BIAB com cesto inox - Eficiência muito baixa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sepesaraiva

Well-Known Member
Joined
Aug 2, 2017
Messages
334
Reaction score
81
Fala pessoal.

Esse fds brassei pela primeira vez com uma mudança no meu equipamento.
Antes usava uma panela de 32L com uma bazooca, fazia recirculação no braço mesmo com o caneco e fazia batch sparge (no final da mostura drenava o mosto para panela de fervura, adicionava a agua de lavagem, mexia, recirculava e drenava o segundo mosto).
Agora comprei uma bomba e um cesto de inox da 2Brew (o indicado pra minha panela N35) e fui brassar no modo Single vessel. O que aconteceu foi que eu tive uma eficiência absurda, impraticável, de 55%... Isso que minha eficiência já não era boa (67%)... A porter era pra ter ficado com OG 1.070 e ficou 1.058..

Enfim, as unicas diferenças reais que eu notei foram:
1) O cesto limitou muito o espaço do malte, que ficou bem mais compacto e não muito "ensopado", daí eu deixei a bomba ligada o tempo todo pra passar o mosto pelos grãos continuamente. o que levou ao item 2
2) a temperatura caía bem mais rapido aí eu ficava ligando o fogo quando abaixava muito e mexendo nos graos.
3) a lavagem, que em vez de misturar a agua com os graos e deixar la um tempo e fazer recirculação, só joguei a agua (a 76ºC) em cima dos grãos no cesto suspenso na panela. Daí a agua passsava rapidamente pelo cesto e ja caia na panela.

Alguem que usa esse sistema de Brew in a basket tem alguma dica pra me dar, como eu consigo aumentar minha eficiencia?
pq do jeito que tá não dá!
 
Algumas observações:
- Acho legal recircular com bomba nessas situações quando o controle de temperatura é mais adequado (termostato associado ao fogareiro ou resistencia)
- Mash por quanto tempo?
- Geralmente nao faço lavagem nesse esquema de single vessel, deixo so escorrer a cesta em cima da panela, logo uso volume total.
- Se for lavar, me parece que o ideal seria drenar o mosto para outra panela, dai fazer a lavagem dos grãos, lavar com o cesto suspenso vai passar muito rapido pelos grãos igual voce descreveu e vai sair um mosto sem muito açúcar
 
Faço coro com o rai_carlo, faça uma moagem mais fina. Eu tenho moinho de rolos e deixo bem fino, faço BIAB com voil. Porém eu noto um off flavor leve de casca, inclusive aproveitando e perguntando pros membros, um off flavor que é bem parecido com o da Brahma Duplo Malte, alguém já tomou dessa?
Eu estava faz tempo namorando um cesto desses, mas por conta desse off flavor dei uma segurada... acho que vou partir pra uma bomba inox da cerveja da casa e bazooka (a bazooka eu já tenho mesmo), aí fica fácil de recircular e clarificar.
 
Realmente já vi um vídeo sobre a moagem. Quem usa bazooka uma moagem mais fina vai ter mais chances de entupir a bazooka.
Acho que o Raí tá certo, uma moagem mais fina deve corrigir esse problema!
 
e se necessario aumente o tempo de mash pra 90min, nao deixe de fazer o teste do iodo hein
 
@sepesaraiva , saí do BIAB como você e uso o mesmo esquema de single vessel com cesto da 2brew. Na minha primeira brassagem também tive eficiência de 55%. Sofrível! Pra melhorar um pouco fiz algumas coisas: comecei a moer mais fino, uso água de lavagem a 70º, recirculação contínua com equipamento automatizado, uso uma relação de água/malte mais adequada (entre 3 e 4 litros por kg de malte), corrijo o pH do mosto. Consegui aumentar a eficiência pra casa de 62%. Não é grande coisa mas já melhorou. Pelo que vejo por aí, equipamentos single vessel ficam com a eficiência nessa faixa mesmo. Qualquer coisa que conseguir melhorar eu posto aqui.
 
