Bock com fermentis WB-06

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gugajaime

Member
Joined
Apr 29, 2015
Messages
16
Reaction score
0
Boa tarde a todos,
A três dias atrás fiz uma brasagem de 10 litros do que era pata ser uma bock mas, por descuido "alcoólico", fiz a fermentação com o fermentis WB-06. A previsão de teor alcoólico era de 7%. Não tenho costume de usar o WB-06 então não sei qual os problemas que pode ser gerado. Estou fazendo a fermentação na temperatura ambiente (22 graus) e essa foi a única mudança que fiz para adaptar melhor o fermento. Alguém poderia me dar uma luz em relação a esse fermento, nessas condições?
 
Fala @gugajaime

Você inoculou um pacote todo nos 10 litros né? hidratou?

Nessa temperatura ambiente, a sua fermentação vai subir pra valores muito altos.

Você se importa em tomar cerveja com defeitos, sabores indesejáveis? ou melhor, tem capacidade de indentifica-los?

Se não se importar e/ou não tiver capacidade de identifica-los, você estará razoavelmente satisfeito com sua cerveja. Se não...... ai vc vai querer jogá-la no ralo.

Abraço!
 
Sei reconhecer sim mas, dependendo da carga de offlavors , não me importo muito. A OG foi de 1,072 e a final estimada é de 1.015. Acha que terá FG muito menor?
Além do mais, quais offlavors você considera que será produzido?
 
E isso, será pela temperatura ou por ser um fermento para weiss? Está nessa temperatura por ser dentro da faixa do fermento.
 
Não tenho muita experiência com esse fermento. O pessoal aqui do fórum relata que ele produz um aroma/sabor ácido, que não é nem acético nem lático hehehe. E que com temperatura mais alta piora.

além disso, pode produzir um pouco de álcool superior começando a fermentar a 22 graus ambiente. O que em tese, a temperatura do líquido pode chegar a 26, 27 graus.

Ia fazer uma lager, é porque tem controle certo? porque não botou pra fermentar na geladeira?
 
Cara, lamento... mas o líquido fermentou em temperatura muito superior à ambiente. E esse fermento produz alguns sabores horríveis já dentro da faixa correta de fermentação, imagina assim.
 
Hahahaha... A relação entre o @Kurt e o WB-06 é uma das maiores relações de ódio da história...
Mas realmente, nunca ouvi ninguém falar bem desse fermento...
 
Então, hoje fiz um teste ea densidade está em 1.048. Vou colocar na geladeira, baixar a temperatura devagar até 16 graus e esperar pra ver.
Também não ouvi falar bem dele mas, se não tentarmos, como saber direito, né não?
Quem sabe dá certo, até certo ponto, claro... Também vou deixar um tempo de maturação maior.
Valeu pelos comentários, galera.
Gustavo.
 
Então, hoje fiz um teste ea densidade está em 1.048. Vou colocar na geladeira, baixar a temperatura devagar até 16 graus e esperar pra ver.
Também não ouvi falar bem dele mas, se não tentarmos, como saber direito, né não?
Quem sabe dá certo, até certo ponto, claro... Também vou deixar um tempo de maturação maior.
Valeu pelos comentários, galera.
Gustavo.

Oi Gustavo, não diminua a temperatura agora. Devia ter controlado os primeiros dias, que são os realmente críticos quanto aos sabores de fermentação criados. Dentro de uma fermentação normal, agora seria a hora de começar a elevar a temperatura até, não reduzi-la, por isso creio que não vai te ajudar agora.

O que pode fazer, que será saudável, é colocar na geladeira e ver a que temperatura a cerveja realmente está fermentando (grude o sensor no balde) e seta essa temperatura no controlador, pra não deixar subir ou descer, já que a variação de temperatura (um dos problemas de fermentar ambiente) é prejudicial em qualquer etapa da fermentação. Se realmente tiver pelos 22ºC, mantenha nessa temperatura por mais uns dias e quando notar a densidade próxima ao final, ou atividade no airlock reduzindo, pode começar a elevar essa temperatura na tentativa de reabsorver o máximo possível de off-flavors.

Abraço
 
Hahahaha... A relação entre o @Kurt e o WB-06 é uma das maiores relações de ódio da história...
Mas realmente, nunca ouvi ninguém falar bem desse fermento...

kkkkkkkkkkk, é isso mesmo. Não tanto por causa do resultado dele, mas por que os iniciantes sempre tentam fazer Weiss com ele e nunca fica como o esperado.

Se fosse usar ele seria para uma Berliner Weisse, pra azedar mesmo.
 
Back
Top