Quantcast
  • We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

BIAB com cesto inox - Eficiência muito baixa

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Afiliado
8/7/18
Eu faço bem isso mesmo.. 70% me parece inatingível. A lavagem vc fazia só jogando a agua por cima dos grãos no cesto suspenso sobre a panela mesmo?
Sim, a lavagem eu fazia após o Mash Out.
Levantava o cesto e enquanto o mosto escorria eu ia jogando mais água por cima, usando uma escumadeira pra não desfazer a cama de grãos.
Água a 76 graus mais ou menos.

Hausbrauerei Fleck

Well-Known Member
Afiliado
9/6/20
Oi amigo, poderia nos dizer o motivo de não ter gostado? Eu gostei pois com ele fica mais fácil levantar os grãos e a limpeza também é mais fácil. Mas o que eu uso é o para panela de 27 litros.
Concordo que para lavar é bom, para mim o problema é o volume, limitado pelo poço do termômetro, fiquei limitado a 40 cm de diâmetro no cesto, dai que no meu cabe 11 kg, quando muito 12, fica apertado para mexer e limitado no volume de mostura. Minha panela é de 100 litros, faço levas de 60. foi uma experiência que fiz ao comprar, se eu baixar para levas de 40 litros, será ótimo. Semana passada fiz uma RIS, usei 30 kg de malte e alguns adjuntos, foi no bag. No meu cesto também veio com soldas rompidas e nas dobras há acúmulo de sedimentos(cascas), que não saem, não gostei disso, sou rigoroso na higienização e sanitização, tanto é que por conta disso, nunca perdi uma garrafa sequer.

Marcosfp

New Member
Afiliado
25/5/20
Concordo com a galera aí sobre a moagem, estou namorando um cesto desse a bastante tempo porem atualmente tenho uma panela com fundo furado que uso nesse esquema... para aproximadamente 50L de breja, usando cerca de 15Kg de malte ,60L na mostura e 20 de lavagem. O que percebi aqui é que como a panela só tem o fundo furado, o malte fica sempre submerso no líquido pois a panela só tem vazão por baixo... Isso gera um problema de vazão, o qual corrijo controlando a vazão da própria bomba para evitar transbordamento do liquido da panela menor (45L, que vai dentro de uma de 125L). Apesar da eficiência ficar boa, estou furando a panela nas laterais nesse momento até a metade, com o intuito de aumentar a vazão e manter a bomba circulando mais durante o processo quando usa muito malte, e não estou furando até em cima justamente porque acredito que ocorrerá o problema que vc tem com o cesto, ou seja, a bomba recircula bem porém o líquido não atravessa toda a cama de grãos devido a ter caminhos com menor resistência pelas laterais, logo diminui a eficiência.
A idéia do cesto em si creio que deva ser utilizado como um biab mesmo, com toda a água na mostura, mechendo de vez em quando e sem recirculação direta... Assim a eficiência aumentará teoricamente...
Como a partir da metade dessa panela minha ficará cheia de líquido, ira gerar uma pressão na cama de grãos (devido ao próprio peso do líquido) forçando o mesmo a atravessar toda (ou quase toda) a cama de grãos antes de sair pela parte furada...
Boa noite
Estou querendo fazer o mesmo, uma panela dentro da outra furada só no fundo.

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Afiliado
29/12/19
Boa noite
Estou querendo fazer o mesmo, uma panela dentro da outra furada só no fundo.
Boa!
Olha, com a minha furada só no fundo complicava as receitas que usavam mais de 10Kg de malte...
Provavelmente vou center a minha mês que vem, se tiver interesse e for de SP podemos negociar

CarlosJACunha

New Member
Afiliado
17/6/19
Melhor usar um fundo falso acoplado na panela de dentro, cesto a água sai muito pelas laterais e não consegue uma boa eficiência. Cortei o fundo da panela e parafusei um fundo falso, demora mais um pouco a lavagem, porém o rendimento é na casa dos 70 a 75%.

Pedrovic

Active Member
Afiliado
11/8/20
Eu também possuo um cesto inox da 2Brew, mas ainda tenho uma dúvida que não consegui sanar... Essa relação de 4 litros de água por kg de malte considera o volume abaixo do cesto? Abs

rdinallo

Well-Known Member
Afiliado
8/9/16
Fiz uma brassagem ontem em uma single vessel e tbm obtive só 55% de eficiência, era uma lager com arroz, moi o malte mais fino do que de costume e iria corrigir o ph pela primeira vez, porém o aparelho medidor de ph não funcionou, e acabei usando as fitas que não tem uma precisão muito boa, não sei se isso influência tanto. Não faço lavagem utilizo a água toda de uma vez, fiz a brassagem em 70 minutos e mechi a cama de grãos 3x durante esse tempo, e também fiz recirculacao continua. Vamos ver o que sai

Attachments

pwiens

Well-Known Member
Afiliado
22/3/18
Eu também possuo um cesto inox da 2Brew, mas ainda tenho uma dúvida que não consegui sanar... Essa relação de 4 litros de água por kg de malte considera o volume abaixo do cesto? Abs
Cara, sinceramente não entendi sua pergunta! Mas até onde eu sei é o volume total de água.

guilosch

Well-Known Member
Afiliado
3/12/15
@Pedrovic, se a sua panela aceita o volume total, use-o. Biab ou single vessel por padrão não utilizam lavagem.
No meu caso por exemplo, eu faço pois a minha panela não aceita o volume total de fervura. Aí eu uso água o suficiente para não transbordar durante a infusão e depois jogo água fria mesmo por cima do cesto suspenso até atingir a densidade pré fervura.

Abs.

Pedrovic

Active Member
Afiliado
11/8/20
Cara, sinceramente não entendi sua pergunta! Mas até onde eu sei é o volume total de água.
@pwiens Obrigado. Eu usava o voil antes, então conseguia fazer a diluição de 4:1 com tranquilidade, mas agora o cesto possui uma altura entre ele e o fundo da panela que me deixou em dúvida, pois já li que o que importa é a água que entra em contato direto com os grãos. Abs

Pedrovic

Active Member
Afiliado
11/8/20
@Pedrovic, se a sua panela aceita o volume total, use-o. Biab ou single vessel por padrão não utilizam lavagem.
No meu caso por exemplo, eu faço pois a minha panela não aceita o volume total de fervura. Aí eu uso água o suficiente para não transbordar durante a infusão e depois jogo água fria mesmo por cima do cesto suspenso até atingir a densidade pré fervura.

Abs.
@guilosch Obrigado pela dica. A minha panela antiga também não suportava o volume total, mas troquei por uma um pouco maior que cabe todo o volume. Abs

guilosch

Well-Known Member
Afiliado
3/12/15
Se você faz recirculação contínua, essa espaço abaixo do cesto não tem problema.

@pwiens Obrigado. Eu usava o voil antes, então conseguia fazer a diluição de 4:1 com tranquilidade, mas agora o cesto possui uma altura entre ele e o fundo da panela que me deixou em dúvida, pois já li que o que importa é a água que entra em contato direto com os grãos. Abs

pwiens

Well-Known Member
Afiliado
22/3/18
Entendi, realmente, se a agua passar do nivel do cesto vai dar ruins, tem parte do grão que é leve e vai transbordar passando pra panela... perdi uma bomba de recirculação assim.
O que voce pode fazer é, não sei se já tem, uma polia ou pelo menos um suporte em uma viga ou laje bem em cima da panela, aí voce faz a brassagem com o cesto levantado por uma corda, voce levanta ele até sair um pouco do nivel da água, assim usa a quantidade que quiser.