Moagem mesmo como os colegas disseram, moa mais fino sem medo pq não vai entupir
 
Concordo com a galera aí sobre a moagem, estou namorando um cesto desse a bastante tempo porem atualmente tenho uma panela com fundo furado que uso nesse esquema... para aproximadamente 50L de breja, usando cerca de 15Kg de malte ,60L na mostura e 20 de lavagem. O que percebi aqui é que como a panela só tem o fundo furado, o malte fica sempre submerso no líquido pois a panela só tem vazão por baixo... Isso gera um problema de vazão, o qual corrijo controlando a vazão da própria bomba para evitar transbordamento do liquido da panela menor (45L, que vai dentro de uma de 125L). Apesar da eficiência ficar boa, estou furando a panela nas laterais nesse momento até a metade, com o intuito de aumentar a vazão e manter a bomba circulando mais durante o processo quando usa muito malte, e não estou furando até em cima justamente porque acredito que ocorrerá o problema que vc tem com o cesto, ou seja, a bomba recircula bem porém o líquido não atravessa toda a cama de grãos devido a ter caminhos com menor resistência pelas laterais, logo diminui a eficiência.
A idéia do cesto em si creio que deva ser utilizado como um biab mesmo, com toda a água na mostura, mechendo de vez em quando e sem recirculação direta... Assim a eficiência aumentará teoricamente...
Como a partir da metade dessa panela minha ficará cheia de líquido, ira gerar uma pressão na cama de grãos (devido ao próprio peso do líquido) forçando o mesmo a atravessar toda (ou quase toda) a cama de grãos antes de sair pela parte furada...
 

Attachments

  • fundo.jpeg
    fundo.jpeg
    52.1 KB · Views: 98
Beleza pessoal!
Vou testar com uma moagem mais fina (eu comprei o malte já moído pra nao precisar furar a quarentena e ir lá na brew shop, e realmente a moagem veio meio mal feita, muitos grãos inteiros), deixando a água pelo menos no mesmo nível do malte e manter a recirculação contínua mexendo com a pá os grãos às vezes.
Tambem testar fazer a lavagem igual eu fazia antes: no fim da mostura drenar a panela, depois adicionar a agua da lavagem, mexer, recircular com a bomba durante um tempo, depois tirar o cesto e voltar com o primeiro mosto pra panela.

Devo demorar um pouco pra fazer a proxima leva, mas volto pra falar se ajudou!
 
Só retornando aqui.. Fiz uma Pale ale agora, e nela eu fiz uma moagem melhor, adicionei mais agua durante a brassagem (4l/kg), fiz uma brassagem mais longa (90min) e batch sparge. Mesmo assim a eficiência ficou em 62%.
 
Fala pessoal.

Esse fds brassei pela primeira vez com uma mudança no meu equipamento.
Antes usava uma panela de 32L com uma bazooca, fazia recirculação no braço mesmo com o caneco e fazia batch sparge (no final da mostura drenava o mosto para panela de fervura, adicionava a agua de lavagem, mexia, recirculava e drenava o segundo mosto).
Agora comprei uma bomba e um cesto de inox da 2Brew (o indicado pra minha panela N35) e fui brassar no modo Single vessel. O que aconteceu foi que eu tive uma eficiência absurda, impraticável, de 55%... Isso que minha eficiência já não era boa (67%)... A porter era pra ter ficado com OG 1.070 e ficou 1.058..

Enfim, as unicas diferenças reais que eu notei foram:
1) O cesto limitou muito o espaço do malte, que ficou bem mais compacto e não muito "ensopado", daí eu deixei a bomba ligada o tempo todo pra passar o mosto pelos grãos continuamente. o que levou ao item 2
2) a temperatura caía bem mais rapido aí eu ficava ligando o fogo quando abaixava muito e mexendo nos graos.
3) a lavagem, que em vez de misturar a agua com os graos e deixar la um tempo e fazer recirculação, só joguei a agua (a 76ºC) em cima dos grãos no cesto suspenso na panela. Daí a agua passsava rapidamente pelo cesto e ja caia na panela.

