1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

biofor aberto estraga?

Discussão em 'Sanitização' iniciado por longo, 6/2/19.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 6/2/19 #1

longo

longo

longo

Member

Afiliado:
    2/3/18
    Curtidas Recebidas:
    2
    Boa noite galera, como o titulo já diz eu esqueci meu litro de biofor aberto por uns 5 dias, a questão é: virou lixo pois evaporou tudo ou ainda posso utilizar?

2. 20/2/19 #2

Bier_Moench

Bier_Moench

Bier_Moench

Member

Afiliado:
    27/9/16
    Curtidas Recebidas:
    6
    Isso é uma questão muito complexa...
    Com certeza evaporou uma parte do iodo, e com certeza não evaporou tudo.
    O problema é saber qual a concentração atual, para que você possa continuar usando com segurança.
    O que eu faço é uma heresia, mas é o que eu faço.
    Depois de tanto usar biofor , iodophor, e similares, percebi que a cor da concentração de 0,8ml/l (que é o que eu uso sem enxague) e a de 2,4ml/l (com enxague) têm uma cor característica para cada concentração . Eu faço no olho. Não recomendo ninguém fazer, mas por preguiça+experiência posso dizer que nunca tive problemas. Nem com sabor de iodo nem com contaminação.
    É o certo? Não. Dá errado? Para mim nunca deu. Pode dar para você? Não sei.
    É isso.

Jose Coratto curtiu isso.
  3. 20/2/19 #3

jalexandre

jalexandre

jalexandre

Well-Known Member

Afiliado:
    15/11/14
    Curtidas Recebidas:
    703
    Também não recomendo, mas é o que eu faço aqui em casa também.

Depois de trocentas brassagens, meio que enche o saco ficar dosando tudo. Vai no 'olhômetro' mesmo, que esse já está mais do que calibrado. :)

Jose Coratto e (deletar usuário) curtiram isso.
  4. 27/2/19 #4

damigol

damigol

damigol

Well-Known Member

Afiliado:
    13/9/17
    Curtidas Recebidas:
    56
    Boa pergunta cara, mantenho o meu Biofor aberto MAS com a tampa guardado dentro de um armário a cerca de 1 ano já, pois ele dura bastante. Aparentemente a cor não teve mudanças nesse período.

5. 27/2/19 #5

tomazela

tomazela

tomazela

Well-Known Member

Afiliado:
    12/1/16
    Curtidas Recebidas:
    455
    Ele é bem volátil. Sinceramente, eu não utilizaria para sanitizar fermentador e garrafas para envase por exemplo.

Você pode usar ele pra dar uma sanitizada no fermentador antes de guardar, em garrafas que acabou de beber e passou uma água.

Não dá pra garantir mais a eficácia dele sem teste em laboratório. Então eu aproveitaria pra usar nesses casos de equipamentos que vai guardar, pra já matar alguma coisa antes de guardar.

Não vale a pena arriscar. O custo é baixo

6. 10/3/19 #6

longo

longo

longo

Member

Afiliado:
    2/3/18
    Curtidas Recebidas:
    2
    Vou comprar um novo, vlw pessoal pelas dicas, acho que não deu problema pq eu ao final de sanitizante borrifo álcool 70 em TD.

Jose Coratto curtiu isso.

Compartilhe esta Página