Bolinha de gude no Hop Bag ( Fervura)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Aug 20, 2019
Messages
10
Reaction score
0
Location
Taubaté sp
Opa. Blz pessoal.
Li em comentarios de youtube que colocar bolinhas de gude no Hop Bag durante a fervura ajuda a afundar o saco. Ok. Porem ... Existe algum problema por conta da alta temperatura ... Sei la, tipo, partir, soltar vidros na breja ou algo assim?
Alguem aqui ultiliza e pode opnar??
Vlw. Vou fazer minha 1 brassagem esse fds.
Sei que no hop bag perde se de 10 a 15% mas em compensação, gera menos trub, e por isso vou optar pelo hop bag q ja veio no meu kit!

Vlwww
 
Wellington, bom dia.

Cara, acredito que você esteja 'trocando as bolas'.. rsrs.. O truque de usar bola de gude para 'afundar' o hop bag se dá no fermentador e não durante a fervura do mosto na panela!

Além disso, tenha cuidado ao utilizar um hop bag durante a fervura, a grande maioria são feitos de materiais que não aguentam altas temperaturas. Normalmente se utiliza um 'hop spider' que tem trama feito em aço inox, para situações na qual será colocada grandes quantidades de lúpulo. Para uso caseiro, ao meu ver, raramente faz sentido. Um bom whirpool e posterior 'cold break', removerá grande parte da matéria vegetal advinda do lúpulo.

att.,

Luis
 
Ola Luis. Obgdo pela opinião.
Bom, existe quem usa hop bag na fervura, isso é fato, vede video
Porem esse lance da temperatura realmente é um caso a se pensar, na fervura a temperatura é bem mais alta que os 75 q geralmente se pede para adição de malte.
Minha opção por uma possivel utilização de hop bag na fervura como disse é para minimizar o trub, ja que uso chiller de imersão e o whirpool nao parece ser muito eficiente como ele na panela ( mosto quente) e se faz antes e adiciona o chiller depois, bagunça o whirpool rs. Uma solução talvez menos produtiva seria um whirpool a frio.
Vc faz biab? Se sim, qual a tecnica que vc acha funcionar melhor para evitar levar mto trub p o fermentador???
Vlw ...
 
Wellington,

Infelizmente no momento não consigo ver o vídeo, porém como disse anteriormente, não discordo sobre a possibilidade do uso de 'hop bags' durante a fervura. Porém, pelos hop bags que já vi de no mercado, a maioria não suportaria fervura à 97-100°C por um longo período de tempo.

Normalmente, primeiro você faz o whirlpool e depois coloca o chiller. Com o chiller bem limpo e sanitizado aliado a temperatura que o mosto vai estar logo após a fervura, é o suficiente para garantir baixos riscos de contaminação.

Já fiz BIAB sim. Aqui vai meu conselho: principalmente por ser sua primeira brassagem, não se preocupe tanto com o trub. Se fizer uma boa brassagem, com o whirpool e cold break bem feitos, certamente não levará tanto trub assim para dentro do fermentador. E se levar, não é nenhum bicho de sete cabeças. Inclusive o trub é uma grande fonte de nutrientes que a levedura utilizará para sua reprodução/fermentação.

Se está preocupado com a turbidez final no copo, existem vários métodos que são empregados para 'limpar' a cerveja. O mais simples e que funciona quase sempre para mim é: utilização de whirfloc aos 10 minutos finais da fervura + whirlpool e cold crash após o término das fermentações.

Att.,

Luis
 
Back
Top