bio4 alt bier

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

motammg

Well-Known Member
Joined
Jun 23, 2014
Messages
144
Reaction score
47
Boa tarde galera, alguem já utilizou essa cepa da bio4 para uma altbier? Como conduziu a fermentação? Como fixou o resultado?

Alguem por acaso já utilizou ela para uma kolsch? Fermentou a 18° ou ela funcionou abaixo dessa temp por volta dos 15° ou 16°?

Vlw grande abraço
 
Estou com um vial lá pra usar. Ta fora da validade, tenho que propagar. Curioso pra saber o resultado.

Utilizei o Kolsch da Dr Yeast, gostei do resultado.
 
Update:

A Kölsch foi feita dia 29/12, e ontem, após todo o período de maturação e fermentação, coloquei em cold break.

Diferentemente da primeira que fiz com o Dr. Yeast, no qual fermentei a 17c, nesta inoculei a 15c, e subi 1c por dia até 20, a partir do 4º dia de fermentação.

Retirei uma pequena amostra pra medir a densidade, e claro, fatores sensoriais: odor dentro dos padrões para uma kölsch, e bebi um pouquinho da amostra também :)

Vamos aos detalhes...

1) Atenuação pouco abaixo do esperado, dentro dos cálculos do BeerSmith, esperava 1013, acabei com 1015, talvez pelo fato também de minha OG ter ficado um pouco acima, 1056.

2) O cheiro é característico de uma Kölsch, é muito próximo da levedura da Dr. Yeast que utilizei, não notei quase diferença. O que gosto da Kölsch é o odor, cheiro característico de um brewpub e microcervejaria, muito bom :)

3) O sabor, como esperado, também, dentro dos padrões para uma Kölsch, alias, pra um bebedor inexperiente, poderá confundir com uma lager, pois o frutado é pouco perceptível gelado, se percebe melhor quando em uma temperatura ambiente.

4) Um ponto interessante para o Byo4: Sedimentação. Ficou com mais turbidez que no da Dr. Yeast, mas isso ainda vai ser aprimorado até o final do cold break.
 
Back
Top