• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

BIAB com cesto inox - Eficiência muito baixa

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Barão Barone

Well-Known Member
Afiliado
24/8/19
Na minha single com cesto , uso água TOTAL ( 4.5 : 1 ) , não faço LAVAGEM arreio os maltes a 70 º ... devagarzinho e mexendo bem ... espero estabilizar em 67º....tampo a panela ....desligo a resistência e espero 90 min .....NÃO faço recirculação continua ... após 90 min ... abro a tampa e ligo a bomba ... vou reciclando e clarificando ( demora de 15 a 20 min ) até 78 º ...desligo ... tampo a panela e faço mashout ... após isso , abro a tampa e suspendo o balde ... deixo escorrer ....meço o volume e a densidade ... conforme for , dou uma EXPREMIDA NOS GRÃOS COM UM PESO-OUTRA PANELA FAZENDO PRESSÃO NA CAMA DE GRÃOS ....acreditem se quiser .. tem muito mosto PRESO na cama de grãos ...sai um mosto bem mais ESCURO e com densidade igual ou até mesmo superior !!! ... e completa o meu volume ... tenho eficiencia de 68 a 72 % ....alta fermentabilidade e repitibilidade das receitas ... o que é muito importante

Hajimestre

Active Member
Afiliado
29/8/17
Eu tô com mesmo problema do amigo @sepesaraiva , só que eu fui burro e peguei o cesto na empolgação. O cesto era de um amigo e bem menor q a minha panela 36 cm diâmetro, o cesto tem 25 cm de diâmetro, achei q ia dar certo pq faço 20L e OG de boas 1.045, maltes na casa dos 4kg q o cesto comporta e tals. A primeira q fiz foi com fogareiro e o malte ficou muito compactado, aí eu fiquei fazendo uma recirculação com leiteira... tá no projeto e já tenho tudo pra automatizar a panela (resistência, controlador, bomba), sei q isso pode ajudar, mas tô vendo de pegar um cesto maior pra parar de sofrer

rdinallo

Well-Known Member
Afiliado
8/9/16
Eu tô com mesmo problema do amigo @sepesaraiva , só que eu fui burro e peguei o cesto na empolgação. O cesto era de um amigo e bem menor q a minha panela 36 cm diâmetro, o cesto tem 25 cm de diâmetro, achei q ia dar certo pq faço 20L e OG de boas 1.045, maltes na casa dos 4kg q o cesto comporta e tals. A primeira q fiz foi com fogareiro e o malte ficou muito compactado, aí eu fiquei fazendo uma recirculação com leiteira... tá no projeto e já tenho tudo pra automatizar a panela (resistência, controlador, bomba), sei q isso pode ajudar, mas tô vendo de pegar um cesto maior pra parar de sofrer
qual foi a sua eficiencia? fez lavagem dos graos? Tenta dar uma mechida nos graos a cada 10 ou 15 minutos, e fazer a recirculação só no final da mostura. Eu tenho feito biab com recirculação continua, sem fazer lavagem minha eficiencia fica na casa dos 60%

Hajimestre

Active Member
Afiliado
29/8/17
qual foi a sua eficiencia? fez lavagem dos graos? Tenta dar uma mechida nos graos a cada 10 ou 15 minutos, e fazer a recirculação só no final da mostura. Eu tenho feito biab com recirculação continua, sem fazer lavagem minha eficiencia fica na casa dos 60%
Eficiência de 53%, uma porcaria, mas foi a primeira vez usando