Blond ale com abacaxi ou cascas de laranja?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Hamilcar

Well-Known Member
Joined
Jun 21, 2017
Messages
107
Reaction score
15
Bom dia galera!
Gostaria da opinião dos colegas para uma cerveja que desejo fazer no final de semana, estou em dúvida entre colocar abacaxi ou casca de laranja, algum colega já utilizou estes dois ingredientes e poderia relatar a experiência, qual o melhor momento para colocar estes, obrigado.
 
Bom dia!!
Nunca fiz blond ale, minha receita preferida é Witbier e em todas utilizo casca de laranja.

Sempre compro a laranja do tipo seleta um dia antes de usar, eu mesmo retiro a casca sem nenhuma parte branca e utilizo de 5g a 10g para 15L.

Sempre coloco entre 8 a 5 minutos finais da fervura.
Gosto mto e em minhas brassagens sempre tem mel na receita, acho a combinação perfeita para sabor e refrescancia. Não utilize nenhuma raspa com parte branca que amarga em vez de deixar cítrica.
Procura em receitas e dicas de witbier que vc encontra bastante informação.

:D
 
Amigo, isso é gosto pessoal. Se vc preferir abacaxi, vai de abacaxi. Se preferir um sabor de laranja, vai de casca de laranja. Isso é gosto mesmo.

Só atente-se para as técnicas deferenciadas a serem utilizadas. A casca de laranja é costumeiramente adicionada na fervura, faltando 10~5 min para o fim. Já a fruta/polpa de fruta pode ser adicionada tanto na fervura nesse mesmo tempo, quanto no 3~4º dia de fermentação (traz melhor resultado sensorial da fruta) diretamente no fermentador, obedecendo as boas práticas de sanitização requeridas. Se optar pela última técnica de adição é necessário deixar em temperatura de fermentação pelo menos por mais 7 dias, a depender da quantidade usada.

É necessário vc pesquisar a quantidade de fruta q precisa ser adicionada para teu gosto.
 
@Fyah, Obrigado pela orientação, acredito que nesta vou colocar o abacaxi e em próxima que fizer coloco a laranja, quero ver o que traz um e outro na cerveja.
@JuniorBolzani, acredito que vou optar por colocar abacaxi, vou colocar no 3º dia de fermentação, devo colocar uma fruta macerada sem cascas a cada 10 litros e farei como indicou.
 
@Fyah, Obrigado pela orientação, acredito que nesta vou colocar o abacaxi e em próxima que fizer coloco a laranja, quero ver o que traz um e outro na cerveja.
@JuniorBolzani, acredito que vou optar por colocar abacaxi, vou colocar no 3º dia de fermentação, devo colocar uma fruta macerada sem cascas a cada 10 litros e farei como indicou.

Uma ideia interessante se tiver condições é dividir em 2 e colocar abacaxi num e laranja no outro...

Claro que o fato de uma adição ser na fervura e outra na maturação atrapalha...
Mas se tiver equipamentos... pense nisso
 
Boa noite! Conseguiu fazer com abacaxi? Estou doido querendo fazer uma! Estou pensando em fazer uma cream Ale e adicionar! Dividir dois fermentadores de 20 litros! Um com morango e outro com abacaxi! Obrigado
 
Boa noite! Conseguiu fazer com abacaxi? Estou doido querendo fazer uma! Estou pensando em fazer uma cream Ale e adicionar! Dividir dois fermentadores de 20 litros! Um com morango e outro com abacaxi! Obrigado
Fiz com o abacaxi sim, ficou muito boa, achei que o melhor momento de adicionar seria na maturação/clarificação, temperatura baixa, mas se fizer assim, tem de ter carbonatação forçada e ter como acondicionar o barril em temperatura baixa para que não fermente a fruta e tem de beber logo, agora se for fazer com primming ou ter que deixar o barril ou garrafas a uma temperatura maior, tem de colocar na fervura ou na secundária para que a fruta fermente e não interfira na carbonatação.
 
Apenas complementando, há um tempo tomei um chope artesanal com cascas de laranja e 20% trigo, e me informaram que colocaram as cascas durante a fermentação. Não lembro qual o tipo do chope, mas pra falar a verdade não senti muita diferença no gosto.
 
Back
Top