Black IPA - Alguém tem experiência

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lpera

Well-Known Member
Joined
Jan 18, 2015
Messages
843
Reaction score
405
Pessoal, continuando na minha onda de IPAs, decidi que a 7º brassagem vai ser uma Black IPA. Estou estudando, lendo bastante, mas ainda não consegui chegar na receita ideal e gostaria da ajuda dos mais experientes.

Acho que todos que já tentaram fazer uma cerveja nessas características tentam evitar o mesmo, que é que a cerveja acabe se tornando uma Porter lupulada ou mesmo uma Stout. E é exatamente isso que eu quero evitar.

Muitas pessoal comentam que um bom começo é usar o Carafa Especial III, que é considerado menos amargo do que o original (Carafa III), não causando aquele amargor/tostado.

Alguém aqui que já tenha usado algum Carafa especial? Quais suas impressões sobre esse malte?

Alguém com experiência em Black IPAs tem algum outro conselho?

Eu estou lendo o IPA do Mich Steele mas ainda nao cheguei onde ele fala de Black IPAs.
 
Se te ajudar ...

http://cervejarte.org/blog/2010/08/...pulagem-de-primeiro-mosto-first-wort-hopping/

http://byo.com/stories/item/2013-birth-of-a-new-style-cascadian-dark-ale

"What differentiates Cascadian dark ale from a hoppy porter or stout? There are really three main differences. The first would be the basic hop profile. These beers are brewed using traditional IPA bittering, flavor and aroma hops with citrus, spice and floral characteristics. Typical hop selections would be Columbus, Centennial, Chinook, Amarillo, Simcoe and Cascade or hybrids of these like Warrior or Magnum. The second would be the vastly reduced roast malt flavor contributions. The use of debittered Carafa® malts instead of black patent or roast barley. This provides color without the harsher, burnt flavor profiles of robust porters or stouts. And finally, the third is the much drier finish. This is achieved through the use of very little light caramel malts and highly attenuative yeasts."
 
Fala Guilherme,

Obrigado pelos links. O segundo eu já tinha lido, e realmente as informações são bem parecidas em todas as fontes que eu li. Os lupulos ainda não decidi na totalidade, mas com certeza vai ter Simcoe e Amarillo. Maltes eu ainda estou me batendo nas proporções, essa vai ser a parte difícil. Fermento eu pensei de cara no US-05, mas as duas últimas IPAs que eu fiz com o S-04 me agradaram muito, então estou na dúvida. Devo brassar no primeiro fim de semana de Julho, enquanto isso vou pesquisando.
 
Só para registro.... cuidado com o Carafa III, usei 20 g em 20 litros de batch, em uma red ipa e o gosto de café/torrado estragou minha IPA.
 
Valeu pelas dicas pessoal.

Ortiz, por isso disseram para usar o Carafa Especial, que não tem esse gosto torrada tão forte.
 
Acabei de fechar a receita da Black IPA que será brassada no final de semana. Vou de Special B (6%), Cara Ruby (4%) e Blackprinz da Briess (2,8%). Galena e Chinook durante a fervura (51 IBU) e Citra, Amarillo e Cascade no dry hopping (2g/l). Depois posto os resultados :tank:
 
Acabei de fechar a receita da Black IPA que será brassada no final de semana. Vou de Special B (6%), Cara Ruby (4%) e Blackprinz da Briess (2,8%). Galena e Chinook durante a fervura (51 IBU) e Citra, Amarillo e Cascade no dry hopping (2g/l). Depois posto os resultados :tank:
Quer fazer uma Black IPA?

Faça receita de uma IPA normal (e, na minha opinião, forte de lúpulo... nada abaixo de 60 IBUs), e adicione maltes escuros de sua preferência ao final da mosturação.

É isso!

Abraço,
 
Quer fazer uma Black IPA?

Faça receita de uma IPA normal (e, na minha opinião, forte de lúpulo... nada abaixo de 60 IBUs), e adicione maltes escuros de sua preferência ao final da mosturação.

É isso!

Abraço,

Guenther, você acredita que nos 10 minutos finais já seria o suficiente?
 
Quer fazer uma Black IPA?

Faça receita de uma IPA normal (e, na minha opinião, forte de lúpulo... nada abaixo de 60 IBUs), e adicione maltes escuros de sua preferência ao final da mosturação.

É isso!

Abraço,

Tens razão, @Guenther. Minha tentativa era fazer uma Black IPA mais leve nessa primeira vez, já que eu iria mosturar com Black (1,5%) e Chocolate (1,5%) e, como esses maltes iriam contribuir com o amargor, pensei em diminuir o IBU dela pra não prejudicar tanto a drinkability.

Depois acabei por descobrir que na Malteshop tem dois tipos de maltes escuros sem casca e optei por substituir os 3% de maltes escuros pelo Blackprinz (1150 EBC, sem casca) da Briess, só que acabei esquecendo de aumentar o IBU da receita.

