biofor aberto estraga?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Diogo Longo

Active Member
Joined
Mar 2, 2018
Messages
30
Reaction score
9
Boa noite galera, como o titulo já diz eu esqueci meu litro de biofor aberto por uns 5 dias, a questão é: virou lixo pois evaporou tudo ou ainda posso utilizar?
 
Isso é uma questão muito complexa...
Com certeza evaporou uma parte do iodo, e com certeza não evaporou tudo.
O problema é saber qual a concentração atual, para que você possa continuar usando com segurança.
O que eu faço é uma heresia, mas é o que eu faço.
Depois de tanto usar biofor , iodophor, e similares, percebi que a cor da concentração de 0,8ml/l (que é o que eu uso sem enxague) e a de 2,4ml/l (com enxague) têm uma cor característica para cada concentração . Eu faço no olho. Não recomendo ninguém fazer, mas por preguiça+experiência posso dizer que nunca tive problemas. Nem com sabor de iodo nem com contaminação.
É o certo? Não. Dá errado? Para mim nunca deu. Pode dar para você? Não sei.
É isso.
 
Isso é uma questão muito complexa...
Com certeza evaporou uma parte do iodo, e com certeza não evaporou tudo.
O problema é saber qual a concentração atual, para que você possa continuar usando com segurança.
O que eu faço é uma heresia, mas é o que eu faço.
Depois de tanto usar biofor , iodophor, e similares, percebi que a cor da concentração de 0,8ml/l (que é o que eu uso sem enxague) e a de 2,4ml/l (com enxague) têm uma cor característica para cada concentração . Eu faço no olho. Não recomendo ninguém fazer, mas por preguiça+experiência posso dizer que nunca tive problemas. Nem com sabor de iodo nem com contaminação.
É o certo? Não. Dá errado? Para mim nunca deu. Pode dar para você? Não sei.
É isso.

Também não recomendo, mas é o que eu faço aqui em casa também.

Depois de trocentas brassagens, meio que enche o saco ficar dosando tudo. Vai no 'olhômetro' mesmo, que esse já está mais do que calibrado. :)
 
Boa pergunta cara, mantenho o meu Biofor aberto MAS com a tampa guardado dentro de um armário a cerca de 1 ano já, pois ele dura bastante. Aparentemente a cor não teve mudanças nesse período.
 
Boa noite galera, como o titulo já diz eu esqueci meu litro de biofor aberto por uns 5 dias, a questão é: virou lixo pois evaporou tudo ou ainda posso utilizar?

Ele é bem volátil. Sinceramente, eu não utilizaria para sanitizar fermentador e garrafas para envase por exemplo.

Você pode usar ele pra dar uma sanitizada no fermentador antes de guardar, em garrafas que acabou de beber e passou uma água.

Não dá pra garantir mais a eficácia dele sem teste em laboratório. Então eu aproveitaria pra usar nesses casos de equipamentos que vai guardar, pra já matar alguma coisa antes de guardar.

Não vale a pena arriscar. O custo é baixo
 
Vou comprar um novo, vlw pessoal pelas dicas, acho que não deu problema pq eu ao final de sanitizante borrifo álcool 70 em TD.
 
Back
Top