Alguem que usa esse sistema de Brew in a basket tem alguma dica pra me dar, como eu consigo aumentar minha eficiencia?
pq do jeito que tá não dá!
Relamente quando diminuir a area de contanto do malte moido o rendimento tende a cair, os maltes dentros do cesto ficam muito juntos - ja aconteceu isso comigo, a solução foi mecher com a colher quando 80% do tempo de mosturação, vai melhor a eficiencia um pouco...um pouco, outra alternativa sera colocar um bico mais fino na saida da bomba de maneira que provoque um játo mais forte dentro do cesto, mais isso pode provocar a passagem de malte mais fino para fora do cesto. no final deste video vc observa que a manqueira tem um redutor na ponto que provoca um fortice mais forte
 
Last edited:
Ve qual sua eficiencia com no sparge
Ajusta pH da agua (geralmente aumenta um pouco)
Se ficar em torno de 65% ta bom demais
Vc vai ter uma economia de tempo fudida e vai gastar um pouquinho a mais com malter comparado com o cara que bate seus 75% de eficiencia
Sem contar que a breja sem lavagem fica melhor tambem
 
Ve qual sua eficiencia com no sparge
Ajusta pH da agua (geralmente aumenta um pouco)
Se ficar em torno de 65% ta bom demais
Vc vai ter uma economia de tempo fudida e vai gastar um pouquinho a mais com malter comparado com o cara que bate seus 75% de eficiencia
Sem contar que a breja sem lavagem fica melhor tambem
Mas pra fazer no sparge eu tenho que colocar todo o volume de agua necessário já na mostura? pq se for, pra 20L eu preciso usar por volta de 36L de água... minha panela é de 32L
 
Entendi
O limitante de nao fazer lavagem é essa mesmo o volume da panela
Mantem fazendo batch sparge
Vai afinando o metodo
O batch sparge ta fazendo como?
Depois que mexer a cama de graos da um tempo pra ela refazer antes de drenar o volume dela
 
Entendi
O limitante de nao fazer lavagem é essa mesmo o volume da panela
Mantem fazendo batch sparge
Vai afinando o metodo
O batch sparge ta fazendo como?
Depois que mexer a cama de graos da um tempo pra ela refazer antes de drenar o volume dela
Sim.. depois de drenar o primeiro mosto eu coloco mais agua, mexo bem, espero a cama de grãos assentar, faço a recirculação e depois removo o cesto com os grãos e volto com o primeiro mosto pra panela. Se não me engano o primeiro mosto deu uns 15L com densidade 1.065 e o segundo, 11L 1.035.
No fim deu 62% de eficiência, que ja foi melhor do que os 55% da outra brassagem, mas ainda ruim para o trabalho de fazer batch sparge kkk (e pior do que os 67% que conseguia antes com a bazooka, mas com o mesmo processo).
Comprei um phmetro na aliexpress (muito erro, vai chegar só ano que vem e a diferença nem é muita pro mercado livre), vamos ver se ajustando o Ph melhora tambem... Eu troquei a agua que eu to usando e agora q fui ver ela vem com pH maior que 8.
 
Pessoal,
Eu usei este cesto da 2Brew por um tempo e tinha eficiência na casa dos 70%.
A moagem correta dos grãos é importante sim, mas acho que tem outro ponto importante que ninguém falou. A forma como você coloca os grãos na panela. Talvez vcs já estejam fazendo isso, mas é importante colocar o cesto na panela com água e só então ir jogando os grãos, aos poucos, e ir mexendo com a pá enquanto eles entram em contato com a água. Tudo isso pra ter certeza que todos os grãos vão ficar “molhados”, sem pontos secos.
Outra coisa, como o cesto tinha pés, eu tinha que usar um pouco mais de água na mostura do que na lavagem, pra ter certeza que todos os grãos estariam bem cobertos de água.
Eu faço levas de 20L. Com até 5kg de grãos eu usava 20L de água na mostura (ao invés de 15, que seria o “normal”) e 10L na lavagem.
Batia 70%, sem problemas.

