Bomba de recirculação como auto sifão?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

filipemclima

Active Member
Joined
Feb 11, 2020
Messages
29
Reaction score
6
Location
Campinas/SP
Pessoal, boa noite!

No primeiro fds do mês fiz minha primeira brassagem, uma receita de 20L da Lamas de American Blonde Ale.

Acredito não ter cometido nenhum erro nos processos, o que já seria uma grande vitória.

Agora estou na fase da maturação da cerveja. A breja está em um galão de 20L de água (devidamente sanitizado antes do contato com o líquido) e no dia do envase gostaria de ter o mínimo de sedimento possível. Não sei se é muito ousado sonhar em ter zero sedimento pra primeira brassagem.

A minha dúvida é: É possível usar a bomba de recirculação (aquela da Lamas) como um auto sifão para tirar o líquido do galão e jogar em um outro recipiente? Alguém já fez isso? Se sim, poderia compartilhar a experiencia?

Se não for possível, ou se não recomendarem, o que posso fazer? Estou pensando em montar um auto sifão caso não dê para usar a bomba.

Valeu!
 
Pessoal, boa noite!

No primeiro fds do mês fiz minha primeira brassagem, uma receita de 20L da Lamas de American Blonde Ale.

Acredito não ter cometido nenhum erro nos processos, o que já seria uma grande vitória.

Agora estou na fase da maturação da cerveja. A breja está em um galão de 20L de água (devidamente sanitizado antes do contato com o líquido) e no dia do envase gostaria de ter o mínimo de sedimento possível. Não sei se é muito ousado sonhar em ter zero sedimento pra primeira brassagem.

A minha dúvida é: É possível usar a bomba de recirculação (aquela da Lamas) como um auto sifão para tirar o líquido do galão e jogar em um outro recipiente? Alguém já fez isso? Se sim, poderia compartilhar a experiencia?

Se não for possível, ou se não recomendarem, o que posso fazer? Estou pensando em montar um auto sifão caso não dê para usar a bomba.

Valeu!
Oi, @filipemclima! Cara, não pode usar bomba não, que vc vai oxidar a cerveja. Se quiser mesmo trasfegar sua breja para outro tanque, ou usa a gravidade, ou empurra com co2. Para usar a gravidade é só usar uma mangueira. Nem precisa de autosifão. Coloca um espigão na ponta da mangueira, deixa uma barriga na mangueira, e puxa com a boca. Tira o espigão, que ta contaminado do seu bico, e abaixa a ponta da mangueira.
Agora, na real mesmo, nem é bom fazer essa trasfega. O melhor é simplesmente deixar sedimentar bem, e tirar o líquido de cima do sedimento. Ele fica bem compactado depois de um tempo.
Outra coisa, e essa talvez vc não goste, se vc for fazer primming na garrafa, a refermentação vai gerar novos sedimentos dentro da garrafa, igual no fermentador. Então não se preocupe tanto com isso. É só deixar o último dedinho de cerva na garrafa e ser feliz. Abs.
 
Oi, @filipemclima! Cara, não pode usar bomba não, que vc vai oxidar a cerveja. Se quiser mesmo trasfegar sua breja para outro tanque, ou usa a gravidade, ou empurra com co2. Para usar a gravidade é só usar uma mangueira. Nem precisa de autosifão. Coloca um espigão na ponta da mangueira, deixa uma barriga na mangueira, e puxa com a boca. Tira o espigão, que ta contaminado do seu bico, e abaixa a ponta da mangueira.
Agora, na real mesmo, nem é bom fazer essa trasfega. O melhor é simplesmente deixar sedimentar bem, e tirar o líquido de cima do sedimento. Ele fica bem compactado depois de um tempo.
Outra coisa, e essa talvez vc não goste, se vc for fazer primming na garrafa, a refermentação vai gerar novos sedimentos dentro da garrafa, igual no fermentador. Então não se preocupe tanto com isso. É só deixar o último dedinho de cerva na garrafa e ser feliz. Abs.

Opa, valeu pelo retorno, Marcelo!

Só uma dúvida quanto ao uso do método de trasfega pela gravidade. Não ocorre a oxidação também neste processo?

E na parte que vc fala que "o melhor é simplesmente deixar sedimentar bem, e tirar o líquido de cima do sedimento" como vc recomenda fazer isso? Com a mangueira mesmo?

Quanto ao primming na garrafa e os sedimentos, já estou resignado sobre ter sedimento na garrafa kkkk

Abs!
 
@filipemclima, o perigo é a ação mecânica da bomba incorporar o O2. Primeiro, a propria bomba já vai dar uma chacoalhada na cerveja no rotor, e vc tbm não vai conseguir controlar a velocidade dela, então o líquido ainda vai sair rápido demais no outro recipiente. A chance de inserir o2 é grande. Fora a necessidade de sanitizar mais uma coisa. Mais uma etapa pra dar errado. Por gravidade vc coloca a mangueira lá no fundo do outro tanque, e a trasfega vai ser suave. Sem ação mecânica, o risco de oxidação diminui muito. Ou seja, é mais fácil de sanitizar, sem custo de luz, menos risco de oxidação... Porque vc usaria a bomba?
Um mote que vc pode levar sempre como cervejeiro, é que menos é mais. Quanto mais simples melhor. Se determinado processo não tem benefícios diretos e evidentes, não faça.

Quanto à trasfega, a mangueira geralmente já faz uma curva pq vem enrolada né?! Então quando vc enfiar ela pra dentro do garrafão, ela já vai encostar na parede e vc vai ver onde ela tá. Aí basta colocar a ponta acima da lama de fermento e trasfegar. Existem sifões cervejeiros que facilitam o processo, claro. Pois ajudam a não puxar a lama. Mas da pra fazer com a mangueira tbm de boa. Só precisa um pouco mais de cuidado.
 
Muito obrigado pelas dicas, Marcelo. Realmente foram esclarecedoras.

Em um momento de calma no almoço hoje, achei um video no qual o cara monta um auto sifão aparentemente bem funcional e barato de montar. Estou pensando em recriar esse DIY do video e seguir seu conselho de colocar a ponta acima da lama de fermento.

 
Back
Top