Bico pulverizador para recircular mosto?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lord Demolay

Well-Known Member
Joined
May 29, 2020
Messages
257
Reaction score
99
Location
Sp
Eae galera, tudo bem?
Como estou na saga de montar meu setup aqui, ando prestando bastante atenção nos equipamentos da galera no you tube, e um deles me chamou a atenção:

O pessoal do canal Clawhammer Supply trabalha com biab e a recirculação é feita com a panela fechada, através de um conector na tampa. O curioso é que dentro da tampa eles usam uma válvula spray (achei na internet como válvula pulverizadora) pra espalhar o mosto sem zuar a cama de grãos. Alguem ja tinha visto isso ou usa essa técnica? Tem algum risco de oxidação?

1596650837979.png
1596650860943.png
 
Eae galera, tudo bem?
Como estou na saga de montar meu setup aqui, ando prestando bastante atenção nos equipamentos da galera no you tube, e um deles me chamou a atenção:

O pessoal do canal Clawhammer Supply trabalha com biab e a recirculação é feita com a panela fechada, através de um conector na tampa. O curioso é que dentro da tampa eles usam uma válvula spray (achei na internet como válvula pulverizadora) pra espalhar o mosto sem zuar a cama de grãos. Alguem ja tinha visto isso ou usa essa técnica? Tem algum risco de oxidação?

View attachment 124283View attachment 124284
na minha opinião, isso não tem nenhum serventia....serve pra ganhar quase nada de eficiência....Eficiênci em setups menores que 100 litros, a economia é quase nula...além de potencializar o Hot Side Aeration.
 
tudo depende...se for um biab pequeno, nem recirculação faria...tenho um biab de 20 litros e não recirculo....Biab pra mim é para ter o menor esforço possível e menos tralha pra lavar depois. Se quiseres fazer recirculação, só deixa a mangueira solta la dentro.
 
O objetivo de uma circulação mais espalhada pela cama de grãos é contribuir com a clarificação e aumento de eficiência, evitando que o mosto "escolha" os mesmos caminho pela cama de grãos. Em tese esse spray (já tinha visto, achei irado) ajudaria nisso.

Mas, sinceramente, não vejo necessidade nenhuma para iniciantes e levas menores. Muitos outros aspectos do seu processo podem ser melhorados antes disso.

Basta ver que muita gente nem usa mais a escumadeira na circulação, e deixa a mangueira "solta" acima da cama de grãos, com uma vazão bem pequena...

Tem muita coisa mais bacana para você investir no seu equipamento, ainda mais nesse início! ;)

PS: concordo inteiramente com o @Danielsantos aqui em cima. Desisti de fazer circulação justamente por isso, e acho que só vou quando migrar para uma Single Vessel elétrica.
 
O objetivo de uma circulação mais espalhada pela cama de grãos é contribuir com a clarificação e aumento de eficiência, evitando que o mosto "escolha" os mesmos caminho pela cama de grãos. Em tese esse spray (já tinha visto, achei irado) ajudaria nisso.

Mas, sinceramente, não vejo necessidade nenhuma para iniciantes e levas menores. Muitos outros aspectos do seu processo podem ser melhorados antes disso.

Basta ver que muita gente nem usa mais a escumadeira na circulação, e deixa a mangueira "solta" acima da cama de grãos, com uma vazão bem pequena...

Tem muita coisa mais bacana para você investir no seu equipamento, ainda mais nesse início! ;)

PS: concordo inteiramente com o @Danielsantos aqui em cima. Desisti de fazer circulação justamente por isso, e acho que só vou quando migrar para uma Single Vessel elétrica.
exato...eu investiria na fermentação, onde realmente a cerveja é feita....brassagem é somente a produção de mosto
 
Eu saí do BIAB a uns meses atrás e montei um equipamento single vessel elétrico com recirculação e tenho percebido uma maior previsibilidade da OG, aumento da eficiência nas brassagens e um mosto muito clarificado pré-fervura (com menor trub após resfriamento).

Basicamente largo a mangueira de silicone dentro do cesto e vez ou outra mexo um pouco os grãos por cima da cama que se formou para melhorar a extração dos açúcares.
 
Moer os próprios grãos da maior previsibilidade na OG e melhora de eficiencia do que qualquer metodo de mostura.
Recircular não é pra melhorar eficiencia, é pra clarificar mosto e deixar a temperatura durante a mostura mais uniforme, logo te dando mais repetibilidade nos seus resultados.
Acho que tudo é valido pra ter um produto final que te agrada mais.
Mas como o colega comentou, eu investiria numa fermentação de primeira antes. Controle de temperatura, se possível fermentar sob pressão para lager e cerveja lupulada (aumenta MUITO a vida util da cerveja, e manutenção de aroma/sabor).
Investiria em starters também. Voce tem levedura praticamente infinita, sua fermentação sempre começa antes e mais vigorosa, logo acaba mais cedo e você consegue repetir novamente seus resultados melhor.
Esse spray é bonito de ver nos videos do clawhammer suply mas realmente aumenta hotside oxidation como ele falou (não que eu faça muita coisa pra prevenir) e os duzentos chuveiros de sparge do mercado livre, atendem perfeitamente
 
Só uma adição
Começando o hobby é um mundo completamente novo, vai ter coisa nova pra voce incorporar ao teu setup todo dia. Voce precisa fazer um cronograma de compras de acordo com suas prioridades, a não ser que tenha dinheiro infinito e compra tudo de uma vez kkk
 
Só uma adição
Começando o hobby é um mundo completamente novo, vai ter coisa nova pra voce incorporar ao teu setup todo dia. Voce precisa fazer um cronograma de compras de acordo com suas prioridades, a não ser que tenha dinheiro infinito e compra tudo de uma vez kkk
Ai seria o sonho de qualquer um ne! kkkkkkkkkkkkkkkkk
 
Back
Top