmontei a parte da cabeça mesmo, tanto essa parte inox que é aparafusada, quanto a parte em plástico que se prende pelo ímã... entendo que essas partes são móveis mesmo, uma vez que você precisar desmonta-las para reposicionar a saída da bomba... mas vou testar com uma pequena quantidade de vaselina e circular com água... e acho que você tem razão em relação ao alinhamento, pois quando remontei a primeira vez reparei que apertei mais de um lado que de outro e que isso prejudicou um pouco o funcionamento, com vazamento inclusive. Daí vi que para fechar de novo tem que ir na manha, devagar e com aperto uniforme em todos os parafusos... vou tomar esses cuidados e ver o que rola!
 
Pretendo usar soda sempre, pois fazendo bem ajustado o sistema basta deixar ela recircular um pouco e depois reciclar agua fervendo. Fica tudo limpo.
Quero deixar minhas panelas fixadas na armação da tribloco.
Vou seguir teu conselho, vou pesquisar sobre o material.
 
Bom dia galera!

Vocês me deixaram curioso com essas informações e como bom engenheiro fui pesquisar.
Quanto a lubrificação é aquilo mesmo que falei, graxa alimentícia ou vaselina (que é a base das graxas alimentícias). Agora @rmrcarvalho não pode colocar muito!
Se as partes internas da bomba forem de PPS (Sulfeto de Polifenileno), não imporrando muito a última letra depois do s, pode usar tranqüilo em alta temperatura e com olventes como soda cáustica.
As principais propriedades do PPS são:
  • Temperatura de serviço em contínuo até 240°C;
  • Resistência térmica a curto prazo até 270°C;
  • Comportamento retardador de chama inerente;
  • Resistência química muito elevada (insolúvel em todos os solventes conhecidos abaixo de 200°C);
  • Muito baixa absorção de água;
  • Muito alta resistência à fluência até a temperaturas elevadas.
Acho que agora temos as informações mais completas e suficientes para tomarmos decisões.
Dizem alguns colegas de profissão que na indústria alimentícia já se usa bastante PPS em vez do inox devido ao custo x benefício. Claro que em algumas situações (elevadas pressões e temperaturas de vapor) o inox é a única solução.
Abs
 
Fiz uma primeira procura e achei uma tabela de resistencia de plásticos a diversas substancias. Infelizmente indicou que o PSU não foi testado com soda caustica, ao menos nesta tabela.
A tabela é muito boa, e por isso posto ela aqui, para que quem precisa tenha onde pesquisar:
https://www.professionalplastics.com/professionalplastics/ChemicalResistanceChart1.pdf

É verdade, pelo que eu pesquisei o PSU (poli-sulfona) não deveria ser higienizado com soda cáustica.
 
Tenho uma bomba dessa (e outra chegando em breve) e fiquei interessado no tópico. Estou finalizando meu equipamento, tenho a pretensão de fazer uma limpeza inicial com soda, mas não me atentei ao fato de que o polímero da parte interna da bomba pudesse sofrer algum tipo de ataque da base.

A propósito, o equipamento que eu estou terminando está assim:
75SlxoN.jpg

Herms:
xGBQ5J6.jpg

Mostura:
XHk1OBu.jpg

Fervura:
ZaybDKb.jpg


Voltando ao assunto, fiz uma busca rápida e tenho boas notícias. A Solvay fabrica esse polímero, registrado por eles como Ryton®, alega que:

"Strong bases, such as concentrated sodium hydroxide or potassium hydroxide solutions, do not degrade PPS."
Veja aqui

Fizeram diversos testes extremamente agressivos ao polímero e o resultado é surpreendentemente bom. Em um dos testes, eles mantiveram o polímero por 24 h em contato com uma solução de soda cáustica a 30 % (concentração 15 x maior do que a por nós utilizada) numa temperatura de 93 °C e o polímero não sofreu absolutamente nada.

Embora não seja possível afirmar que o PPS da bomba é o Ryton®, acredito que é seguro dizer que esse mesmo polímero de outros fabricantes deve apresentar, no geral, as mesmas propriedades.
 
