BIAB: Como aproveitar a panela ao máximo na relação grãos x água

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Elton77

Member
Joined
Nov 29, 2020
Messages
23
Reaction score
2
Location
Tupã
Boa tarde Galera!
Possuo uma panela de 45 litros (úteis). Acho que 48 totais.
Tô pensando em aumentar a litragem trabalhando com um grist de 12kg de grãos, pra tirar uns 40 litros.
Considerando que a eficiência aumenta em meio mais fluido, qual o máximo de água daria pra fazer a mostura sem o risco de derramar considerando essa quantidade de grãos?
 
Pela minha experiência, 12Kg de grãos é pra isso mesmo (entre 40 e 50L), e o limite para panelas N45 é 14Kg... Mais que isso já tive problemas de eficiência devido a "aglomeração" dos grãos kkkk...
Ontem mesmo cometi um erro e brassei a minha receita de IPA que leva 14Kg de grãos, porém coloquei mais 2Kg de malte e não me atentei a isso. Resultado: a eficiência de mostura dessa receita que costuma ficar perto dos 70% caiu para 51% e a OG ficou baixíssima.
Hoje quando fui retirar os grãos pra lavar a panela notei vários "blocos" de malte que estavam deliciosamente doces... Ou seja, o açúcar saiu, mas a lavagem não foi suficiente para arrastar o mesmo devido a grande quantidade de malte que acabou ficando muito compacta.
 
Pela minha experiência, 12Kg de grãos é pra isso mesmo (entre 40 e 50L), e o limite para panelas N45 é 14Kg... Mais que isso já tive problemas de eficiência devido a "aglomeração" dos grãos kkkk...
Ontem mesmo cometi um erro e brassei a minha receita de IPA que leva 14Kg de grãos, porém coloquei mais 2Kg de malte e não me atentei a isso. Resultado: a eficiência de mostura dessa receita que costuma ficar perto dos 70% caiu para 51% e a OG ficou baixíssima.
Hoje quando fui retirar os grãos pra lavar a panela notei vários "blocos" de malte que estavam deliciosamente doces... Ou seja, o açúcar saiu, mas a lavagem não foi suficiente para arrastar o mesmo devido a grande quantidade de malte que acabou ficando muito compacta.
Então, Edgar. É esse lance de ter pelo menos 2.5 litros por kg de grão. Mas tô pensando em fazer uma receita piloto de 12kg e mosturar com 35 litros. Depois lavar com uns 15 e corrigir a OG com mais água ainda na pré-fervura
 
Boa tarde!!! Pessoal calcula que até 3,5 l/kg é de boa!!! Próximo a seu caso, já brassei com fundo falso, usando 11 kg de grãos e 40 litros.... a panela fica bem cheia, mas funcionou bem no meu caso... no biab de minha atual single vessel máximo que consigo de água é 30 litros... se usar 12 kg de malte fica no limite... minha panela é de 52 litros.
Abraços
 
Back
Top