abraços

Alessandro
 
Pessoal,
Eu usei este cesto da 2Brew por um tempo e tinha eficiência na casa dos 70%.
A moagem correta dos grãos é importante sim, mas acho que tem outro ponto importante que ninguém falou. A forma como você coloca os grãos na panela. Talvez vcs já estejam fazendo isso, mas é importante colocar o cesto na panela com água e só então ir jogando os grãos, aos poucos, e ir mexendo com a pá enquanto eles entram em contato com a água. Tudo isso pra ter certeza que todos os grãos vão ficar “molhados”, sem pontos secos.
Outra coisa, como o cesto tinha pés, eu tinha que usar um pouco mais de água na mostura do que na lavagem, pra ter certeza que todos os grãos estariam bem cobertos de água.
Eu faço levas de 20L. Com até 5kg de grãos eu usava 20L de água na mostura (ao invés de 15, que seria o “normal”) e 10L na lavagem.
Batia 70%, sem problemas.

abraços

Alessandro
Eu faço bem isso mesmo.. 70% me parece inatingível. A lavagem vc fazia só jogando a agua por cima dos grãos no cesto suspenso sobre a panela mesmo?
 
Eu faço bem isso mesmo.. 70% me parece inatingível. A lavagem vc fazia só jogando a agua por cima dos grãos no cesto suspenso sobre a panela mesmo?

Sim, a lavagem eu fazia após o Mash Out.
Levantava o cesto e enquanto o mosto escorria eu ia jogando mais água por cima, usando uma escumadeira pra não desfazer a cama de grãos.
Água a 76 graus mais ou menos.
 
Oi amigo, poderia nos dizer o motivo de não ter gostado? Eu gostei pois com ele fica mais fácil levantar os grãos e a limpeza também é mais fácil. Mas o que eu uso é o para panela de 27 litros.
Concordo que para lavar é bom, para mim o problema é o volume, limitado pelo poço do termômetro, fiquei limitado a 40 cm de diâmetro no cesto, dai que no meu cabe 11 kg, quando muito 12, fica apertado para mexer e limitado no volume de mostura. Minha panela é de 100 litros, faço levas de 60. foi uma experiência que fiz ao comprar, se eu baixar para levas de 40 litros, será ótimo. Semana passada fiz uma RIS, usei 30 kg de malte e alguns adjuntos, foi no bag. No meu cesto também veio com soldas rompidas e nas dobras há acúmulo de sedimentos(cascas), que não saem, não gostei disso, sou rigoroso na higienização e sanitização, tanto é que por conta disso, nunca perdi uma garrafa sequer.
 
Concordo com a galera aí sobre a moagem, estou namorando um cesto desse a bastante tempo porem atualmente tenho uma panela com fundo furado que uso nesse esquema... para aproximadamente 50L de breja, usando cerca de 15Kg de malte ,60L na mostura e 20 de lavagem. O que percebi aqui é que como a panela só tem o fundo furado, o malte fica sempre submerso no líquido pois a panela só tem vazão por baixo... Isso gera um problema de vazão, o qual corrijo controlando a vazão da própria bomba para evitar transbordamento do liquido da panela menor (45L, que vai dentro de uma de 125L). Apesar da eficiência ficar boa, estou furando a panela nas laterais nesse momento até a metade, com o intuito de aumentar a vazão e manter a bomba circulando mais durante o processo quando usa muito malte, e não estou furando até em cima justamente porque acredito que ocorrerá o problema que vc tem com o cesto, ou seja, a bomba recircula bem porém o líquido não atravessa toda a cama de grãos devido a ter caminhos com menor resistência pelas laterais, logo diminui a eficiência.
A idéia do cesto em si creio que deva ser utilizado como um biab mesmo, com toda a água na mostura, mechendo de vez em quando e sem recirculação direta... Assim a eficiência aumentará teoricamente...
Como a partir da metade dessa panela minha ficará cheia de líquido, ira gerar uma pressão na cama de grãos (devido ao próprio peso do líquido) forçando o mesmo a atravessar toda (ou quase toda) a cama de grãos antes de sair pela parte furada...
Boa noite
Estou querendo fazer o mesmo, uma panela dentro da outra furada só no fundo.
 
Boa noite
Estou querendo fazer o mesmo, uma panela dentro da outra furada só no fundo.
Boa!
Olha, com a minha furada só no fundo complicava as receitas que usavam mais de 10Kg de malte...
Provavelmente vou center a minha mês que vem, se tiver interesse e for de SP podemos negociar
 
Melhor usar um fundo falso acoplado na panela de dentro, cesto a água sai muito pelas laterais e não consegue uma boa eficiência. Cortei o fundo da panela e parafusei um fundo falso, demora mais um pouco a lavagem, porém o rendimento é na casa dos 70 a 75%.
 