Tenho uma bomba dessa (e outra chegando em breve) e fiquei interessado no tópico. Estou finalizando meu equipamento, tenho a pretensão de fazer uma limpeza inicial com soda, mas não me atentei ao fato de que o polímero da parte interna da bomba pudesse sofrer algum tipo de ataque da base.

A propósito, o equipamento que eu estou terminando está assim:
75SlxoN.jpg

Herms:
xGBQ5J6.jpg

Mostura:
XHk1OBu.jpg

Fervura:
ZaybDKb.jpg


Voltando ao assunto, fiz uma busca rápida e tenho boas notícias. A Solvay fabrica esse polímero, registrado por eles como Ryton®, alega que:

"Strong bases, such as concentrated sodium hydroxide or potassium hydroxide solutions, do not degrade PPS."
Veja aqui

Fizeram diversos testes extremamente agressivos ao polímero e o resultado é surpreendentemente bom. Em um dos testes, eles mantiveram o polímero por 24 h em contato com uma solução de soda cáustica a 30 % (concentração 15 x maior do que a por nós utilizada) numa temperatura de 93 °C e o polímero não sofreu absolutamente nada.

Embora não seja possível afirmar que o PPS da bomba é o Ryton®, acredito que é seguro dizer que esse mesmo polímero de outros fabricantes deve apresentar, no geral, as mesmas propriedades.



Parabéns! Execente material! Quando poderemos provar a cerveja?
 
Sobre a bomba Mp-15r, também pesquisei mais um pouco.
Falei com um fabricante de "blocos" de polisulfona. Ele disse que em si a polisulfona resiste bem a soda, o que vai influenciar são as ligas utilizadas pelo fabricante, ex: fibra de vidro para dar mais resistência. Acredito que ela suportará a solução de 2-3% sem problemas.
Trago também uma outra novidade sobre a bomba:
Procurei me informar sobre a Mp-15r feita com cabeça nylon, abaixo tem um link do mercado livre para os interessados.
Pesquisei a resistência química do nylon e vi que ele suporta soda, recebe a melhor classificação de resistência.
No mercado livre, em troca de mensagens com um vendedor de categoria gold (um dos melhores), com mais de 300 bombas mp-15r vendidas, ele afirma que ela suporta solução de soda até 80 graus sem problemas.
Os comentários sobre as bombas que ele vendeu são muito bons. E tudo indica ser de confiança. Fato é que para quem quer economizar um pouco, ou comprar duas bombas em vez de uma, parece uma boa solução.
Comprei uma destas, e já está a caminho. Quando terminar de montar meu material farei um teste.


https://produto.mercadolivre.com.br...rtesanal-_JM?quantity=1&variation=21631484188
 
Buenas pessoal, aproveitando o tópico, alguém tem o link de venda dessa bomba MP-15r com cabeça de nylon na china?
 
tenho uma bomba dessas e uso ela com soda sim.vou abri-la para verificar se existe alguma corrosão no eixo....
 
uma duvida com o mosto quente nao poderia eventualmente liberar algumas substancia quimica do plastico na cerveja? mesmo em pequenas quantidades , tipo aquelas quase impercebiveis a olho nú???? tipo quando sabemos se um peixe esta contaminado com mercurio? não tem como saber?!!!
 
Pessoal,

Alguém que possua a MP-15r já teve problemas com a bomba falhar no acionamento? A minha nas ultimas brassagens deu de o motor girar mas não bombear, como se tivesse entupida (e não estava).

Hoje desmontando percebi que o rotor parecia estar um pouco deformado, como se tivesse inchado um pouco ali na parte magnética.

Abs
 
Nao entendi o que disse como inchado, consegue mandar fotos?

A minha queimou o capacitor, comprei um desses de ar condicionado e voltou a rodar.

O capacitor serve pra dar o arranque, se nao está girando, pode ser isso.
Inclusive, ligue ela e de vc o arranque com o dedo, se girar é o capacitor.
 
Back
Top