Vou seguir teu conselho e adicionar os maltes escuros no final da mosturação, já que não estou buscando uma Porter ou uma Stout lupulada, mas sim uma American IPA com coloração escura. Então vou aumentar também o IBU pra algo perto de 70 e buscar algo perto de 7% ABV.

Como sempre, obrigado pelas dicas :mug:
 
Quer fazer uma Black IPA?

Faça receita de uma IPA normal (e, na minha opinião, forte de lúpulo... nada abaixo de 60 IBUs), e adicione maltes escuros de sua preferência ao final da mosturação.

É isso!

Abraço,

Guenther, o que vc ta falando é pra adicionar depois que a mostura acabar e partir pro mash out e recirculacao?
Explica mais aí, por favor.

Abraço.
 
Guenther, o que vc ta falando é pra adicionar depois que a mostura acabar e partir pro mash out e recirculacao?
Explica mais aí, por favor.

Abraço.

Mais ou menos isso, a idéia é pegar a cor sem o sabor nem o aroma dos maltes torrados.

Hoje vou tomar minha Black IPA devidamente carbonatada. Começo da semana eu provei e ainda tinha um aroma residual de malte torrado, o gosto estava excelente.
 
Pessoal, tomei a Black IPA, ficou boa, porém não exatamente do jeito que eu esperava.

A cor e a espuma ficaram sensacionais.

Apenas de ter usado grãos escuros sem casca (Carafa III especial), ainda ficou um gosto de torrado, é bme leve, porém gostaria de menos. Também achei que o S-04 não combinou. Faria novamente mas com o US-05. Também estou encucado com o meu termômetro de mosturação, irei fazer uns testes comparativos com ele, pois era para ficar com um corpo muito mais baixo do que o que ficou. Novamente, a cerveja está boa mas poderia ter ficado melhor.

Na próxima leva usarei a dica do Guenther e adicionar os maltes torrados apenas no fim da fervura para ver se evito esse sabor torrado, ou pelo menos diminuo para o meu paladar.
 
Após ler este tópico resolvi fazer minha primeira Black IPA.
Ficou show de bola.
ABV 7,8%
70 IBU

Usei 7,5% de malte chocolate acrescentados na hora de subir a temperatura para o mash out

Queria fazer ela single hop com Galena para desovar um pacote que já estava quase fazendo aniversário, porém faltou para o Dry hop e eu acabei fazendo com styrian golding.

Ficou mais escura do que eu imaginava, o torrado do malte ficou no seu devido lugar, mas algo no amargor dela não me agradou tanto quanto eu imaginava, talvez por ainda estar muito "verde" abri a primeira garrafa ontem 15 dias após o priming.
 

Attachments

  • 20150730_230102.jpg
    20150730_230102.jpg
    124.3 KB · Views: 396
  • Black IPA.jpg
    Black IPA.jpg
    70.4 KB · Views: 355
  • IMG-20150730-WA0011.jpg
    IMG-20150730-WA0011.jpg
    95.7 KB · Views: 346
um malte que é bem parecido com o carafa III especial é blackprinz da briess.
É sensacional. Eu fiz uma Schwarzbier com ele, e ele nao tem nenhum amargor ou aquele gosto de torrado.
Casa bem com uma BIPA.
 
tenho alguns maltes torrados em casa, acho que transformarei a ipa desse fds em uma blackipa fazendo isso de adicionar ao fim da mosturação... os maltes torrados acrescentam pouco ou nenhum açucar ao mosto... é isso? Li em algum lugar, não lembro se no fórum ou outro local....
 
Eu fiz uma black IPA e adicionei um malte black da Muntons logo apos o teste do Iodo der negativo.

Coloquei 0,3 kg de blakc malt, anteriormente com 6kg de Pale Ale Maris Otter, em 20 litros de água. O sabor de café nao sobressaiu ao lupulo.
 
Quer fazer uma Black IPA?
Faça receita de uma IPA normal (e, na minha opinião, forte de lúpulo... nada abaixo de 60 IBUs), e adicione maltes escuros de sua preferência ao final da mosturação.
É isso!
Abraço,

Guenther,
Estou desenterrando para tirar algumas duvidas qto a sua sugestão de inserir os maltes escuros no final da mosturação de black ipa:
1) o amido destes maltes não será totalmente convertido em açúcares, confere? não prejudica sabor? neste caso é melhor desconsiderar o teste do iodo?
2) como faz para prever a densidade (tanto a inicial qto a final)?.... fucei no beersmith mas não vi como simular tempo menor de mostura para uma parte dos maltes usados.
Muito obrigado!
Abraço
Marcelo
 
To pensando em usar o chocolate (950 ebu) a partir do mashout ou ja na recirculação, ainda nao decidi. Comprei 200g de cevada torrada pra usar tb (1150 ebu) mas achei forte o aroma. A princípio era 1,5% de cada, o que ia dar uns 250/300g ou mais se achar que nao escurecei o bastante. Alguém ja usou cevada torrada? Nunca brassei cerveja escura e não sei muito sobre os maltes escuros.
 