Eu também possuo um cesto inox da 2Brew, mas ainda tenho uma dúvida que não consegui sanar... Essa relação de 4 litros de água por kg de malte considera o volume abaixo do cesto? Abs
 
Fiz uma brassagem ontem em uma single vessel e tbm obtive só 55% de eficiência, era uma lager com arroz, moi o malte mais fino do que de costume e iria corrigir o ph pela primeira vez, porém o aparelho medidor de ph não funcionou, e acabei usando as fitas que não tem uma precisão muito boa, não sei se isso influência tanto. Não faço lavagem utilizo a água toda de uma vez, fiz a brassagem em 70 minutos e mechi a cama de grãos 3x durante esse tempo, e também fiz recirculacao continua. Vamos ver o que sai
 

Attachments

  • D3232274-CAD3-4AA0-B9F6-A939BAE19A94.jpeg
    D3232274-CAD3-4AA0-B9F6-A939BAE19A94.jpeg
    35.6 KB · Views: 10
Eu também possuo um cesto inox da 2Brew, mas ainda tenho uma dúvida que não consegui sanar... Essa relação de 4 litros de água por kg de malte considera o volume abaixo do cesto? Abs
Cara, sinceramente não entendi sua pergunta! Mas até onde eu sei é o volume total de água.
 
@Pedrovic, se a sua panela aceita o volume total, use-o. Biab ou single vessel por padrão não utilizam lavagem.
No meu caso por exemplo, eu faço pois a minha panela não aceita o volume total de fervura. Aí eu uso água o suficiente para não transbordar durante a infusão e depois jogo água fria mesmo por cima do cesto suspenso até atingir a densidade pré fervura.

Abs.

Eu também possuo um cesto inox da 2Brew, mas ainda tenho uma dúvida que não consegui sanar... Essa relação de 4 litros de água por kg de malte considera o volume abaixo do cesto? Abs
 
Cara, sinceramente não entendi sua pergunta! Mas até onde eu sei é o volume total de água.
@pwiens Obrigado. Eu usava o voil antes, então conseguia fazer a diluição de 4:1 com tranquilidade, mas agora o cesto possui uma altura entre ele e o fundo da panela que me deixou em dúvida, pois já li que o que importa é a água que entra em contato direto com os grãos. Abs
 
@Pedrovic, se a sua panela aceita o volume total, use-o. Biab ou single vessel por padrão não utilizam lavagem.
No meu caso por exemplo, eu faço pois a minha panela não aceita o volume total de fervura. Aí eu uso água o suficiente para não transbordar durante a infusão e depois jogo água fria mesmo por cima do cesto suspenso até atingir a densidade pré fervura.

Abs.
@guilosch Obrigado pela dica. A minha panela antiga também não suportava o volume total, mas troquei por uma um pouco maior que cabe todo o volume. Abs
 
Se você faz recirculação contínua, essa espaço abaixo do cesto não tem problema.

@pwiens Obrigado. Eu usava o voil antes, então conseguia fazer a diluição de 4:1 com tranquilidade, mas agora o cesto possui uma altura entre ele e o fundo da panela que me deixou em dúvida, pois já li que o que importa é a água que entra em contato direto com os grãos. Abs
 
@pwiens Obrigado. Eu usava o voil antes, então conseguia fazer a diluição de 4:1 com tranquilidade, mas agora o cesto possui uma altura entre ele e o fundo da panela que me deixou em dúvida, pois já li que o que importa é a água que entra em contato direto com os grãos. Abs
Entendi, realmente, se a agua passar do nivel do cesto vai dar ruins, tem parte do grão que é leve e vai transbordar passando pra panela... perdi uma bomba de recirculação assim.
O que voce pode fazer é, não sei se já tem, uma polia ou pelo menos um suporte em uma viga ou laje bem em cima da panela, aí voce faz a brassagem com o cesto levantado por uma corda, voce levanta ele até sair um pouco do nivel da água, assim usa a quantidade que quiser.
 
Back
Top