Mfwitzel.

Esses maltes super tostados como o carafa ou black patent não tem mais amidos e nem açúcares fermentáveis. Estas estruturas moleculares foram carbonizadas no processo de torra. Não será extraído nenhum açúcar fermentável deste malte e portanto não se preocupe com o tempo de mostura.
Já utilizei dois tipos de processos para as minhas brassagens de BIPA. O primeiro coloquei os grãos somente no início da recirculacao e o segundo fiz uma infusão a frio dos grãos e adicionei a água no início da fervura. O primeiro processo extrai mais cor é um perfil levemente tostado e o segundo fez uma cerveja ligeiramente menos escura, mas com o perfil do tostado imperceptível.

Abs
 
Mfwitzel.

Esses maltes super tostados como o carafa ou black patent não tem mais amidos e nem açúcares fermentáveis ou não fermentáveis . Estas estruturas moleculares foram carbonizadas no processo de torra. Não será extraído nenhum açúcar deste malte e portanto não se preocupe com a densidade nem o tempo de mostura.
Já utilizei dois tipos de processos para as minhas brassagens de BIPA. O primeiro coloquei os grãos somente no início da recirculacao e o segundo fiz uma infusão a frio dos grãos e adicionei a água no início da fervura. O primeiro processo extrai mais cor é um perfil levemente tostado e o segundo fez uma cerveja ligeiramente menos escura, mas com o perfil do tostado imperceptível.

Abs

Oi mlutti
Obrigado pelas informações.
Mas minha dúvida se refere ao fato do software acusar alteração significativa da OG (no meu caso uns 6 ou 7 pontos) se listar estes maltes escuros na receita (pois o software deve considerar mosturação total deles.. e algum poder de conversão eles tem).
Pelo que estou imaginando, neste caso de usar apenas no final da mostura só para dar cor e um pouco de tostado, então seria melhor nem coloca-los na lista de ingredientes ou se colocar, deixar quantidade zero, para não ter uma previsão errada da OG pelo software... confere?
 
Oi mlutti

Obrigado pelas informações.

Mas minha dúvida se refere ao fato do software acusar alteração significativa da OG (no meu caso uns 6 ou 7 pontos) se listar estes maltes escuros na receita (pois o software deve considerar mosturação total deles.. e algum poder de conversão eles tem).

Pelo que estou imaginando, neste caso de usar apenas no final da mostura só para dar cor e um pouco de tostado, então seria melhor nem coloca-los na lista de ingredientes ou se colocar, deixar quantidade zero, para não ter uma previsão errada da OG pelo software... confere?


Mfwitzel.

Acabei lendo o meu texto e me expressei errado. Os maltês torrados eles têm sim açúcares não fermentáveis, mas em quantidade menor que os maltês mais claros. Eles vão sim influenciar na OG. Como os açúcares já estão formados e não existe amido, não há necessidade de utilizá-los na mostura. Basta colocá-los no final da mostura ou fazer uma infusão a parte.
Poder de conversão quem tem são as enzimas e nesse tipo de malte as enzimas já foram degradadas.
Vc deve sim colocá-los no software e considera los para o cálculo da OG. Porém posso afirmar que esse açúcares não irão se transformar em álcool. Não sei como e se os cálculos dentro do motor da ferramenta fazem ajuste para não fermentáveis no cálculo da FG e ABV.

ABS
 
Thadeupenna. Mesmo que vc coloque como não fermentável no Beersmith. O software não considera a opção no cálculo do ABV e FG, tornando está opção inútil na minha opinião . Testei hj de manhã

Abs
 
Não entendi muito bem o que você quer, mas se preferir tirar a contribuição para OG e ABV, pode colocar o "Yield" como 0 %. Seria isso ?
 
O que acham de usar malte de trigo torrado (Falccet) na Black IPA? Diz que contribui na cor, sem adstringencia e leve torrado, café e chocolate?
 
Eu fiz Black IPA uma unica vez, e ficou bem boa!!
O que eu fiz foi uma infusão a frio dos maltes torrados. Basicamente peguei uma panela com uns 5L de água na temperatura ambiente, joguei o malte torrado moído, deixei lá de um dia para o outro, e na hora da brassagem filtrei toda essa agua do malte torrado (usei filtro de pano de café e deu um trabalho do caralho, talvez se usasse um saco de voil facilitaria) e joguei junto com o mosto na fervura.
O resultado foi uma cor bem preta tipo uma stout, mas sem o aroma/sabor de café e torrado. Talvez vc quiser algum aroma torrado vc pode usar uma quantidade bem pequena na mostura, e fazer o que eu fiz com o resto só para ajustar a cor.
No meu caso eu realmente queria só a cor.
 
Back
Top